O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralMotor vectra 2.2 16v barulhinho chato
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

9 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
edgarhenriquedf
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 22 Jan 2015, 09:31
Nome Completo: edgar henrique moreira alves silva
Cidade: brasilia
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Motor vectra 2.2 16v barulhinho chato

por edgarhenriquedf » 27 Fev 2015, 15:03

[VECTRA B]

Boa tarde família,

venho através deste post tentar tirar uma dúvida do motor meu Vectra 2.2 16v ano 1999.

Ele está com um barulhinho enjoado. Parece válvulas, mas meu mecânico diz que está liso meu motor...muito bom!!!
Ele está com 152.000km foi feito revisão aos 150.000km troca de várias peças como: correia dentada, rolamentos, tensores, juntas e mais...Motor está filé, redondo, forte, mas, com esse barulhinho que incomoda...será válvulas? Tuchos? Prisioneiros do coletor? Então?
Não baixa óleo, não vaza óleo e o mesmo está limpinho limpinho...

Gostaria de saber de vc's Vectreiros da fámilia a desvendar esse mistério. Desde já agradeço. Abrax.

Segue link com video.

https://www.youtube.com/watch?v=VE0t4-9Vr14
Edgar Henrique - Trovão Azul -

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Motor vectra 2.2 16v barulhinho chato

por Thiago Menezes » 27 Fev 2015, 17:03

Edgar,

Seria o barulho de tec tec tec? :47:

Se for na minha opinião duas possibilidades:

*Tuchos
*Junta do coletor de escap.

Já foi feita manutenção em algumas dessas situações acima?
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Motor vectra 2.2 16v barulhinho chato

por Mantenedor » 27 Fev 2015, 19:39

Eu acho também que são tuchos! E estão muito altos ! Tente escutar o ruído encostando uma chave de fenda nas proximidades do ruido e o cabo da fenda no ouvido , uma maneira simples de diferenciar os sons .
Você costuma verificar o estado do óleo , parece que os tuchos estão descarregados ou nem chegam a carregar. Com relação ao coletor só desmontando para saber e se tiver marcas de queima , terá que corrigir a superfície na plaina, outra maneira de verificar o empeno é pintar a face do coletor com tinta de traçagem e verificar uma mesa de desempenho ou vidro .
Eu fiz no meu quando comprei ma SPA , na dúvida resolvi verificar o estado antes de instalar e pude ver que já vinha da loja com diferença.

Mantenedor/VectraCD/2.0/16VT.215VC.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
edgarhenriquedf
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 22 Jan 2015, 09:31
Nome Completo: edgar henrique moreira alves silva
Cidade: brasilia
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Motor vectra 2.2 16v barulhinho chato

por edgarhenriquedf » 28 Fev 2015, 09:44

O óleo está na medida e limpo...vou levar no mecânico para rever isso!
Obrigado.
Edgar Henrique - Trovão Azul -

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Motor vectra 2.2 16v barulhinho chato

por Mantenedor » 28 Fev 2015, 15:56

O que digo é referente a viscosidade de repente um óleo mais rico com aditivo B12 , mas levar ao mecânico de sua confiança é uma boa solução.

Mantenedor/VectraCD/2.0/16VT.215VC.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Janderson
Ouvidoria
Mensagens: 1175
Registrado em: 07 Abr 2013, 00:06
Nome Completo: Janderson von Neumann
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Motor vectra 2.2 16v barulhinho chato

por Janderson » 01 Mar 2015, 00:11

Assisti o vídeo, tive um CD 99 que chegou a fazer esse barulho durante uns 2 meses, somente quando estava frio o motor, começava assim ao ligar ele frio, e ía baixando o barulho aos poucos até chegar nos 3 minutos em marcha-lenta e não fazia mais, bom, primeiramente me falaram na concessionária (na época levei o carro lá pois tinha apenas 20 e poucos mil kms rodados) que era prisioneiro do coletor quebrado, queriam trocar, até pensei mesmo que fosse, pois o coletoe é de ferro fundido a base dele, e quando esquenta a base dilata e some com a folguinha que tem e que vaza os gases de escape fazendo esse barulho de metralhadora, tinha um colega com um Vectra igual que fazia o mesmo barulho e era o prisioneiro do coletor, porém eu resolvi pensar que era tuchos que demoravam a carregar, estava usando óleo 15W40 desde novo, baixei para 10W40 e diminuiu o tempo que ficava fazendo esse tec-tec-tec, eram 3 minutos passou a ficar uns 2 no máximo, pensei, o caminho é esse, na próxima troca de óleo coloquei um 5W40, nunca mais deu barulho algum até o dia que vendi ele com 81 mil kms e quase 10 anos de uso.

