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Vectra A (1993 – 1995)Primeira fornada do GSI?

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Ju_Bueno
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Primeira fornada do GSI?

por Ju_Bueno » 19 Jun 2013, 09:49

Salve galera! Este fim de semana andando pela cidade, vi um GSI à venda, e claro que me chamou atenção. Mas 2 coisas eu estranhei: Não tinha teto solar, e em vez de Computador de Bordo, tinha o reloginho analógico
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Considerando que visualmente é de fato um GSI (adesivos, spoilers, aerofólio, rodas e se não me engano o volante tb - tudo de aspecto original) logo pensei que deve ser a primeiríssima fornada, levando em conta que conheço um cara que tem um ano 94 e já tem teto e CB. Ah, também já tinha visto CD 94 com o tal relogio em vez de CB.

E aí? Será que é isso mesmo?
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 28 Ago 2013, 16:19, em um total de 1 vez.
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Re: Primeira fornada do GSI?

por Diego Perroni » 19 Jun 2013, 10:37

Interessante Bueno!
Esse seu relato me fez lembrar do Omega 001, historia que li recentemente no clube do Omega. Ele é totalmente fora dos padrões de comercialização. Aquela barca tem painel e carpetes azuis e vidros e retrovisores totalmente manuais!
Muito legal!
Diego Perroni
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Primeira fornada do GSI?

por Ricardo Pinto » 19 Jun 2013, 17:00

Ju_Bueno escreveu:Salve galera! Este fim de semana andando pela cidade, vi um GSI à venda, e claro que me chamou atenção. Mas 2 coisas eu estranhei: Não tinha teto solar, e em vez de Computador de Bordo, tinha o reloginho analógico
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Considerando que visualmente é de fato um GSI (adesivos, spoilers, aerofólio, rodas e se não me engano o volante tb - tudo de aspecto original) logo pensei que deve ser a primeiríssima fornada, levando em conta que conheço um cara que tem um ano 94 e já tem teto e CB. Ah, também já tinha visto CD 94 com o tal relogio em vez de CB.

E aí? Será que é isso mesmo?


Pelo que sei o GSI ja vinha completão de fabrica... MAs tinha a opção de "não ter" o teto ai era pego a carroceria do GLS e motava-se tudo nele...

Para tirar a duvida olhe se embaixo do capo tem um 20XE ou um 20NE(igual aos dos ultimos monza ) ai vc tera certeza se é um GLS travestido de GSI ou um GSI feito por encomenda...

[ ]´s
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 15 Mai 2017, 17:54, em um total de 1 vez.
Razão: correção de erro de digitação

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Re: Primeira fornada do GSI?

por Ricardo Pinto » 19 Jun 2013, 17:01

Ahhh manda fotos ajuda a identificar...

[ ]´s

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Re: Primeira fornada do GSI?

por Paty1521 » 19 Jun 2013, 17:07

As montadoras antes de colocar um serie a venda fazem o que chamamos de fase M onde se é feito testes com os carros montando-se alguns exemplo que podem se tornar vendaveis depois para alguns fornecedores ou ate mesmo virar ativo de frota. São sempre as primeiras numerações. Com o tempo, a montadora vende esse carro de frota para o usuario comum e entao podemos ver alguns carros fora da especificação normal de venda. Muita gente acha ser um ponto positivo comprar carro de frota da montadora afirmando que o carro ja foi da Gm e tals.. atualmente, claro que ha excessoes, eu considero um riso pois muitos carros ativados na verdade foram carro que nao poderiam seguir para venda hahahha

Bem, esse pode ter sido uma leva desses hehehe
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Re: Primeira fornada do GSI?

por Ju_Bueno » 20 Jun 2013, 07:57

Hummm! Vai ser difícil ver mais detalhes. O carro estava na rua - é de particular, e não garagem. Já tinha visto ele outras vezes, mas foi só nessa que eu passei a pé do lado dele e observei essas particularidades...
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Re: Primeira fornada do GSI?

por oliveiramao » 20 Jun 2013, 14:36

Trabalhei na fabrica da Ranault em São José dos Pinhais e vi o primeiro Scenic, era branco com para-choques pretos, rodas de ferro e calota, bancos em tecido, vidros manuais, sem trava elétrica, etc, etc...rsrsrsrsr, nesta mesma época, saíram mais ou menos 20 unidades, ai a fabrica parou para terminar as edificações e demais equipamentos da linha de montagem.
Esse carros passaram meses em testes e mais testes, uns ficaram pelo caminho (quebraram) o nº 001 foi um deles rsrsrsrs e os que passaram, viraram frota para utilizar na fabrica, mas como o brasileiro sempre tem seu jeitinho, algumas saíram da fabrica e estão "ou não" rodando por aê.....

