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Julio Zunino
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Lavagem do Motor

por Julio Zunino » 10 Ago 2015, 13:46

Olá pessoal, boa tarde.

O cofre e motor do meu Vectra 2003 estão muito sujos e estou afim de mandar lavar, alguém sabe me dizer quais são as partes essenciais que tenho que pedir para não molharem? ele também é no GNV, para quem tem e possa me dar algumas dicas eu agradeceria.

Valeuu rapaziada, abraços!

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Re: Lavagem do Motor

por Gabriel Abrahão » 10 Ago 2015, 14:39

Pede para cobrir as partes elétricas do motor, para evitar algum problema no futuro.
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Re: Lavagem do Motor

por Mantenedor » 10 Ago 2015, 17:46

Todo cuidado é pouco ! Cubra bem as partes críticas do motor , para não ter surpresas !!!
Acho que aqui no forum deve ter orientações de quais peças deve tomar cuidado . Boa sorte!!

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Re: Lavagem do Motor

por Julio Zunino » 11 Ago 2015, 12:16

Beleza, valeu galera, depois de lavadinho eu posto foto e digo como ficou o carro para vocês! Abraço.

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Re: Lavagem do Motor

por Andersonss » 11 Ago 2015, 16:02

Partes elétricas, alternador etc.. todo cuidado é pouco não tenho coragem de mandar lavar eu mesmo lavo o meu demoro uma tarde inteira pra limpar ou mais.. coisa que no lava rapido cai pra 20 minutos kkk mas eu lavando sei o que to fazendo kk, já tive problemas com esses caras que lavam motor ... Boa sorte

rgapski
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Re: Lavagem do Motor

por rgapski » 11 Ago 2015, 16:51

Em todos os meus carros eu faço uma lavagem anual do motor.
Eu gosto de manter o motor limpo, pois se surgir vazamento, consigo identificar imediatamente.

Como disseram, o segredo é proteger peças vitais, principalmente o alternador.

Existe um plastico que é vendido para frigoríficos, que parece aquele que a mulherada usa na cozinha, que tem uma facilidade enorme de grudar nele mesmo. Isso é ótimo pra isolar as areas criticas.
Ele custa barato, diferente daquele que vende no mercado.

Primeiro passo é isolar o alternador e compressor do ar. Basta enrolá-los neste filme.

A proteção do alternador e do compressor não é nem tanto pela parte elétrica, que quando secar vai voltar a funcionar normalmente.
O problema são os rolamentos que podem acabar perdendo a graxa e causando barulhos. Isso acontece mais em carros mais antigos (+ de 10 anos), pois a capa do rolamento já deve ter sofrido bastante desgaste. Então todo cuidado é pouco.

Depois, desligue a bateria e tire do cofre do motor, até mesmo pra facilitar a lavagem.
Retire também os cabos de vela e bobina de dentro do cofre do motor.

No câmbio costuma ter um respiro de óleo. Se não tiver uma tampinha ali, cubra com o plastico-filme.
Faça o mesmo com o tubo onde o motor aspira o ar.

Todos os conectores de injeção devem ser removidos, aplicados um óleo anti-oxidante (wd-40, de preferencia) e depois recolocados.

Feito isso, com o motor totalmente frio há pelo menos 3h, pode começar a lavar.
Comece sempre pelo capuz, retire a manta de proteção para lavar bem a lata.
A manta você lava ela no chão com detergente mesmo. Só não concentre o jato de agua muito proximo, pois pode acabar rasgando a manta.

Com o capuz limpo, você lava o motor, sempre de cima pra baixo.
Não dê jato forte no radiador, pois pode entortar as aletas, impossibilitando a refrigeração do motor.

Se você tiver acesso a alguma máquina de vapor ou lavadora com água quente (lava-moto costuma ter) é o melhor, pois facilita demais o trabalho, principalmente para desengraxar.

