O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralDúvida sobre transferência de veículo
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

16 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
Fransman
GL Member
GL Member
Mensagens: 135
Registrado em: 27 Mai 2013, 17:18
Nome Completo: Fernando Fransman
Cidade: Paranavaí
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Duvida sobre documento do veículo

por Fransman » 30 Mai 2013, 21:18

Olá pessoal,

como alguns sabem vou adquirir meu primeiro vectra agora dia 10 de junho e como vai ser o primeiro carro que vou comprar, tenho algumas dúvidas em relação a transferência.

Por exemplo, o atual dono comprou o carro financiado, mas já esta quitado, só que no documento do veículo na parte de observações tem "Al. FID./BV FINANC SA CFI".

A minha dúvida é, quando eu transferir para o meu nome o carro essa observação vai ser retirada?
E qual a maneira mais segura de se fazer a transferência de um veículo?

Desde já agradeço e peço desculpa se postei no local errado, estou me adaptando ao fórum rs!

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Duvida sobre documento do veículo

por Arquiteto » 30 Mai 2013, 22:56

acho que para que vc consiga transferir para seu nome o carro deve estar quitado ...

assim por consequencia não havera esta observação ...

então o importante e se certificar antes de pagar o carro que a alienação tenha sido efetivamente retirada ...

MarceloOliveira

Re: Duvida sobre documento do veículo

por MarceloOliveira » 30 Mai 2013, 23:17

A quitaçâo da alienação as vezes demora, já vi casos de dois meses, depende do banco, mas não impede de vocé pegar os dados do proprietário, ligar para a financiadora e questionar se ainda existe dívida.

Kinho Thai
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 29 Mai 2013, 09:24
Nome Completo: Marcos Henrique Ferreira
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Re: Duvida sobre documento do veículo

por Kinho Thai » 30 Mai 2013, 23:22

Quando o carro é quitado o próprio banco solicita para o proprietário os dados para o novo documento sem alienação. Nesta ocasião é possível que o documento já seja transferido diretamente para o seu nome.

O proprietário tem um prazo de 30 dias para fazer a transferência, se este prazo não for cumprido o proprietário paga uma multa de R$ 127 e 4 pontos na carteira.

Obs.: Certifique-se de que o carro está realmente quitado, a não ser que a pessoa que esteja te vendendo seja de confiança, pois o que tem de gente pilantra por aí é foda.

Hanz
Member
Member
Mensagens: 27
Registrado em: 06 Abr 2013, 22:11
Nome Completo: Eder
Cidade: Cascavel
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Re: Duvida sobre documento do veículo

por Hanz » 30 Mai 2013, 23:51

Aqui no PR essa observação pode ficar o resto da vida no documento do carro se você não vendê-lo. Eles só tiram se você procurar o Detran e pagar por um documento novo (caso contrário ela continua mesmo chegando um CRLV novo a cada ano) ou quando você transferir o carro, aí no caso vem a observação "sem reserva".

Se estiver comprando o carro de estranhos é bom ligar no banco e conferir se está tudo ok antes de qualquer coisa.

Demostenes
GL Member
GL Member
Mensagens: 134
Registrado em: 11 Abr 2013, 15:43
Nome Completo: Demóstenes Flessas
Cidade: Cidreira
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Duvida sobre documento do veículo

por Demostenes » 31 Mai 2013, 06:13

Consulta o carro no detran.. aqui no sul aparece uma observação dizendo que foi recebida a liberação da alienação.
_____________________
Vectra Challenge 2.2 16V
http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=214

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4067
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Duvida sobre documento do veículo

por Ju_Bueno » 31 Mai 2013, 10:57

Se realmente estiver quitado, a financeira baixou o gravame junto ao Detran. Somente qdo for emitida uma nova via do documento (2ª via, novo licenciamento ou transferência de proprietário) serão tiradas as observações.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Fransman
GL Member
GL Member
Mensagens: 135
Registrado em: 27 Mai 2013, 17:18
Nome Completo: Fernando Fransman
Cidade: Paranavaí
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Dúvida sobre transferência de veículo

por Fransman » 31 Mai 2013, 13:29

Olá amigos,

bom como já postei no meu tópico de apresentação vou estar adquirindo meu primeiro vectra dia 10 de junho, que será meu segundo carro.

Como nunca fui eu atrás de fazer a transferência de um veículo, fico com algumas dúvidas.
Uma delas é que o dono do Vectra que vou comprar comprou ele financiado e no documento do veículo consta na parte de observações a Alienação Fiduciária da BV Financeira, mas que me disseram que na hora de transferir para meu nome essa Alienação será retirada pagando uma taxa de R$40,00 no Detran, confere isso?

E outra dúvida, qual a maneira mais segura para se fazer a transferência e a hora certa de passar o R$ para o atual dono do veículo?

