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Manutenção, Mecânica & ElétricaProblema com arrefecimento - temperatura alta
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Almeidão
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Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Almeidão » 21 Jul 2022, 09:21

biroli escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
biroli escreveu:Fuente del Mensaje Então... o mecânico já testou a pressão do sistema é disse que está normal. O radiador é novo original GM. A tampa tbm é original GM.

pergunto , o carro esta com a termostatica? cual a temperatura dela ?
a que temperatura liga a ventoinha no primeiro estagio ?
ligam as duas ventoinhas juntas?
a agua que sobe no reservatorio ele bobulha ou so sobe?
a agua tem cheiro de gasolina?

eu teve algo similar mais so dava se dese pau no carro mesmo coisa de esticar na BR de 100 km\h a 180km\h ou mais ele fervia , no meu carro era junta ,naverdade nem a junta o cabeçote estaba corroido e so tirando ele mesmo prenchendo e plainando para resolver iso foi no meu carro .
mais da mais informação tem vez que o cebolão esta ruim e a ventoinha não esta ligando dereito ou na temperatura certa e apresenta o defeito .
a distancia e mais dificil mais vamos ver se podemos ajudar , foi medida a compreção dos cilindros falta de compreção em agum dele pode indicar defeito na vedaçao do cabeçote com o bloco .

Então foi testado compressão dos cilindros e está tudo ok. Quando a agua vaza, ela apenas sobe no reservatório. Não borbulha! Nao chega nem ligar a ventoinha pq a agua já sobe antes de ligar. Tipo... da uns 80° é já sobe a agua no reservatório e sai pela tampa.


Voce vai ter que tirar a termostatica dele, montar sem ela e testar se isto vai ocorrer, só assim voce vai saber se a termostatica que está no seu caro não seja o problema. Alguma coisa ali está barrando a passage de agua e como a bomba trabalha puxando e empurrando e se o carro está com a pressão normal no sistema, a mesma quantidada puxada do radiador, seria empurrada para o radiador e se algo barrar vai sobrar para o reservatorio.
Se eu pegar meu carro agora frio, tirar a tampa do reservatorio, ligar ele sem tampa eu posso deixar ele funcionando que não vai transbordar até eu desligar. Você ja fez este teste?
Sobre o teste de pressão é feito no reservatorio, uma bombinha injeta ar com uma quantidde de bar que não me lembro quantos, fecha e espera, se baixar a pressão teremos aquele problema no sistema de vedação que pode ser varios locais e inclusive a junta do cabeçote.
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chirola
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Problema com arrefecimento - temperatura alta

por chirola » 21 Jul 2022, 16:55

o teste de preção e feito com 1,4 bar que é o maximo que segura a tampa .
eu checaria a termostatica , se ela esta la olharia que temperatura abre , a do vectra se não to enganado eu coloque 82 graus , mais se foi colocadouma errada por exemplo 87graus dos carros a alcool pode ajudar a causar o defeito que vc tem .
a tampa original era fabricada pela MTA , acha ainda facil nom ercado libre e autopeças .
lembrando que 80' de painel e mais na realidade do motor pelomenos entre 85 e 90 de temperatura real .
se o carro esta com a valvula termostatica eu tiraria para testar e se melhora trocaria por uma nova (troca so o refil ) .

Alexdh8
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Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Alexdh8 » 25 Jul 2022, 12:47

biroli escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
biroli escreveu:Fuente del Mensaje Então... o mecânico já testou a pressão do sistema é disse que está normal. O radiador é novo original GM. A tampa tbm é original GM.

pergunto , o carro esta com a termostatica? cual a temperatura dela ?
a que temperatura liga a ventoinha no primeiro estagio ?
ligam as duas ventoinhas juntas?
a agua que sobe no reservatorio ele bobulha ou so sobe?
a agua tem cheiro de gasolina?

eu teve algo similar mais so dava se dese pau no carro mesmo coisa de esticar na BR de 100 km\h a 180km\h ou mais ele fervia , no meu carro era junta ,naverdade nem a junta o cabeçote estaba corroido e so tirando ele mesmo prenchendo e plainando para resolver iso foi no meu carro .
mais da mais informação tem vez que o cebolão esta ruim e a ventoinha não esta ligando dereito ou na temperatura certa e apresenta o defeito .
a distancia e mais dificil mais vamos ver se podemos ajudar , foi medida a compreção dos cilindros falta de compreção em agum dele pode indicar defeito na vedaçao do cabeçote com o bloco .