Se você só tiver acesso à maquina de lavagem comum, existem produtos próprios para lavagem de motor (desengraxante e detergente).
Recomendo começar com solução desengraxante para remover a oleosidade superficial, depois enxágua para aplicar a solução alcalina para remover as incrustações de terra.
Dependendo da situação, será necessário o auxilio de escovas, panos, etc. Se a maquina for boa, a pressão da água já arranca toda sujeira.
Depois é só enxaguar e secar com ar comprimido.

Evite o uso de óleo diesel. Ele é bom desengraxante, mas por ser um derivado de petróleo, pode acabar detonando com algumas mangueiras/borrachas/correias.
Óleo diesel só presta para usar em corrente de moto (e se não tiver o-ring).

Capriche na secagem! Essa é a parte crítica do trabalho.
Remova os conectores, apliquer ar comprimido até ter certeza de estar tudo seco, e aplique um Wd-40 para garantir que não haverá oxidação.

Cuidado redobrado no alojamento das velas!
Sopre bastante ar ali. Se ficar umidade, pode queimar sua bobina.

Pra dar acabamento, passe silicone (spray é melhor/mais fácil de aplicar) nas partes plasticas para dar um aspecto natural aos plásticos/mangueiras. Ao contrário do que pensa a maioria, o silicone não agride plastico e mangueira. O que agride é a vaselina (porque vem do petróleo).

Por fim, remove os filmes de proteção e monta a bateria, bobina e cabos.
Comece bem cedo, pois pra fazer com capricho vai quase um dia todo...

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Re: Lavagem do Motor

por Andersonss » 11 Ago 2015, 20:15

rgapski escreveu:Em todos os meus carros eu faço uma lavagem anual do motor.
Eu gosto de manter o motor limpo, pois se surgir vazamento, consigo identificar imediatamente.

Como disseram, o segredo é proteger peças vitais, principalmente o alternador.

Existe um plastico que é vendido para frigoríficos, que parece aquele que a mulherada usa na cozinha, que tem uma facilidade enorme de grudar nele mesmo. Isso é ótimo pra isolar as areas criticas.
Ele custa barato, diferente daquele que vende no mercado.

Primeiro passo é isolar o alternador e compressor do ar. Basta enrolá-los neste filme.

A proteção do alternador e do compressor não é nem tanto pela parte elétrica, que quando secar vai voltar a funcionar normalmente.
O problema são os rolamentos que podem acabar perdendo a graxa e causando barulhos. Isso acontece mais em carros mais antigos (+ de 10 anos), pois a capa do rolamento já deve ter sofrido bastante desgaste. Então todo cuidado é pouco.

Depois, desligue a bateria e tire do cofre do motor, até mesmo pra facilitar a lavagem.
Retire também os cabos de vela e bobina de dentro do cofre do motor.

No câmbio costuma ter um respiro de óleo. Se não tiver uma tampinha ali, cubra com o plastico-filme.
Faça o mesmo com o tubo onde o motor aspira o ar.

Todos os conectores de injeção devem ser removidos, aplicados um óleo anti-oxidante (wd-40, de preferencia) e depois recolocados.

Feito isso, com o motor totalmente frio há pelo menos 3h, pode começar a lavar.
Comece sempre pelo capuz, retire a manta de proteção para lavar bem a lata.
A manta você lava ela no chão com detergente mesmo. Só não concentre o jato de agua muito proximo, pois pode acabar rasgando a manta.

Com o capuz limpo, você lava o motor, sempre de cima pra baixo.
Não dê jato forte no radiador, pois pode entortar as aletas, impossibilitando a refrigeração do motor.

Se você tiver acesso a alguma máquina de vapor ou lavadora com água quente (lava-moto costuma ter) é o melhor, pois facilita demais o trabalho, principalmente para desengraxar.

