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keliton
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Marcha lenta oscilando!

por keliton » 13 Jun 2013, 18:52

Olá amigos do Clube, a alguns dias o Azulão começou a apresentar uma alteração na marcha lenta.

Bom acontece da seguinte forma: estou andando com o carro e quando faço uma pequena parada por qualquer motivo, farol, lombada quando desengato o carro a rotação da uma elevada até uns 1200 RPM e logo depois de uns 4 segundos cai para os 900RPM, o mais interessante é que se o carro esta em uma rua em que o carro se mova sozinho ao simples alivio do pedal de freio o defeito aparece, já fiz uma limpeza no sensor de marcha lenta e continua a mesma coisa.
Alguém já passou por isso?

Abraços Amigos.
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TENORIO
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Re: Marcha lenta oscilando!

por TENORIO » 13 Jun 2013, 19:03

Se eu não estiver falando Besteira... Poderia ser o Sensor de Rotação ??? :47:
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keliton
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Re: Marcha lenta oscilando!

por keliton » 13 Jun 2013, 19:20

TENORIO escreveu:Se eu não estiver falando Besteira... Poderia ser o Sensor de Rotação ??? :47:

Acredito que não, pois o sensor de rotação tem a ver com o funcionamento regular do mesmo, eu já tive problemas com ele e sei que quando ele dá pau o motor nem chega a funcionar.
mas de qualquer forma valew pela dica meu Amigo Tenório.. :88:
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Luiz Antunes
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Re: Marcha lenta oscilando!

por Luiz Antunes » 13 Jun 2013, 20:33

Deve ser, o velho e de sempre, atuador da marcha lenta sujo !

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Re: Marcha lenta oscilando!

por marcelo.tavares » 14 Jun 2013, 11:52

pode ser o atuador de macha lenta,velas,cabos de velas,bicos Injetor sujos ou entupidor,Gasolina. etc.
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Re: Marcha lenta oscilando!

por rgapski » 14 Jun 2013, 12:16

Keliton,

Seu vectra tem MID? Se tiver, qual o consumo em marcha lenta, com motor aquecido e a/c desligado?
O certo é ficar entre 1.0 e 1.2 l/h.

O meu quando começa a ter comportamento estranho, é sujeira no TBI!
Lembre-se, pra limpar a TBI, tem que comprar um jogo novo de juntas da tbi e do atuador, ok? Custa baratinho (nem 8 reais)
Dá pra fazer em casa sem maiores dificuldades!

Eu retiro a tbi do meu e em uma bancada tiro os "periféricos".
Jogo Car80 (R$ 15) em tudo, principalmente no atuador da marcha-lenta, e deixo "descansar" em uma bandeja.
Depois de 15 minutos eu limpo bem as peças com querosene e escova de dentes.
Seco o maximo que puder com um pano que não solte fiapos. Por fim, jateio ar (pode ser secador de cabelo).

Com a tbi limpinha, borrifo um WD40 no atuador e no tbi para dar uma proteção.

Antes de montar, tiro as juntas velhas, limpo com WD, monto as juntas novas e a tbi.

Fica zero meu camarada!
Meu carro fica com consumo em 1.0l/h na marcha lenta... rs
Fora que sobe e desce de giro redondinho, sem falhas ou trancos!

Essa peça suja muito de óleo do motor, pois o respiro vai bem em cima dela!
Acho que isso é um erro de projeto, pois a tbi fica no nivel do cabeçote, logo o óleo tende a escorrer pra ela e não pro motor, como deveria ser!

Limpo a minha a cada 10~15mil km.

Abs!
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Re: Marcha lenta oscilando!

por Almeidão » 14 Jun 2013, 14:08

Está parecendo uma falta de limpeza geral na TBI, ou seja no bico e principalmente onde está a borboleta. A limpeza do atuador de marcha lenta, limpeza do suspiro com mais filtro de ar novo faz parte desta limpeza.

