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Vectra B (1996 – 2005)Diferença de Potência entre os motores 2.0 16v - 141 / 136 cv

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Ju_Bueno
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Re: Vectra CD 1998 2.0 16v 141cv ou 136cv?

por Ju_Bueno » 10 Jun 2015, 08:17

granzorts escreveu:2.2 16v 138cv ano 2001 - 2005 ou 128cv ano 2000

2.0 16v 141cv ano 1997 ou 136cv ano 1998 (apenas 1º semestre aproximadamente)
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Re: Vectra CD 1998 2.0 16v 141cv ou 136cv?

por Rafael Monteiro » 12 Jun 2015, 13:57

Qual a potencia então do 2.2 16v?

Ter que passar no Dino mesmo? hehehe!

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Re: Vectra CD 1998 2.0 16v 141cv ou 136cv?

por Thiago Menezes » 12 Jun 2015, 14:37

Rafael Monteiro escreveu:Qual a potencia então do 2.2 16v?

Ter que passar no Dino mesmo? hehehe!


No manual do seu carro tem as informações de potência e torque, mas elas são do motor! Na roda são outros 500 :52:
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GIOVANNIRNP
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Re: Vectra CD 1998 2.0 16v 141cv ou 136cv?

por GIOVANNIRNP » 12 Jun 2015, 15:29

No lançamento do vectra b no segundo semestre 1996 o vectra CD 2.016v saiu de fábrica com 141cv, isso foi somente para os vectras CD ano 96/97 e 97/97. Já em 97 mesmo a GM alterou a potência desse motor para 136cv apenas para adequar o motor por conta da nova regra de emissão de poluentes que começou a vigorar em 1998. Por consequência temos em 1997 motores 2.0 16v com 141cv e 136cv, motor esse que ficou no vectra CD até maio de 1998 época do lançamento do motor 2.2 16v com 138cv. No ano 2000 novamente a GM mecheu nesse motor passando ele para 128cv, mas isso foi só para os modelos 2000/2000, já os modelos 2000/2001 até 2005 o motor 2.216v tiveram s potência de 138cv. Portanto meu amigo confie no manual do seu carro e não em artigos da internet, pois esses podem cometer vários equívocos.
2009 ELITE 2.0 140cv PRATA TOP FULL/2010 STILO 1.8 8V PRETO
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Re: Vectra CD 1998 2.0 16v 141cv ou 136cv?

por williansapz » 14 Jun 2015, 15:58

no meu vcd 2.0 16v 97/98 tem 136 cv mais parece que tem mais de 150 cv ,corre pra caramba :40:
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Re: Vectra CD 1998 2.0 16v 141cv ou 136cv?

por diego_ » 29 Jun 2015, 15:56

Apenas corrigindo uma parte do que o GIOVANNIRNP disse acima:
em 1997 quando os vectras tiveram sua potencia reduzida, não foi por conta do IPI, e sim por causa de um problema que estava relacionado a taxa de compressão do motor, que para a época era muito alta para a gasolina usada no Brasil, o que ocasionava uma batida de pino por queima precoce, causando uma redução de potencia. No ano de 1997 a Chevrolet reduziu a taxa do motor e reduziu sua potencia para 136cv, justamente para evitar esse problema.
VCD 1997 @ 141cv
B200 T 2008 @ 193cv
Pajero IO 1999@ 110cv
Cayenne S 2009@ 290cv

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[VECTRA B] Qual a realidade sobre a potencia dos 2.0 16v 141cv e 136cv?

por Chevylover » 27 Jun 2016, 22:45

Depois de horas e horas de pesquisa, fiquei muito confuso e curioso sobre essa historia dos Vectra B 2.0 16v 141 e 136cv, pois são muito poucas informações e as que tem são muito rasas e não esclarecem essa questão.

Afinal o que é verdade ou não sobre esse assunto? Vou levantar algumas questões

1 - A primeira é que para o 2.0 16v 136cv e 2.0 16v 141cv existem dois módulos de injeção diferentes sendo que no 136cv o modulo tem o numero Bosch 0261 204 668 (cod GM 93252386) , e o 141cv o numero é 0261 204 195 (cod GM 93233445) , segundo alguns dados que eu vi no antigo fórum no Orkut do Vectra Clube que dá pra acessar até hoje pelo google. Isso é realmente verdade?