Se você só tiver acesso à maquina de lavagem comum, existem produtos próprios para lavagem de motor (desengraxante e detergente).
Recomendo começar com solução desengraxante para remover a oleosidade superficial, depois enxágua para aplicar a solução alcalina para remover as incrustações de terra.
Dependendo da situação, será necessário o auxilio de escovas, panos, etc. Se a maquina for boa, a pressão da água já arranca toda sujeira.
Depois é só enxaguar e secar com ar comprimido.

Evite o uso de óleo diesel. Ele é bom desengraxante, mas por ser um derivado de petróleo, pode acabar detonando com algumas mangueiras/borrachas/correias.
Óleo diesel só presta para usar em corrente de moto (e se não tiver o-ring).

Capriche na secagem! Essa é a parte crítica do trabalho.
Remova os conectores, apliquer ar comprimido até ter certeza de estar tudo seco, e aplique um Wd-40 para garantir que não haverá oxidação.

Cuidado redobrado no alojamento das velas!
Sopre bastante ar ali. Se ficar umidade, pode queimar sua bobina.

Pra dar acabamento, passe silicone (spray é melhor/mais fácil de aplicar) nas partes plasticas para dar um aspecto natural aos plásticos/mangueiras. Ao contrário do que pensa a maioria, o silicone não agride plastico e mangueira. O que agride é a vaselina (porque vem do petróleo).

Por fim, remove os filmes de proteção e monta a bateria, bobina e cabos.
Comece bem cedo, pois pra fazer com capricho vai quase um dia todo...

Abs!


Bem assim :88:
Já vi lavarem motor de carro com o motor fervendo sem cobrir nada kkkk por isso não mando em lugar nenhum pra lavar, aqui na minha cidade é tudo na ''ignorância'' ''molha tudo depois deixa no sol que não tem problema chefe'' kkkk

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Re: Lavagem do Motor

por Leonardo Vale » 21 Ago 2015, 21:52

Lavagem em baixo no :9: lastro usa que tipo de produto??
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Re: Lavagem do Motor

por Leonardo Vale » 29 Ago 2015, 21:01

Alguém responde?
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Re: Lavagem do Motor

por JoãodoValle » 31 Ago 2015, 08:15

Leonardo Vale escreveu:Lavagem em baixo no :9: lastro usa que tipo de produto??

Não ficou clara sua pergunta :9:

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Re: Lavagem do Motor

por Leonardo Vale » 02 Set 2015, 23:56

Ele responde só a limpeza do motor eu disse em baixo do veículo ou lastro que produto aplicar?
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Re: Lavagem do Motor

por JoãodoValle » 03 Set 2015, 07:07

Leonardo Vale escreveu:Ele responde só a limpeza do motor eu disse em baixo do veículo ou lastro que produto aplicar?

Mas o que vem a ser Lastro?

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Re: Lavagem do Motor

por mecatronico » 03 Set 2015, 07:34

tem um produto muito bom que é o limpa rodas e motor da autoshine...

é barato e faz uma limpeza legal...

e paciencia também conta muito para um excelente trabalho... da ultima vez que limpei o meu, ficou assim

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Re: Lavagem do Motor

por RicardoGLS » 03 Set 2015, 08:18

JoãodoValle escreveu:
Leonardo Vale escreveu:Ele responde só a limpeza do motor eu disse em baixo do veículo ou lastro que produto aplicar?

Mas o que vem a ser Lastro?


O que ele quer dizer é em baixo do carro: Longarinas, soalho, motor, escape...No meu aplico bastante água, desengraxante e vaselina. Não faça o uso de limpa alumímio.
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Re: Lavagem do Motor

por JoãodoValle » 03 Set 2015, 08:23

RicardoGLS escreveu:
JoãodoValle escreveu:
Leonardo Vale escreveu:Ele responde só a limpeza do motor eu disse em baixo do veículo ou lastro que produto aplicar?

Mas o que vem a ser Lastro?


