por Janderson »
28 Jun 2016, 18:12
Pois é, no meu Astra a central ficava realmente ao lado da bateria em pezinho, mesma coisa hoje do Vectra C, uma vez ví numa manutenção (mas não me aprofundei no que o indivíduo estava fazendo) o mecânico soltar o tal cabo da central e conectar tipo um laptop com um cabo no conector da central, claro que eu já imaginei diversas coisas...
No Vectra B a central é como o amigo Arquiteto falou, é de difícil acesso atrás do porta-luvas e da bolsa de air-bag, tem que desmontar um monte de coisa para se chegar ali e claro que leva um bom tempo, também está correta a informação que houve chips "soltos" e de versões de chip já soldados que não poderiam ser retirados, outra coisa que já ouvi falar também (e isso dentro da concessionária) é sobre ter modelos de central chamada de híbrida mas não entendi ainda o que seria essa tal híbrida, porém um mecânico me falou que a mesma linha de carro, e até mesmo lote (sequência de chassis) poderiam sair de fábrica com centrais de fornecedores diferentes (e eu achando que seria somente Bosch) e até mesmo Bosch com numeração diferente, porém com a mesma programação, mas nesse caso uma central poderia receber ,estaria "aberta", a receber atualização, e outra era pronta, era aquilo ali e ponto final, sei lá, são coisas que ouvi, não presenciei, então podem ser especulações ou não.
Chevy, até onde sei todos os os 2.0 16v são 141 cvs., e isso vale até os 97/98 só mudando mesmo para os 2.2 16v que aí passaram a ser 138 cvs., desculpe se antes não coloquei essa informação.
Resumindo, do lançamento do Vectra B , abril de 1996 já como modelo 97, até lá por agosto de 98 mais ou menos quando entrou em linha a motorização 2.2 era 141 cvs., o 2.2 era 138 cvs., caiu para 128 no 99/00 e 00/00 e já na linha 2001 passou novamente para 138 cvs. até o fim de carreira em 2005, não ví e acredito nunca ter tido Vectra com 136 cvs., se bem que minto, soube de um caso apenas de 136 cvs. que tinha aparecido no extinto Vectra Clube de um membro que falava que no documento estava 136 cvs. mas depois ele mesmo suspeitou ser um erro do Detran local.
Sobre o Astra, só para conhecimento nosso, mas veja que usando o mesmo motor do Vectra CD ele podia ter potências distintas, 128 cvs no lançamento e que depois passou (esse sim) para 136 cvs. enquanto o Vectra era 138 cvs., essa diferença que faz a gente pensar que é possível então ter 3 ou mais mapas diferentes a mesma central, o mesmo motor pode ter 128, 136 ou 138 cvs., e pensando no Vectra GSi até mesmo chegar a 150 cvs., e mais (parece propaganda da Polishop, kkkk...) como na europa onde esses motores as vezes chegam a ser ofertados por 160, 165 cvs e por aí vai..., e se a gente pensar tudo é possível, pois a arquitetura do motor é igual, só mudando pouca coisa, ainda mais, curiosidades, mas hoje o termo que a GMB usa aqui de motor ECOTEC e que é lançamento é uma farsa, pois nosso motor do Vectra B se vc. olhar fotos da Europa vai achar a palavra Ecotec estampada na tampa das velas do cabeçote onde no nosso vinha escrito Chevrolet 2.2 16V, ou seja, mesmo motor, porque só agora no Cruze que falaram que a GMB começou a usar a linha Ecotec?, ainda, vcs. sabiam que teve várias "levas" de motores montados nos Opel e que eram feitos no Brasil, e ainda, para finalizar, aqui no Brasil a gente tinha o Astra GSi com motor 2.0 16v, mas no vizinho Paraguai e Argentina o motor era fabricado aqui em São José dos Campos e era 2.4 16v, o Vectra C também só era vendido com o 2.4 16v nos hermanos, mesmo depois da reestilização onde o nosso aqui era somente 2.0 8v, o nosso Vectra C lançado em 2005/2006 com motor 2.4 16v usava o bloco da S-10 e o cabeçote do Vectra B 16v.
Abraços
Janderson
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