Desde já agradeço a atenção galerinha gente boa! :D

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4067
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Dúvida sobre transferência de veículo

por Ju_Bueno » 31 Mai 2013, 14:33

Fran, realmente existe a taxa cobrada, porém, isso é responsabilidade do atual dono que quitou o financiamento. Ele deve solicitar à financeira, que solicitará ao Detran a baixa do Gravame. Esse custo ainda é referente ao financiamento, assim quem deve pagá-la é o atual dono, não vc.

Quanto ao pagamento, se for transferência bancária eu sugiro vcs irem juntos ao banco, e assim que feita a transação ele te dá as chaves e preenche o recibo do veículo, o que deverá ser levado ao cartório para reconhecimento de firma - custos que o vendedor é quem paga. Com o recibo preenchido e firma reconhecida, vc deve levá-lo ao Detran/Ciretran ou a um despachante para dar entrada no processo de transferência. Aí prepara a grana.. :61:
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Fransman
GL Member
GL Member
Mensagens: 135
Registrado em: 27 Mai 2013, 17:18
Nome Completo: Fernando Fransman
Cidade: Paranavaí
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Dúvida sobre transferência de veículo

por Fransman » 31 Mai 2013, 14:45

Mas não é nenhum problema ter essa dita cuja Alienação Fiduciária ainda no documento, sendo que o carro ja está quitado, né?

Ele se propôs a pagar o valor para fazer a baixa rs.

E esse recibo deve constar algo em especial?
Posso viajar com o carro para fora da cidade mesmo não tendo documento no meu nome? O documento do veículo com o nome do antigo dono fica comigo até chegar o novo? Desculpe tanta pergunta, sou inexperiente nisso rsrs


Obrigado ao amigo que ja ajudou!

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4067
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Dúvida sobre transferência de veículo

por Ju_Bueno » 31 Mai 2013, 14:59

Vamos lá:

Fransman escreveu:Mas não é nenhum problema ter essa dita cuja Alienação Fiduciária ainda no documento, sendo que o carro ja está quitado, né? Sem problema. Após a baixa, o próximo documento a ser emitido não conterá mais a observação. Pode ser 2ª via, novo licenciamento ou transferência de proprietário.

Ele se propôs a pagar o valor para fazer a baixa rs.

E esse recibo deve constar algo em especial? Veja ele abaixo. Quando compramos um veículo, novo ou usado, o documento em nosso nome virá com uma via do CRV, quase igual ao documento de porte obrigatório.
FRENTE
Imagem
VERSO
Imagem
Deverá ser preenchido com todos os dados solicitados.

Posso viajar com o carro para fora da cidade mesmo não tendo documento no meu nome? Sim.
O documento do veículo com o nome do antigo dono fica comigo até chegar o novo? Sim, mesmo não estando no seu nome, o porte é obrigatório. Chegando o novo vc o substitui. Ou guarda o velho (pra montar um histórico do carro) ou destrua ele.
Desculpe tanta pergunta, sou inexperiente nisso rsrs


Obrigado ao amigo que ja ajudou!Que é isso. Estamos aqui justamente com esse objetivo. Amanhã poderá ser vc que tire alguma dúvida minha . Abs!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

dlpm
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 432
Registrado em: 19 Abr 2013, 11:23
Nome Completo: Denilson Levi Pereira Milla
Cidade: guarapuava
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Dúvida sobre transferência de veículo

por dlpm » 31 Mai 2013, 15:01

Ju_Bueno escreveu:Vamos lá:

Fransman escreveu:Mas não é nenhum problema ter essa dita cuja Alienação Fiduciária ainda no documento, sendo que o carro ja está quitado, né? Sem problema. Após a baixa, o próximo documento a ser emitido não conterá mais a observação. Pode ser 2ª via, novo licenciamento ou transferência de proprietário.

Ele se propôs a pagar o valor para fazer a baixa rs.

E esse recibo deve constar algo em especial? Veja ele abaixo. Quando compramos um veículo, novo ou usado, o documento em nosso nome virá com uma via do CRV, quase igual ao documento de porte obrigatório.
FRENTE
Imagem
VERSO
Imagem
Deverá ser preenchido com todos os dados solicitados.

Posso viajar com o carro para fora da cidade mesmo não tendo documento no meu nome? Sim.
O documento do veículo com o nome do antigo dono fica comigo até chegar o novo? Sim, mesmo não estando no seu nome, o porte é obrigatório. Chegando o novo vc o substitui. Ou guarda o velho (pra montar um histórico do carro) ou destrua ele.
Desculpe tanta pergunta, sou inexperiente nisso rsrs


Obrigado ao amigo que ja ajudou!Que é isso. Estamos aqui justamente com esse objetivo. Amanhã poderá ser vc que tire alguma dúvida minha . Abs!


