O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaTroca óleo Cambio Automático [Dúvidas/Oficinas/Valores]
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

422 mensagens
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: [AJUDA]Troca de óleo cambio automatico 2 em 2 minutos

por Thiago Menezes » 10 Jun 2015, 14:46

Pedro Josino escreveu:Acho que sair limpo ou não vai depender do estado do fluido velho, ou não?

No Cruze eu pretendo trocar com uns 40.000Km. No manual diz que não precisa trocar. Inclusive nem tem a vareta para verificar o nível.

Agora quando resolvem trocar com alta quilometragem, nem sei se pouco óleo limpa tudo mesmo.

Muita gente vai fazendo a parcial pro câmbio ir se acostumando com o novo fluido, fazendo com que ele não saia de um sujo para um limpo imediatamente.

Aqui na cidade não conheço nenhuma loja de câmbio automático, muito menos de diálise.

Na CSS quando eles fazem a troca eles trocam uma vez só, abre o bujão deixa descer 3/3,5 litros e completa e fim de papo. Essa parcial de mais vezes é uma forma mais elaborada da troca, pensando exatamente na condição que se tem 7 litros de óleo o óbvio é fazer no minimo a quantidade de vezes em relação os 7 litros. Com três trocas são 9 litros de óleo.

A coloração do óleo original já diminui rodando pouco, então na condição de uso severo o óleo do meu carro quando troquei (pois eu mesmo troquei em casa) já saiu bem escura com menos de 25 mil km rodado. Na verdade bem menos eu fiz a troca pelo tempo que são 40 mil km ou 2 anos o que vencer primeiro uso severo ou 60 mil km ou 4 anos da mesma forma.

Para você ter uma ideia a primeira troca que eu fiz foi na diálise, quando fui fazer a segunda troca pois já estava aproximando de 2 anos eu fiz em casa pelo bujão mesmo tinha completado 1 ano e meio eu poderia esperar mais 5 meses para fazer a troca por tempo pois não rodo 40 mil km em dois anos e mesmo bem antecipado o óleo saiu bem escuro não preto mas bem escuro em relação a cor original.

Não tem jeito o óleo perde um pouco da cor rapidamente o importante é a conservação das propriedades dele para o bom funcionamento.

Eu tive que ir para São Paulo pois aqui no interior do Rio não tinha na época, mas depois que vi como troca pelo bujão só fiquei pensando no tanto de dinheiro que gastei e poderia ter feito a troca em casa até com 4 vezes que ia sair bem mais barato que a dialise.

Agora se o uso do carro passou bastante do tempo de troca nem é recomendado trocar mais, pois apresenta problema no funcionamento nesse caso o jeito é esperar quebrar e abrir infelizmente.

Quanto a dizer no manual do Cruze que não se troca é estranho, pois não existe lubrificante de vida eterna, qualquer lubrificante perde suas propriedades com uso ou fica velho. É bom acompanhar isso de perto :7:

Por isso que é importante ficar atento a isso a troca é muito simples qualquer pessoa pode fazer em casa, mas se preocupar em fazer no tempo certo e usar o óleo de classificação recomendada e já era :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: Pedro Josino
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

por Pedro Josino » 10 Jun 2015, 22:51

Thiago Menezes escreveu:
Pedro Josino escreveu:Acho que sair limpo ou não vai depender do estado do fluido velho, ou não?

No Cruze eu pretendo trocar com uns 40.000Km. No manual diz que não precisa trocar. Inclusive nem tem a vareta para verificar o nível.

Agora quando resolvem trocar com alta quilometragem, nem sei se pouco óleo limpa tudo mesmo.

Muita gente vai fazendo a parcial pro câmbio ir se acostumando com o novo fluido, fazendo com que ele não saia de um sujo para um limpo imediatamente.

Aqui na cidade não conheço nenhuma loja de câmbio automático, muito menos de diálise.

Na CSS quando eles fazem a troca eles trocam uma vez só, abre o bujão deixa descer 3/3,5 litros e completa e fim de papo. Essa parcial de mais vezes é uma forma mais elaborada da troca, pensando exatamente na condição que se tem 7 litros de óleo o óbvio é fazer no minimo a quantidade de vezes em relação os 7 litros. Com três trocas são 9 litros de óleo.

A coloração do óleo original já diminui rodando pouco, então na condição de uso severo o óleo do meu carro quando troquei (pois eu mesmo troquei em casa) já saiu bem escura com menos de 25 mil km rodado. Na verdade bem menos eu fiz a troca pelo tempo que são 40 mil km ou 2 anos o que vencer primeiro uso severo ou 60 mil km ou 4 anos da mesma forma.