2 – mas isso não faria sentido pois no CEPCHEV há muitos módulos de injeção diferentes do Vectra B tanto pra 2.0 e 2.2 8v e 16v. Mais modelos do que o numero de potencias diferentes envolvendo esses motores no Vectra. Então não se pode dar muita certeza por isso, pois podem ser inúmeros motivos que não sejam a potencia esses módulos diferentes.
Lembrando que lá o código seria o que a GM coloca e não o numero Bosch.

3 – uns dizem que essa redução de 141 para 136cv não existiu e que a GM apenas não divulgou 141cv por causa de impostos. E outros dizem que sempre foi 136cv.

4 – uns dizem que 141cv foram somente os 96/97,
outros dizem que foi até o inicio de 97 (os primeiros 97/97), com a mudança nos demais 97/97 fabricados mais tarde
outros dizem que 141cv são até todos os 97/97 tendo a redução ainda no ano de 97 como modelo 98 (97/98)
e ainda tem outros que dizem que os 97/98 tem 141cv, e que 136cv seriam só os 98/98 até o lançamento dos 2.2 em maio de 98. Confuso não? Qual a verdade?

5 – no documento dos 96/97 e 97/97 consta 141cv e nos 97/98 consta 136cv pelo que andei vendo relatos na net.

6 – pra entender melhor a questão 4, quando é que se muda o ano/modelo de um carro, tipo, 96/97 depois 97/97? A mudança é feita em torno de 6 meses (meio e final de ano), ou isso varia de acordo com alguma mudança no carro?

7 – existe mesmo diferenças na taxa de compressão entre esses dois? Alguém tem alguma imagem do pistão de um 2.0 16v ano 96? Pois dizem que o que muda de um 2.0 para outro 2.0 é somente o pistão.

8 – para base de informação, parece que todos os 2.0 16v X20XEV lançados na Europa tem 136cv porem parece que usam injeção diferente como por exemplo o uso do sensor MAF na mangueira de ar, e a injeção seria da Siemens e não Bosch Motronic como aqui. Ou seja, 141cv parece que só na América do Sul.

9 – pelo que já vi em alguns Vectra 16v 96 (não me lembro bem se era mesmo desse ano) eles possuíam mais uma caixa de reles perto da bateria, só que do lado do polo positivo e não só na frente dela como os demais. Será que isso é uma pista dessa possível redução sendo realmente um modelo diferente dos demais?

10 – dado não muito relativo, mas os Astra 2.0 16v (mesmo motor do Vectra CD) e os Vectra 2.2 16v a partir de 99/00 e 00/00 tiveram redução para 128cv por causa de cobrança de IPI mais baixa até esta potencia. depois voltaram ao normal 136 e 138cv. Mas o que mais foi feito no 2.0 do Astra para diminuir ainda mais a potencia?


Vamos debater sobre isso e reunir informações, pois pode ser muito útil para os usuários que precisam saber tanto pra manutenção ou outros projetos e importante pra história do Vectra aqui.

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Janderson
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[VECTRA B] Qual a realidade sobre a potencia dos 2.0 16v 141cv e 136cv?

por Janderson » 27 Jun 2016, 23:55

Pois é, o que eu sei por todos os anos que passei na linha GM e na linha Vectra foi que os primeiros Vectras CD ano 96 modelo 97 e os 97/97 tinham na realidade 141 cvs., isso é fato.

A partir do lançamento do motor 2.2 16V todos passaram a ter 138 cvs., tive um CD ano 99 e no manual e no documento constava 138 cvs.

Realmente houve uma redução de 10 cvs. no final de 99 quando passou a vigorar uma cobrança de IPI do governo por faixas de potência, mas até hoje reza a lenda que essa "redução" era feita via programa da injeção eletrônica.