Com esse Vectra pode ter acontecido o mesmo...

:88:
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Re: Primeira fornada do GSI?

por hugohenriquesl » 28 Jun 2013, 09:15

Já ouvi e li em algum outro lugar, que os modelos de 1993 tinham teto solar como opcional e esse relógio no lugar do Computador de Bordo, que só a partir de 1994 começaram a ser de série nos GSI o Teto e o CB. Se é verdade ou não eu num sei, só que um dos atrativos pra mim, é o teto solar, pena que o meu CD num tem.

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Re: Primeira fornada do GSI?

por Rodrigo-Vectra » 28 Jun 2013, 16:14

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Re: Primeira fornada do GSI?

por Ju_Bueno » 01 Jul 2013, 09:13

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SUSPEITEI DESDE O PRINCÍPIO

:7: Matou a cobra e mostrou o pau!!! Grande Rodrigo, profundo conhecedor de Vectras...
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Re: Primeira fornada do GSI?

por Ricardo Pinto » 01 Jul 2013, 20:50

Mesmo assi nao dis muita coisa...

Este da matéria nao tem o CB...

Abs

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Re: Primeira fornada do GSI?

por Ju_Bueno » 02 Jul 2013, 07:48

Ricardo Pinto escreveu:Mesmo assi nao dis muita coisa...

Este da matéria nao tem o CB...

Confere com o que eu vi: sem teto e sem CB.
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Re: Primeira fornada do GSI?

por jandrei » 15 Ago 2013, 18:01

...Ia citar essa materia mais ai esta,realmente um pecado!

FelipeOsmar
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Re: Primeira fornada do GSI?

por FelipeOsmar » 21 Ago 2013, 20:08

Vou explicar umas coisinhas....

O Vectra GSI foi importado, não era fabricado aqui no Brasil.


Ele foi importado pelo sistema CDK - Complete Knock Down -. Que raios é isso?

Simples: a GM do Brasil comprava os Vectras totalmente desmontados, e montava aqui no Brasil.


Portanto, o Vectra GSI de 1993 vinha sem teto solar, sem computador de bordo.

Só em 1994 é que o GSI começou a vir com o teto solar e o computador de bordo.


O c20xe - o motor do GSI - teve 2 tipos de cabeçote... o KS - que sofria de porosidade metálica - e o Coscat - feito pela Cosworth -, e todos foram feitos em anos diferentes. Por isso é comum ver que os anos de produção de cabeçote da Europa não batem com os do Brasil.... e a GMB comprou estoque de peças - leia-se cabeçotes KS defeituosos.... - para montar e ter peças de reposição no Brasil.

Infelizmente aconteceu..... assim como aconteceu da GMB adaptar o sistema de suspensão traseira do Monza - que estava saindo de linha - no Vectra A..... uma pena, eis que vinha da Opel com um sistema de suspensão independente, que foi mantido apenas no Calibra - que era montado sob a mesma plataforma que o Vectra A na Europa -.

Eis o porque dos GSI brasileiros terem essas diferenças de peças e itens entre 1993-1996.


Mas respondendo a título de curiosidade, a primeira fornalha de "GSI" foi em 1988-1989 na Europa. Quando falo isso, me refiro a versão esportiva com o motor c20xe de 16v e 150cv, motor esse que teve 3 versões.

A 1º tinha pistões forjados, usava o sistema de injeção Motronic 2.5 e não tinha catalisador. Tinha originalmente 156cvs.

A 2º usava pistões normais e o sistema de injeção Motronic 2.8 com catalisador. Tinha 150cv.

A 3ª versão é o que veio ao Brasil, o C20xe LN, o LN significa "low Noise".... mas isso é mais relativo as emissões do que ao "barulho".

