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Manutenção, Mecânica & Elétrica[VECTRA C] Sistema de arrefecimento
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Robson2017
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[VECTRA C] Sistema de arrefecimento

por Robson2017 » 16 Jul 2017, 08:57

Ae pessoal. Chegando em casa ontem a noite quando desliguei o carro ...notei aqueles barulhos água borbulhando no reservatório de arrefecimento, já logo abri o capo e fui verificar,para minha surpresa o reservatório de expansão estava muito cheio com liquido, uns 5 minutos após carro desligado o liquido ficou bem baixo do que o normal...lendo o tópico é quase certeza que tem um problema na válvula termostática ai neh? conto ajuda do pessoal ...
Vectra C Elegance 2009/2010.

Almeidão
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[VECTRA C] Sistema de arrefecimento

por Almeidão » 17 Jul 2017, 10:45

Não amigo, ainda não dá para saber, você só informou que vazou água do reservatório, não informou sobre temperatura e nem sempre a termotática é a culpada, ela é apenas a primeira peça a ser averiguada, afinal fica mais fácil tirar ela para teste que comprar um radiador novo.
Se a temperatura do seu carro não passar de 90º no painel e vazar água do reservatório, o problema pode ser somente a tampa dele que deve ter estragado a válvula.
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Robson2017
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[VECTRA C] Sistema de arrefecimento

por Robson2017 » 24 Ago 2017, 11:47

Pura verdade Almeidão! Era somente a tampa mesmo que estava danificada, alem da mesma ser de uma marca paralela "Florio" inclusive o reservatório de expansão era desta mesma marca, moral da história fiquei preocupado e perdendo liquido de arrefecimento por uma simples tampa. Como comprei o veiculo pouco tempo e vi as peças não originais e o sensor também ficava incomodando aparecendo no computador de bordo " Nível baixo arrefecimento" mesmo estando no nível certo, resolvi logo dar uma geral no sistema comprei reservatório expansão novo com o bendito sensor, válvula termostática nova mangueira superior nova também com abraçadeiras "pois a mesma estava meio estufada".
Na autorizada da minha cidade fiz o orçamento das mesmas peças R$ 820,00 ( sem mão de obra ) achei salgado demais ! fui então ao ML e em perguntas achei um vendedor super atencioso, onde me enviaram de maneira rápida e tudo 100 % original ,moral da historia com frete me custou R$ 434,00 reais . Posteriormente eu mesmo fiz a limpeza do sistema,onde até cheguei a fazer a "Máquina que o canal Diego velocímetros ensina" onde constatei que funciona mesmo e o serviço fica Top. Para finalizar gostaria de dizer que usei limpa radiador koube e 3 litros de aditivo concentrado da Koube long life, não ganho nada com isso mas recomendo a marca,pois uso ela a um bom tempo e é um excelente custo x beneficio.
Ficou muito bom o serviço porem estava acostumado com meu gol que chegava ao 90º rapidamente, já o vectra e demorado e andando em BR nunca vi chegar nos 90º só em transito intenso ou parado mesmo para atingir essa temperatura.
Segue o link do vendedor do Ml para quem tiver interesse no meu caso valeu a pena.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... vectra-_JM

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[VECTRA C] Sistema de arrefecimento

por Almeidão » 25 Ago 2017, 12:22

Sobre o Aditivo, eu não conheço e eu uso outro e enquanto tiver este outro meu carro só usará ele.
Sobre o reservatório, o pessoal deve tomar muito cuidado ao comprar, não que necessite marca especial, é que ele não vem com a tampa a ser usada nele, ou pelo menos não vinha. O que vinha é uma tampa comum de proteção tipo poeira etc, só que esta tampa não é a que tem válvulas para ser usada nos nossos carros. Na verdade, o que temos que fazer é comprar o reservatório e a tampa separada e eu nçao sei se foi este o seu caso.

Sds
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[VECTRA C] Sistema de arrefecimento

por Robson2017 » 29 Ago 2017, 17:51

Correto, realmente a diferença entre as tampas paralela e original e bem visível. No meu caso já veio no kit a tampa original junto, ao menos comigo,marca de tampa paralela nunca mais verá.
Abraços.

