por Ives »
26 Abr 2014, 18:20
ErickRS escreveu:Boa tarde pessoal,
Sou novo no fórum e gostaria de tirar uma duvida, meu Vectra GLS 98/99 2.2 8v esta com 107 mil km, gostaria de saber se eu posso usar um óleo sintético 5w30?? sou bem leigo no assunto não entendo muito, abraço.
como dito, pode usar sintetico.....mas o oleo recomendo pros 97/05 é 15W40, 20W40 e 20W50..... o primeiro valor antes do "W" trata da viscosidade a frio....0 seria a viscosidade da agua, e quanto maior o valor vai para a viscosidade como o mel por exemplo....ou seja, vai engrossando......
usar o oleo 5w30 nao atenderia na fase quente, q é o valor apos o "W".....entao frio o motor lubrifica bem, porem qdo em temperatura de trabalho ele nao vai ter o desempenho de lubrificação para o qual as peças foram projetadas.....
resumindo, vc ate pode pegar um valor pouco menor na fase fria, pois vai facilitar o oleo subir ao dar partida e lubrificar, mas se exagerar, o oleo pode ser fino a ponto de descarregar tuchos, e o motor bater na fase fria ao ligar por um breve instante..... creio q ideal ficar entre 10w40 ou 15w40 mesmo......
agora o q vale avaliar é o custo/beneficio.....um oleo sintetico vai ser superior, mas tem q avaliar o quanto voce roda.....o oleo é recomendado trocar a cada 6 meses, ou a quilometragem especificada.....exemplo, um sintetico vai te dar de 10.000 a 15.000 de intervalos entre trocas, enqto um sintetico na media sao 7.500 km, e minerais 5.000 km...... entao nao vale a pena botar sintetico pra rodar uns 5.000km em 6 meses, e ter q trocar, afinal o custo do oleo sintetico é beem maior....pq se deixar o oleo, mesmo sendo sintetico, ja vai estar saturado e perdendo propriedades de lubrificação......entao as vezes compensa usar um semi-sintetico, q geralmente é um excelente custo/beneficio....
e por ultimos, se hoje vc usa oleo mineral, e for mudar, lembre-se sempre de trocar o filtro (recomendado q troque o filtro sempre q trocar o oleo independente disso), e esvaziar ao maximo o carter.....