O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralChevrolet Vectra, desenho que andou mesmo à frente
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

22 mensagens
  • 1
  • 2
Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Chevrolet Vectra, desenho que andou mesmo à frente

por Arquiteto » 22 Mai 2013, 18:18

Arquiteto escreveu:materia fresquinha do Best Car sobre o vectra ...

http://bestcars.uol.com.br/bc/informe-s ... -a-frente/



Imagem

Primorosa no conjunto e nos detalhes, a segunda geração representou o ápice do grande momento da GM nos anos 90
Texto: Edilson Luiz Vicente – Fotos: Fabrício Samahá (Vectra 1997) e divulgação

Os anos 90 foram um período de particular interesse para a indústria automobilística brasileira. O então presidente da República, após chamar os carros nacionais de “carroças”, provocou a reabertura das importações com a justificativa de impulsionar a indústria local a atualizar seus produtos. O comentário do presidente teve grande repercussão e, apesar das boas lembranças e do carinho que temos por vários dos modelos da época, a realidade é que na época ainda comprávamos automóveis projetados nos anos 60 e 70. Assim que os importados começaram a circular pelas ruas, a diferença ficou bem evidente.

Sem demora a indústria brasileira se mexeu e, antes da metade da década, já havia modelos lançados em sincronia com a Europa. Entre as fábricas atuando no Brasil, a General Motors foi a mais ousada ao renovar sua linha, apresentando vários produtos de estilo e qualidade similares aos europeus da Opel, bem superiores a seus modelos anteriores e aos concorrentes mais antigos. Seu destaque no cenário brasileiro fez com que nunca um mote fosse tão justo quanto o seu na época: “Andando na frente”.

Enquanto o Omega reinava como o melhor e mais luxuoso carro nacional, S10 e Blazer iniciavam com sucesso o segmento de picapes e utilitários esporte médios e a família Corsa chacoalhava o segmento de carros pequenos, foi o Vectra de segunda geração — fabricado no Brasil entre 1996 e 2005 — o maior expoente da marca nessa tão frutífera década. Foi um fenômeno: mesmo sendo um sedã médio-grande de preço relativamente alto, tornou-se o segundo modelo mais vendido do País, atrás do Gol e à frente de todos os outros compactos. Um feito superado na história apenas por seu antecessor, o Monza, que havia sido o mais vendido do mercado entre 1984 e 1986.

Além de suas qualidades técnicas e dinâmicas, o Vectra chamava a atenção ao primeiro olhar pelo estilo. O carro era muito bem proporcionado, havia harmonia em todo o desenho. Das linhas básicas aos detalhes, não havia nada exagerado ou fora de lugar, grande ou pequeno demais. E dois elementos que são úteis para qualquer modelo, o Vectra tinha de sobra: seu estilo expressava muita modernidade e jovialidade — até uma pegada esportiva —, pelo que aparentava estar à frente da concorrência.

Seu desenho em geral mantinha um parentesco com a primeira geração, lançada na Europa em 1988 e produzida aqui sem grande êxito entre 1993 e 1996. Basta olhar para o formato das janelas laterais, que conservaram a terceira janela, assim como a grade dianteira com a disposição dos faróis e os detalhes em preto nos para-choques. Tudo isso fazia parte do tema de ambas as gerações, mas esses detalhes — e todo o conjunto — passaram por uma evolução estética tão grande, e as superfícies foram trabalhadas de tal forma, que o carro ganhou uma aparência mais robusta, imponente e elegante. Quando comparadas, a primeira geração ficava tão envelhecida e acanhada que parecia se tratar de um carro de uma categoria abaixo.

Dois elementos úteis para qualquer modelo, o Vectra tinha de sobra: seu estilo expressava muita modernidade e jovialidade — até uma pegada esportiva

Não se pode deixar de comentar a respeito dos espelhos retrovisores externos do Vectra. Um item que em geral nem chama a atenção teve uma solução estética tão inusitada, com a ideia de “nascer” no ressalto do capô, e ficou tão bem feito que valorizou ainda mais o estilo do carro, tornando-se um dos itens mais comentados de seu desenho.