Então foi testado compressão dos cilindros e está tudo ok. Quando a agua vaza, ela apenas sobe no reservatório. Não borbulha! Nao chega nem ligar a ventoinha pq a agua já sobe antes de ligar. Tipo... da uns 80° é já sobe a agua no reservatório e sai pela tampa.


Eu tive um problema bem parecido numa Idea 1.4, a ventoinha nao ligava e jogava agua para fora do reservatorio mas nao chegava a ferver/borbulhar e sabe qual era o problema? A tampa do reservatorio, eu havia comprado uma tampa nova e substituido (sem necessidade) a tampa velha, depois de passar em alguns mecanicos e ate testar se o modulo de injeçao estava recebendo a leitura correta para armar a ventoinha, descobri que o problema era apenas a tampa. Voltei a tampa antiga e o problema sumiu.

Alexdh8
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Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Alexdh8 » 25 Jul 2022, 12:54

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje
Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje O radiador é novo e compativel com o modelo, nao lembro a marca mas foi uns 800 reais.

Bem, pelo preço deve ser o correto - alumínio brasado. O outro também é vendido como compatível, pois dá para colocá-lo sem adaptações... e o atrativo é o preço bem mais em conta. O problema é que a troca de calor é insuficiente, e um dos resultados é justamente a temperatura não abaixar, como você relata.


Atualizando a situação do meu carro, comprei a VT da MTE com abertura em 82, qdo tirei a GM que estava la a gravaçao dela era 82-97. Coloquei a nova MTE e desde entao rodei uns 1200 km, passei uma semana de ferias e viajei bastante, mas o comportamento dele quase nao mudou. Ontem voltando de uma pernada de uns 150 km, faltando uns 60 para chegar em casa percebi que a temperatura do nada foi para o primeiro estagio do ponteiro la nos seus 80 graus, estranhei mto pq nunca aconteceu isso, depois disso ele ficou oscilando do meio para 80 sempre, cheguei em casa e ao desligar o carro abri o capo e percebi a ventoinha ligada em segundo estagio, entrei em casa tomei banho e fui la conferir e ela continuava ligada, nao desligou nunca mais kkkk . Tive que tirar o cabo da bateria, hoje pela manha conectei o borne da bateria de novo e a ventoinha ja ligou. Entao agora tem outro problema que preciso descobrir. Esse carro esta me dando uma de cabeça, cada hora uma novidade (ruim kkk ).

Almeidão
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Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Almeidão » 25 Jul 2022, 13:16

Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje
Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje O radiador é novo e compativel com o modelo, nao lembro a marca mas foi uns 800 reais.

Bem, pelo preço deve ser o correto - alumínio brasado. O outro também é vendido como compatível, pois dá para colocá-lo sem adaptações... e o atrativo é o preço bem mais em conta. O problema é que a troca de calor é insuficiente, e um dos resultados é justamente a temperatura não abaixar, como você relata.


Atualizando a situação do meu carro, comprei a VT da MTE com abertura em 82, qdo tirei a GM que estava la a gravaçao dela era 82-97. Coloquei a nova MTE e desde entao rodei uns 1200 km, passei uma semana de ferias e viajei bastante, mas o comportamento dele quase nao mudou. Ontem voltando de uma pernada de uns 150 km, faltando uns 60 para chegar em casa percebi que a temperatura do nada foi para o primeiro estagio do ponteiro la nos seus 80 graus, estranhei mto pq nunca aconteceu isso, depois disso ele ficou oscilando do meio para 80 sempre, cheguei em casa e ao desligar o carro abri o capo e percebi a ventoinha ligada em segundo estagio, entrei em casa tomei banho e fui la conferir e ela continuava ligada, nao desligou nunca mais kkkk . Tive que tirar o cabo da bateria, hoje pela manha conectei o borne da bateria de novo e a ventoinha ja ligou. Entao agora tem outro problema que preciso descobrir. Esse carro esta me dando uma de cabeça, cada hora uma novidade (ruim kkk ).


Problema simples este, estragou o sensor de temperatura ou problemas em um dos relês das ventoinhas. Se seu carro for este ano que voce informa 2001, seria se fosse MTE o 4051 ou original.
Sobre o que voce comenta da temperatura gravado na peça 82-97, significa que em temperatura real e não a do painel, ela começa abrir em 82 e estará toda aberta em 97, posso resumir pra você que no painel seria algo de 83 graus ou menos, isto já seria os 97.
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Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Alexdh8 » 25 Jul 2022, 13:49

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje
Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje O radiador é novo e compativel com o modelo, nao lembro a marca mas foi uns 800 reais.

