Manutenção, Mecânica & Elétricasensor de temperatura
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

107 mensagens
mherpich
Member
Member
Nome Completo: Maiquel Herpich
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

sensor de temperatura

por mherpich » 10 Out 2018, 15:47

E aí pessoal.

Tenho um vectra gtx 2011 2.0 8v flex e o termometro no painel não tem numeros, apenas uma escala com 4 quartos.
Bom, desde novo, em temperatura normal de funcionamento, o ponteiro estacionava no primeiro quarto. A ventoinha armava a "três oitavos" da escala e baixava até o primeiro quarto.
Recentemente, com 100mil km, eu fiz o enxague do sistema e coloquei 3 litros do aditivo acdelco vermelho e completei com agua potavel. A indicação no termometro continuou igual até que...
Na última viagem percebi que o ponteiro não esta mais chegando no primeiro quarto quando em movimento e, quando parado, a ventoinha parece que está ligando mais cedo também.
Outra coisa que percebi é que descendo a serra, a indicação no termômetro cai um pouco mais ainda, ficando mais próximo do inicio da escala do que do primeiro quarto.

Em resumo, o termometro do meu carro não conhece a maior parte da escala. O mais alto que ele chegou foi no meio, quando em viagem no Atacama, entre 3000 e 5000 metros de altitude hehehe

Eu tenho um daqueles scanners portateis via bluetooth, vou ver se consigo transcrever essas indicações do termometro em números reais.
Gostaria de saber quais são as temperaturas de abertura da válvula termostatica, de funcionamento normal do motor com o carro em movimento e de disparo da ventoinha pro modelo do meu carro, se alguém souber.

Obrigado.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

sensor de temperatura

por Almeidão » 10 Out 2018, 17:06

Na verdade estás comentando sobre a temperatura do motor, no caso de termômetro seria temperatura externa do ambiente.
1 - quando você desce, deve usar uma marcha que seja quinta ou qualquer marcha, tudo funciona no seu carro, a bomba gira mandando água para o radiador que esfria e manda pra dentro do motor, que sai outras e outras vezes para o radiador e resfria outras e outras vezes no radiador indo para o motor. Um porém , neste caso o motor está desligado o que faz com que ele esfria cada vez mais. Sim, seu carro descendo engrenado o motor desliga ainda que você não sinta, e como eu disse o resto tudo funciona, e é mais que óbvio que a temperatura no marcador vai baixar e muito.
2 - 0 máximo de uma temperatura no marcador é o meio, considerado ficticiosamente como 90º, embora seja bem mais que isto, não passando do meio, nada de se desesperar.
3 - A termostática abre mais ou menos em 82º e no caso do flex 87º, neste caso antes de chegar em 1/4 ela já está aberta e não fecha mais em situação nenhuma a não ser descendo uma serra muito grande como expliquei no numero 1, serra de 5 km mais ou menos. Ou será fechada muito tempo depois do carro ser desligado.
4 - Não confunda, carro que esteja andando ai um pouco acima de 1/4 de temperatura, não é nada anormal, com certeza a água ali está quase 100º. Mas se tiver acima dos 90 em rodovias e nçao baixa nunca isto é preocupante para um Chevrolet Vectra.
5 - Sobre o aditivo, eu prefiro outro mas nçao uso água potável uso torneira mesmo e eu diria que outra não altera nada.
6 - o Sensor pode mudar sim e começar a acionar mais cedo ou um pouquinho mais tarde, ficar de olho se mudar muito, porque ai terás que mudar e no seu caso melhor usar um original, porque os paralelos que são bons acionam mais cedo que o original.
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 11 Out 2018, 10:01, em um total de 1 vez.
Razão: remoção de citação
Imagem

mherpich
Member
Member

sensor de temperatura

por mherpich » 10 Out 2018, 19:35

Bueno. Conectei o scannerzinho, reinstalei o app Torque no celular e fui aos testes. Essas foram as medições:

Carro parado:
Temperatura vai até 102°C e liga a ventoinha; a temperatura sobe ainda até 104°C (3/8 da escala) e começa a recuar;
Quando a temperatura chega nos 96°C a ventoinha desliga; a temperatura desce ainda até 93°C (1/4 da escala) e volta a subir ...e fica nesse ciclo. Até aí, foi o que ele sempre fez (na escala do termometro) desde de novo, só soube dos numeros hoje.

Carro andando:
Andando com o carro na estrada, 90km/h, no plano, a temperatura baixou e se manteve nos 84°C; numa descida de 1km mais ou menos, pé fora do acelerador, a temperatura baixou ainda mais até os 80°C (1/8 da escala). Isso aqui é a novidade; pela escala do termometro a temperatura do motor nunca baixou dos 92-93 graus, nem descendo serra. E agora tá baixando mais de 10 graus!