Essa versão usa a mesma Motronic 2.8, catalisador, menores emissões de poluentes, sistema de injeção sequencial - que existia desde a 1º eu acredito - e outras restrições e diferenças. Por exemplo o formato das polias é diferente. A versão LN tem dentes quadrados..... as demais redondos, coisas assim.

Todas as versões dos motores foram desenvolvidas na época de ouro da GM... quando foi dona da Lotus, da Cosworth e outras boas empresas que investiam pesado em desenvolvimento.

Vai dizer? Era muito legal terem feito um carro -na época - acessível para toda a classe média européia com um conjunto mecânico desenvolvido por empresas de elite, de performance.



Logo, a nossa primeira fornalha foi em 1993. E o Vectra A saiu de linha na Europa em 1995 e aqui em 1996.


Acho que escrevi demais hehe.

Um abraço aos amigos do clube.

Qualquer coisa estamos aí.

rodrigo86
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Re: Primeira fornada do GSI?

por rodrigo86 » 28 Ago 2013, 14:50

FelipeOsmar escreveu:Vou explicar umas coisinhas....

O Vectra GSI foi importado, não era fabricado aqui no Brasil.


Ele foi importado pelo sistema CDK - Complete Knock Down -. Que raios é isso?

Simples: a GM do Brasil comprava os Vectras totalmente desmontados, e montava aqui no Brasil.


Portanto, o Vectra GSI de 1993 vinha sem teto solar, sem computador de bordo.

Só em 1994 é que o GSI começou a vir com o teto solar e o computador de bordo.


O c20xe - o motor do GSI - teve 2 tipos de cabeçote... o KS - que sofria de porosidade metálica - e o Coscat - feito pela Cosworth -, e todos foram feitos em anos diferentes. Por isso é comum ver que os anos de produção de cabeçote da Europa não batem com os do Brasil.... e a GMB comprou estoque de peças - leia-se cabeçotes KS defeituosos.... - para montar e ter peças de reposição no Brasil.

Infelizmente aconteceu..... assim como aconteceu da GMB adaptar o sistema de suspensão traseira do Monza - que estava saindo de linha - no Vectra A..... uma pena, eis que vinha da Opel com um sistema de suspensão independente, que foi mantido apenas no Calibra - que era montado sob a mesma plataforma que o Vectra A na Europa -.

Eis o porque dos GSI brasileiros terem essas diferenças de peças e itens entre 1993-1996.


Mas respondendo a título de curiosidade, a primeira fornalha de "GSI" foi em 1988-1989 na Europa. Quando falo isso, me refiro a versão esportiva com o motor c20xe de 16v e 150cv, motor esse que teve 3 versões.

A 1º tinha pistões forjados, usava o sistema de injeção Motronic 2.5 e não tinha catalisador. Tinha originalmente 156cvs.

A 2º usava pistões normais e o sistema de injeção Motronic 2.8 com catalisador. Tinha 150cv.

A 3ª versão é o que veio ao Brasil, o C20xe LN, o LN significa "low Noise".... mas isso é mais relativo as emissões do que ao "barulho".

Essa versão usa a mesma Motronic 2.8, catalisador, menores emissões de poluentes, sistema de injeção sequencial - que existia desde a 1º eu acredito - e outras restrições e diferenças. Por exemplo o formato das polias é diferente. A versão LN tem dentes quadrados..... as demais redondos, coisas assim.

Todas as versões dos motores foram desenvolvidas na época de ouro da GM... quando foi dona da Lotus, da Cosworth e outras boas empresas que investiam pesado em desenvolvimento.

Vai dizer? Era muito legal terem feito um carro -na época - acessível para toda a classe média européia com um conjunto mecânico desenvolvido por empresas de elite, de performance.



Logo, a nossa primeira fornalha foi em 1993. E o Vectra A saiu de linha na Europa em 1995 e aqui em 1996.


Acho que escrevi demais hehe.

Um abraço aos amigos do clube.

Qualquer coisa estamos aí.


É sério essa parada do KS ? conheçia todoa historia, mas do cabeçote no Brasil serrem todos KS defeituosos não tinha ideia. E da suspensão traseira tabem não.