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por marcelotorres » 06 Out 2021, 08:34

BOM DIA, TENHO UM VECTRA 2.0 8V GT AUTOMATICO 2011 E O VEICULO APRESENTA OLEO NO RESERVATORIO D AGUA. NAO SEI SE E OLEO MOTOR OU DO CAMBIO. TERIA ALGUM CONTATO DE ALGUEM Q JA TEVE ESTE DEFEITO.DESDE JA AGRADEÇO A ATENÇÃO.

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por Almeidão » 06 Out 2021, 12:23

marcelotorres escreveu:Fuente del Mensaje BOM DIA, TENHO UM VECTRA 2.0 8V GT AUTOMATICO 2011 E O VEICULO APRESENTA OLEO NO RESERVATORIO D AGUA. NAO SEI SE E OLEO MOTOR OU DO CAMBIO. TERIA ALGUM CONTATO DE ALGUEM Q JA TEVE ESTE DEFEITO.DESDE JA AGRADEÇO A ATENÇÃO.


Nem sei se voce postou no local certo, mas com certeza acertarão isto. Eu acho que voce deveria bustar um mecanico urgente para resolver este problema, mas suponho que seja óleo do cambio. Caso seja do motor, você verá esta agua parecido a café com leite na vareta de óleo e também na tampa do óleo do motor, algo fácil para ser dedectado se for do motor. Se for do cambio, é possivel que seja problema no radiador, afinal ali passa o óleo do cambio para refrigerar lo.
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[VECTRA C] Sistema de arrefecimento

por isaqueemboaba » 06 Out 2021, 20:53

Sou mecânico, infelizmente nesses casos não há muito oque fazer, ou anda ate abrir o bico ou saca o cabeçote e faz a descontaminação completa do cabeçote, remove o radiador de banho químico específico para não danificar, as mangueiras ressecadas substituia todas, troque também bomba d'água, tubo d'água, válvula termostática, enquanto esta sendo feito o cabeçote na retificar despeje aditivo puro no bloco (avise seu mecânico) e deixe por dois dias após esgote a água e com a bomba d'água fora tire todos os resíduos de sujeira, não se esqueça, parafusos novos, óleo novo óbvio e vida que segue após a montagem a água irá demorar para sujar mais ainda irá sujar por algumas vezes por conta de resíduos do bloco que irá limpar com o uso (esquenta e esfria), porém será maior o intervalo em média a cada 30 dias de feito troque o aditivo 2x e não terá mais problemas. Obs. Sempre faça este serviço em alguém de confiança senão vai sofrer mais ainda se fizerem mal feito, mas lembrete! Cabeçote sempre tem que ser feito completo e trocado o itens do arrefecimento, igual descrevi, aproveite e faça uma boa revisão caso tenha vazamentos de óleo também boa sorte!!!

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[VECTRA C] Sistema de arrefecimento

por chirola » 07 Out 2021, 01:05

isaqueemboaba escreveu:Fuente del Mensaje mas lembrete! Cabeçote sempre tem que ser feito completo

Concordo já que o cabeçote vai para a retifica tem que dar uma geral para aproveitar a desmontagem , já que tiro o cabeçote confere folga dos guias ,sedes e troca os retentores das válvulas , limpar o bloco dos recíduos é sempre uma coisa ruim .limpar o radiador de palheta e muito ruim sempre fica sujeira

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[VECTRA C] Sistema de arrefecimento

por Almeidão » 07 Out 2021, 09:35

Se for detectado óleo da caixa no radiador, não tem motivo de abrir o cabeçote. Para fazer o seriço completo seria então fazer o cabeçote e trocar o radiador por segurança. Sobre o aditivo, desde que ussem um de boa procedencia, basta dar uma geral, colocar 3 litros, completar com agua e 5 anos depois limpar outra vez, eu só indico um que é o Extended Life e acredito que existem outros, mas nunca que os baratos são bons, todos os bons é de 35 contos pra cima por litro.
Também acho que tirar um cabeçote e não levar para uma retífica trabalhar por completo nele, é serviço perdido e possa ser que ele tenha trinca e somente a retífica vai dectectar.
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por Almeidão » 19 Out 2021, 11:41