Em janeiro de 2000 compramos aqui em casa um Astra Sedan GLS com motor 2.0 16V que muitos falavam ser o mesmo motor dos primeiros Vectras CD (os de 141 cvs.) , tanto é que a tampa do cabeçote era idêntica, com base nisso levei o Astra na concessionária que compramos e questionei um mecânico da equipe premium (que na época era o mais cabeça de lá, até com curso na fábrica da GM) e que era meu amigo a muito tempo, conheci ele gurizão quando tinha se formado no Senai da vida e começado bem jovem naquela autorizada, sempre me dei bem com ele pois passamos muitos anos na linha GM e eu já tinha liberdade de andar dentro da oficina quando levava os carros lá para fazer revisão, troca de óleo, etc....falei pra ele sobre isso e na ocasião ele me confirmou ser somente reprogramação, me lembro que nosso Astra era 128 cvs., disse então pra ele, dá para fazer no nosso ?, tipo, aumentar a potência?, ele me disse que não queria fazer por causa da garantia e tal, carro novo , tipo 6 meses de uso, etc...insisti com ele e ele me falou, tá bom, mas aparece aqui perto da hora de fechar, fui lá e ele pegou o Astra e dessa vez disse pra mim ficar de "escanteio" só observando, ví ele pegar o Tech II e abrir capô, mexer perto da central, etc....passou uns 20 minutos ele me entregou o carro e me disse, pronto, perguntei para ele o que fez, e ele somente disse, dirige e veja.
Bom, já tinha usado o Astra por uns 6 meses e já era um carro diferenciado, muito forte, mas depois da tal reprogramação ficou outro carro, era assustador o desempenho daquele carro, cortava giro sempre, fazia parte do clube do Astra e nos encontros aqui quem dirigia (dava uma volta nele) ficava de boca aberta com o desempenho, era muito louco o carro.
Voltei lá na concessionária numa ocasião e o cara me disse que esse motor podia reprogramar até 150 cvs que era o mesma programação do Vectra GSi, quem eu contei essa até hoje não acredita, nem eu mesmo acreditava que poderia ter um Astra de 150 cvs. apenas reprogramando, mas uma vez um engenheiro falou que existe em todo projeto e nas centrais de injeção o que chamam de mapeamento e esse mapeamento tem uma "reservinha" técnica , questionei ele e disse porque então ão saia de fábrica já na regulagem máxima, ele somente me disse, são diversos interesses, diversos estudos de durabilidade, etc...se fazer ali na casca , no máximo um cara que fica esmerilhando o carro a vida toda a vida útil do motor vai pro saco logo e a marca fica mal falada, e as vezes a própria marca deixa essa reserva para um dia lançar um novo ano modelo por exemplo e acrescentar mais uns 3 ou 4 cavalos e fazer uma jogada de marketing e alavancar vendas, sei lá, acreditei na história.

Isso é o que sei apenas, e claro, essa redução de 138 para 128 cvs. foi só até 2000/2001, quando passou novamente para 138 cvs. até o fim da linha Vectra B em 2005.

Abraços
Janderson
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[VECTRA B] Qual a realidade sobre a potencia dos 2.0 16v 141cv e 136cv?

por Chevylover » 28 Jun 2016, 00:16

mas você acredita então que todos os 2.0 16v 97/97 até a mudança para 97/98 são 141cv?

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[VECTRA B] Qual a realidade sobre a potencia dos 2.0 16v 141cv e 136cv?

por Arquiteto » 28 Jun 2016, 12:11

o curioso desta historia e que a programação das centrais do vectra B estão em um chip

então teoricamente para se mudar o mapa de injeção seria necessário a troca do chip

como a mudança foi feita em poucos minutos (achar que não da tempo nem pra retirar a central do carro )

acredito que no chip original possa ter mais de um mapa de injeção

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[VECTRA B] Qual a realidade sobre a potencia dos 2.0 16v 141cv e 136cv?

por Chevylover » 28 Jun 2016, 13:17

no caso do Astra a central fica no cofre do motor e não atrás do porta luvas como no Vectra então provavelmente seria mais rapido fazer a troca do chip, mas acho dificil pois não existe chip original a venda para reposição que eu saiba e isso seria uma modificação muito demorada.

eu ja li não faz muito tempo e não tenho certeza se foi aqui ou na net, inclusive procurei e não achei, mas um dono de Vectra B disse que conseguiu ver pelo Tech 2 que o Vectra B possui 3 mapas de injeção diferente na central, mas a selecionada para uso ja era a mais correta.

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[VECTRA B] Qual a realidade sobre a potencia dos 2.0 16v 141cv e 136cv?

por Arquiteto » 28 Jun 2016, 15:02

isto e certo fora que a partir de 99/00 as centrais vinham com o chip soldado

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[VECTRA B] Qual a realidade sobre a potencia dos 2.0 16v 141cv e 136cv?

por Janderson » 28 Jun 2016, 18:12

Pois é, no meu Astra a central ficava realmente ao lado da bateria em pezinho, mesma coisa hoje do Vectra C, uma vez ví numa manutenção (mas não me aprofundei no que o indivíduo estava fazendo) o mecânico soltar o tal cabo da central e conectar tipo um laptop com um cabo no conector da central, claro que eu já imaginei diversas coisas...