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Re: Primeira fornada do GSI?

por Ricardo Pinto » 29 Ago 2013, 12:41

FelipeOsmar escreveu:Vou explicar umas coisinhas....

O Vectra GSI foi importado, não era fabricado aqui no Brasil.


Ele foi importado pelo sistema CDK - Complete Knock Down -. Que raios é isso?

Simples: a GM do Brasil comprava os Vectras totalmente desmontados, e montava aqui no Brasil.


Portanto, o Vectra GSI de 1993 vinha sem teto solar, sem computador de bordo.

Só em 1994 é que o GSI começou a vir com o teto solar e o computador de bordo.


O c20xe - o motor do GSI - teve 2 tipos de cabeçote... o KS - que sofria de porosidade metálica - e o Coscat - feito pela Cosworth -, e todos foram feitos em anos diferentes. Por isso é comum ver que os anos de produção de cabeçote da Europa não batem com os do Brasil.... e a GMB comprou estoque de peças - leia-se cabeçotes KS defeituosos.... - para montar e ter peças de reposição no Brasil.

Infelizmente aconteceu..... assim como aconteceu da GMB adaptar o sistema de suspensão traseira do Monza - que estava saindo de linha - no Vectra A..... uma pena, eis que vinha da Opel com um sistema de suspensão independente, que foi mantido apenas no Calibra - que era montado sob a mesma plataforma que o Vectra A na Europa -.

Eis o porque dos GSI brasileiros terem essas diferenças de peças e itens entre 1993-1996.


Mas respondendo a título de curiosidade, a primeira fornalha de "GSI" foi em 1988-1989 na Europa. Quando falo isso, me refiro a versão esportiva com o motor c20xe de 16v e 150cv, motor esse que teve 3 versões.

A 1º tinha pistões forjados, usava o sistema de injeção Motronic 2.5 e não tinha catalisador. Tinha originalmente 156cvs.

A 2º usava pistões normais e o sistema de injeção Motronic 2.8 com catalisador. Tinha 150cv.

A 3ª versão é o que veio ao Brasil, o C20xe LN, o LN significa "low Noise".... mas isso é mais relativo as emissões do que ao "barulho".

Essa versão usa a mesma Motronic 2.8, catalisador, menores emissões de poluentes, sistema de injeção sequencial - que existia desde a 1º eu acredito - e outras restrições e diferenças. Por exemplo o formato das polias é diferente. A versão LN tem dentes quadrados..... as demais redondos, coisas assim.

Todas as versões dos motores foram desenvolvidas na época de ouro da GM... quando foi dona da Lotus, da Cosworth e outras boas empresas que investiam pesado em desenvolvimento.

Vai dizer? Era muito legal terem feito um carro -na época - acessível para toda a classe média européia com um conjunto mecânico desenvolvido por empresas de elite, de performance.



Logo, a nossa primeira fornalha foi em 1993. E o Vectra A saiu de linha na Europa em 1995 e aqui em 1996.


Acho que escrevi demais hehe.

Um abraço aos amigos do clube.

Qualquer coisa estamos aí.


Perfeito...

Agora pisada de bola não ter a versão 25xe e a 30xe que são os 6 cilindros sendo o primeiro turbo :(

Pecado viu GMB... Diz as mas linguas que os Argentinos tiveram estas versões, pois la não tinha GM então vieram tudo OPEL genuinos.... Sera verdade ?

Abs

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Re: Primeira fornada do GSI?

por FelipeOsmar » 04 Nov 2013, 22:08

Vieram cabeçotes coscat também... e há cabeçotes KS que ainda não incomodaram... mas sim, há muitos cabeçotes com porosidade metálica.

Eu tinha um KS com porosidade metálica.

Hoje tenho um Coscat :6:

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Re: Primeira fornada do GSI?

por Ricardo Pinto » 05 Nov 2013, 10:28

Também vi substituírem pelo cabeçote do 2.2 e rodar redondo...

Pode isto Felipe ?

Abs

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Re: Primeira fornada do GSI?

por Welington santos » 09 Nov 2013, 13:28

Rodrigo-Vectra escreveu:Imagem
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misterio desvendado!

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Re: Primeira fornada do GSI?

por jandrei » 23 Fev 2014, 20:36

alguem sabe quantos gsi foram montados no Brasil?

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