Se estiver morrendo, pode ser o regulador de pressão.
Informação sobre sensor de rotação, ele nem sempre estraga de uma forma que o carro para, há outros sintomas.
Pode ser também o sensor de posicionamento da borboleta.

É impossível diagnosticar sem antes efetuar esta limpeza acima citada que já poderá sanar o defeito simplesmente em fazer la. E depois de limpo antes de monta, não se esqueça de verificar a regulagem da borboleta.

Sds
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Re: Marcha lenta oscilando!

por Ricardo Rohde » 16 Jun 2013, 13:20

uma vez me aconteceu isso...

ai foi levado na autoriza ai falaram que era um sensor da lenta q podia estar indo pro pau (desgaste)... diz q essa peça é importada (alemã) tem algo haver??
sei q na época foi feito uma regulada.. e agora ta de boa
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Re: Marcha lenta oscilando!

por Almeidão » 17 Jun 2013, 09:04

Este sensor que você comenta, é o atuador de marcha lenta. Os sensores são vilões também, mas não podemos dar o diagnóstico ou opinar sem que a TBI esteja verdadeiramente limpa. Estando limpa, atuador atuando e o posicionador da borboleta pedrfeita e ainda continuar com problemas na lenta, ai sim devemos ir para os sensores principais para este problema que são. Sensor temperatura da água, sonda lambda e sensor Map.
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Re: Marcha lenta oscilando!

por keliton » 22 Jun 2013, 17:31

Olá meus amigos acabei de resolver o problema, a coisa era muito simples acredito que ds última vez que fiz a limpeza na tbi, acabei deixando aquela mangueira fininha de vácuo que vai até a válvula de pressão de combustível solta que por sua vez dsva entrada falsa de ar...Agora está td como deve ser lenta nos 900RPM e Mid marcando em torno de1.0 a1.2 litros por hora.
Fica mais uma dica para poder verificar caso alguém passe pelo mesmo problema.
Muito obrigado à todos.
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MarceloOliveira

Re: Marcha lenta oscilando!

por MarceloOliveira » 22 Jun 2013, 18:02

Keliton, por ter uma entrada falsa de ar não começou a fazer nenhum barulho tipo um assobio ? Em um dos carros que tive a mangueira cortou bem no corpo da tbi, a partir deste momentos ouvia-se um assobio.

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Re: Marcha lenta oscilando!

por kauansouza » 10 Jun 2015, 20:20

rgapski escreveu:Keliton,

Seu vectra tem MID? Se tiver, qual o consumo em marcha lenta, com motor aquecido e a/c desligado?
O certo é ficar entre 1.0 e 1.2 l/h.

O meu quando começa a ter comportamento estranho, é sujeira no TBI!
Lembre-se, pra limpar a TBI, tem que comprar um jogo novo de juntas da tbi e do atuador, ok? Custa baratinho (nem 8 reais)
Dá pra fazer em casa sem maiores dificuldades!

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Depois de 15 minutos eu limpo bem as peças com querosene e escova de dentes.
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Com a tbi limpinha, borrifo um WD40 no atuador e no tbi para dar uma proteção.

Antes de montar, tiro as juntas velhas, limpo com WD, monto as juntas novas e a tbi.

Fica zero meu camarada!
Meu carro fica com consumo em 1.0l/h na marcha lenta... rs
Fora que sobe e desce de giro redondinho, sem falhas ou trancos!

Essa peça suja muito de óleo do motor, pois o respiro vai bem em cima dela!
Acho que isso é um erro de projeto, pois a tbi fica no nivel do cabeçote, logo o óleo tende a escorrer pra ela e não pro motor, como deveria ser!

Limpo a minha a cada 10~15mil km.

Abs!

O meu oscila somente no inverno tipo de 1.800 pra 500 e quando esquenta fica normal nos 800 todo dia de manhã no inverno essa tristesa! Tbi limpa sem nada de óleo! Repito 5 minutos depois de ligado estabiliza! Pode ser sensor de temperatura?