Para você ter uma ideia a primeira troca que eu fiz foi na diálise, quando fui fazer a segunda troca pois já estava aproximando de 2 anos eu fiz em casa pelo bujão mesmo tinha completado 1 ano e meio eu poderia esperar mais 5 meses para fazer a troca por tempo pois não rodo 40 mil km em dois anos e mesmo bem antecipado o óleo saiu bem escuro não preto mas bem escuro em relação a cor original.

Não tem jeito o óleo perde um pouco da cor rapidamente o importante é a conservação das propriedades dele para o bom funcionamento.

Eu tive que ir para São Paulo pois aqui no interior do Rio não tinha na época, mas depois que vi como troca pelo bujão só fiquei pensando no tanto de dinheiro que gastei e poderia ter feito a troca em casa até com 4 vezes que ia sair bem mais barato que a dialise.

Agora se o uso do carro passou bastante do tempo de troca nem é recomendado trocar mais, pois apresenta problema no funcionamento nesse caso o jeito é esperar quebrar e abrir infelizmente.

Quanto a dizer no manual do Cruze que não se troca é estranho, pois não existe lubrificante de vida eterna, qualquer lubrificante perde suas propriedades com uso ou fica velho. É bom acompanhar isso de perto :7:

Por isso que é importante ficar atento a isso a troca é muito simples qualquer pessoa pode fazer em casa, mas se preocupar em fazer no tempo certo e usar o óleo de classificação recomendada e já era :88:

Pois é!

As vezes eu acho que a omissão dessas informações é proposital para um dia o componente quebrar e eles acharem que vão vender peça nova.

Para drenar eu sei que é fácil, o problema é como repor esse fluido retirado. Não tem vareta para colocar o novo por lá.

Eu tenho muita vontade de fazer uma assinatura do Doutor IE, mas não compensa eu assinar isso sozinho. Se juntasse uma galera, tipo 10 ou 20 pessoas, a galera comprava em conjunto e teria acesso a reparação de praticamente qualquer carro.

Daria para brincar no fds no carro da patroa, do pai, da mãe, etc.. O problema é que teria que instalar em uma máquina e essa pessoa ser responsável de compartilhar o material que alguém precisasse posteriormente.

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 10 Jun 2015, 23:17

Pedro Josino escreveu:
Thiago Menezes escreveu:

Pois é!

As vezes eu acho que a omissão dessas informações é proposital para um dia o componente quebrar e eles acharem que vão vender peça nova.

Para drenar eu sei que é fácil, o problema é como repor esse fluido retirado. Não tem vareta para colocar o novo por lá.

Eu tenho muita vontade de fazer uma assinatura do Doutor IE, mas não compensa eu assinar isso sozinho. Se juntasse uma galera, tipo 10 ou 20 pessoas, a galera comprava em conjunto e teria acesso a reparação de praticamente qualquer carro.

Daria para brincar no fds no carro da patroa, do pai, da mãe, etc.. O problema é que teria que instalar em uma máquina e essa pessoa ser responsável de compartilhar o material que alguém precisasse posteriormente.

Que engraçado não ter vareta de aferição! Bom uma saída seria fazer por diálise ne pois a injeçao do óleo é feita pelo bujao!

Não conheço essa revista tem o link para dar uma olhada?

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Imagem

Imagem

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Pedro Josino » 10 Jun 2015, 23:20

Thiago Menezes escreveu:Que engraçado não ter vareta de aferição! Bom uma saída seria fazer por diálise ne pois a injeçao do óleo é feita pelo bujao!

Não é uma revista, é um site que comercializa um software. Inclusive o ADG e o Diego Velocímetros usam e fazem propaganda desse sistema.

Acredito que seja www.doutorie.com.br

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 11 Jun 2015, 07:06

Pedro Josino escreveu:
Thiago Menezes escreveu:Que engraçado não ter vareta de aferição! Bom uma saída seria fazer por diálise ne pois a injeçao do óleo é feita pelo bujao!

Não é uma revista, é um site que comercializa um software. Inclusive o ADG e o Diego Velocímetros usam e fazem propaganda desse sistema.

Acredito que seja http://www.doutorie.com.br

Entendi, depois vou dar uma olhada [emoji106]

Imagem

Imagem

Juliano Leandro
Member
Member
Nome Completo: Juliano H. Leandro
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Dexron III ou Dexron VI - Filtro AT

por Juliano Leandro » 16 Jun 2015, 16:29

Precisando de uma ajuda galera.

Comprei um Vectra GT-X 2010 automático, estou fazendo revisão COMPLETÍSSIMA visto que está com 167.000 km (beeem rodado).

Aí surgiu uma dúvida. No Manual o óleo do AT é Dexron III, contudo fiz leituras em alguns locais e sites de supostas oficinas especializadas, e as mesmas informam que pode fazer a troca do Dexron III que é tecnologia antiga, pelo Dexron VI que é tecnologia nova.