Bem, pelo preço deve ser o correto - alumínio brasado. O outro também é vendido como compatível, pois dá para colocá-lo sem adaptações... e o atrativo é o preço bem mais em conta. O problema é que a troca de calor é insuficiente, e um dos resultados é justamente a temperatura não abaixar, como você relata.


Atualizando a situação do meu carro, comprei a VT da MTE com abertura em 82, qdo tirei a GM que estava la a gravaçao dela era 82-97. Coloquei a nova MTE e desde entao rodei uns 1200 km, passei uma semana de ferias e viajei bastante, mas o comportamento dele quase nao mudou. Ontem voltando de uma pernada de uns 150 km, faltando uns 60 para chegar em casa percebi que a temperatura do nada foi para o primeiro estagio do ponteiro la nos seus 80 graus, estranhei mto pq nunca aconteceu isso, depois disso ele ficou oscilando do meio para 80 sempre, cheguei em casa e ao desligar o carro abri o capo e percebi a ventoinha ligada em segundo estagio, entrei em casa tomei banho e fui la conferir e ela continuava ligada, nao desligou nunca mais kkkk . Tive que tirar o cabo da bateria, hoje pela manha conectei o borne da bateria de novo e a ventoinha ja ligou. Entao agora tem outro problema que preciso descobrir. Esse carro esta me dando uma de cabeça, cada hora uma novidade (ruim kkk ).


Problema simples este, estragou o sensor de temperatura ou problemas em um dos relês das ventoinhas. Se seu carro for este ano que voce informa 2001, seria se fosse MTE o 4051 ou original.
Sobre o que voce comenta da temperatura gravado na peça 82-97, significa que em temperatura real e não a do painel, ela começa abrir em 82 e estará toda aberta em 97, posso resumir pra você que no painel seria algo de 83 graus ou menos, isto já seria os 97.


Mas sabe uma coisa que me intriga bastante, é que normalmente o comportamento padrao de qualquer veiculo, pelo menos em todos que tive era quando a temperatura chega no ponto de acionar o primeiro estagio da ventoinha ela liga e depois de um tempo qdo a temperatura baixa ela desliga, nesse carro qdo a ventoinha liga a primeira vez ela nao desliga mais, ou seja, é como se a temperatura mesmo com a ventoinha ligada estivesse sempre a mesma. Em marcha lenta com o carro parado na garagem fiquei acompanhando e simplesmente ela nao desliga. Outra coisa que me intriga tbm é que tenho a impressao que a velocidade com que este primeiro estagio desse eletroventilador é meio preguiçoso kkkk , me parece que ele está abaixo do que seria o normal de velocidade de um primeiro estagio e por este motivo a temperatura nao baixa o suficiente para desligar a ventoinha, se isso for uma verdade é bem possivel que o rele tenha estragado por ele estar sempre armado, o que acham? O sensor de temperatura ja é novo troquei um tempinho atras por um MTE.

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Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Almeidão » 25 Jul 2022, 15:49

Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje
Bem, pelo preço deve ser o correto - alumínio brasado. O outro também é vendido como compatível, pois dá para colocá-lo sem adaptações... e o atrativo é o preço bem mais em conta. O problema é que a troca de calor é insuficiente, e um dos resultados é justamente a temperatura não abaixar, como você relata.


Atualizando a situação do meu carro, comprei a VT da MTE com abertura em 82, qdo tirei a GM que estava la a gravaçao dela era 82-97. Coloquei a nova MTE e desde entao rodei uns 1200 km, passei uma semana de ferias e viajei bastante, mas o comportamento dele quase nao mudou. Ontem voltando de uma pernada de uns 150 km, faltando uns 60 para chegar em casa percebi que a temperatura do nada foi para o primeiro estagio do ponteiro la nos seus 80 graus, estranhei mto pq nunca aconteceu isso, depois disso ele ficou oscilando do meio para 80 sempre, cheguei em casa e ao desligar o carro abri o capo e percebi a ventoinha ligada em segundo estagio, entrei em casa tomei banho e fui la conferir e ela continuava ligada, nao desligou nunca mais kkkk . Tive que tirar o cabo da bateria, hoje pela manha conectei o borne da bateria de novo e a ventoinha ja ligou. Entao agora tem outro problema que preciso descobrir. Esse carro esta me dando uma de cabeça, cada hora uma novidade (ruim kkk ).


Problema simples este, estragou o sensor de temperatura ou problemas em um dos relês das ventoinhas. Se seu carro for este ano que voce informa 2001, seria se fosse MTE o 4051 ou original.
Sobre o que voce comenta da temperatura gravado na peça 82-97, significa que em temperatura real e não a do painel, ela começa abrir em 82 e estará toda aberta em 97, posso resumir pra você que no painel seria algo de 83 graus ou menos, isto já seria os 97.