O que ele quer dizer é em baixo do carro: Longarinas, soalho, motor, escape...No meu aplico bastante água, desengraxante e vaselina. Não faça o uso de limpa alumímio.

Não conhecia por esse nome, achei que era um peça específica.

O meu lavo com querosene e jato de água, "ensaco" o alternador e arranque e mando brasa ehehhe, fica muito bom e não resseca borrachas, até pq lavo umas 4 vezes no ano ali apenas.

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Re: Lavagem do Motor

por rgapski » 03 Set 2015, 09:06

RicardoGLS escreveu:
JoãodoValle escreveu:
Leonardo Vale escreveu:Ele responde só a limpeza do motor eu disse em baixo do veículo ou lastro que produto aplicar?

Mas o que vem a ser Lastro?


O que ele quer dizer é em baixo do carro: Longarinas, soalho, motor, escape...No meu aplico bastante água, desengraxante e vaselina. Não faça o uso de limpa alumímio.


Vaselina não... Vaselina também detona as borrachas...
Qualquer produto derivado de petróleo detona com as borrachas.
Um parente meu vivia aplicando vaselina embaixo do carro, até o dia que as mangueiras de combustível simplesmente começaram a "derreter", ou seja, ficaram pegajosas e sem rigidez alguma, bastava esfregar pra ela começar a partir...

A melhor coisa pra se limpar o carro é maquina de pressão com água quente, ou jato de vapor. Pode até utilizar um detergente pra ajudar
O calor derrete o óleo graxa e a aguá faz o serviço de "levar embora".

Existem produtos desengraxantes que são mais "lights", como o Malco Outrageous Orange, ou 3m Citrus.

A única coisa que não reage com a borracha é o silicone.
Parte de baixo e motor eu recomendo apenas a lavagem com água e detergente (nada desses muito ácidos ou muito básicos, tipo limpa baú, solupan, etc).

Depois de lavado, pra quê besuntar com óleo, ainda que seja silicone?
Desengraxar o carro e depois melecar ele todo de óleo, não faz sentido algum. Você perde horas pra tirar a meleca, depois vai lá e aplica uma meleca nova?
Isso só vai fazer a poeira grudar mais rápido onde vc acabou de lavar.

Entendo que na parte visível do motor as vezes fica aquele aspecto "feio", de borracha/plastico ressecado.
Pra isso, basta passar uma emulsão de silicone qualquer nos plásticos e borrachas que ficam visíveis.
Deixa penetrar por alguns minutos e depois remove o excesso com um pano, só pra ficar apresentável.

Garanto que fazendo assim fica limpo por muito mais tempo.
Lava rapido adora lambusar o carro de óleo por dois motivos:
1 - Fica "bonito" de ver, logo, o cliente fica satisfeito.
2 - Na semana seguinte já ta toda sujeira grudada ali de novo, e ele pronto pra cobrar por outra lavagem.

Motor, suspensão e chassi só se lava pra evitar o acumulo de detritos que podem causar entupimentos, desgaste por abrasão, corrosão, etc.

Abs!

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Re: Lavagem do Motor

por RicardoGLS » 04 Set 2015, 11:18

rgapski escreveu:
RicardoGLS escreveu:
JoãodoValle escreveu:
Leonardo Vale escreveu:Ele responde só a limpeza do motor eu disse em baixo do veículo ou lastro que produto aplicar?

Mas o que vem a ser Lastro?


O que ele quer dizer é em baixo do carro: Longarinas, soalho, motor, escape...No meu aplico bastante água, desengraxante e vaselina. Não faça o uso de limpa alumímio.


Vaselina não... Vaselina também detona as borrachas...
Qualquer produto derivado de petróleo detona com as borrachas.
Um parente meu vivia aplicando vaselina embaixo do carro, até o dia que as mangueiras de combustível simplesmente começaram a "derreter", ou seja, ficaram pegajosas e sem rigidez alguma, bastava esfregar pra ela começar a partir...

