serginho_vectra A escreveu:Opa, ai sim rafa, então cara eu lavo o carro de manha, deixo esfriar a lata, almoço e começo os trabalhos sempre a tarde, temperatura esses tempos ta sempre alta né srsr, tomara que seja só isso da umidade... Mano se vc puder mandar uma foto de como esta sua cera na lata, tipo a cor dela pra comparar com a minha... sera que aplicador contaminado interfere? Tenho vários, mais mesmo lavando nao consigo deixar nenhum impecável, lavo com detergente, agua quente, deixo de molho, seco na sombra, e mesmo assim não resolve... Amanha vou testar outro aplicador que parece estar mais novinho.
quanto ao autobrilho, gosto de usar apenas antes de eventos ou ocasiões especiais pra dar um toque a mais, e sempre com cera depois
aquelas ceras sintéticas, pelo que sei servem de selante, vale a pena usar uma dessas e depois a carnauba? ou só uma das duas ja faz o trabalho? aquele selante plc tem um preço bacana, pode ser interessante tbm...
O polimento por enquanto nao quero fazer, minha garagem ainda não está nos conformes, fazer um polimento técnico e deixar metade no tempo é joga $$ fora... por enquanto estou preocupado apenas com a proteção da mesma.
Obrigado por todas as dicas, essa da canaleta foi sensacional. Estava 20 anos sem lubrificar, ai semana passada comecei com o silicone spray e resolveu, mais essa de tira fora parece ser mais duradoura kkkk
Serginho,
Sempre que encero meu carro no final da tarde (por volta das 16h~17h), fica um pouco de sereno no teto, mas isso é porque onde moro é úmido demais, pois estou colado à serra do mar.
Minha lincoln acabou faz algum tempo, e agora estou usando a NXT 2.0 da Meguiar's.
Mas fica sossegado que cera não vence...
O máximo que pode ocorrer é ela derreter por calor, mas depois volta ao normal.
Aplicador engordurado pode dar problema sim, mas do jeito que você lava teus aplicadores, eu duvido muito.
O certo é usar um aplicador limpo cada vez que for encerar o carro, e depois que terminar, lavar bem.
Querosene é muito bom pra remover o excesso da cera que fica no aplicador. Depois lava com detergente que fica zero.
Sobre sua duvida com relação às ceras sintéticas/carnaúbas, na minha opinião e experiencia, as duas fazem o mesmo trabalho, qual seja, proteger a pintura.
A "cera de carnaúba" é feita através do processamento de um material obtido das folhas de uma espécie de palmeira (chamada de carnaúba -
.png)
não diga?!).
Esse material extraído é muito duro e precisa de um processamento muito criterioso para que se transforme em uma pasta que seja possível espalhar sobre uma superfície pintada.
A carnaúba não é solúvel em água, sendo solúvel apenas com ajuda de solventes e com combinação de calor (acima de 90º).
Em suma, a carnaúba é cozida com óleos e solventes até virar um liquido pastoso e depois vai pra lata.
Quando esfria, vira esse "sabonete" que a gente compra pra passar no carro. rs
Esse tipo de cera (principalmente as com maior concentração de carnaúba) é mais difícil de aplicar e remover pela natureza "rígida" da carnaúba.
Por isso que quando se exagera na cera e ela seca, fica muito difícil de remover.
É o caso da Colinite, que tem alta concentração de carnaúba.
A dica de ouro que dou é a seguinte:
Para aplicar, deixe a cera e o carro um pouco no sol, até a lata do carro e a cera ficarem "mornos" ou apenas aqueça a cera com secador de cabelo, pois quanto mais quente estiver a cera, mais fácil de passar ela no carro.
Com essas condições, não pode "carregar" a mão.
Tem que passar pouco e espalhar o máximo possível, até ela ficar quase invisível.
Se a camada for uniforme e bem fina, depois de "fria" fica muito fácil remover.
Eu acho quase obrigatório passar um quick detail (tipo a autoshine liquida) depois, pois a carnaúba é fogo e gruda muito na lata, quase sempre sobrando um pouco à mais. O quick detail não tem capacidade de remover a cera, mas ajuda com o excesso.
A cera sintética/selante são feitos através de reações químicas controladas, que reúnem diversos tipos de moléculas pequenas para criar substancias com moléculas maiores e mais complexas.
A cera sintética tenta "recriar" o efeito que a carnaúba tem, mas com maior durabilidade.
O que se percebe, em uso, é que a cera sintética é mais fácil de passar e remover e o efeito hidrofóbico (repelência à água) é um pouco maior.
A durabilidade da sintética é sim maior que a da carnaúba e o brilho é fica tão bonito quanto, mas tem diferenças.
A diferença é que, nas para pinturas de cores mais claras e quentes como o vermelho e o amarelo, por exemplo, a carnaúba da uma intensidade maior na cor, parecendo que o carro ta molhado. É algo parecido como quando se aumenta a quantidade de cor no monitor, rs.
Nas cores escuras, como o preto, azul escuro, o brilho da sintética é mais interessante, pois deixa a pintura com um brilho mais nítido, aquele efeito "espelho" que tanto se busca.
O carro não aparenta estar molhado, mas sim "liso".
O selante é algo diferente da cera, pois ele busca criar uma camada maior sobre a superfície, isolando mais o verniz dos efeitos UV e das contaminações.
Eu uso o PLC 2x por ano e recomendo. Coco de passarinho, pingos de goteira em concreto, entre outras coisas que deveriam manchar a pintura, acabam não prejudicando, desde que não se deixe a sujeira lá por um mês... rs
Mas só funciona se aplicado com politriz. na mão não passa de cera líquida.
Passar uma cera e depois a outra, é jogar dinheiro fora. Ambas tem a mesma finalidade que é a proteção da pintura, e no máximo, dão uma forcinha no brilho.
Aplicar um selante e depois reforçar com uma cera, aí sim tem alguma vantagem.
O que faz a pintura brilhar mesmo é um polimento bem feito, com a pintura bem nivelada sem hologramas e swirls.
A cera só dá o toquezinho final, e não faz milagre.
Acho que o carro no tempo tem mais necessidade de um polimento bem feito e boa camada protetora do que um que fica na garagem.
No seu caso, um polimento de acordo e uma vitrificação profissional (como o da three bond) vão garantir anos de bom visual pro teu carro.
Tem uns vitrificadores mais baratos, como o VX45, mas o resultado não é nada comparado ao da Three Bond, que é o melhor que já vi pessoalmente.
Como meu carro é escuro (preto) como o seu, vou te passar o que venho fazendo:
Lavagem semanal pra não deixar areia e poeira pra riscar a pintura.
Depois da secagem aplico sempre a Autoshine liquida pra reforçar a proteção da cera e remover qualquer marca d'agua que tenha ficado.
A cada três/quatro lavagens, aplico a NXT 2.0.
A cada 6 meses faço renovação do lustro e nova aplicação do PLC.
Eu to ensaiando pra vitrificar o meu, mas ta difícil arrumar tempo, pois pra vitrificar, o polimento tem que estar impecável, senão as marcas ficam muito evidentes.
Abs!