Que duvida terrivel para achar a junta correta do cabeçote, suponhamos que o meu seja 1.8, apesar que o bloco seja R90400166 2.0, não existe esta junta do 1.8, sujestão seria 82220 antigo usada la no monza 87, sendo que meu motor está entre 2002 a 2004. Em uma auto peças com catalogo Taranto diz que 2.0, 2.2 e o Astra 1.8 de 99 a 2004 usa a mesma. Uma misselandia de juntas que percebo que podem cometer erros na reparação tendo em vista que 2.0, 2.2 e 1.8 8V ou 16 V são a mesma, porem sabó informa que não, mas nao me informa qual seria 1.8 Astra deste ano e igualmente GM nem aparece no catálogo como se não existeisse Astra 1.8 gasolina nesta época.
Bem, buscando na internet o bloco do meu motor descobri que foi usado na Zafira 2.0, sendo assim comprei uma junta Vectra 2.2 Sabó 82231 e comparando a junta da Zafira informada pela internet a qual nem sei se posso confiar, é igual. Olhando algumas de Vectra de um lado consta 2 furos maiores, sendo um redondo e outro meio quadrado, sendo outras com 1 furo redondo e do outro lado dois furinhos e foi esta que comprei e terá que ser assim no meio desta misselandia toda. Como é complicado comprar as peças certas quando GM não tem nem no catálogo, assim me informou o vendedor.
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[VECTRA C] Sistema de arrefecimento

por chirola » 19 Out 2021, 13:27

Almeidão escreveu:Que duvida terrivel para achar a junta correta do cabeçote, suponhamos que o meu seja 1.8, apesar que o bloco seja R90400166 2.0, não existe esta junta do 1.8, sujestão seria 82220 antigo usada la no monza 87, sendo que meu motor está entre 2002 a 2004. Em uma auto peças com catalogo Taranto diz que 2.0, 2.2 e o Astra 1.8 de 99 a 2004 usa a mesma. Uma misselandia de juntas que percebo que podem cometer erros na reparação tendo em vista que 2.0, 2.2 e 1.8 8V ou 16 V são a mesma, porem sabó informa que não, mas nao me informa qual seria 1.8 Astra deste ano e igualmente GM nem aparece no catálogo como se não existeisse Astra 1.8 gasolina nesta época.
Bem, buscando na internet o bloco do meu motor descobri que foi usado na Zafira 2.0, sendo assim comprei uma junta Vectra 2.2 Sabó 82231 e comparando a junta da Zafira informada pela internet a qual nem sei se posso confiar, é igual. Olhando algumas de Vectra de um lado consta 2 furos maiores, sendo um redondo e outro meio quadrado, sendo outras com 1 furo redondo e do outro lado dois furinhos e foi esta que comprei e terá que ser assim no meio desta misselandia toda. Como é complicado comprar as peças certas quando GM não tem nem no catálogo, assim me informou o vendedor.


oi almeidao a junta do astra 1.8 e 2.0 8v é a mesma para os dois modelos , a diferença do tamanho dos cilindros é minima .
o drama e que os vendedores nao tem ideia do que venden .

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por Almeidão » 19 Out 2021, 17:18

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Que duvida terrivel para achar a junta correta do cabeçote, suponhamos que o meu seja 1.8, apesar que o bloco seja R90400166 2.0, não existe esta junta do 1.8, sujestão seria 82220 antigo usada la no monza 87, sendo que meu motor está entre 2002 a 2004. Em uma auto peças com catalogo Taranto diz que 2.0, 2.2 e o Astra 1.8 de 99 a 2004 usa a mesma. Uma misselandia de juntas que percebo que podem cometer erros na reparação tendo em vista que 2.0, 2.2 e 1.8 8V ou 16 V são a mesma, porem sabó informa que não, mas nao me informa qual seria 1.8 Astra deste ano e igualmente GM nem aparece no catálogo como se não existeisse Astra 1.8 gasolina nesta época.
Bem, buscando na internet o bloco do meu motor descobri que foi usado na Zafira 2.0, sendo assim comprei uma junta Vectra 2.2 Sabó 82231 e comparando a junta da Zafira informada pela internet a qual nem sei se posso confiar, é igual. Olhando algumas de Vectra de um lado consta 2 furos maiores, sendo um redondo e outro meio quadrado, sendo outras com 1 furo redondo e do outro lado dois furinhos e foi esta que comprei e terá que ser assim no meio desta misselandia toda. Como é complicado comprar as peças certas quando GM não tem nem no catálogo, assim me informou o vendedor.