Inclusive achei no site abaixo que faz diferenciação entre os dois ATF's, onde o ATF VI é muitooo superior ao III.
http://www.zlub.com.br/teste-dexron-iii-x-dexron-vi.html

Contudo fui na concessionária hoje (16.06.2015) e informaram que não pode trocar o Dexron III pelo VI.

Alguém já fez esta troca? Deu algum problema?

Por fim, após a troca de óleo do AT precisa trocar o filtro?

Marcatto
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Renato Gobato
Estado: Goiás
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Dexron III ou Dexron VI - Filtro AT

por Marcatto » 16 Jun 2015, 18:19

Eu creio que não recomendam essa troca, para evitar que ocorra mistura de óleos, pois, de um total de 07 litros de capacidade do cárter do câmbio AT, troca-se apenas 03 litros de cada vez (sem fazer a troca por diálise). Pois, diferente do dexron III (mineral), o dexron VI é um óleo sintético.

Quanto ao filtro do câmbio AT, por ele ser interno, é possível trocá-lo apenas quando for abri-lo para fazer algum reparo.

[s]
Pacote R6N (quase um GT-X)

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Pedro Josino » 17 Jun 2015, 02:13

Acho que alguns irão dizer para não trocar.. 167mil km é muito chão e se o óleo dessa transmissão ainda for original, pode gerar problemas.. Acho que não tem como avaliar se o câmbio já possui desgaste sem desmontar.. Quanto a trocar, já li aqui no fórum algumas pessoas comentando que não tem problema, mas de fato eu não faço ideia..

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

por Adriano cruz » 17 Jun 2015, 07:27

O 6 pode ser usado em subistituição do 3 sem problema. A questão é que vai gastar muito óleo pra essa troca ficar perfeita.

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 17 Jun 2015, 15:10

Imagem

Imagem

Lucasstefano
Member
Member
Nome Completo: Lucas Stefano
Estado: São Paulo
Fabricação/Modelo: 2005/2006

por Lucasstefano » 22 Jun 2015, 12:06

Fui ver o preço da dialise e esta a bagatela de 600 reais!!
Sendo que se eu fizer sozinho sai metade do preço... O medo é só o cambio travar. Mas acho que vai dar tudo certo..
Eu só tenho um macaco, então acho que vou parar o carro na guia e a outra parte vou subir :38:

E mais uma coisa.. Pode misturar fluídos com especificações diferentes? Tipo, provavelmente o do carro está dexron II (Não tenho certeza) e estava a fim de colocar o III. Já que o preço é praticamente o mesmo.

Obrigado a todos pela ajuda!

Marcatto
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Renato Gobato
Estado: Goiás
Fabricação/Modelo: 2007/2008

por Marcatto » 23 Jun 2015, 03:50

Lucasstefano,

Eu já fiz a troca do meu, e vou te dar umas dicas:

- O óleo hidráulico do câmbio AT do seu carro já é o dexron III (na DH ainda é é dexron II, mas, quando você precisar, você pode repor (ou trocar) com dexron III, sem problema).

Eu sugiro que você coloque o dexron III da AC Delco ou Texaco, que são os originais.

- Para trocar o óleo do câmbio AT, basta você levantar um lado do carro (o do motorista). Foi assim que eu fiz. E, como eu não confio apenas no macaco para ficar apoiando o carro por muito tempo, se não tiver cavalete coloque um toco (ou pedra, sei lá) debaixo do pneu dianteiro, para você trabalhar debaixo do carro, sem correr o risco de acidente.

- Para retirar o bujão do câmbio AT vai ser necessário uma chave fixa (ou inglesa) de 24 mm. Na hora de fechar o bujão, não há necessidade de apertar com força.

- Em cada troca, emprega-se, exatos, 03 litros de óleo hidráulico (não perco o meu tempo mais mensurando a quantidade de óleo que sai do cárter).

- Para retirar o peito de aço, usa-se uma chave estrela (ou biela) de 10 mm.

- Antes de efetuar à troca, basta você rodar 01 km com o carro para esquentar o óleo (ele esquenta rápido pra burro!).

- E para escorrer bem, deixe o cárter aberto em torno de 01 hora.
Pacote R6N (quase um GT-X)

João Daniel
Member
Member
Nome Completo: João Daniel
Estado: Distrito Federal
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Troca óleo Cambio Automático [Dúvidas/Oficinas/Valores]

por João Daniel » 28 Jun 2015, 15:11

Pessoal' seguinte comprei meu vectra elite 2006/6 automático. Acho que o óleo do câmbio nunca foi trocado ele está atualmente com 105 mil km. Minha dúvida é se eu trocar agora manualmente no esquema de 12 litros tem risco de estragar, patinar algo assim? No manual não consta a troca do óleo do câmbio! Aguardo...