To achando que a valvula termostatica foi pro vinagre, travou aberta. Vou deixar o motor esfriar totalmente, ligar e sentir com a mao na mangueira, na saida da termostatica, a que temperatura comeca circular agua quente por ali. Se a mangueira comecar a esquentar já logo de largada, daí terei certeza que é defeito na valvula termostatica.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI

sensor de temperatura

por Almeidão » 11 Out 2018, 12:32

mherpich escreveu:Fuente del Mensaje Bueno. Conectei o scannerzinho, reinstalei o app Torque no celular e fui aos testes. Essas foram as medições:

Carro parado:
Temperatura vai até 102°C e liga a ventoinha; a temperatura sobe ainda até 104°C (3/8 da escala) e começa a recuar;
Quando a temperatura chega nos 96°C a ventoinha desliga; a temperatura desce ainda até 93°C (1/4 da escala) e volta a subir ...e fica nesse ciclo. Até aí, foi o que ele sempre fez (na escala do termometro) desde de novo, só soube dos numeros hoje.

Carro andando:
Andando com o carro na estrada, 90km/h, no plano, a temperatura baixou e se manteve nos 84°C; numa descida de 1km mais ou menos, pé fora do acelerador, a temperatura baixou ainda mais até os 80°C (1/8 da escala). Isso aqui é a novidade; pela escala do termometro a temperatura do motor nunca baixou dos 92-93 graus, nem descendo serra. E agora tá baixando mais de 10 graus!

To achando que a valvula termostatica foi pro vinagre, travou aberta. Vou deixar o motor esfriar totalmente, ligar e sentir com a mao na mangueira, na saida da termostatica, a que temperatura comeca circular agua quente por ali. Se a mangueira comecar a esquentar já logo de largada, daí terei certeza que é defeito na valvula termostatica.

Amigo, não tem esta de travar termostática aberta, ela depois que abre não fecha mais desde que a temperatura esteja 80º e para chegar neste 80 graus o carro estará quase frio. A termostática tem a função pura e simplesmente para os 10 a 15 minutos na primeira ligado do carro e principalmente pela manhã, depois é aberta sempre.
Motor funcionar frio não existe, existe leitura errada ou interpretação errada.
Veja este filme abaixo, eu quem fiz e testando uma termostática. quase no final, eu coloco ela na água e depoiis de aberta ela fica ali por muito tempo e lembre se a água fervendo na panela é bem mais fria que fervendo no motor.

https://www.youtube.com/watch?v=-xElzWzosn8
Imagem

Ju_Bueno
Moderador
Moderador
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

sensor de temperatura

por Ju_Bueno » 11 Out 2018, 16:29

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Amigo, não tem esta de travar termostática aberta, ela depois que abre não fecha mais desde que a temperatura esteja 80º e para chegar neste 80 graus o carro estará quase frio. A termostática tem a função pura e simplesmente para os 10 a 15 minutos na primeira ligado do carro e principalmente pela manhã, depois é aberta sempre.

Permita-me discordar parcialmente dessa afirmação - não acredito que a termostática chegue a fechar por completo com o motor em funcionamento, mas um pouco ela fecha dependendo da condição de uso, assim como explica o vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=sU8TUrejfc0
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

mherpich
Member
Member

sensor de temperatura

por mherpich » 11 Out 2018, 19:44

Hoje de manha com o motor frio pus a mao na mangueira e reparei que a valvula abriu com 87°C e imediatamente baixou pra 80°C, ao passar a agua fria do radiador pra dentro do bloco.

Mas é isso aí. Meu caso ainda nao tá tão critico assim (70°C!), mas no meu carro o ponteiro da temperatura nunca baixava de 1/4 e agora ta baixando notavelmente em cruzeiro no plano e morro abaixo. Acredito que a valvula tenha sim abertura e fechamento progressivo dentro de um minimo e um maximo.
Vou apostar numa valvula nova e lhes relatarei o resultado. Afinal meu carro tá com 7 anos, 100mil km e a valvula é ainda a que saiu de fabrica.
Obrigado.

evertonslara
Member
Member
Nome Completo: Everton dos Santos Lara
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V

sensor de temperatura

por evertonslara » 11 Out 2018, 21:09

Boa noite pessoal. Primeiramente desculpe se tiver fora das regras do grupo mas hoje fui trocar o Cebolão do meu Vectra mas o problema era no relé, então acabei comprando sem precisar.... É o MTE 763. 88-95 graus, o mesmo indicado aqui no clube para redução na temperatura do arrefecimento, interessados chamar no (37)988270201 ZAP vendo pela metade no valor do ml, frete por conta do comprador, muito obrigado

107 mensagens