O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralFim da Gasolina Comum
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

21 mensagens
  • 1
  • 2
Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Fim da Gasolina Comum

por Ricardo Crispim » 24 Mai 2013, 14:21

É uma resolução antiga, de 2009, mas eu creio que a grande maioria daqui não deve saber. Então, como nós vectramaniacos temos de saber de "quase" tudo, hehhehe, vai aqui um lembrete.

A partir de janeiro não haverá mais gasolina comum no Brasil.

A regra, definida por meio de resolução da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Bicombustível (ANP), obrigará toda gasolina comercializada no país a ser aditivada.

Quem se interessar pelo assunto:

http://www.udop.com.br/download/legislacao/comercializacao/institucional_site_juridico/res_anp_38_(2009)_gasolina_comercial.pdf


Forte abraço!!!!!!!!

Paty1521
Administradora
Administradora
Mensagens: 1802
Registrado em: 05 Abr 2013, 13:18
Nome Completo: Patrícia Cristina de Toledo Paiva
Cidade: Mogi das Cruzes
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2002
Idade: 39

Re: Fim da Gasolina Comum

por Paty1521 » 24 Mai 2013, 14:27

Sera??? :47:
Imagem

Avatar do usuário
Levinthal
GLS member
GLS member
Mensagens: 509
Registrado em: 12 Mai 2013, 12:52
Nome Completo: João Victor Levinthal
Cidade: Manaus
Estado: Amazonas
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Fim da Gasolina Comum

por Levinthal » 24 Mai 2013, 14:48

Mais um aumento de um ou uns centavo(s) vem aí.. hehe :52:
Desvectrado - Elegance 2011 AT: Aqui!

oliveiramao
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 337
Registrado em: 11 Abr 2013, 21:21
Nome Completo: Marco Aurélio de Oliviera
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Fim da Gasolina Comum

por oliveiramao » 24 Mai 2013, 16:30

é verdade, mais uns centavos para conta.... :13:
Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Fim da Gasolina Comum

por Arquiteto » 24 Mai 2013, 16:50

como eu so abasteço aditivada ...

não vou sentir esta diferença nem no carro nem na carteira

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Fim da Gasolina Comum

por Ricardo Crispim » 24 Mai 2013, 17:15

oliveiramao escreveu:é verdade, mais uns centavos para conta.... :13:


Não sei nos outros estados, mas aqui no MS o valor da aditivada é o mesmo da comum...
Engraçado é que eles usam o argumento de que a comum está custando o mesmo da aditivada e muita gente cai nessa.
Na realidade eles elevam o preço da comum igualando ao da aditivada e o coitado do cliente enganado sai do posto pensando ter feito um bom negócio.
O problema da gasolina no Brasil não é apenas o enxofre (ele vai ser retirado por motivos ambientais, o que já é um grande negócio), mas por esses 25% de álcool que vêm nela (outro roubo, pois pagam poucos centavos no alcool anidro e nos revendem a R$ 3,00 na média). O álcool só serve para acelerar a corrosão do sistema e principalmente da bomba de combustível e os aditivos que vêm na gasolina aditivada são só de limpeza (detergente e dispersante), acho que a Vpower é que vem com mais um ou outro aditivos diferentes.
Mas seja qual for a bandeira, a quantidade média de aditivo é de 500 ml para cada 5000 litros de gasolina, é bem pouco mas é melhor que nada...

Forte abraço!!!!!!!!

Luis_Oliveira
GL Member
GL Member
Mensagens: 65
Registrado em: 23 Mai 2013, 07:21
Nome Completo: Luis Henrique Oliveira
Cidade: Santa Cruz do Rio Pardo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Re: Fim da Gasolina Comum

por Luis_Oliveira » 24 Mai 2013, 18:49

Tenho abastecido só no álcool, mas acho que vou deixar chegar na reserva e completar na gasosa..

Onde moro é muito difícil encontrar gasolina de qualidade, tudo adulterada por aqui ! :-?
Antes -> Vectra GLS 95
Atual -> Vectra Elegance 2007

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Fim da Gasolina Comum

por Luiz Antunes » 24 Mai 2013, 19:22

Desde 1974 eu coloco a gasolina melhor, que na epoca se chamava de gasolina Azul , agora é a Podium .
Vai -se tempo ................................

Avatar do usuário
vamptattoo
GL Member
GL Member
Mensagens: 52
Registrado em: 15 Abr 2013, 10:28
Nome Completo: Roberto Nacco
Cidade: itapetininga
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Re: Fim da Gasolina Comum

por vamptattoo » 24 Mai 2013, 21:59

Luis_Oliveira escreveu:Tenho abastecido só no álcool, mas acho que vou deixar chegar na reserva e completar na gasosa..

