Paty,
O GT é um carro sem grandes mistérios.
Assim como toda "linhagem" vectra, não tem grandes defeitos, mas precisa abrir os olhos para o seguinte:
1) Embreagem. Veja se não esta patinando.
Alguns vectras C apresentavam desgaste precoce de embreagem. O reparo não é barato (em nenhum carro isso é barato de arrumar).
2) Suspensão e direção. Veja se o carro não faz barulho em pisos irregulares.
Os barulhos são originados por folgas nas barras axiais e buchas da bandeja. No pior das hipóteses, pode ser folga na caixa.
3) Barulhos internos. Carro que normalmente é "judiado", costuma apresentar esses barulhos logo cedo. Ouvidos atentos aqui.
4) Motor. Veja o estado do reservatório de água do motor. Se estiver muito sujo, significa dono desleixado.
Veja ainda se existem vazamentos. Suspeite de carro com motor limpo demais, que é sinal de limpeza recente para disfarçar vazamentos.
5) Miolo da ignição. Veja se a chave gira e sai do tambor sem dificuldades.
Muitos vectras (não só C) apresentam defeito nessa peça. Se não deu ainda, vai dar.
Se estiver ruim, peça um desconto.
6) Veja as borrachas de guarnições da porta, acabamento do volante, manopla de cambio e carpete.
Algumas unidades apresentaram desgaste acentuado nessas peças.
7) Demais detalhes: antes de fechar negocio, recomendo verificar o histórico de revisões (ver se a km bate com as notas), bem como fazer uma perícia (terceira visão, por exemplo) a fim de saber se o veículo já se envolveu em alguma colisão mais grave.
Se houver repintura em alguma parte, como parachoques e paralamas, não vejo motivo para desconsiderar a compra, mas tem que ficar atento com relação à qualidade do serviço, que se for bem feito, não dá problemas.
No mais, é como todo carro usado. Por mais que pareça impecável, sempre tem uma coisa ou outra por fazer, portanto, peça ao seu amigo só comprar o carro se estiver preparado para bancar uma boa revisão.
Sobre a km, como o Marcelo disse, dá pra encontrar com KM menor (já vi vários com a metade da km).
Contudo, isso não deve ser considerado um fato impeditivo para aquisição. Tudo depende do preço.
Um carro bem cuidado com Km maior é melhor que um judiado com km menor.
Ao pegar o GT, assim como qualquer outro, obrigatoriamente deve-se trocar as correias, óleos, fluidos de freio e dh, e aditivo do radiador, bem como levantar o carro para dar uma "geral" em busca de peças com desgaste acentuado.
No mais, é contar com a sorte (que não precisa ser grande, pois estamos falando de um vectra.
Abs