No Vectra B a central é como o amigo Arquiteto falou, é de difícil acesso atrás do porta-luvas e da bolsa de air-bag, tem que desmontar um monte de coisa para se chegar ali e claro que leva um bom tempo, também está correta a informação que houve chips "soltos" e de versões de chip já soldados que não poderiam ser retirados, outra coisa que já ouvi falar também (e isso dentro da concessionária) é sobre ter modelos de central chamada de híbrida mas não entendi ainda o que seria essa tal híbrida, porém um mecânico me falou que a mesma linha de carro, e até mesmo lote (sequência de chassis) poderiam sair de fábrica com centrais de fornecedores diferentes (e eu achando que seria somente Bosch) e até mesmo Bosch com numeração diferente, porém com a mesma programação, mas nesse caso uma central poderia receber ,estaria "aberta", a receber atualização, e outra era pronta, era aquilo ali e ponto final, sei lá, são coisas que ouvi, não presenciei, então podem ser especulações ou não.

Chevy, até onde sei todos os os 2.0 16v são 141 cvs., e isso vale até os 97/98 só mudando mesmo para os 2.2 16v que aí passaram a ser 138 cvs., desculpe se antes não coloquei essa informação.

Resumindo, do lançamento do Vectra B , abril de 1996 já como modelo 97, até lá por agosto de 98 mais ou menos quando entrou em linha a motorização 2.2 era 141 cvs., o 2.2 era 138 cvs., caiu para 128 no 99/00 e 00/00 e já na linha 2001 passou novamente para 138 cvs. até o fim de carreira em 2005, não ví e acredito nunca ter tido Vectra com 136 cvs., se bem que minto, soube de um caso apenas de 136 cvs. que tinha aparecido no extinto Vectra Clube de um membro que falava que no documento estava 136 cvs. mas depois ele mesmo suspeitou ser um erro do Detran local.

Sobre o Astra, só para conhecimento nosso, mas veja que usando o mesmo motor do Vectra CD ele podia ter potências distintas, 128 cvs no lançamento e que depois passou (esse sim) para 136 cvs. enquanto o Vectra era 138 cvs., essa diferença que faz a gente pensar que é possível então ter 3 ou mais mapas diferentes a mesma central, o mesmo motor pode ter 128, 136 ou 138 cvs., e pensando no Vectra GSi até mesmo chegar a 150 cvs., e mais (parece propaganda da Polishop, kkkk...) como na europa onde esses motores as vezes chegam a ser ofertados por 160, 165 cvs e por aí vai..., e se a gente pensar tudo é possível, pois a arquitetura do motor é igual, só mudando pouca coisa, ainda mais, curiosidades, mas hoje o termo que a GMB usa aqui de motor ECOTEC e que é lançamento é uma farsa, pois nosso motor do Vectra B se vc. olhar fotos da Europa vai achar a palavra Ecotec estampada na tampa das velas do cabeçote onde no nosso vinha escrito Chevrolet 2.2 16V, ou seja, mesmo motor, porque só agora no Cruze que falaram que a GMB começou a usar a linha Ecotec?, ainda, vcs. sabiam que teve várias "levas" de motores montados nos Opel e que eram feitos no Brasil, e ainda, para finalizar, aqui no Brasil a gente tinha o Astra GSi com motor 2.0 16v, mas no vizinho Paraguai e Argentina o motor era fabricado aqui em São José dos Campos e era 2.4 16v, o Vectra C também só era vendido com o 2.4 16v nos hermanos, mesmo depois da reestilização onde o nosso aqui era somente 2.0 8v, o nosso Vectra C lançado em 2005/2006 com motor 2.4 16v usava o bloco da S-10 e o cabeçote do Vectra B 16v.

Abraços
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[VECTRA B] Qual a realidade sobre a potencia dos 2.0 16v 141cv e 136cv?

por Chevylover » 28 Jun 2016, 21:51

sim, de fato todos os 16v 2.0 (fora o do Vectra GSI), 2.2, e acho que 2.4 tambem são o que a GM chamava de Ecotec de primeira geração, mas esse nome não foi usado aqui. Uma coisa a se considerar é que os Ecotec mais atuais são totalmente diferentes dos primeira geração, são como se fossem um reboot do nome, então como esse nome não foi usado aqui, foi lançado como novidade, e se for ver não é errado afinal são motores inéditos usando este nome aqui.

