por Janderson »
01 Mar 2015, 00:11
Assisti o vídeo, tive um CD 99 que chegou a fazer esse barulho durante uns 2 meses, somente quando estava frio o motor, começava assim ao ligar ele frio, e ía baixando o barulho aos poucos até chegar nos 3 minutos em marcha-lenta e não fazia mais, bom, primeiramente me falaram na concessionária (na época levei o carro lá pois tinha apenas 20 e poucos mil kms rodados) que era prisioneiro do coletor quebrado, queriam trocar, até pensei mesmo que fosse, pois o coletoe é de ferro fundido a base dele, e quando esquenta a base dilata e some com a folguinha que tem e que vaza os gases de escape fazendo esse barulho de metralhadora, tinha um colega com um Vectra igual que fazia o mesmo barulho e era o prisioneiro do coletor, porém eu resolvi pensar que era tuchos que demoravam a carregar, estava usando óleo 15W40 desde novo, baixei para 10W40 e diminuiu o tempo que ficava fazendo esse tec-tec-tec, eram 3 minutos passou a ficar uns 2 no máximo, pensei, o caminho é esse, na próxima troca de óleo coloquei um 5W40, nunca mais deu barulho algum até o dia que vendi ele com 81 mil kms e quase 10 anos de uso.
A partir dali sempre usei óleo o mais fino possível (nº antes do W) até pouco tempo atras no meu ex-VCD 2003 eu usava 0W40 Mobil 1, moro aqui no RS, e no sul no inverno chega a fazer 5º a tarde em certos dias, ou até menos, e o momento que liga o carro é crucial , a parte alta do motor é a que mais sofre, quanto mais grosso o óleo na fase inicial após ligar mais será prejudicial ao motor, pois ele não estará sendo protegido pela lubrificação, o importante é virar a chave e o óleo subir rapidamente para carregar os tuchos, proteger o comando de valvulas do desgaste, etc...muita gente se confunde e diz ah eu não coloco óleo fino porque vai baixar ou meu motor é muito rodado e não aceita óleo fino, engano, o óleo é multiviscoso, ou seja, se colocar um óleo 5 por exemplo em um carro com 200 mil kms vai ser o mesmo que colocar esse mesmo óleo em um carro zero, não faz diferença, o comportamento do óleo será igual não importa o estado do motor, idade, nem nada, na fase fria sempre será um óleo fino, depois ele engrossa, pois é como diz o nome multiviscoso, tem que ver qual óleo vc. está usando, se tiver um muito grosso, tipo 20W50, ou 25W50, etc...faz uma experiência, te falo que é mais barato e mais prático que mexer no motor, quando chegar o momento da troca de óleo coloca um de melhor qualidade, um semi-sintético por exemplo, e graduação no primeiro nº mais fino e no segundo nº depois da letra W mais grosso, pode ser 40 ou 50, o segundo número não importa muito, mas tenta primeiro um 10W40, só para tirar uma febre, se notar alguma alteração daí é tucho , pode ser que se auto corrija, ou pode ser que seja tucho travado com impureza, etc...mas só o tempo dirá e essa experiência.
São dois barulhos muito, mas muito parecidos, ou tucho (falha no carregamento deles) ou coletor, prisioneiro trincado, próximo passo e muito improvavel , mas também já ví e tem o mesmo barulho, porém esse não some, fica o tempo todo quando o motor tá ligado, some as vezes e volta, é a chamada batida de saia do pistão, mas aí o motor teria que ter uma folga grande, levado pau a vida toda, etc...o que não deve ser o caso.
Abraços
Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)