Essa segunda geração do Vectra passou por uma atualização que chegou ao Brasil no modelo 2000. Se na teoria deveria melhorar ainda mais o visual, na prática perdeu-se um pouco do charme com as mudanças nos para-choques e na traseira e o desenho adotado nas saias laterais. Curiosamente, nem seu sucessor europeu (lançado em 2002) nem o brasileiro (desenvolvido a partir do Astra alemão e apresentado em 2005) chegou perto de obter o mesmo resultado em termos de estilo.

A perda de apelo estético, somada a uma concorrência feroz de Honda Civic e Toyota Corolla, deixou o Vectra para trás na década de 2000. A terceira geração não herdou os atributos necessários para repetir o êxito da segunda, tampouco teve força para fazer frente à concorrência e dar continuidade ao nome, encerrando um capítulo ímpar na história da General Motors e, por que não, da indústria automobilística brasileira.

Imagem

Imagem A grade dianteira com essa moldura bem simples era parte da identidade da marca. As finas barras horizontais enriqueciam o visual. A abertura do para-choque também era de uma simplicidade total, mas tinha harmonia com o conjunto. Note a superfície inferior da abertura que capta luz e segue até a caixa de roda, formando uma espécie de defletor. Muito bom.

Imagem Não havia um espaço emoldurado ou que simulasse uma abertura para abrigar os faróis de neblina. Na versão CD, que trazia o componente, o para-choque era recortado nessa região; quando ele não existia, como no GLS mostrado, ficava um interessante e limpo visual. Era uma solução bastante usada pelos modelos da Opel.

Imagem Os faróis estavam entre os primeiros do Brasil com refletores duplos, mas ainda usavam lentes de vidro — as de policarbonato viriam na reforma visual de 2000. A moldura de proteção em preto formando um gráfico com os faróis foi uma solução muito boa, que enriquecia e dava beleza ao visual. Nessa época era impensável fazer algum contorno diferenciado.

Imagem Os espelhos com essas capas, como se fossem prolongamentos do ressalto do capô, foram uma solução estética brilhante e diferente de tudo que existia até então. Eram um ponto alto do estilo do Vectra.

Imagem

Imagem Solução que até hoje é usada aqui e ali: um vinco demarca uma superfície que capta luz e dessa forma se faz um jogo de luz e sombra, que proporciona uma estética interessante, simples e de bom acabamento.

Imagem A superfície formando a ideia de um defletor já é usada há tanto tempo e não cansa. Aliás, a Opel foi uma das primeiras a adotá-la, no cupê Calibra de 1989. Passa a sensação de o carro ter sido esculpido pelo túnel de vento e sempre ajuda a dar um toque esportivo.

Imagem Tal qual a solução estética da dianteira, a moldura de proteção em preto forma um gráfico com as lanternas. Se observada com atenção, forma ainda uma linha de contorno com a quina superior da tampa traseira: bom trabalho.

Imagem Apesar da simplicidade dos contornos e da tecnologia comum da época, as lanternas eram bem feitas e agregavam valor estético à traseira. O uso de lâmpadas alaranjadas e lentes incolores, em vez da lente das luzes de direção em laranja, dava mais charme ao conjunto. Na versão CD a mesma seção vinha em tom escuro.

Imagem

Imagem O uso de uma terceira janela lateral é tão antigo quanto se pode imaginar, mas resiste a qualquer ação do tempo ou modismos. A necessidade em tê-la ou não depende somente do tema de estilo escolhido. Nesse caso ficou um visual harmonioso e coerente com a tendência de colunas estreitas que vigorava na época.

Imagem Uma simplicidade extrema na execução dessa superfície “pegadora de luz”, a ponto de enriquecer esteticamente a lateral quase sem ser notada. Apesar disso, sem ela aparentaria que está faltando algo.