Mas sabe uma coisa que me intriga bastante, é que normalmente o comportamento padrao de qualquer veiculo, pelo menos em todos que tive era quando a temperatura chega no ponto de acionar o primeiro estagio da ventoinha ela liga e depois de um tempo qdo a temperatura baixa ela desliga, nesse carro qdo a ventoinha liga a primeira vez ela nao desliga mais, ou seja, é como se a temperatura mesmo com a ventoinha ligada estivesse sempre a mesma. Em marcha lenta com o carro parado na garagem fiquei acompanhando e simplesmente ela nao desliga. Outra coisa que me intriga tbm é que tenho a impressao que a velocidade com que este primeiro estagio desse eletroventilador é meio preguiçoso kkkk , me parece que ele está abaixo do que seria o normal de velocidade de um primeiro estagio e por este motivo a temperatura nao baixa o suficiente para desligar a ventoinha, se isso for uma verdade é bem possivel que o rele tenha estragado por ele estar sempre armado, o que acham? O sensor de temperatura ja é novo troquei um tempinho atras por um MTE.


Opa, tem algo errado ai, um carro não liga segundo estagio sem o ar ligado. Você comenta isto com o ar ligado? As duas ventoinhas no primeiro estagio dá conta do recado sim, isto sem o ar ligado. Um exemplo a minha por cebolão um pouco diferente da sua, arma com 88 +/- e desliga com 82, isto sempre e no transito é assim o dia inteiro. O seu carro por usar um plug como sensor, deve armar ali perto dos 90 e desligar com 86 a 87 e se usar um plug MTE que eu citei elas armam mais cedo e desarmam também. O que faz elas não desligarem nunca ou é defeito do plug comentado, termostatica fechada ou de carro a alcool que é 92 graus, radiador sujo ou errado e por ultimo problemas na bomba d'agua.
A melhor forma de testar um cafrro é em rodovias sem ar ligado e piso nivelado, em dias como hoje mais fresco ele não pode passar de 82 graus no painel, bem isto estando livre, não vale subida e nem ficar atras de caminhão. Estando assim teremos a certeza a circulação está perfeita, ai restaria acertar a parte eletrica. Se neste estado de teste ficar ali nos 90, hummmm, problemas no radiador, termostatica ou bomba. 99% as vezes é o radiador por falta de cuidados.

Video teste no meu carro, ele usa cebolão, mas o seu nãpo pode ser muito diferente disto.

https://www.youtube.com/watch?v=lQa_HwY4at8
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Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Leandro robert » 25 Jul 2022, 16:16

Meu Vectra tá ligado direto em um botão a vintuinha e os fios tão cortado queria ligar a vintuinha como fasso

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Problema com arrefecimento - temperatura alta

por chirola » 26 Jul 2022, 02:16

Leandro robert escreveu:Fuente del Mensaje Meu Vectra tá ligado direto em um botão a vintuinha e os fios tão cortado queria ligar a vintuinha como fasso

TEM QUE ver porque foi feita a gambiarra, e como esta o chicote para conseguir ajiudar

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Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Almeidão » 26 Jul 2022, 07:24

É complicado isto, ter que ficar vigiando a temperatura para ligar a ventoinha, isto tira a atenção do motorista, risco de acidente ou risco de estragar o motor. Normalmente fazem isto quando estraga o cebolão, eu por conhecer uns aqui daria exemplo espelhando em estes que conheço, tipo hoje sabado, ventoinha parou e não quero passar o fim de samana a pé, alguem faz um botão ligando ela desta forma para ser acertada depois e nunca mais acertam.
Muitas vezes é um problema em um relê, mas 90% é o cebolão, eu começaria ali, encostando um fio no marrom pra ver se ela liga a baixa e depois com a chave ligada encostaria o outro fio no marrom pra ver se liga a alta. Bem ali no cebolão tem 3 fios, ou era para ter, o marrom terra e os outros que se juntam para levar o terra para a caixa de relês em frente a bateria quando o cebolão é acionado. Se nada der certo, seguir estes fios, porque é possivel que a gambiarra tenha sido feita ali.
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Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Alexdh8 » 26 Jul 2022, 08:03