Fransman, por favor posta a foto deste chevette 75 amarelo.....
Denilson - CD2000+teto - CD2000 (Highlander) - GT 2010
Imagem[/url]

Avatar do usuário
Fransman
GL Member
GL Member
Mensagens: 135
Registrado em: 27 Mai 2013, 17:18
Nome Completo: Fernando Fransman
Cidade: Paranavaí
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Dúvida sobre transferência de veículo

por Fransman » 31 Mai 2013, 15:03

Eita, que beleza!

Acho que é isso.. me esclareceu as dúvidas rsrs

Agradeço mais uma vez a cordialidade!

Deus te abençoe amigo! rs

EDIT: chevette? nao tenho nenhum chevette, deve ter se confundido rsrs
EDIT2: ah simm é o veículo da imagem de exemplo né rsrsrs, ai é com o amigo ai! rs

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4067
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Dúvida sobre transferência de veículo

por Ju_Bueno » 31 Mai 2013, 16:17

dlpm escreveu:Fransman, por favor posta a foto deste chevette 75 amarelo.....

Só achei o doc na net. Nada do chevette... :15:
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Fransman
GL Member
GL Member
Mensagens: 135
Registrado em: 27 Mai 2013, 17:18
Nome Completo: Fernando Fransman
Cidade: Paranavaí
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Dúvida sobre transferência de veículo

por Fransman » 31 Mai 2013, 17:09

Que confusão virou esse tópic agora rsrsrs

Eu tinha feito um topic na parte do comércio eu acho, mas nao tinha sido liberado e acabou sendo liberado e não vi e o pessoal respondeu eu um monte? :O

Enchi a bola do Ju e agora o resto da galera ficou no vacuo? uehehe I`m Sorry Boys!

Então a questão é que a pessoa é de confiança, o rapaz despachante verificou e o carro esta quitado e quando transferir para meu nome virá então SEM RESERVA, correto?

Demostenes escreveu:ulta o carro no detran.. aqui no sul aparece uma observação dizendo que foi recebida a liberação da alienação.


No site do Detran eu consultei pelo renavam do veículo e tem isso:

Restrição à Venda: ALIENACAO FIDUCIARIA - BV FINANCEIRA SA CFI
Situação do Veículo: VIGENTE (EM CIRCULACAO)

luizdorx
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 20 Abr 2013, 09:14
Nome Completo: Luiz Daniel
Cidade: balneario camboriu
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Re: Dúvida sobre transferência de veículo

por luizdorx » 03 Jun 2013, 09:20

RESPONDENDO A BOOM PORTUGUÊS...como alguns aqui mencionaram, mas, não me custa ajudar:

Vi que tu é do Paraná, segundo me recordo bem, ai não é mais policia civil que emite e faz todo tramite, então ja é um bom começo para fins burocráticos, assim:

O ex-proprietário vai ficar com os documentos com esta observação até a transferência do veículo para outra titularidade, ou se ele tiver que realizar uma vistoria e pagar tudo, como se fosse transferir o carro, mas como não se transfere para si mesmo, não teria o porque de pagar umas taxas em vão. Quando ele quita o financiamento, a própria financeira tem "OBRIGAÇÃO" de dar baixa junto ao DETRAN de origem, mas, fica a observação no documento até que se faça o que mencionei antes, vistoria pra transferir ou para si mesmo que não seria o caso. Fica a observação pois não é no pagamento que será retirado as observações e sim somente após a vistoria.

Essa observação não conduz ônus algum ao proprietário, somente se não foi dado baixa pela financeira dai sim o proprietário pode entrar com reclamação junto ao PROCON...isso não lhe causa impossibilidade de atualizar os documentos do carro.

OBS: 1 - só sai qualquer observação mediante vistoria.
2 - ao que o colega relatou referente aos 127,00 e a multa seria assim: caso você compre um veículo, o novo proprietário tem 30 dias CORRIDOS para realizar a vistoria e transferência (não esqueça que TODO sistema NÃO reconhece o 31º dia do mês, caso não tenha feito isso, receberá a multa e os pontos na habilitação do novo proprietário.
3 - ao que revende o veículo tem por obrigação tirar uma cópia autenticada da transferência do veículo e apresentar junto ao detran de origem para poder dar baixa da sua responsabilidade sobre o veículo, pois caso o novo proprietário não transfira o ex-dono arcará com todos os ônus do carro.
4 - Há também a "reserva de domínio" caso você venda o carro para outrem, pode-se reservar-se o direito de impossibilitar o novo proprietário a revender o carro sem sua assinatura, ou seja, ele só poderá vender o mesmo se você ex-dono assinar o DUT juntamente com ele ( o novo proprietário) mas, ai é outro assunto, só a título de curiosidade.

16 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 117 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B], [VECTRA C] ou [GERAL] para criar seu tópico de dúvida.
Bem-vindo: 18 Abr 2024, 02:22