O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra B (1996 – 2005)Aquecimento do motor desarma ar condicionado

17 mensagens   •   Página 1 de 1
Celso-79
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Fev 2022, 22:37
Nome Completo: Celso Ricardo Horn
Cidade: Santa Cruz do Sul
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 45

Aquecimento do motor desarma ar condicionado

por Celso-79 » 13 Fev 2022, 22:51

Olá pessoal do clube, estou com um problema de aquecimento do meu vectra, desde 2018 e não consigo solucionar. No caso, esse aquecimento acontece quando usa o ar condicionado. Aquece, temperatura sobe além dos 90 graus e desarma o compressor. Já havia desistido, mas resolvi arrumar o ar condicionado, foi revisado, ar funcionando e quando usa com o motor forçando um pouco a mais, aquece e desarma o ar. Exemplo, andando a 80km/h até 90km/h, consegue fazer a função corretamente, mas se for a 100km/h aquece e a 90 graus desarma o compressor!
Se alguém souber algo, agradeço pois já não sei mais o que fazer! Obrigado

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Aquecimento desarma ar condicionado

por chirola » 14 Fev 2022, 00:21

Celso-79 escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal do clube, estou com um problema de aquecimento do meu vectra, desde 2018 e não consigo solucionar. No caso, esse aquecimento acontece quando usa o ar condicionado. Aquece, temperatura sobe além dos 90 graus e desarma o compressor. Já havia desistido, mas resolvi arrumar o ar condicionado, foi revisado, ar funcionando e quando usa com o motor forçando um pouco a mais, aquece e desarma o ar. Exemplo, andando a 80km/h até 90km/h, consegue fazer a função corretamente, mas se for a 100km/h aquece e a 90 graus desarma o compressor!
Se alguém souber algo, agradeço pois já não sei mais o que fazer! Obrigado

BRO CHECA Se as duas ventoinhas estão ligando juntas ao ligar o ar condicionado e se ao chegar a 250psi na linha de alta do ar liga o segundo estagio , as duas ventoinhas ficam ligadas o tempo todo juntas com ar ligado

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Aquecimento desarma ar condicionado

por Almeidão » 14 Fev 2022, 08:32

Espera ai. Se voce anda a 100 km/hora e a temperatura chega nos 90 e pior ainda pode passar dos 90, o problema está no arrefecimento do carro, algo como radiador em fim de carreira, ou termostática fechada. Aliás este termo fechada, nem precisava mencionar, porque ao estragar ela já fica fechada.
Seu carro nesta velocidade no máximo chegaria no painel uns 84 graus e dai para menos se o radiador estivesse normal.
O que desliga o ar no seu carro se for realmente do ano entre 96/97 é o cebolão debaixo e graças a ele já defendeu o motor do carro, acredito eu mais de uma vez.
Voce nestes mesmo 100km/hora sem o ar ligado qual ´´e a temperatura no painel?
Se for ali perto dos 89 sem ar ligado, examine a termostática e se ela tive boa troque o radiador do carro e não se esqueça, tem que ser brazado e não de tubo e aproveita e troca os dois cebolões também.

Ele sem o ar ligado precisa está perto disto mostrado no video.

https://www.youtube.com/watch?v=lQa_HwY4at8
Imagem

Celso-79
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Fev 2022, 22:37
Nome Completo: Celso Ricardo Horn
Cidade: Santa Cruz do Sul
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 45

Aquecimento desarma ar condicionado

por Celso-79 » 14 Fev 2022, 09:23

Obrigado, só complementando...a válvula termistatica já foi removida, e outra questão é que isto acontece desde que o cabeçote foi aplainado, no caso, foi feita a troca de junta do cabeçote. Na ocasião, foram trocados calços e buchas sendo que nesse serviço furaram a mangueira do ar. Mas como mencionei, as mangueiras e o ar foram revisados agora, funciona perfeitamente, mas o carro aquece, com uso do ar condicionado. Pode ser no cabeçote o problema? Fora de medida de repente?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Aquecimento do motor desarma ar condicionado

por Almeidão » 14 Fev 2022, 10:24

Celso-79 escreveu:Fuente del Mensaje Obrigado, só complementando...a válvula termistatica já foi removida, e outra questão é que isto acontece desde que o cabeçote foi aplainado, no caso, foi feita a troca de junta do cabeçote. Na ocasião, foram trocados calços e buchas sendo que nesse serviço furaram a mangueira do ar. Mas como mencionei, as mangueiras e o ar foram revisados agora, funciona perfeitamente, mas o carro aquece, com uso do ar condicionado. Pode ser no cabeçote o problema? Fora de medida de repente?


Primeiro de tudo, informa pra gente onde fica a temperatura no painel andando nas pistas sem o ar ligado acima de 80 por hora e não importa o quanto pra cima.