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje

Atualizando a situação do meu carro, comprei a VT da MTE com abertura em 82, qdo tirei a GM que estava la a gravaçao dela era 82-97. Coloquei a nova MTE e desde entao rodei uns 1200 km, passei uma semana de ferias e viajei bastante, mas o comportamento dele quase nao mudou. Ontem voltando de uma pernada de uns 150 km, faltando uns 60 para chegar em casa percebi que a temperatura do nada foi para o primeiro estagio do ponteiro la nos seus 80 graus, estranhei mto pq nunca aconteceu isso, depois disso ele ficou oscilando do meio para 80 sempre, cheguei em casa e ao desligar o carro abri o capo e percebi a ventoinha ligada em segundo estagio, entrei em casa tomei banho e fui la conferir e ela continuava ligada, nao desligou nunca mais kkkk . Tive que tirar o cabo da bateria, hoje pela manha conectei o borne da bateria de novo e a ventoinha ja ligou. Entao agora tem outro problema que preciso descobrir. Esse carro esta me dando uma de cabeça, cada hora uma novidade (ruim kkk ).


Problema simples este, estragou o sensor de temperatura ou problemas em um dos relês das ventoinhas. Se seu carro for este ano que voce informa 2001, seria se fosse MTE o 4051 ou original.
Sobre o que voce comenta da temperatura gravado na peça 82-97, significa que em temperatura real e não a do painel, ela começa abrir em 82 e estará toda aberta em 97, posso resumir pra você que no painel seria algo de 83 graus ou menos, isto já seria os 97.


Mas sabe uma coisa que me intriga bastante, é que normalmente o comportamento padrao de qualquer veiculo, pelo menos em todos que tive era quando a temperatura chega no ponto de acionar o primeiro estagio da ventoinha ela liga e depois de um tempo qdo a temperatura baixa ela desliga, nesse carro qdo a ventoinha liga a primeira vez ela nao desliga mais, ou seja, é como se a temperatura mesmo com a ventoinha ligada estivesse sempre a mesma. Em marcha lenta com o carro parado na garagem fiquei acompanhando e simplesmente ela nao desliga. Outra coisa que me intriga tbm é que tenho a impressao que a velocidade com que este primeiro estagio desse eletroventilador é meio preguiçoso kkkk , me parece que ele está abaixo do que seria o normal de velocidade de um primeiro estagio e por este motivo a temperatura nao baixa o suficiente para desligar a ventoinha, se isso for uma verdade é bem possivel que o rele tenha estragado por ele estar sempre armado, o que acham? O sensor de temperatura ja é novo troquei um tempinho atras por um MTE.


Opa, tem algo errado ai, um carro não liga segundo estagio sem o ar ligado. Você comenta isto com o ar ligado? As duas ventoinhas no primeiro estagio dá conta do recado sim, isto sem o ar ligado. Um exemplo a minha por cebolão um pouco diferente da sua, arma com 88 +/- e desliga com 82, isto sempre e no transito é assim o dia inteiro. O seu carro por usar um plug como sensor, deve armar ali perto dos 90 e desligar com 86 a 87 e se usar um plug MTE que eu citei elas armam mais cedo e desarmam também. O que faz elas não desligarem nunca ou é defeito do plug comentado, termostatica fechada ou de carro a alcool que é 92 graus, radiador sujo ou errado e por ultimo problemas na bomba d'agua.
A melhor forma de testar um cafrro é em rodovias sem ar ligado e piso nivelado, em dias como hoje mais fresco ele não pode passar de 82 graus no painel, bem isto estando livre, não vale subida e nem ficar atras de caminhão. Estando assim teremos a certeza a circulação está perfeita, ai restaria acertar a parte eletrica. Se neste estado de teste ficar ali nos 90, hummmm, problemas no radiador, termostatica ou bomba. 99% as vezes é o radiador por falta de cuidados.

Video teste no meu carro, ele usa cebolão, mas o seu nãpo pode ser muito diferente disto.

https://www.youtube.com/watch?v=lQa_HwY4at8


Entao exatamente Almeidão, tem algo estranho ali, pois, sem o ar ligado e andando a 100 km/h em rodovia livre plana e livre, ele fica grudado no risco do meio, só baixa um pouco se eu tirar carga do acelerador e deixar descendo engrenado por exemplo. A mesma coisa no transito, ele gruda no meio e nao baixa disso, quando normalmente ele desceria um pouco e seria o momento que a ventoinha iria desligar e depois qdo chegasse no meio de novo ela armaria e assim ficaria neste ciclo. Ele é assim desde que peguei, entao desde entao logo nas primeiras manutençoes ja fui direto nessa parte de arrefecimento e coloquei o sensor de temperatura novo MTE, radiador novo, reservatorio de expansao e duas valvulas termostaticas (uma GM e outra MTE 82), bomba de agua comprei uma nova mas nem cheguei a colocar pq qdo desmontei tudo vi que a que ja estava la era nova, pois ja haviam feito cabeçote dele.