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[VECTRA B] Qual a realidade sobre a potencia dos 2.0 16v 141cv e 136cv?

por Chevylover » 28 Jun 2016, 22:09

sobre Vectra 141cv vs Astra 16v 136 cv, vale dizer que os modulos de injeção dos dois são diferentes tanto em codigo, como na parte fisica, então talvez essa diferença entre os 2.0 dos dois seja somente na injeção sendo a redução somente no Astra. inclusive pelo que andei vendo o modulo do Astra é parecido com o modulo dos Vectra 2.0 16v europeus que usam injeção Siemens e são amplamente divulgados la como 136cv.

mas sei la... eu li tambem que a redução foi feita ja nos Vectra pois a taxa de compressão era muito alta e estava causando pré detonação com a gasolina da epoca, então eles diminuiram de 10,8:1 para 9,6:1.

se alguem que tem um 16v 96/97 tivesse a imagem do pistão do motor deles para compararmos seria muito util para termos certeza. pois no mercado de peças não se encontram dois tipos diferentes de pistão pro 2.0 16v pra se tirar a prova. só existem diferenças de pistão do 2.0 para 2.2 e 2.4 16v

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[VECTRA B] Qual a realidade sobre a potencia dos 2.0 16v 141cv e 136cv?

por Arquiteto » 28 Jun 2016, 22:50

tem um topico sobre motores europeus na seção de informaçoes uteis sobre vectra

e outro que ensina a identificar o motor taxa de compressão etc pela nomenclatura

viewforum.php?f=32

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[VECTRA B] Qual a realidade sobre a potencia dos 2.0 16v 141cv e 136cv?

por Chevylover » 28 Jun 2016, 23:47

informações realmente uteis estas, obrigado! eu ja tinha visto há um tempo atrás como são formados os codigos pros motores GM, e não me lembrei de verificar isso pra desvendar essa questão de potencia.

eu ja li muito que X20XEV e C20SEL são os mesmos motores, porem com codigos diferentes. no caso o X20XEV seria segundo o topico de identificação de motor:

X = EC 91/441/EEC (stage 2) (codigo de emissoes)
20 = 2.0L (litragem)
X = 10.0:1 a 11.5:1 (taxa de compressão)
E = Injeção Multi Ponto (MPFI) (tipo de injeção)
V = Modelo fabricado com peças especiais (o nome ja diz. mas quais peças especiais?)

e o C20SEL seria:

C = EC 91/441/EEC (codigo de emissoes)
20 - 2.0L (litragem)
S = 9.5:1 a 10.0:1 (taxa de compressão)
E = Injeção Multi Ponto (MPFI) (tipo de injeção)
L = não tem na lista (por que será?)

ou seja, o que poderia se concluir é que o Astra poderia usar o C20SEL por ter o motor com taxa de compressão 9,6:1 (letra S) e por isso 136cv e o Vectra usaria o X20XEV onde a taxa de compressão de 10,8:1 corresponderia a letra X, e por ter taxa maior teria 141cv. mas isso ainda não esclarece se o Vectra não usou o de menor taxa de compressão.

olha, só sei que é um rolo danado essa historia.

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Diferença de Potência entre os motores 2.0 16v - 141 / 136 cv

por Ju_Bueno » 29 Jun 2016, 09:17

Tópicos fundidos - mesmo assunto!
Chevy, as postagens anteriores à sua (desde a 1ª página - dos tópicos mais antigos) dão algumas explicações!
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Diferença de Potência entre os motores 2.0 16v - 141 / 136 cv

por Chevylover » 29 Jun 2016, 14:11

sim, eu tinha criado um topico com esse mesmo assunto reunindo informações da internet e deste topico tambem visando reviver o assunto de forma mais organizada. mas ainda sim tem muitas questões em aberto.

eu particularmente precisaria muito dessa informação pois tenho uns projetos pro meu que dependem disso.

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Diferença de Potência entre os motores 2.0 16v - 141 / 136 cv

por Ju_Bueno » 29 Jun 2016, 16:13

Sem problemas!
Vc pode continuar alimentando este tópico. De repente se alguma de suas perguntas for respondida com o conteúdo das postagens anteriores, acho legal fazer a citação da sua pergunta com a citação da resposta logo abaixo. Ou se alguma informação nova for a resposta, tb citar novamente a pergunta. Vai ficar fácil a visualização para consultas futuras e, algo muito importante para a organização do fórum, as informações sobre o assunto estarem postadas em um único tópico!

Abs!
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