Imagem Nessa época era valorizada uma boa área de visibilidade, por isso a linha de cintura baixa. Olhando hoje pode parecer um pouco estranho, mas para seu tempo estava tudo muito bem proporcionado.

Imagem Assim como praticamente tudo nesse carro, as molduras das caixas de rodas eram bastante simples. Funcionavam mais para proporcionar bom acabamento do que como detalhe estético do modelo.

Imagem

Imagem Ao contrário do que é regra hoje, esse modelo foi concebido para sempre ter molduras nas laterais — havia até um rebaixo para abrigá-las e proporcionar melhor acabamento. O conjunto era composto de três peças, algo nada usual nas (raras) molduras de hoje. Sua posição elevada protegia bem as portas de pequenos impactos, ao contrário do que se nota nas atuais molduras, baixas demais.

Imagem Esse vinco, ainda que sutil, não é chamado de linha de caráter à toa: ele realmente dá personalidade ao estilo do modelo. Compare com a primeira geração do Vectra (abaixo nesta página) e veja como ele faz falta.

Imagem A coluna tem uma bela inclinação e uma suave transição para o porta-malas. Esse é o tipo de item que tem de ser bem feito, pois tem um peso bem grande para o bom resultado estético do carro como um todo. Note também a colocação discreta — quando recolhida, claro — da antena telescópica de controle elétrico.

Imagem Uma característica bem peculiar da Opel e da GM na época era a preocupação em ter tudo muito bem alinhado. Observe como as linhas horizontais do rebaixo da placa de licença estão alinhadas com as linhas das lanternas, o vão do para-choque vem alinhado com as molduras das portas, o vinco inferior do para-choque fica alinhado com o vinco da lateral e daí por diante.

Imagem

Imagem Essa é a frente do Vectra em sua última versão dessa geração, após duas reformas parciais. No modelo europeu havia um defletor embaixo do para-choque que o encorpava, deixando-o mais esportivo. Sem ele no modelo brasileiro, a parte inferior ficava muito fina, causando a sensação de que está faltando alguma coisa.

Imagem O que era um dos grandes charmes da dianteira saiu para dar lugar a uma aparência mais limpa e, por que não dizer, simplificada. Era a tendência a seguir, mas fez falta algo que enriquecesse a aparência.

Imagem A agora grande abertura do para-choque, com falsas tomadas de ar para abrigar os faróis de neblina, foi a opção mais óbvia para se diferenciar da versão anterior. Visualmente alargava a dianteira, mas o resultado do conjunto não foi dos mais brilhantes.

Imagem O farol de superfície complexa usado de 2000 em diante era todo novo, em uma única peça, com a lente transparente em policarbonato. Se o para-choque também era novo, não fez sentido manter o contorno do farol anterior. Foi perdida uma boa oportunidade de diferenciar um pouco mais essa nova versão em relação à anterior.

Imagem

Imagem Para essa versão, as superfícies “pegadoras de luz” foram desconectadas umas das outras e foram criadas mais três na lateral, sem muito sentido, por não combinar com o estilo do carro e poluir o visual. A parte em preto logo abaixo foi conveniente, pois a proposta toda foi aumentar a aparência de esportividade.

Imagem Mais um caso de perda de harmonia com o estilo do carro. Essa superfície marcada por dois vincos desequilibrou tudo, pois o vinco inferior desce pela lanterna, estreitando-a visualmente, e chega à quina do para-choque, dando a sensação de alargar a traseira. Sem contar o rebaixo da placa de licença retangular, que não combinou com absolutamente nada.

Imagem Assim como os faróis, as lanternas também eram novas e adotaram o uso de lentes transparentes. No conjunto da traseira, houve uma perda de charme em relação à versão anterior.

Imagem Foi boa a adoção de saias laterais, mas a solução de estilo mais dava a impressão de ser uma peça do mercado de acessórios que feita por um grande fabricante.