A partir dali sempre usei óleo o mais fino possível (nº antes do W) até pouco tempo atras no meu ex-VCD 2003 eu usava 0W40 Mobil 1, moro aqui no RS, e no sul no inverno chega a fazer 5º a tarde em certos dias, ou até menos, e o momento que liga o carro é crucial , a parte alta do motor é a que mais sofre, quanto mais grosso o óleo na fase inicial após ligar mais será prejudicial ao motor, pois ele não estará sendo protegido pela lubrificação, o importante é virar a chave e o óleo subir rapidamente para carregar os tuchos, proteger o comando de valvulas do desgaste, etc...muita gente se confunde e diz ah eu não coloco óleo fino porque vai baixar ou meu motor é muito rodado e não aceita óleo fino, engano, o óleo é multiviscoso, ou seja, se colocar um óleo 5 por exemplo em um carro com 200 mil kms vai ser o mesmo que colocar esse mesmo óleo em um carro zero, não faz diferença, o comportamento do óleo será igual não importa o estado do motor, idade, nem nada, na fase fria sempre será um óleo fino, depois ele engrossa, pois é como diz o nome multiviscoso, tem que ver qual óleo vc. está usando, se tiver um muito grosso, tipo 20W50, ou 25W50, etc...faz uma experiência, te falo que é mais barato e mais prático que mexer no motor, quando chegar o momento da troca de óleo coloca um de melhor qualidade, um semi-sintético por exemplo, e graduação no primeiro nº mais fino e no segundo nº depois da letra W mais grosso, pode ser 40 ou 50, o segundo número não importa muito, mas tenta primeiro um 10W40, só para tirar uma febre, se notar alguma alteração daí é tucho , pode ser que se auto corrija, ou pode ser que seja tucho travado com impureza, etc...mas só o tempo dirá e essa experiência.

São dois barulhos muito, mas muito parecidos, ou tucho (falha no carregamento deles) ou coletor, prisioneiro trincado, próximo passo e muito improvavel , mas também já ví e tem o mesmo barulho, porém esse não some, fica o tempo todo quando o motor tá ligado, some as vezes e volta, é a chamada batida de saia do pistão, mas aí o motor teria que ter uma folga grande, levado pau a vida toda, etc...o que não deve ser o caso.

Abraços
Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)

Imagem

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Motor vectra 2.2 16v barulhinho chato

por Mantenedor » 01 Mar 2015, 00:55

O meu motor tem esta batida de saia enquanto está aquecendo! Depois de uns minutos para , mas é bem menor. A construção do meu motor é forjado pistões iasa e bielas , por isto tem folga mas como disse anterior a batida de saia some depois fe uns 2 minutos aproximadamente.
.

Mantenedor/VectraCD/2.0/16VT.215VC.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Deley121
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 17 Jan 2015, 19:44
Nome Completo: Wanderley Berto da Rocha
Cidade: Serra
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Motor vectra 2.2 16v barulhinho chato

por Deley121 » 01 Mar 2015, 18:34

Iae Galera , o meu tinha um barulhinho bem fraquinho mas me incomodava , ai resolvi trocá-los agora parece uma desgrama , ta batendo pra caramba , o mecânico disse que ia carregar , auguem ai sabe com mais ou menos quanto tempo ele carrega ou quantos quilômetros , e qual óleo devo usar atualmente coloquei 20,,50 Motor 2.0 16 v o carro tem 135.000 km

Avatar do usuário
edgarhenriquedf
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 22 Jan 2015, 09:31
Nome Completo: edgar henrique moreira alves silva
Cidade: brasilia
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Motor vectra 2.2 16v barulhinho chato

por edgarhenriquedf » 04 Mar 2015, 08:36

Obrigado a todos que vem tirando minhas dúvidas e de amigos do clube também. Levei no mecânico e ele disse que é tucho mesmo...detalhe: só faz o tec tec tec quando o motor está aquecido e em marcha lenta, diferente dos relatos feito aqui no fórum. Parece que eles carregam os tuchos mas não seguram o óleo. Ele também me disse que isso não é motivo para mexer agora, que Eu poderia rodar com o carro "a vida toda". Mas que se aumentar o barulho seria realmente melhor trocar, mas enquanto isso não haveria necessidade. Também me disse que pode parar o barulho. Sobre o óleo, vou fazer a troca essa semana e acredito que o barulho vai sumir...vou por um óleo bom tipo um SW10-50 acredito que é um bom óleo. Alguém sugere uma marca??? Estou com essa máquina há exatos 1mês e 8dias. já fiz algumas coisas nele como: sups. cx direção. pneus. e mais umas coisinhas...Está filé!!!

Abrax à todos!
Edgar Henrique - Trovão Azul -

9 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 205 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B], [VECTRA C] ou [GERAL] para criar seu tópico de dúvida.
Bem-vindo: 18 Abr 2024, 10:05