O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaLocalização dos sensores no motor? Carro não pega.
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

13 mensagens   •   Página 1 de 1
Maic Moreira
GL Member
GL Member
Mensagens: 99
Registrado em: 28 Jan 2015, 22:34
Nome Completo: Maic Trindade Moreira
Cidade: bagé
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Localização dos sensores no motor? Carro não pega.

por Maic Moreira » 09 Ago 2015, 10:06

Bom dia pessoal e parabéns a todos os Pais por essa data,

Ontem o carro voltou da oficina para trocar as correias, tensores, pastilhas dos freios e resolver vazamentos no motor.
bom o carro voltou ontem de tarde e agora de manhã o LAZANHA não quis pegar, andei pesquisando aqui no fórum e falam sobre sensor de rotação entre outros, mas sinceramente tenho o carro a pouco tempo e ainda não sei ao certo a localização dos sensores no motor, se alguém poder me ajudar através de alguma foto ou imagem ficaria muito grato.

:62:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Localização dos sensores no motor? Carro não pega.

por Almeidão » 09 Ago 2015, 11:23

Quando um carro gira o motor e não pega o primeiro a fazer para não ter problemas maiores é:

1 - Ter certeza que a correia dentada não quebrou e não é olhando ela que você tem o diagnóstico porque o termo quebrar não é que a correia vá partir ao meio, ou seja ela fica no lugar porem não gira. Para isto deve se colocar uma quinta, abrir em cima na capa protetora para os 8V e balançar o carro, se ela tiver se movimentando, ótimo não é ela o problema.

2 - Soltar um cabo de vela la na vela, aproximar ele o máximo da vela e pedir alguém para ligar o carro, se vir centelhas fortes, pode eliminar a chance de ser Sensor de rotação ou bobina. Neste caso para o carro que não quer pegar, mas o arranque gira o motor. Isto não isenta problemas no sensor de rotação em um geral mas para este momento sim.

3 - Teste a ser feito na bomba ou falta de combustivel, soltar a mangueira da flauta, se não tiver gasolina ali é um grande indicio e com ela solta dentro de um litro ou recipiente, peça alguem para ligar o carro, se não vir gasolina o problema é a bomba. Esta é a unica forma de testar uma bomba, ouvir ela funcionando não quer dizer que esteja jogando combustível.

São pontos importantes para os carros que não pegam e mesmo tendo falta de algo nestes pontos, não quer dizer que esteja ruim. O 2 e o 3 são muitos usados para cortar alimentação de alarmes e se isto tiver ocorrendo não verão uns destes sinais e poderão pensar que seja um sensor destes o defeito.

Mas tendo um pouco de experiencia, é possivel que seja a bomba, é uma peça que gosta de estragar desta forma, funciona normal, chegamos e ao sair não pega mais.
Imagem

Maic Moreira
GL Member
GL Member
Mensagens: 99
Registrado em: 28 Jan 2015, 22:34
Nome Completo: Maic Trindade Moreira
Cidade: bagé
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Localização dos sensores no motor? Carro não pega.

por Maic Moreira » 09 Ago 2015, 12:47

Obrigado pelas dicas Almeidão, assim que voltar farei isso. Não pegou, tentei mais umas duas vezes e não insisti mais, pois não iria pegar.

Enviado de meu SM-G130BT usando Tapatalk

Maic Moreira
GL Member
GL Member
Mensagens: 99
Registrado em: 28 Jan 2015, 22:34
Nome Completo: Maic Trindade Moreira
Cidade: bagé
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Localização dos sensores no motor? Carro não pega.

por Maic Moreira » 09 Ago 2015, 23:49

Acho que consegui resolver, tirei a tampa dos cabos de vela e verifiquei aquele sensor que vai ali. lixei e limpei os contatos e o danado pegou que é uma beleza. depois disso ganhou até um banho, coisa que faria pela manhã mas não ligou, aí larguei de mão.
Diz a minha esposa, nada como estar de cabeça fria, pois sinceramente mando o carro para fazer uma preventiva, e quando volta na primeira oportunidade me deixa na mão, fiquei meio indignado.

Mas o mais importante é que mais uma vez fui salvo pelas pessoas do Fórum do Clube do Vectra, muito obrigado pela força!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Localização dos sensores no motor? Carro não pega.

por Almeidão » 10 Ago 2015, 09:36

Bem, é sabido que eu não entendo muito de eletrônica, ou melhor não tenho aparelhos para medir e sempre acho que a maioria que tem ainda não aprendeu a diagnosticar.

Passo para voces o que já aconteceu comigo 2 vezes no meu Vectra B, uma delas há muito tempo atrás tipo uns 5 anos e ontem aconteceu o mesmo. Carro frio, liguei ele e começou a mascar, um cilindro simplesmente não funcionou e óbvio um cilindro não funcionando o cheiro de gasolina crua aparece. Na vez passada eu resolvi muito rápido sem querer, desta vez quis insisti um pouco mais, tipo desligando o carro e religando umas 3 vezes e sempre o mesmo sintoma, nada melhorou. Para resolver isto é muito simples, tire todos os cabos de velas na vela, tirar um e colocar, 2 e colocar e assim até o 4º e o carro volta ao normal.