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Marcone
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Marcone Patrick Marcelino da Silva
Estado: Minas Gerais
Fabricação/Modelo: 2003/2004

por Marcone » 28 Jun 2015, 15:18

João Daniel escreveu:Pessoal' seguinte comprei meu vectra elite 2006/6 automático. Acho que o óleo do câmbio nunca foi trocado ele está atualmente com 105 mil km. Minha dúvida é se eu trocar agora manualmente no esquema de 12 litros tem risco de estragar, patinar algo assim? No manual não consta a troca do óleo do câmbio! Aguardo...

No manual consta sim a troca do óleo. Agora se vai patinar ou não eu não sei te dizer. Só sei que troquei o meu recentemente vendo o tutorial postado aqui e o meu Elitao está muito bem!
Vectra Elite 2.4 16V

João Daniel
Member
Member

por João Daniel » 28 Jun 2015, 15:25

Obrigado! Carro muito top cheio de status [emoji2] estou feliz demais... Faço 6,4 com o litro de etanol!

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 28 Jun 2015, 16:20

João Daniel escreveu:Pessoal' seguinte comprei meu vectra elite 2006/6 automático. Acho que o óleo do câmbio nunca foi trocado ele está atualmente com 105 mil km. Minha dúvida é se eu trocar agora manualmente no esquema de 12 litros tem risco de estragar, patinar algo assim? No manual não consta a troca do óleo do câmbio! Aguardo...

Consta no manual sim a troca, mas me diga 12 litros pra que isso tudo? A respeito de dar problema é loteria, margem de segurança pra troca é no período recomendando pelo manual!

Imagem

Imagem

João Daniel
Member
Member

por João Daniel » 28 Jun 2015, 16:31

Tipo assim' estou com dificuldades de achar uma oficina em BSB que tenha a máquina que faz lote (diálise) Dai aprendi a trocar manualmente eu mesmo. 12 litros no caso! Eu descarregaria 3 litros usados e colocaria 3 litros novos. Faria isso por 4 vezes no caso total 12 litros... Não fica 100% mas 95% pessoal fala que fica!

Minha única dúvida é' no YouTube tem um rapaz que retira 3 litros, dai deixa o carro ligado em (N) por 2 minutos, dai desliga e faz mais uma vez a troca até que complete as 4 trocas.

Outra coisa: alguns dizem que tem que andar alguns milímetros para o óleo misturar bem novo com velho.

Outra dúvida é colocar o DEXRON II ou o DEXRON III

Como tenho o carro a menos de 10 dias preciso esclarecer isto. Afinal se quebrar a mordida é grande!

Marcone
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Marcone » 28 Jun 2015, 16:41

João Daniel escreveu:Obrigado! Carro muito top cheio de status [emoji2] estou feliz demais... Faço 6,4 com o litro de etanol!

6,4? Meu sonho!!!!

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
Vectra Elite 2.4 16V

Marcone
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Marcone » 28 Jun 2015, 16:45

João Daniel escreveu:Tipo assim' estou com dificuldades de achar uma oficina em BSB que tenha a máquina que faz lote (diálise) Dai aprendi a trocar manualmente eu mesmo. 12 litros no caso! Eu descarregaria 3 litros usados e colocaria 3 litros novos. Faria isso por 4 vezes no caso total 12 litros... Não fica 100% mas 95% pessoal fala que fica!

Minha única dúvida é' no YouTube tem um rapaz que retira 3 litros, dai deixa o carro ligado em (N) por 2 minutos, dai desliga e faz mais uma vez a troca até que complete as 4 trocas.

Outra coisa: alguns dizem que tem que andar alguns milímetros para o óleo misturar bem novo com velho.

Como tenho o carro a menos de 10 dias preciso esclarecer isto. Afinal se quebrar a mordida é grande!

Dexron III.
Trocas no intervalo de 100 km.
Somente 9lts é o necessário.

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
Vectra Elite 2.4 16V

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 28 Jun 2015, 23:26

João Daniel escreveu:Tipo assim' estou com dificuldades de achar uma oficina em BSB que tenha a máquina que faz lote (diálise) Dai aprendi a trocar manualmente eu mesmo. 12 litros no caso! Eu descarregaria 3 litros usados e colocaria 3 litros novos. Faria isso por 4 vezes no caso total 12 litros... Não fica 100% mas 95% pessoal fala que fica!

12 litros é desperdício na minha opinião já troquei do meu ex elite em casa também e três trocas já saiu avermelhado!

Eu fiz a troca em intervalos de 100 km, óleo recomendado é o dexron III.

Imagem

Imagem

422 mensagens