Imagem

Imagem O Vectra alemão de primeira geração, similar ao feito aqui. Em comparação aos dias atuais, era muito diferente trabalhar o estilo de um carro: observe todas as linhas e contornos retos e paralelos, em uma simplicidade total. O vão do para-choque tinha de ser reto e, se a fábrica quisesse ter o farol separado visualmente dele, tinha de ser acrescentado um filete, que em geral era feito de aço, como nesse caso.

Imagem Nessa época os para-choques estavam perdendo as formas que lembravam os feitos de aço e buscando mais integração com o estilo da carroceria. Mesmo assim, visualmente ainda eram bem separados dela. A moldura em preto contornando todo o carro dava uma conotação de bom acabamento e requinte.

Imagem As molduras pretas com filete cromado dos para-choques e da lateral tinham tanto peso no estilo do carro que dispensavam o uso de molduras nas caixas de rodas, de uma superfície “pegadora de luz” na lateral e até mesmo daquele vinco na linha de cintura, um pouco abaixo das janelas.

Imagem A foto ilustra itens que mantêm o grau de parentesco dessa primeira geração com a segunda, como os gráficos formados pelas janelas e pelo conjunto grade/faróis, mas tudo foi mais bem trabalhado no modelo posterior.

Imagem

Imagem É curioso como as coisas vão evoluindo aos poucos. Por obrigação de fazer o contorno de todo o carro, três peças compõem a moldura lateral. Na geração seguinte a moldura lateral foi isolada visualmente, mas manteve as três peças. Somente na terceira geração foi que economizaram uma peça, a do para-lama dianteiro.

Imagem Apesar do contorno diferente na segunda geração, observe como as funções de luzes de ré, direção, freio, posição e refletor estão distribuídas exatamente da mesma maneira em ambos os Vectras. O complemento das lanternas na tampa do porta-malas, que não equipava a versão de entrada GLS, não tinha a qualidade de aparência que deveria para parecer parte do conjunto. Teria sido melhor usar lanternas pouco mais largas em peça única, como na segunda geração.

Imagem Esse tipo de aplique em preto era um item de requinte visual na época, usado em versões mais sofisticadas ou esportivas. O Vectra nacional o trazia no CD e no GSi, mas não no GLS.

Imagem Essa espécie de saia esportiva do para-choque chamava mais a atenção do que deveria, por causa da quantidade de luz que a superfície captava. Note mais um exemplo do hábito de alinhar tudo: quando esse detalhe gira para a lateral, não está só bem alinhado com a soleira das portas, como também segue sua aparência.

O Autor escreveu:Edilson Luiz Vicente é designer com mais de 20 anos de experiência na indústria automobilística, atuados em empresas de grande porte como Volkswagen, Ford e General Motors no Brasil, Isuzu no Japão e General Motors nos Estados Unidos. É um dos poucos de seu segmento com experiência também em projetos e engenharia. Também é professor no Istituto Europeo di Design em São Paulo. Mais informações.

Paty1521
Administradora
Administradora
Mensagens: 1802
Registrado em: 05 Abr 2013, 13:18
Nome Completo: Patrícia Cristina de Toledo Paiva
Cidade: Mogi das Cruzes
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2002
Idade: 39

Re: Chevrolet Vectra, desenho que andou mesmo à frente

por Paty1521 » 22 Mai 2013, 18:30

Fico tao feliz quando leio algo do nosso carro! :38:

Acho que babo demais nele hahaahahaha Final de semana dei uma voltinha de 5 min com o meu ( minha mae fica com ele meio de semana) e ja senti falta hahahhaha semana que vem ele vem comigo! So nao gosto de trazer porque nunca vi cidade com tanto buraco qto Piracicaba!! Da do :40:
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Chevrolet Vectra, desenho que andou mesmo à frente

por Luiz Antunes » 22 Mai 2013, 18:50

Muito orgulho !!!! :88:

keliton
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 646
Registrado em: 05 Abr 2013, 17:47
Nome Completo: Keliton santos oliveira
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Chevrolet Vectra, desenho que andou mesmo à frente

por keliton » 22 Mai 2013, 18:54

Nossa que matéria bacana, fico muito feliz em ter o vectra como carro, sempre achei as linhas dele um chamariz interessante. .. como a matéria diz. Andando na frente. ...
Minha Garagem viewtopic.php?f=70&t=7785&p=102688#p102688
Atual: Vectra CD 2004 2.2 16V At. Top Full
Ex Vectra GLS 1998 TOP ( Ainda na Saudade)