Pode sim ser o cabeçote o problema, mas 90% destes problemas está no radiador. Entenda que infelizmente a maioria dos mecânicos não conhece direito esta peça que basta perder 5% da vazão e o motor já começa a apresentar problemas.

Vou tentar explicar o que seria este 5% menos de vazão e voce tira suas conclusões.
Um rolamento da roda quanto perder 5% da sua estrutura de funcionamento ele irá apresentar um ruido chato mostrando que está ruim.
Os bicos injetores quando perde 5% de vazão o carro irá falhar.
Entre 5 a 10% de erro na alavanca a ré não entra.
Eu poderia fazer uma lista enorme aqui, mas acho que já deu para entender o que seria 5% a menos de vazão em um radiador que te que ser 100% perfeita e se for bem cuidada ele vai furar e tendo a mesma vazão de quando era novo. Usado em demanche é outro problema, fica jogado e estraga sem usar.

Vamos esperar a temperatura sem o ar, eu acredito que o problema ai seria o radiador, apesar que um cabeçote mau feito alteraria bastante também e eu tenho um completo e standard pra fazer, sem precisar plainar e é a primeira coisa que falo para a retifica, nada de plainar e se plainar sem mimha orde eu não pago.
Imagem

Celso-79
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Fev 2022, 22:37
Nome Completo: Celso Ricardo Horn
Cidade: Santa Cruz do Sul
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 45

Aquecimento do motor desarma ar condicionado

por Celso-79 » 14 Fev 2022, 20:13

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Celso-79 escreveu:Fuente del Mensaje Obrigado, só complementando...a válvula termistatica já foi removida, e outra questão é que isto acontece desde que o cabeçote foi aplainado, no caso, foi feita a troca de junta do cabeçote. Na ocasião, foram trocados calços e buchas sendo que nesse serviço furaram a mangueira do ar. Mas como mencionei, as mangueiras e o ar foram revisados agora, funciona perfeitamente, mas o carro aquece, com uso do ar condicionado. Pode ser no cabeçote o problema? Fora de medida de repente?


Primeiro de tudo, informa pra gente onde fica a temperatura no painel andando nas pistas sem o ar ligado acima de 80 por hora e não importa o quanto pra cima.

Pode sim ser o cabeçote o problema, mas 90% destes problemas está no radiador. Entenda que infelizmente a maioria dos mecânicos não conhece direito esta peça que basta perder 5% da vazão e o motor já começa a apresentar problemas.

Vou tentar explicar o que seria este 5% menos de vazão e voce tira suas conclusões.
Um rolamento da roda quanto perder 5% da sua estrutura de funcionamento ele irá apresentar um ruido chato mostrando que está ruim.
Os bicos injetores quando perde 5% de vazão o carro irá falhar.
Entre 5 a 10% de erro na alavanca a ré não entra.
Eu poderia fazer uma lista enorme aqui, mas acho que já deu para entender o que seria 5% a menos de vazão em um radiador que te que ser 100% perfeita e se for bem cuidada ele vai furar e tendo a mesma vazão de quando era novo. Usado em demanche é outro problema, fica jogado e estraga sem usar.

Vamos esperar a temperatura sem o ar, eu acredito que o problema ai seria o radiador, apesar que um cabeçote mau feito alteraria bastante também e eu tenho um completo e standard pra fazer, sem precisar plainar e é a primeira coisa que falo para a retifica, nada de plainar e se plainar sem mimha orde eu não pago.


Primeiramente, muito obrigado mais uma vez. Vou fazer o teste da velocidade e temperatura sem ar condicionado. Poderia ter feito hj, pois estava retornando do litoral, mas acabei cuidando mais o comportamento com ar ligado. Então é o seguinte, vai na boa, mostrando sempre 88/89 graus, beirando 90 graus a 90/95 por hora, mas basta apertar um pouco que bate os 90 (no Painel) e desarma o ar. Assim como aquece esse pouco a mais, basta aliviar um pouco, baixa a temperatura e volta a funcionar o ar. Mas vou marcar, ver um mecânico de qualidade pra revisar o radiador. Muito obrigado mais uma vez!

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Aquecimento do motor desarma ar condicionado

por chirola » 15 Fev 2022, 02:18

Celso-79 escreveu:Fuente del Mensaje beirando 90 graus a 90/95 por hora, mas basta apertar um pouco que bate os 90 (no Painel) e desarma o ar.