oi almeidao a junta do astra 1.8 e 2.0 8v é a mesma para os dois modelos , a diferença do tamanho dos cilindros é minima .
o drama e que os vendedores nao tem ideia do que venden .


Sim, percebi inclusive 2.2 que tem o mesmo diametro de pistão do 2.0. Voce consegue entende a diferença de uma para outra destas dos links abaixo?
O primeiro link do lado direito em cima um furo redondo e ao lado contrário embaixo um furo digamos triangular. A outra no mesmo lado direito um furo redendo embaixo e lado contrário dois furinhos, aliás a que comprei é assim, modelo 82231. Detalhes, todos os cabeçotes e blocos pelo menos segunda fase tem as mesmas furações e assim é o meu.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 5ba331ac1d

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 35dfddf9a8

De qualquer forma obrigado pela ajuda nesta parte tecnica que realmente se vendem como quer apesar que existem vários modelos.
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por chirola » 19 Out 2021, 18:24

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sim, percebi inclusive 2.2 que tem o mesmo diametro de pistão do 2.0. Voce consegue entende a diferença de uma para outra destas dos links abaixo?

jua jua jua jua verdade tem muito modelo de junta para pouco modelo de motor , nos anuncios vi diferença que vc comenta nos furos de circulaçao de agua mais eu acho que mude pouca coisa no funcionamento , se o seu carro esta com uma igual do que a que compro vai na fe que nao falha .
sem explicaçao do porque tanta complicaçao para algo simples como uma junta nem na montadore devem ter ideia rsrsrsrsrsr

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por Almeidão » 19 Out 2021, 20:54

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sim, percebi inclusive 2.2 que tem o mesmo diametro de pistão do 2.0. Voce consegue entende a diferença de uma para outra destas dos links abaixo?

jua jua jua jua verdade tem muito modelo de junta para pouco modelo de motor , nos anuncios vi diferença que vc comenta nos furos de circulaçao de agua mais eu acho que mude pouca coisa no funcionamento , se o seu carro esta com uma igual do que a que compro vai na fe que nao falha .
sem explicaçao do porque tanta complicaçao para algo simples como uma junta nem na montadore devem ter ideia rsrsrsrsrsr


A minha que está no caro não sei, mas acho ser com este furo grande dos dois lados. Com certeza ali passa água e observei que umas com os furos grandes dos dois lados em menos furinhos no meio kakakakkaka. Mas é complicado mesmo, acho que elas foram aprimorando e as antigas saindo do mercado ai ficaram sem informações para alguns carros e usam a que tiver disponivel.
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[VECTRA C] Sistema de arrefecimento

por Almeidão » 27 Out 2021, 15:06

É engraçado isto, o pessoal acha que tirar a termostática a temperatura vai melhorar, acho que eles ainda não entenderam que se a termostática tiver ruim, agarrada fechada ou jambrada, com certeza se tirar ela fora a temperatura vai sim melhorar, mas o aquecimento do carro quando frio vai ser demorado e passivo de carbonização desnecessária. Eu tenho um video de uns minutos no youtube mostrando a temperatura do meu carro e hoje veio um comentário afirmando que estou sem a termostática kakakakak. Eu sempre disse isto e afirmo que a termostática mecanica, carro gasolina ela não é efeito sanfona, ela sai do azul e abre 100% e fica aberta até a temperatura voltar para o azul outra vez onde ela estará pré aberta. Bem, sei sobre os carros com termostática mecanica como a do Vectra B.
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[VECTRA C] Sistema de arrefecimento