Hoje fiz o teste e ao retirar o rele da ventoinha ela desligou, pois, como disse acima ela ficou disparada direta no segundo estagio e só desligava qdo tirava o cabo da bateria, mesmo com o carro desligado pela manha. Este rele está com sinal de queimado (preto) em um dos polos.

Tudo isso foi feito em casa, mas agora marquei de levar esse carro na quarta na Chevy que é aqui perto de casa e dizem ser especialistas em GM com o proprietario ex funcionario da GM por varios anos, nao sei se o pessoal aqui tem referencia deles. Nessa ja vou pedir para revisar e reinstalar toda a parte de aquecimento interno que está desligado com as mangueiras cortadas, verificar a parte eletrica e modulo referente a essa parte de arrefecimento, alarme que dispara sozinho, testar compressao dos cilindros. Ja investi dinheiro demais nesse carro e quero ele rodando de forma confiavel para assim partir para a segunda fase que é a estetica e parte interna. Mesmo com tudo isso é impressionante como é economico com media de 15 km/l nessas ultimas viagens kkk .

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Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Ju_Bueno » 26 Jul 2022, 08:24

Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje
...nesse carro qdo a ventoinha liga a primeira vez ela nao desliga mais, ou seja, é como se a temperatura mesmo com a ventoinha ligada estivesse sempre a mesma. Em marcha lenta com o carro parado na garagem fiquei acompanhando e simplesmente ela nao desliga...


No Vectra A que tive lidei com uma questão parecida. Havia uma demora muito grande para ocorrer a troca de calor. Andando com o carro dentro da cidade, a temperatura só chegava no ponto de desligar as ventoinhas se eu pegasse alguma descida e usasse o cut-off da injeção; ou mesmo se eu chegasse em casa com a ventoinha ligada e mantivesse o motor ligado, dificilmente a temperatura iria baixar o suficiente para desligar as ventoinhas. Ressalto que não ocorria superaquecimento - o problema era a demora para a troca de calor adequada.

Depois de trocar cebolões, válvula termostática, radiador, trocar junta do cabeçote (que nem estava queimada), trocar a ventoinha do radiador por uma nova e recondicionar a do condensador, tentei desencanar disso. A última suspeita que se manteve era de que o motor já estivesse um pouco taxado, apesar de que cheguei a misturar álcool na gasolina e uma vez usar somente álcool, mas não houve nenhuma alteração no funcionamento.
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Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Ju_Bueno » 26 Jul 2022, 08:29

Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje Nessa ja vou pedir para revisar e reinstalar toda a parte de aquecimento interno que está desligado com as mangueiras cortadas...

Geralmente o ar quente é desligado por defeito/vazamento na válvula ou vazamento no radiadorzinho dentro do console. Bom verificar ele antes de ligar. Tem tutorial aqui no fórum de como removê-lo.
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Almeidão
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Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Almeidão » 26 Jul 2022, 09:16

Eu estu com este problema de cabeçote taxado, na gasolina grila muito na alta, pior ainda a temperatura nçao sobe, segue igual. Se coloco uns 20 a 30% de alcool ele acalma, mas não altera a temperatura. Ou seja queria que alterasse para ter certeza que era isto mesmo kakakka.

Bem, para o nosso amigo Alexdh8, fresta saber se o radiador dele é um radiador brazado tipico dos Vectra ou um de tubo que é o chines encantando a todos com o preço baixo. Com certeza se usar o carro engrenado descendo ele vai esfriar, porque sendo pouca ou muita agua ela irá circular esfriando um motor que estará girando porem desligado, ele não está emitindo calor, mas está com a bomba no máximo e assim refrigerando o se estiver nesta situação.

Bem, voce tem meu video para mostrar para os caras ai, e a maior preocupação no seu carro é que ao atingir a temperatura entra as ventoinhas não deixando subir mais, mas também não faz ela baixar e se for realmente o segundo estagio direto, ele vai ferrar os relês em pouco tempo porque segundo estagio o máximo de funcinamento seria um minuto e logo um descanso sendo desligado e neste um minuto deve se levar a temperatura lá perto dos 80.
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Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Alexdh8 » 26 Jul 2022, 09:34

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje
Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje
...nesse carro qdo a ventoinha liga a primeira vez ela nao desliga mais, ou seja, é como se a temperatura mesmo com a ventoinha ligada estivesse sempre a mesma. Em marcha lenta com o carro parado na garagem fiquei acompanhando e simplesmente ela nao desliga...