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Re: Marcha lenta oscilando!

por Almeidão » 11 Jun 2015, 08:12

pode ser sim o sensor de temperatura da agua e pode ser também a lambda. Como o sensor é barato e eu acho que ele deve ser trocado a cada 2 anos, voce não perde nada trocando ele. A lambda se não for Original, só a Bosch eu recomendo por ter trentado outras e não dado certo. Mas priemiro o sensor para ver se resolve, se voce for comprar no paralelo, compre MTE 4051, caso contrário pode ser Bosch ou original que é a mesma coisa.

Pontos a verificar: Posição da borboleta deve está toda fechada quando em descanço, qualquer mexidinha no parafuso batente dela já estraga tudo. Verifica este ponto soltando o parafuso e acelerando até sentir ela agarrar e logo vai apertando ele 1/4 de volta e testando até começar a acelerar sem que ela agarra. Este é o local dela.

Verifique ali embaixo da TBI se não tem uma mangueira solta, caso esteja tudo no local, tire esta mangueira e com a boca puxe para ver se a valvula está travando, se tiver livre ela estragou, ela tem que está travando para que esteja boa pelo menos neste quesito lenta.

Sds
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Re: Marcha lenta oscilando!

por NITO1962 » 08 Dez 2015, 12:28

Boa tarde!!
Amigos, alguem pode me ajudar?
Meu Vectra Eleite 2.4 ano 2005/06 qdo ligo pela manha sem engatar o giro do motor normal, mas qdo engato no D, carro vibra muito e morre, ligo novamente e marcha lenta normal so engatar que vibra e qdo saio morre.
Este defeito persiste ate o carro esquentar dai vai normal.
O defeito ocorre tanto na gasolona e no Gnv.

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Marcha lenta com problema

por Lenonrosa » 04 Abr 2016, 20:31

Fala galera!
Estou com probleminha na lenta do meu vectra. O giro está sempre acima de 1.000 RPM.
Do nada simplesmente ele disparava e se mantia em 2.000 ou 2.500 RPM, fazendo assim aumentar o consumo de combustível.
A alguns dias troquei o "atuador de marcha lenta", e o "sensor de rotação", e dai normalizou, mas ficou oscilando entre 1.100 e 1.500.
Notei tambem que quando ligo o ar condicionado o motor baixa a rotação e se mantem nos 1.000 RPM (rotação que deveria ser normal com o ar DESLIGADO). Dai então quando desligo o ar condicionado, a rotação volta a oscilar entre 1.100 e 1.500.
O que acham que deve ser o problema? :2:

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Marcha lenta com problema

por Rafael Mogli » 04 Abr 2016, 23:27

Vc tem mexido no cabecote ultimamente? Ou troca de correia? Comecou quando a aparecer esse sintoma?
Tive dois prpblemas referente a isso
1° carro fora do ponto (2.2 16v)
2° entrada de ar falsa pela admissão.
No ponto ele acusava sensor de hall ou fase
Na entrada de ar ele falhava, orcilava e ficava acelerado tbem. Isso depois de fazer um serviço no cabeçote

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Marcha lenta com problema

por Diesel » 05 Abr 2016, 05:40

Já fez limpeza na TBI? Pode ser excesso de sujeira deixando a borboleta um pouco aberta...

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Marcha lenta com problema

por DionVieira » 05 Abr 2016, 07:37

Verifica também o sensor de posição da borboleta e o sensor de temperatura do ar, eles que controlam a abertura do atuador, o atuador que você comprou é original? isso também pode influenciar.
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Marcha lenta oscilando!

por Edcezar » 05 Abr 2016, 08:25

Topico unido ao já existente

:88:
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
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Marcha lenta oscilando!

por carlos mendes » 05 Abr 2016, 20:03

Tem que limpar o sensor de marcha lenta e também dentro da entrada de ar onde tem o estágio. Sao as unicas coisas que podem alterar a rotação. Sensor de rotação e o sensor marcha lenta. espero ter ajudado. abraço.

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