A temperatura que VC falo se for em estrada por mais de 15 20 minutos não ta normal eu to achando que o radiador foi pro saco e ser ESE o motivo do problema que teve no cabeçote e junta , se trocar o radiador eu acoselho colocar a termostatica ela faz o carro chegar na temperatura de trabalho mais rápido e acaba gastando menos

roberto_ce
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 10 Mar 2022, 17:48
Nome Completo: Roberto Pereira de Medeiros
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
País: Brasil
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2010/2011
Idade: 38

Aquecimento do motor desarma ar condicionado

por roberto_ce » 10 Mar 2022, 17:57

Boa noite, galera
meu vectra apresenta algo parecido. mas já tem um histórico aqui a ser contado:
o sistema de arrefecimento, teve um vazamento pela lateral do motor e bomba d'água (acho) e radiador furado. ( mandei arrrumar o radiador e troquei a bomba)
durou um ano e meio de boa, até que o radiador deu problema de novo, estava esquentando enqto vazava (passava do meio, mas náo do ultimo quarto),e eu conseguia controlar a temperatura andando em lugares livres ou evitando de parar o carro em transito ou ficar com o carro ligado a toa.
troquei o radiador, mas agora esquanta (sem vazamento) e quanto chega perto do 3/4 do mostrador de temperatura, tbm desarma o ar concidionado.
o que faço? o que devo olhar?
é um expression 10/11 manual

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Aquecimento do motor desarma ar condicionado

por chirola » 10 Mar 2022, 23:22

roberto_ce escreveu:Fuente del Mensaje que faço? o que devo olhar?

SE O Radiador é novo e de palheta não de tubo redondo tem que ser de palheta , e a bomba esta boa eu faia um teste tirando a termostática para ver a temperatura ao andar se melhorar colocaria uma termostática nova , checa se as ventoinhas estão ligando certo no primeiro estagio a 90 ou 93 graus aproximados no painel

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Aquecimento do motor desarma ar condicionado

por Ju_Bueno » 11 Mar 2022, 07:44

Veja no link abaixo a diferença dos radiadores comentadas pelo Chirola:

viewtopic.php?f=39&t=2180&p=204039&hilit=galerias#p204039
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Aquecimento do motor desarma ar condicionado

por Almeidão » 11 Mar 2022, 07:50

Complicado isto, mas precisa seguir estes passos abaixo se ele for radiador brazado de palheta, se for de tubo só trocando ele,
1 - Confirmar se é radiador palheta (brazado)
2 - confirmar se a Termostátia é 82 graus ou 87 se for Flex, Se for 92º ai seria o problema.
3 - testar a bomba, tirando a termostática fora, colocar uma mangueira de agua na entrada do radiador, ligar o carro e acelerar para ver se joga agua. Veja o filme abaixo partindo do minuto 6 e ali mostra o que acontece quando acelera o carro com a bomba boa e radiador bom.

Um detalhe eu uma vez com um radiador novo, coloquei um aditivo qualquer e estraguei o radiador, isto aconteceu em 6 meses de uso, cuidado então com este item também.

https://www.youtube.com/watch?v=oQSe_Kt-x-E
Imagem

roberto_ce
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 10 Mar 2022, 17:48
Nome Completo: Roberto Pereira de Medeiros
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
País: Brasil
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2010/2011
Idade: 38

Aquecimento do motor desarma ar condicionado

por roberto_ce » 11 Mar 2022, 12:34

como faço pra ver qual o tipo de radiador? nao entendo muito, comprei na autopeças aqui. mas no próprio ML tem vários tipos diferentes. na oficina só disseram que deu certo...

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Aquecimento do motor desarma ar condicionado

por chirola » 11 Mar 2022, 13:01

roberto_ce escreveu:Fuente del Mensaje como faço pra ver qual o tipo de radiador?

a diferença e o tipo das galerias uma é de tubinhos redondos e o outro é de dutos achatados
as fotos são de outro radiador mis da para ver o formato das galerias
o de tubo
Imagem
e o de palheta
Imagem
mais primeiro eu testaria sem a termostatica para ver como se comporta o carro se a temperatura melhorar colocaria uma termostatica nova .

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Aquecimento do motor desarma ar condicionado

por Ju_Bueno » 11 Mar 2022, 13:21

Alumínio expandido - com galerias tubulares redondas:

Imagem
Imagem

Alumínio brasado - com galerias achatadas:

Imagem
Imagem
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Aquecimento do motor desarma ar condicionado

por chirola » 11 Mar 2022, 15:04

valeu juliano as suas fotos estão melhor para identificar

roberto_ce
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 10 Mar 2022, 17:48
Nome Completo: Roberto Pereira de Medeiros
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
País: Brasil
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2010/2011
Idade: 38

Aquecimento do motor desarma ar condicionado

por roberto_ce » 11 Mar 2022, 20:13

o meu era de palheta, e o novo é da mesma forma. vou levar pra testar a termostática...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Aquecimento do motor desarma ar condicionado

por Almeidão » 11 Mar 2022, 20:23

Tem também kakkaka, e se o seu carro for bico com refil, você pode usar a MTE 211-82, esta do teste ai do vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=zGhQl0i7mjE
Imagem

17 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 38 visitantes

Bem-vindo: 16 Abr 2024, 01:13