Imagem

Avatar do usuário
TENORIO
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1323
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:09
Nome Completo: André Luiz Tenório da Silva
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Chevrolet Vectra, desenho que andou mesmo à frente

por TENORIO » 22 Mai 2013, 19:02

Na Década de 90 eu já dirigia há tempos... rsrsrs :lol:

Mas em 96/97 quando lançaram o Modelo B, eu pensava :47: Lindo, Maravilhoso... Mas dificilmente eu teria R$ para comprar um desses, pois na época era muito Caro (ou eu que ganhava muito pouco) ??? rsrsrs

Maravilha, adoro ver essas Matérias sobre nossos Vectras !!! :38:
Imagem

Rodrigo-Vectra
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 293
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:56
Nome Completo: Rodrigo de Barros de Oliveira e Silva
Cidade: Angra dos reis
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Chevrolet Vectra, desenho que andou mesmo à frente

por Rodrigo-Vectra » 22 Mai 2013, 19:08

TENORIO escreveu:Na Década de 90 eu já dirigia há tempos... rsrsrs :lol:

Mas em 96/97 quando lançaram o Modelo B, eu pensava :47: Lindo, Maravilhoso... Mas dificilmente eu teria R$ para comprar um desses, pois na época era muito Caro (ou eu que ganhava muito pouco) ??? rsrsrs

Maravilha, adoro ver essas Matérias sobre nossos Vectras !!! :38:



desde 98 eu estava montado nun desse. eu tinha 9 anos! rs meu avô comprou um CD 2.0 16v 1998 auto azul almirante SEM TETO E SEM COURO , com ABS , AIRBAG DUPLO, SISTEMA DE SOM COM CONTROLES NO VOLANTE,FREIO A DISCO NAS 4 RODAS, CRUISE CONTROL , AR CONDICIONADO DIGITAL ... mais alguma coisa?? é mal acotumado eu fui!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8379
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Chevrolet Vectra, desenho que andou mesmo à frente

por Almeidão » 22 Mai 2013, 19:50

O mais interessante é que na reportagem falarom de dois sonhos meus. O primeiro foi o Monza que eu tinha la meu 20 anos eu acho ou menos e logo vi circular os Monzas Hach e logo fiquei apaixonado. Fui consegui comprar um e já nem era hach e por sorte um Top que era o Classic duas porta, minha verdadeira paixão e não imaginava nunca comprar outro carro e vi o Vectra A, hummmmm. Mexeu e mexeu muito comigo, que lindo carro e eu não podia ver um branco, nossa que paixão esta cor para mim. Bem, segui no Monza Classic 2.0 que era uma máquina e na minha mão ficou maquinão. O tempo passou, passou e veio o Vectra B, ai ferrou tudo, comecei a namorar o danado e no pensamento já traia o Monza, porque minha paixão foi crescendo e já tinha 11 anos com o meu Classic e mais uma moto 250cc. Apareceu a chance de comprar um 98, bem bonito mas com um motor bem sofrido com temperatura altíssima e outras coisas mais as quais sabia que ia me dar trabalho, mas sempre foi assim pra mim e quando faço tenho certeza que ficou bom. Divorciei me do Monza e da amante moto de 250 cc e comprei o que tenho hoje.
Penso assim, do Monza para o Vectra foi difícil, realmente o Monza é um carrão, mas com o Vectra na mão, foi fácil esquecer porque o Vectra é demais e hoje para sair dele não consigo pensar em outro carro. Pode? Será que sou louco? Não, sou apaixonado por ele e em qualquer lugar que vou e que tenham gente olhando carros o meu 98 é bem paparicado, mas eu trato ele tão bem que ele nem dá bola par quem tenta alguma coisa com ele kakkakkaka