Onde moro é muito difícil encontrar gasolina de qualidade, tudo adulterada por aqui ! :-?

não faz isso nao, vai mudando aos poucos o combustivel, senao pode ocorrer falhas ate o chip reconhecer a diferença, minha mãe fez isso no logan dela e nao pegava
Vectra Elegance 2005 2.0 8v
Imagem

R.Mineiro
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1126
Registrado em: 18 Abr 2013, 21:40
Nome Completo: Rodrigo josé oliveira de Lima
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Fim da Gasolina Comum

por R.Mineiro » 24 Mai 2013, 22:55

Arquiteto escreveu:como eu so abasteço aditivada ...

não vou sentir esta diferença nem no carro nem na carteira


também só uso gasolina aditivada então não vou sentir diferença, aparitr do momento que o preço não suba mais ainda.
Imagem

Imagem

Jansen Bispo
Member
Member
Mensagens: 16
Registrado em: 08 Abr 2013, 21:23
Nome Completo: Jansen Bispo
Cidade: Rio Claro
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Fim da Gasolina Comum

por Jansen Bispo » 25 Mai 2013, 10:55

luiz antunes escreveu:Desde 1974 eu coloco a gasolina melhor, que na epoca se chamava de gasolina Azul , agora é a Podium .
Vai -se tempo ................................


Pra você que só usa Podium, qual a diferença que sente no carro?
Meu carro anda falhando um pouco, pensei em encher o tanque com Pódium pra fazer um teste.
Será que compensa?
Está difícil saber qual posto tem gasolina com qualidade hoje em dia.
JANSEN BISPO
Vectra GSi '94
Rio Claro/SP

Avatar do usuário
Rafael Gouveia
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 687
Registrado em: 22 Abr 2013, 01:37
Nome Completo: Rafael Gouveia
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Fim da Gasolina Comum

por Rafael Gouveia » 25 Mai 2013, 15:00

Tbm só coloco aditivada... agora o alcool ta ficando mais barato, bom para quem tem flex....
Imagem
Hyundai Tiburon Coupe 2.7 V6
Nissan Sentra SV 2018 Grafite Metálico
Triumph Street Triple 675cc
Vectra GTX AT 140cv 2010 Fotos
Vectra B Elite AT 2005 Fotos
Vectra CD MT 2003 Fotos
Vectra B Opel Ecotec 1.6 16v AT 97 Fotos

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Fim da Gasolina Comum

por Luiz Antunes » 25 Mai 2013, 15:43

Jansen Bispo escreveu:
luiz antunes escreveu:Desde 1974 eu coloco a gasolina melhor, que na epoca se chamava de gasolina Azul , agora é a Podium .
Vai -se tempo ................................


Pra você que só usa Podium, qual a diferença que sente no carro?
Meu carro anda falhando um pouco, pensei em encher o tanque com Pódium pra fazer um teste.
Será que compensa?
Está difícil saber qual posto tem gasolina com qualidade hoje em dia.


Como eu disse, abasteço por uma questão de principios com gasolina especial há 40 anos seguidos , pelo fato da octanagem , e mais ainda pela pureza ( limpeza ) da mesma , o que eu considero a mais vantajosa , nunca entupia carburador e atualmente as injeções .
Como sempre fui envolvido com oficina eu via a gasolina comum , virar óleo com o tempo , dentro dos tanques em carros que ficavam muito tempo parados .
Experimente deixar um copo de gasolina evaporar ou envelhecer, ao lado de um copo de gasolina Podium .
A comum vai do amarelo ao cor de abobora com o tempo , e depois vai virando uma pasta preta fedida e oleosa .
A especial dos anos 60 até a podium de hoje , continua transparente até evaporar , sem deixar residuos .

Então quanto a performance pouco tenho que acrescentar , pois nunca uso gas. comum e nem aditivada .
Acredito que por ser uma gasolina a alguns pontos acima na refinação , ela seja muito melhor para o sistema que a propria aditivada , para manter todo o sistema de injeção mais limpo.
Mas isso não seria com alguns reabastecimentos, e sim de um habito antigo .

Outra coisa , depois que começou esta onda de adulteração de combustiveis , quem utiliza a Podium Petrobras esta muito mais seguro que as outras bandeiras .

