O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra A (1993 – 1995)Sistema ar condicionado nao aciona compressor

6 mensagens   •   Página 1 de 1
guilhermesofilio
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 18 Jan 2016, 16:20
Nome Completo: Guilherme Ferreira Sofilio
Cidade: santo andre
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Sistema ar condicionado nao aciona compressor

por guilhermesofilio » 06 Fev 2022, 23:27

Boa noite a todos amigos! Estou precisando de uma ajuda referente ao sistema de ar condicionado, tenho um VECTRA GLS 95 a 11 anos, o sistema de ar condicionado sempre funcionou corretamente porem cerca de dois meses parou de funcionar. Este final de semana sobrou um tempo e resolvi tentar alguns testes. Com motor ligado ao acionar o botão do ar condicionado e possível perceber que a rotação do motor se altera (o que ocorre normalmente ao ligar o ar) porem a luz do botao não acende e a "embreagem" do compressor nao "acopla", então coloquei um multímetro no terminal da "embreagem" e vi que nao esta chegando tensão. Ja verifiquei fusiveis e reles, e aparentemente esta tudo ok. Alguem ja passou por isso ou tem alguma ideia do que possa ser?
Obrigado, Guilherme.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8377
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Sistema ar condicionado nao aciona compressor

por Almeidão » 07 Fev 2022, 08:38

guilhermesofilio escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite a todos amigos! Estou precisando de uma ajuda referente ao sistema de ar condicionado, tenho um VECTRA GLS 95 a 11 anos, o sistema de ar condicionado sempre funcionou corretamente porem cerca de dois meses parou de funcionar. Este final de semana sobrou um tempo e resolvi tentar alguns testes. Com motor ligado ao acionar o botão do ar condicionado e possível perceber que a rotação do motor se altera (o que ocorre normalmente ao ligar o ar) porem a luz do botao não acende e a "embreagem" do compressor nao "acopla", então coloquei um multímetro no terminal da "embreagem" e vi que nao esta chegando tensão. Ja verifiquei fusiveis e reles, e aparentemente esta tudo ok. Alguem ja passou por isso ou tem alguma ideia do que possa ser?
Obrigado, Guilherme.


Se tudo tiver certo, se tiver gás no sistema e ele não liga, o problema com certeza é o pressostato, esta peça do linl abaixo é do Vectra 95, confere se o seu é igual.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 347bda879e
Imagem

guilhermesofilio
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 18 Jan 2016, 16:20
Nome Completo: Guilherme Ferreira Sofilio
Cidade: santo andre
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Sistema ar condicionado nao aciona compressor

por guilhermesofilio » 07 Fev 2022, 18:51

Boa noite Almeidão, ok vou verificar e retorno com resultado. Obrigado pela dica

Gustavo Donini
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 19 Jan 2021, 11:57
Nome Completo: Gustavo Araujo Donini
Cidade: Panambi
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995
Idade: 30

Sistema ar condicionado nao aciona compressor

por Gustavo Donini » 21 Mar 2024, 20:38

Boa noite amigo, conseguiu solucionar este problema?
Estou com a mesma situação no meu Vectra GLS 95.
Obrigado.

Isaac SLZ
Member
Member
Mensagens: 10
Registrado em: 18 Set 2023, 19:56
Nome Completo: Isaac Junior
Cidade: SAO LUIS
Estado: Maranhão
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1995
Idade: 44

Sistema ar condicionado nao aciona compressor

por Isaac SLZ » 08 Abr 2024, 08:19

Estou com o mesmo problema.

Pelo que vi no youtube o teste do PRESSOSTATO é simples, basta ligar os fios 1 (vermelho) e 2 (azul) do pressostato de 4 fios para ver se acopla a embreagem do compressor.

Outro teste é verificar continuidade dos mesmos pontos. Havendo indica que o pressostato identificou que tem gás (pressão) e que o problema é mais à frente (solenoide da embreagem do compressor).

Ainda, se não houver continuidade pode indicar problema no pressostato, falta de gás ou alta pressão no sistema.

Ou seja, iriamos eliminar a variável pressão e considerar apenas a ligação elétrica.

grahhhh
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 24 Set 2019, 08:42
Nome Completo: Cristian Grach
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 31

Sistema ar condicionado nao aciona compressor

por grahhhh » 10 Abr 2024, 22:19

Boa noite amigo!
Se não está chegando corrente no terminal da embreagem do compressor pode ser um fio quebrado, teste a continuidade dos fios do sistema. se tudo estiver ok, tendo gás no sistema, o mais provável é que seja nos pressostatos, se não estou enganado, ele tem 2, um da baixa e um da alta pressão, tenho um 97 (que usa 2 pressostatos) que comprei pra retirada de peças, pro meu 98 (que trabalha com um transdutor), tive um problema similiar recentemente e depois de bater cabeça por semanas era simplesmente um pino de uma tomada que tinha se partido. troquei o conector, gastando 12 reais e não tive mais problemas.

6 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 63 visitantes

Bem-vindo: 19 Abr 2024, 12:38