Um abrção
Imagem

Gerson Hatschbach
GL Member
GL Member
Mensagens: 115
Registrado em: 08 Abr 2013, 20:16
Nome Completo: Gerson Hatschbach
Cidade: Restinga seca
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Chevrolet Vectra, desenho que andou mesmo à frente

por Gerson Hatschbach » 22 Mai 2013, 20:08

O pior é que quando a gente se apega, da dó ate de trocar por um mais novo!

MarceloOliveira

Re: Chevrolet Vectra, desenho que andou mesmo à frente

por MarceloOliveira » 22 Mai 2013, 20:46

Arquiteto, tomei a liberdade de trazer a matéria para cá porque o site do uol esta lento e acontecendo erros.

:88:

Avatar do usuário
brajao
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 421
Registrado em: 06 Abr 2013, 18:07
Nome Completo: Reinaldo Aparecido Brajão
Cidade: Maringá
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Chevrolet Vectra, desenho que andou mesmo à frente

por brajao » 22 Mai 2013, 21:35

Simplesmente Perfeito!
((( Reinaldo Ap. Brajão )))
Vectra CD 2.2 16V 2001/2001 138 CV - Prata Escuna - Manual
Bancos de Couro - AC Digital - MID - TC - ABS - Cruise Control By VC
Som Premium: Pioneer DEH-P9600MP - Controle no volante e Informações no Display via CA-D-PI.150

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Chevrolet Vectra, desenho que andou mesmo à frente

por Arquiteto » 22 Mai 2013, 21:47

MarceloOliveira escreveu:Arquiteto, tomei a liberdade de trazer a matéria para cá porque o site do uol esta lento e acontecendo erros.

:88:



valeu Marcelo, excelente iniciativa ...

Avatar do usuário
Diego Perroni
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 248
Registrado em: 07 Mai 2013, 10:40
Nome Completo: Diego Perroni
Cidade: Americana
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Chevrolet Vectra, desenho que andou mesmo à frente

por Diego Perroni » 22 Mai 2013, 21:54

A matéria começou bem, mas o cara tirou o dia pra falar mal da reestilização de 2000. Sinto muito, não concordo...
A parte pior foi dizer que a saia lateral nao parece algo feito por uma grande montadora e que o rebaixo da placa não combina com nada. :cry:
Diego Perroni
Vectra Elite 2.2 16V Automatic - Cinza Trinidad (2005)
http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=703

"Em nome do vento, Parabéns!"

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Chevrolet Vectra, desenho que andou mesmo à frente

por Arquiteto » 22 Mai 2013, 22:07

esta parte tambem nunca vou concordar rsrs

RC Geisel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 204
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:29
Nome Completo: Roberto Carlos Geisel
Cidade: Marechal Cândido Rondon
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Chevrolet Vectra, desenho que andou mesmo à frente

por RC Geisel » 22 Mai 2013, 22:59

Dias atras estive pensando..., e se um dia acordaríamos com a noticia "GM volta a fabricar vectra", versão 96/99 ou 2000/2005, tanto faz pra mim, mas acho a ultima citada mais bonita...
Bom, provavelmente eu não iria conseguir comprar um novo pelo valor...
Na minha opinião, não tem carro novo hj tão bonito quanto os nossos vectras...
Hj, se era pra escolher um carro novo, pela parte externa, acho que seria um focus sedan (se for analisar, até é parecido com o vectra, provavelmente por isso iria ser o escolhido),só que no interior, na minha opinião, não tem nenhum carro que chegue perto do vectra..., simplesmente acho o interior dos vectras B perfeito...