Ai vem a pergunta para os entendido da eletrônica. O que aconteceu neste momento para ele ficar assim? Com certeza alguma coisa inverteu e ao tirar os cabos acertou. Algo com o módulo? Algo com a bobina?

Lembrem se, não é frequente e em mais de 10 anos com o carro aconteceu duas vezes e serve para uns que possa acontecer e eu nem sei se podxe acontecer com todos os cilindros e não funcionar o carro.
Imagem

Maic Moreira
GL Member
GL Member
Mensagens: 99
Registrado em: 28 Jan 2015, 22:34
Nome Completo: Maic Trindade Moreira
Cidade: bagé
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Localização dos sensores no motor? Carro não pega.

por Maic Moreira » 15 Ago 2015, 15:48

Eis o problema.Imagem

Imagem

Enviado de meu SM-G130BT usando Tapatalk

Maic Moreira
GL Member
GL Member
Mensagens: 99
Registrado em: 28 Jan 2015, 22:34
Nome Completo: Maic Trindade Moreira
Cidade: bagé
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Localização dos sensores no motor? Carro não pega.

por Maic Moreira » 15 Ago 2015, 15:49

Sensor de rotação trincado

Enviado de meu SM-G130BT usando Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Localização dos sensores no motor? Carro não pega.

por Almeidão » 15 Ago 2015, 23:20

É, não faz 4 meses e eu tive que trocar o alternador do meu, por sinal coloquei zero e ao tirar o alternador esbarrei neste cabo e saiu esta ponta inteira ficando a metade da tomada no local, eu disse esbarrei e olha que eu troco o meu a cada 5 anos e sempre coloco Bosch e Bosch é original.

Bem, com certeza você resolveu o problema.
Imagem

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Localização dos sensores no motor? Carro não pega.

por Mantenedor » 16 Ago 2015, 10:22

Almeidão , me diga uma coisa este sensor estando trincado pode ter fuga de corrente , provocando cortes na aceleração ? Eu vou fazer o teste no regulador de pressão agora a tarde e será que consigo ver este sensor de rotação no meu 16 válvulas , pode me dizer onde ele fica?

ABS.

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Maic Moreira
GL Member
GL Member
Mensagens: 99
Registrado em: 28 Jan 2015, 22:34
Nome Completo: Maic Trindade Moreira
Cidade: bagé
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Localização dos sensores no motor? Carro não pega.

por Maic Moreira » 16 Ago 2015, 11:09

Bom dia Mantenedor, o sensor fica em baixo perto do botequim e o conector fica em cima perto da TIM.

Maic Moreira
GL Member
GL Member
Mensagens: 99
Registrado em: 28 Jan 2015, 22:34
Nome Completo: Maic Trindade Moreira
Cidade: bagé
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Localização dos sensores no motor? Carro não pega.

por Maic Moreira » 16 Ago 2015, 11:11

Imagem

Enviado de meu SM-G130BT usando Tapatalk

Maic Moreira
GL Member
GL Member
Mensagens: 99
Registrado em: 28 Jan 2015, 22:34
Nome Completo: Maic Trindade Moreira
Cidade: bagé
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Localização dos sensores no motor? Carro não pega.

por Maic Moreira » 16 Ago 2015, 13:50

Maic Moreira escreveu:Bom dia Mantenedor, o sensor fica em baixo perto do botequim e o conector fica em cima perto da TIM.

Agora que vi os erros de digitação automática, onde está botequim, na verdade é virabrequim. E onde está TIM o certo seria TBI. Desculpem mas não tinha visto os erros.

Enviado de meu SM-G130BT usando Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Localização dos sensores no motor? Carro não pega.

por Almeidão » 16 Ago 2015, 15:04

Este sensor, inclusive me equivoquei pela foto acima e logo vi que a postagem é de outro e lá ele comenta o que eu sempre digo, com o tempo os as capas dos 3 fios internos viram pó, incrível como ele fica e por isto deve ser trocado a cada 5 anos, não há fuga ou perca de corrente com ele trincado, mas haverá mal funcionamento porque ele se movimenta e começa a dar falha no carro até chegar um momento que encostará um no outro e o carro não pega mais.
Ele fica em um local chatinho para mexer, recente troquei o meu e para isto tive que soltar guarda chuva da descarga para abrir um pouquinho de espaço e precisa soltar a correia do alternador para soltar a capa da dentada porque ele passa ali na frente dando e da volta por baixo da polia e entra bem ali por cima do compressor do ar em um espaço que passa somente ele, muitos vem com este cabo por dentro do suporte do compressor, neste caso, basta cortar ele e colocar ele por fora, entrando por cima ali na direção do esticador da correia. Nada de colocar ele por cima do motor como já vi alguns fazendo, no local dele ele dura mais tempo.

Se voce trocar o seu, corte ele e tente mostrar para o pessoal como estão os fios internos e como o protetor dos fios viram pó. Vale apenas trocar esta peça se o carro for antigo e o Original é Bosch e deve custar entre 70 a 90 reais.
Imagem

13 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 172 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.