No Vectra A que tive lidei com uma questão parecida. Havia uma demora muito grande para ocorrer a troca de calor. Andando com o carro dentro da cidade, a temperatura só chegava no ponto de desligar as ventoinhas se eu pegasse alguma descida e usasse o cut-off da injeção; ou mesmo se eu chegasse em casa com a ventoinha ligada e mantivesse o motor ligado, dificilmente a temperatura iria baixar o suficiente para desligar as ventoinhas. Ressalto que não ocorria superaquecimento - o problema era a demora para a troca de calor adequada.

Depois de trocar cebolões, válvula termostática, radiador, trocar junta do cabeçote (que nem estava queimada), trocar a ventoinha do radiador por uma nova e recondicionar a do condensador, tentei desencanar disso. A última suspeita que se manteve era de que o motor já estivesse um pouco taxado, apesar de que cheguei a misturar álcool na gasolina e uma vez usar somente álcool, mas não houve nenhuma alteração no funcionamento.


Fui la no carro agora meti a cara ali pra conferir o radiador e..... o maldito é de tubo!! Que raiva que estou agora pouts!! Ta ai o "problema"!

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Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Alexdh8 » 26 Jul 2022, 09:55

Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje
Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje
...nesse carro qdo a ventoinha liga a primeira vez ela nao desliga mais, ou seja, é como se a temperatura mesmo com a ventoinha ligada estivesse sempre a mesma. Em marcha lenta com o carro parado na garagem fiquei acompanhando e simplesmente ela nao desliga...


No Vectra A que tive lidei com uma questão parecida. Havia uma demora muito grande para ocorrer a troca de calor. Andando com o carro dentro da cidade, a temperatura só chegava no ponto de desligar as ventoinhas se eu pegasse alguma descida e usasse o cut-off da injeção; ou mesmo se eu chegasse em casa com a ventoinha ligada e mantivesse o motor ligado, dificilmente a temperatura iria baixar o suficiente para desligar as ventoinhas. Ressalto que não ocorria superaquecimento - o problema era a demora para a troca de calor adequada.

Depois de trocar cebolões, válvula termostática, radiador, trocar junta do cabeçote (que nem estava queimada), trocar a ventoinha do radiador por uma nova e recondicionar a do condensador, tentei desencanar disso. A última suspeita que se manteve era de que o motor já estivesse um pouco taxado, apesar de que cheguei a misturar álcool na gasolina e uma vez usar somente álcool, mas não houve nenhuma alteração no funcionamento.


Fui la no carro agora meti a cara ali pra conferir o radiador e..... o maldito é de tubo!! Que raiva que estou agora pouts!! Ta ai o "problema"!


Liguei na mercadocar aqui perto e achei o valeo por 899,00 vou la buscar um e instalar ele e deve resolver, obrigado por enquanto mestres e mantenho-os informados dos resultados.

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Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Almeidão » 26 Jul 2022, 12:44

Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje
Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje
Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje
...nesse carro qdo a ventoinha liga a primeira vez ela nao desliga mais, ou seja, é como se a temperatura mesmo com a ventoinha ligada estivesse sempre a mesma. Em marcha lenta com o carro parado na garagem fiquei acompanhando e simplesmente ela nao desliga...


No Vectra A que tive lidei com uma questão parecida. Havia uma demora muito grande para ocorrer a troca de calor. Andando com o carro dentro da cidade, a temperatura só chegava no ponto de desligar as ventoinhas se eu pegasse alguma descida e usasse o cut-off da injeção; ou mesmo se eu chegasse em casa com a ventoinha ligada e mantivesse o motor ligado, dificilmente a temperatura iria baixar o suficiente para desligar as ventoinhas. Ressalto que não ocorria superaquecimento - o problema era a demora para a troca de calor adequada.

Depois de trocar cebolões, válvula termostática, radiador, trocar junta do cabeçote (que nem estava queimada), trocar a ventoinha do radiador por uma nova e recondicionar a do condensador, tentei desencanar disso. A última suspeita que se manteve era de que o motor já estivesse um pouco taxado, apesar de que cheguei a misturar álcool na gasolina e uma vez usar somente álcool, mas não houve nenhuma alteração no funcionamento.


Fui la no carro agora meti a cara ali pra conferir o radiador e..... o maldito é de tubo!! Que raiva que estou agora pouts!! Ta ai o "problema"!


Liguei na mercadocar aqui perto e achei o valeo por 899,00 vou la buscar um e instalar ele e deve resolver, obrigado por enquanto mestres e mantenho-os informados dos resultados.