Resumindo..., tenho muito orgulho de ter um vectra...!!!!

Avatar do usuário
Th!@go
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 15 Mai 2013, 19:01
Nome Completo: Thiago Nais
Cidade: Alfenas
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Re: Chevrolet Vectra, desenho que andou mesmo à frente

por Th!@go » 22 Mai 2013, 23:03

Tbm não entendi pq falar tão mal da reestilização.

Todas as versões teve seus pontos positivos, mas isso não quer dizer q a anterior ou próxima foi ruim.. Pra mim as versões pós 200 ficaram tão harmoniosas quanto as pré 2000.. meu pai tem um Collection 2005 e o carro é lindo demais, não vejo nada que não combina nele!

Confesso que sou fã de um GSi 95.. um carro q um dia queria ter. vlw, xD
Vectra GTX
º DH / º Air Bag / º ABS + EBD / º S. de Chuva / º Ar Digital / º PC de Bordo / º Retrovisor Escamot. / º C. de Som no Vol. & Etc..

UPS:
º 2din Pioneer / º Aerotwin Bosch / º Abafador 3/8 Inox / º Apoio de Braço

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Chevrolet Vectra, desenho que andou mesmo à frente

por Pedro Josino » 23 Mai 2013, 00:03

Cresci praticamente dentro de um Vectra, quando tinha 7 anos meu pai comprou o primeiro Vectra, um modelo A GLS porém não me lembro muito dele. No ano seguinte lançaram o Vectra B e lembro que o vendedor ligou informando que seria lançado e ele encomendou um GLS 96/96 (se não estou enganado) 2.0 8v e em Janeiro de 98 esse carro passou para a minha mãe quando um pouco mas na frente, nesse mesmo ano foi trocado por um Vectra B CD 2.2 16v Azul Almirante, haviam acabado de lançar a versão 2.2 16v, nunca tinha visto um desses. Me lembro que tinha som original, farol de neblina (que eu achava a coisa mais fantástica do mundo), ar condicionado digital, bancos em veludo (eu acho), câmbio manual, air bag.. Ficamos com esse até 2001 quando na época ficamos em dúvida entre um Challenge uma Zafira e quem acabou vencendo foi a Zafira que ficou conosco até 2007 quando voltamos para o Vectra, dessa vez um modelo C.

Confesso que se tivesse condições financeiras eu iria garimpar um Vectra B 98 2.2 16v com teto solar e automático para deixar impecável e um outro B sendo 2005 do mesmo jeito para ser o xodó hehe..

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Chevrolet Vectra, desenho que andou mesmo à frente

por Ju_Bueno » 23 Mai 2013, 09:24

Nem acredito: tenho um desses na minha garagem... :74:

***só que não é V6 :44:
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Chevrolet Vectra, desenho que andou mesmo à frente

por Alez » 23 Mai 2013, 14:37

:19:

Avatar do usuário
Celio Jr...
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 242
Registrado em: 05 Abr 2013, 17:08
Nome Completo: Celio Lopes de J. Junior
Cidade: BRASÍLIA
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Chevrolet Vectra, desenho que andou mesmo à frente

por Celio Jr... » 23 Mai 2013, 16:23

:88:

Matéria espetacular... Ainda vou ter outro "B".
Imagem

...::Hooning responsibly::...

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Chevrolet Vectra, desenho que andou mesmo à frente

por Ricardo Crispim » 24 Mai 2013, 09:12

Toda e qualquer publicação que fale do vectra, nós (os apaixonados por ele), devoramos com com avidez.
Acho o vectra B um dos maiores acertos da industria automobilistica, acho que por ser um projeto alemão (se não me engano), não é um carro descartável como a grande maioria hoje.
Parabéns ao Arquiteto e ao marcelo por dividierem essa matéria conosco.

Forte abraço!!!!!!!!!

22 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 175 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B], [VECTRA C] ou [GERAL] para criar seu tópico de dúvida.
Bem-vindo: 23 Abr 2024, 09:01