por chirola » 27 Out 2021, 15:24

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje É engraçado isto, o pessoal acha que tirar a termostática a temperatura vai melhorar, acho que eles ainda não entenderam que se a termostática tiver ruim, agarrada fechada ou jambrada, com certeza se tirar ela fora a temperatura vai sim melhorar, mas o aquecimento do carro quando frio vai ser demorado e passivo de carbonização desnecessária. Eu tenho um video de uns minutos no youtube mostrando a temperatura do meu carro e hoje veio um comentário afirmando que estou sem a termostática kakakakak. Eu sempre disse isto e afirmo que a termostática mecanica, carro gasolina ela não é efeito sanfona, ela sai do azul e abre 100% e fica aberta até a temperatura voltar para o azul outra vez onde ela estará pré aberta. Bem, sei sobre os carros com termostática mecanica como a do Vectra B.


o que vc fala e uma grande verdade a termostatica funcionando bem nao altera a temperatura do carro , e alem de que um carro sem a valvula tem tendeça a carbonizar com mais facilidade ele acaba gastando mais gasolina por estar mais frio e fora do rango de temperatura de trabalho , carro frio trabalha com mistura gorda por iso carros com problema no sensor de temperatura gastam mais , alem de comprometer a duravilidade da sonda lambda e as velas .
mais tem gente pra todo .
meu carro com a termostatica em dia 100% nao tem problema algum de temperatura

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[VECTRA C] Sistema de arrefecimento

por DaviRondoniaPortoVelho » 17 Mai 2024, 17:07

Sera que seria possível adaptar o cebolão do astra antigo que funciona em temperatura muito mais baixa?

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[VECTRA C] Sistema de arrefecimento

por chirola » 18 Mai 2024, 12:39

DaviRondoniaPortoVelho escreveu:Fuente del Mensaje Sera que seria possível adaptar o cebolão do astra antigo que funciona em temperatura muito mais baixa?

no modelo 2000pra frente não tem cebolão os ventoinhas são controladas pelo ECU que faz a leitura do sensor de temperatura , não sei se tem algum sensor que ajude a acionar s ventoinhas mais cedo

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[VECTRA C] Sistema de arrefecimento

por Almeidão » 18 Mai 2024, 17:25

DaviRondoniaPortoVelho escreveu:Fuente del Mensaje Sera que seria possível adaptar o cebolão do astra antigo que funciona em temperatura muito mais baixa?


Vectra 2000, tem 30 dias que coloquei um cebolão nele, usei o MTE 726 (Coloquei por celular, tipo vídeo etc kakkaka) negociei com o cara dei assistência e foi colocado. Detalhe o radiador dele tem um tampão e pode usar ali um cebolão se for radiador tapado aqueles que não tem os tampões fica mais caro, mas tem jeito também.
Este mesmo cebolão faz os dois estágios e funciona assim: Ao esquentar o carro sem o ar ligado, o primeiro estágio entra antes dos 90 graus, se ligar o ar condicionado este mesmo cebolão vai acionar o segundo estagio no mesmo grau que arma o primeiro. NÃO MUDA O SISTEMA ORIGINAL QUE FICA COMO RESERVA.
Foi usado um cebolão, um relê auxilia, 4 diodos 1N5408 uns fios e trabalho. Tenho o vídeo do cara para ser postado dizendo como ficou e vou fazer um vídeo como fazer, não precisarão de assistência por celular, mas se for necessário tem um valor, porque passo no vídeo bem fácil, mesmo assim me buscam para pedir ajuda. E não adianta fazer isto se o sistema já tiver comprometido

DETALHE SOBRE TEMPERATURA DO VERCTRA
Não e o cebolão do Astra que é mais frio, é o cebolão certo porque são vários. Eu nunca gostei deste sensor para o Vectra, isto porque ele alterna muito com o tempo de uso etc. Mas não podemos esquecer que muitos mexem no Vectra e invertem mangueiras que não podem ser invertidas outros eliminam o ar quente de forma totalmente errada fazendo o carro esquentar mais e mais. Pior ainda tira a termostática pensando que vai refrescar o carro, mas na verdade em rodovias ele esquentará bem mais, usam aditivos errados para entupir radiadores e por fim troca o radiador dele por um Tubular que é um assassino em série para o Vectra.

SIM, o cebolão para o Vectra dá show no sensor.
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