Aki no Rio tem alguns postos de combustivel escola da Petrobras , onde a garantia é total , acho que tem convenio com SENAI , procure em sua cidade deve ter tb . Tudo nestes postos é Top , lavagem , combu, etc .

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Fim da Gasolina Comum

por Pedro Josino » 25 Mai 2013, 18:23

luiz antunes escreveu:
Jansen Bispo escreveu:
luiz antunes escreveu:Desde 1974 eu coloco a gasolina melhor, que na epoca se chamava de gasolina Azul , agora é a Podium .
Vai -se tempo ................................


Pra você que só usa Podium, qual a diferença que sente no carro?
Meu carro anda falhando um pouco, pensei em encher o tanque com Pódium pra fazer um teste.
Será que compensa?
Está difícil saber qual posto tem gasolina com qualidade hoje em dia.


Como eu disse, abasteço por uma questão de principios com gasolina especial há 40 anos seguidos , pelo fato da octanagem , e mais ainda pela pureza ( limpeza ) da mesma , o que eu considero a mais vantajosa , nunca entupia carburador e atualmente as injeções .
Como sempre fui envolvido com oficina eu via a gasolina comum , virar óleo com o tempo , dentro dos tanques em carros que ficavam muito tempo parados .
Experimente deixar um copo de gasolina evaporar ou envelhecer, ao lado de um copo de gasolina Podium .
A comum vai do amarelo ao cor de abobora com o tempo , e depois vai virando uma pasta preta fedida e oleosa .
A especial dos anos 60 até a podium de hoje , continua transparente até evaporar , sem deixar residuos .

Então quanto a performance pouco tenho que acrescentar , pois nunca uso gas. comum e nem aditivada .
Acredito que por ser uma gasolina a alguns pontos acima na refinação , ela seja muito melhor para o sistema que a propria aditivada , para manter todo o sistema de injeção mais limpo.
Mas isso não seria com alguns reabastecimentos, e sim de um habito antigo .

Outra coisa , depois que começou esta onda de adulteração de combustiveis , quem utiliza a Podium Petrobras esta muito mais seguro que as outras bandeiras .

Aki no Rio tem alguns postos de combustivel escola da Petrobras , onde a garantia é total , acho que tem convenio com SENAI , procure em sua cidade deve ter tb . Tudo nestes postos é Top , lavagem , combu, etc .


Perto da minha casa existe um posto desse.

Abasteci lá durante algum tempo mas depois que abriu o Shell e eu testei a V Power eu abandonei a Supra da BR por conseguir um pouco mais de autonomia. Desempenho eu digo que não deve haver diferença.

Já abasteci com a Podium durante três tanques seguidos numa época que estava rodando pouco e o primeiro tanque ela voou, no segundo já melhorou e no terceiro estava com consumo igual a aditivada, acredito que o carro se torne até um pouco mais econômico e notei que a baixa rotação fica mais linear, o giro sobe um pouco mais rápido.

Não uso a Podium por causa do preço. Aqui sai a R$ 3,79 contra R$ 2,96 da V Power, o que causa uma diferença de pouco mais de R$ 40,00 por tanque. Gasto entre dois e três tanques por mês, o que seria entre R$ 80,00 e R$ 120,00 a mais pelo combustível em um único mês, no decorrer dos 12 meses seria algo próximo aos R$ 1.000,00.

Luis_Oliveira
GL Member
GL Member
Mensagens: 65
Registrado em: 23 Mai 2013, 07:21
Nome Completo: Luis Henrique Oliveira
Cidade: Santa Cruz do Rio Pardo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Re: Fim da Gasolina Comum

por Luis_Oliveira » 25 Mai 2013, 19:10

vamptattoo escreveu:
Luis_Oliveira escreveu:Tenho abastecido só no álcool, mas acho que vou deixar chegar na reserva e completar na gasosa..

Onde moro é muito difícil encontrar gasolina de qualidade, tudo adulterada por aqui ! :-?

não faz isso nao, vai mudando aos poucos o combustivel, senao pode ocorrer falhas ate o chip reconhecer a diferença, minha mãe fez isso no logan dela e nao pegava


Nossa, nem pensei nisso.. Hahaha
Mas como assim aos poucos ? Abasteco 50% gasolina e 50% alcool e assim por diante ? :2:

Abraços.
Antes -> Vectra GLS 95
Atual -> Vectra Elegance 2007

Avatar do usuário
brajao
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 421
Registrado em: 06 Abr 2013, 18:07
Nome Completo: Reinaldo Aparecido Brajão
Cidade: Maringá
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Fim da Gasolina Comum

por brajao » 25 Mai 2013, 19:30

Sou completamente a favor! Apesar de só abastecer com aditivada....Sou a favor pelo seguinte....Você sabe se a gasolina que está abastecendo é ADITIVADA?!?! Com esta normatização acho que fica mais difícil do fazer coisa errada. :47:
((( Reinaldo Ap. Brajão )))
Vectra CD 2.2 16V 2001/2001 138 CV - Prata Escuna - Manual
Bancos de Couro - AC Digital - MID - TC - ABS - Cruise Control By VC
Som Premium: Pioneer DEH-P9600MP - Controle no volante e Informações no Display via CA-D-PI.150

Avatar do usuário
vamptattoo
GL Member
GL Member
Mensagens: 52
Registrado em: 15 Abr 2013, 10:28
Nome Completo: Roberto Nacco
Cidade: itapetininga
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Re: Fim da Gasolina Comum

por vamptattoo » 25 Mai 2013, 19:48

Luis_Oliveira escreveu:
vamptattoo escreveu:
Luis_Oliveira escreveu:Tenho abastecido só no álcool, mas acho que vou deixar chegar na reserva e completar na gasosa..

Onde moro é muito difícil encontrar gasolina de qualidade, tudo adulterada por aqui ! :-?

não faz isso nao, vai mudando aos poucos o combustivel, senao pode ocorrer falhas ate o chip reconhecer a diferença, minha mãe fez isso no logan dela e nao pegava


Nossa, nem pensei nisso.. Hahaha
Mas como assim aos poucos ? Abasteco 50% gasolina e 50% alcool e assim por diante ? :2:

Abraços.

isso msm, enche colocando 50%-50% de cada e na proxima vc muda por completo
Vectra Elegance 2005 2.0 8v
Imagem

Luis_Oliveira
GL Member
GL Member
Mensagens: 65
Registrado em: 23 Mai 2013, 07:21
Nome Completo: Luis Henrique Oliveira
Cidade: Santa Cruz do Rio Pardo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Re: Fim da Gasolina Comum

por Luis_Oliveira » 26 Mai 2013, 16:22

vamptattoo escreveu:isso msm, enche colocando 50%-50% de cada e na proxima vc muda por completo


Fiz isso ontem ! :D
Obrigado pela dica !! :88:
Antes -> Vectra GLS 95
Atual -> Vectra Elegance 2007

Avatar do usuário
vamptattoo
GL Member
GL Member
Mensagens: 52
Registrado em: 15 Abr 2013, 10:28
Nome Completo: Roberto Nacco
Cidade: itapetininga
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Re: Fim da Gasolina Comum

por vamptattoo » 26 Mai 2013, 20:09

:40: foi nada, estamos aqui pra isso msm, um ajudar o outro
Vectra Elegance 2005 2.0 8v
Imagem

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Fim da Gasolina Comum

por Ricardo Crispim » 29 Mai 2013, 20:53

É vésspera de feriado e eu estou com preguiça de procurar os valores de taxa de compressão dos modelos de vectra que dispomos.
É sobre a gasolina pódium da Petrobrás. É um combustível de primeiro mundo, porém poucos motores podem aproveitar as octanas a mais que ela possui. É o caso de motores de alta compressão (acima de 10:1), e também de motos de alta cilindrada.
São motores feitos para rodar com esse tipo de gasolina, com centrais de injeção eletrônica ajustadas para ela. São motores que vão exibir maior potência com esse tipo de gasolina e ter uma diferença no consumo e desempenho.
Caso o motor não tenha essa taxa de compressão (acima de 10:1), vai esta pagando mais caro e aproveitando apenas os aditivos detergente e dispersantes dela, como se fosse uma gasolina aditivada qualquer.
Caso o motor tenha abaixo dessa compressão, é mais interessante utilizar o shell V Power, pois ela possui uma aditivação superior a todas as outras (aditivos detergente, anti-oxidante, inibidor de corrosão, e pacotes patenteados de aumentadores de performance).
Onde não houver postos Shell, abasteça com aditivada de marca de sua preferência e pelo menos uma vez por mês coloca um aditivo de marca reconhecida.
Com certeza vai observar uma relativa melhora no consumo, desempenho e gasto com as manutenções do sistema de injeção ficarão longo tempo esquecidos..

Forte abraço!!!!!!!!!

21 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 171 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B], [VECTRA C] ou [GERAL] para criar seu tópico de dúvida.
Bem-vindo: 24 Abr 2024, 16:19