.png)
Last_Warrior escreveu:Em geral recomenda-se os óleos mais finos nos lugares mais frios... E nos lugares onde faz muito calor, é melhor (claro que dentro do limite especificado pelo fabricante) um óleo que tenha viscosidade maior após o W.
Last_Warrior escreveu:No manual da SW4 da minha noiva lá explica que em temperaturas ambientes menores que -7 graus é pra usar mais fino e tal... Lá também diz que não é pra usar o 5W30 se a temperatura externa fosse maior que 12 ou 14 graus.
No final das contas recomenda usar o 10W40 ou 15W40 ou até mesmo o 20W50.
Tem até um gráfico mostrando as viscosidades e as faixas de temperatura ambientes adequadas ao uso de cada viscosidade em questão, e fala pra escolher o óleo do motor de acordo com o clima local.
Mas, cada caso é um caso, depende do que o fabricante recomenda, o certo é ver no manual todos os detalhes.
Alcir Andreoni escreveu:Agora uma pergunta.
O que acontece com um óleo 5W30 num clima onde a temperatura mínima é de 25º de manhã e durante o dia ela chega aos 35/40º?
Como esse óleo se comporta?
Ricardo Crispim escreveu:Last_Warrior escreveu:No manual da SW4 da minha noiva lá explica que em temperaturas ambientes menores que -7 graus é pra usar mais fino e tal... Lá também diz que não é pra usar o 5W30 se a temperatura externa fosse maior que 12 ou 14 graus.
No final das contas recomenda usar o 10W40 ou 15W40 ou até mesmo o 20W50.
Tem até um gráfico mostrando as viscosidades e as faixas de temperatura ambientes adequadas ao uso de cada viscosidade em questão, e fala pra escolher o óleo do motor de acordo com o clima local.
Mas, cada caso é um caso, depende do que o fabricante recomenda, o certo é ver no manual todos os detalhes.
Então, a GM também tinha essa mesma variação antigamente, lembra? No manual do meu vectra mesmo vem toda uma variação de viscosidades a serem utilizadas também.
Hoje a maioria das montadoras pedem entre 5W30 e 10W40 e sempre um sintético ou no mínimo semissintético, até por conta da temperatura que os motores modernos trabalham, ou seja quente.
O fascinante desse assunto é que o os lubrificantes são como um organismo vivo e mutante, que se modifica a cada novo motor que é idealizado pelos engenheiros.
Eu tenho uma interpretação muito particular e compartilhada por alguns do ramo, onde o dimensionamento da sistema de lubrificação é projetado para empurrar uma determinada quantidade e viscosidade de lubrificante e as canaletas e orificios por onde o lubrificante passa também são dimensionados para isso.
Então, vamos imaginar uma porta que foi projetada para passar de 5 a 10 pessoas (representando óleo 5W ou 10W) em um determinado período de tempo e de repente seja obrigadas a passar 15 ou 20 (representando óleo 15W ou 20W) por essa mesma porta no mesmo período de tempo. Impossível ter a mesma lubrificação.
Pelos testes designados pela ASTM, a primeira viscosidade de um óleo é medida em laboratório a uma temperatura 40⁰C, então até essa temperatura o óleo lubrificante estará sempre na primeira viscosidade (5, 10, 15, 20 ou 25W) e depois as subsequentes.
Então um lubrificante de viscosidade incial 5 sempre será o ideal para motores modernos, independente do clima, pois proporcionará uma lubrificação mais rápida na parte superior do motor na primeira partida do motor, quando ele está frio e é justamente quando ocorre o maior desgaste. Estudos indicam que em média 70% da vida útil do motor vai embora na hora daquela primeira partida pela manhã,quando que você liga o carro, pois a física não perdoa e o óleo tem obrigatoriamente que escoar para o cárter quando o motor passa a noite desligado.
E aliado a isso, temos de ter um bom fluido arrefecedor, pois os motores modernos têm uma "parceria" entre sistema de arrefecimento e sistema de lubrificação, onde o fluido arrefecedor é ajudado pelo óleo lubrificante a dissipar o calor de forma mais eficiente. Daí a importância do óleo lubrificante ser pelo menos semissintético, pois tem ponto de fulgor (PF) e ponto de combustão (PC) mais elevado, aliado a um índice de viscosidade (IV) maior, o que o fará resistir com mais bravura à oxidação, mantendo a lubrificação eficiente em qualquer tipo de variação da temperatura, fazendo co que a viscosidade se mantenha adequada às exigências e demandas do motor.
As montadoras dizem por exemplo que os motores modernos não precisam mais ser aquecidos antes de você sair de casa, que é só ligar e sair devagar porque como possuem injeção eletrônica, o motor não deve ser aquecido com o veículo parado, pois em marcha lenta, além de demorar muito para esquentar, aumentando o consumo de combustível, o desgaste do motor e a emissão de substâncias contaminantes são grandes. O ideal é colocar o veículo em movimento, evitando altas rotações., etc...
Isso deve ser interpretado com cuidado, porque no meu caso por exemplo não funciona. Eu saio de casa, faço uma curva para direita e caio numa avenida de 6 ou 7 Km onde a velocidade mínima é 80 km por hora, como vou andar lentamente?Pois bem, os metais não mudaram de comportamento, até hoje se o tempo estiver frio o metal se retrai, se está quente, dilata. Então eu continuo ligando o motor de meu carro, vou tomar uma chícara de café e após 2 ou 3 minutos é que saio com o carro, quando o lubrificante já deu uma boa circulada e o sistema está começando a aquece, ainda mais nesses dias que as manhãs aqui no estado estão abaixo de 10⁰C.
Enfim, o assunto é fascinante e rende muito Mais o mais legal é a gente poder trocar informações. Nunca vai haver um consenso sobre o assunto lubrificação. Se você perguntar a 100 pessoas qual o lubrificante que lubrifica melhor, sintético ou mineral? É bem capaz de grande parte falar que é o sintético, quando na verdade se tiverem valores de viscosidades e API iguais, lubrificam a mesma coisa, unica coisa que vai mudar é a resistência à oxidação, nesse caso o sintético ganha fácil..
Forte abraço!!!!!!!!!!!!!11
Alcir Andreoni escreveu:Muito legal a didática do vídeo.
Quem não sabia sobre a obtenção dos diversos tipos de óleo, assim como eu, agora sabe!
Ricardo Crispim escreveu:Sobre aquela questão que levantei sobre o maior desgaste de um motor se dar na hora da partida:
http://www.youtube.com/watch?v=r-ivV3bC7Ls
Nem estou ganhando nada da distribuidora do óleo, rsrs, mas o vídeo é pura verdade..
Forte abraço!!!!!!!!!!
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 93 visitantes