Sabia que tinha algo errado com o radiador e pior que 90% dos mecanicos nem iria descobrir isto nunca. Detalhe, o Visconde também é bom, sempre usei sem problemas e se for mais barato já te ajudará muito.
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Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Ju_Bueno » 26 Jul 2022, 13:08

Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje Fui la no carro agora meti a cara ali pra conferir o radiador e..... o maldito é de tubo!! Que raiva que estou agora pouts!! Ta ai o "problema"!

Hummm... agora tudo faz sentido! É exatamente o que esse tipo de radiador causa no Vectra - uma troca de calor deficiente. Por tudo o que já foi revisado, acho que agora vai zerar o arrefecimento!
JULIANO -
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Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Alexdh8 » 08 Ago 2022, 14:56

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje
Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje Fui la no carro agora meti a cara ali pra conferir o radiador e..... o maldito é de tubo!! Que raiva que estou agora pouts!! Ta ai o "problema"!

Hummm... agora tudo faz sentido! É exatamente o que esse tipo de radiador causa no Vectra - uma troca de calor deficiente. Por tudo o que já foi revisado, acho que agora vai zerar o arrefecimento!


Atualizando sobre o andamento da manutençao, na sexta peguei para instalar o radiador brasado , comprei da Valeo. Agora sim, na estrada a temperatura está muito mais sensivel as alteraçoes, andando normalmente ele belisca o ponteiro do meio, se deixar um pouco em cut-off a temperatura baixa rapidamente e encosta nos 80, parado na garagem a ventoinha arma qdo chega no meio e desarma pouco tempo depois assim que baixa a temperatura. Obrigado a todos pela ajuda.

Mas... ainda nao acabou minha saga com esse carro, xésuis cada hora uma coisa, agora acende a luz da injeção assim que passa dos 1.000 giros, mas qdo chega em 2500 giros ela apaga e assim vai... Na estrada se colocar acima de 2500 rpm apaga a luz, baixou dessa rotaçao ja acende de novo. Está dando uma pequena falhada mas bem pouco mesmo. Nao fiz o teste do codigo lampejante ainda, vou tentar hoje.

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Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Almeidão » 08 Ago 2022, 16:16

Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje
Alexdh8 escreveu:Fuente del Mensaje Fui la no carro agora meti a cara ali pra conferir o radiador e..... o maldito é de tubo!! Que raiva que estou agora pouts!! Ta ai o "problema"!

Hummm... agora tudo faz sentido! É exatamente o que esse tipo de radiador causa no Vectra - uma troca de calor deficiente. Por tudo o que já foi revisado, acho que agora vai zerar o arrefecimento!


Atualizando sobre o andamento da manutençao, na sexta peguei para instalar o radiador brasado , comprei da Valeo. Agora sim, na estrada a temperatura está muito mais sensivel as alteraçoes, andando normalmente ele belisca o ponteiro do meio, se deixar um pouco em cut-off a temperatura baixa rapidamente e encosta nos 80, parado na garagem a ventoinha arma qdo chega no meio e desarma pouco tempo depois assim que baixa a temperatura. Obrigado a todos pela ajuda.

Mas... ainda nao acabou minha saga com esse carro, xésuis cada hora uma coisa, agora acende a luz da injeção assim que passa dos 1.000 giros, mas qdo chega em 2500 giros ela apaga e assim vai... Na estrada se colocar acima de 2500 rpm apaga a luz, baixou dessa rotaçao ja acende de novo. Está dando uma pequena falhada mas bem pouco mesmo. Nao fiz o teste do codigo lampejante ainda, vou tentar hoje.


Sobre o radiador, compre 3 litros de Havoline extended life, coloque nele e troca a cada 3 anos apesar que diz nele ser para 5 anos, e ele vai esdtragar de velho sem mudar a temperatura do carro.
Sobre a luz da injeção, é difícil voce ter uma certeza olhando os códigos de falhas, pode ser muita coisa e a maioria acusa sonda lambda, que aliás não descarto que seja e se for, a dica é comprar da Bosch, já passei raiva com outra marca.
Mas antes disto, eu faria isto, muitos usam limpa contato, eu prefiro WD 40. Fica ai a sua escolha, desconecte todos os cabos dos bicos e aplica em cada conector e muita atenção ao encaixar, tenha certeza que esteja bem encaixado. Faça isto também com conectores da bobina, sensor Map, sendor de temperatura, sensor TPS, atuador de marcha lenta, tomda do sensor de rotação e a tomda da sonda lambda. Dá uma boa olhada no fio da sonda se ele não está descascado ou preso em algo. Se não acertar, ai eu chutaria a sonda lambda.
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