A melhor coisa pra se limpar o carro é maquina de pressão com água quente, ou jato de vapor. Pode até utilizar um detergente pra ajudar
O calor derrete o óleo graxa e a aguá faz o serviço de "levar embora".

Existem produtos desengraxantes que são mais "lights", como o Malco Outrageous Orange, ou 3m Citrus.

A única coisa que não reage com a borracha é o silicone.
Parte de baixo e motor eu recomendo apenas a lavagem com água e detergente (nada desses muito ácidos ou muito básicos, tipo limpa baú, solupan, etc).

Depois de lavado, pra quê besuntar com óleo, ainda que seja silicone?
Desengraxar o carro e depois melecar ele todo de óleo, não faz sentido algum. Você perde horas pra tirar a meleca, depois vai lá e aplica uma meleca nova?
Isso só vai fazer a poeira grudar mais rápido onde vc acabou de lavar.

Entendo que na parte visível do motor as vezes fica aquele aspecto "feio", de borracha/plastico ressecado.
Pra isso, basta passar uma emulsão de silicone qualquer nos plásticos e borrachas que ficam visíveis.
Deixa penetrar por alguns minutos e depois remove o excesso com um pano, só pra ficar apresentável.

Garanto que fazendo assim fica limpo por muito mais tempo.
Lava rapido adora lambusar o carro de óleo por dois motivos:
1 - Fica "bonito" de ver, logo, o cliente fica satisfeito.
2 - Na semana seguinte já ta toda sujeira grudada ali de novo, e ele pronto pra cobrar por outra lavagem.

Motor, suspensão e chassi só se lava pra evitar o acumulo de detritos que podem causar entupimentos, desgaste por abrasão, corrosão, etc.

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Eu só aplico vaselina embaixo do carro, e não nas borrachas. Agora a vaselina que aplico é a branca pura usada em hospitais, e não as convencionais que usam em lava-jatos. Agora se não for benevolente ao uso, eu paro por aqui.
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Re: Lavagem do Motor

por rgapski » 04 Set 2015, 11:50

RicardoGLS escreveu: Eu só aplico vaselina embaixo do carro, e não nas borrachas. Agora a vaselina que aplico é a branca pura usada em hospitais, e não as convencionais que usam em lava-jatos. Agora se não for benevolente ao uso, eu paro por aqui.


Ricardo,

Até onde eu sei, a vaselina é vaselina, derivado de petróleo, independente de ser pura ou não.

O carro, por baixo, tem borrachas que apoiam o subchassi (frente e trás), buchas de bandeja, mangueiras de combustível/respiro, etc.
Lavar e depois aplicar a vaselina, pode evitar que a água seque totalmente da lataria (causa de oxidação) e vai ajudar a grudar mais poeira por baixo.

Eu não passo nada dessas coisas no meu carro, afinal nem a fábrica faz isso.
Penso que se fosse bom, eles melecariam o carro inteiro ao terminar de montar, pois correriam um risco menor de alguém acionar a garantia, afinal, o carro depois de pronto fica estacionado no tempo tomando sol e chuva.

Longe de mim dizer o que é certo ou errado, pois cada um faz o que quer e o que acha certo com o próprio carro. Estamos aqui pra trocar opinião.

E eu já vi vários carros com problemas por causa dessas "borrifadas" após lavagem.
Eu já tive problemas. Meu vectra estava com as borrachas estranhas também por causa dessas lavagens.

Só pra dar um exemplo:
Meu pai mesmo, mandou uma vez trocar a suspensão todinha do classic. Trocou todas as borrachas, buchas e batentes da suspensão. O carro ficou zero. Ficou igual ao dia que tiramos da CCS.
Aí ele ficou todo contente com o carro silencioso, e tomou gosto por dar uma melhorada.
Vendo que o carro estava muito sujo por causa da manutenção, mandou lavar ele todinho.

Borrifaram vaselina na parte de baixo e caixa de rodas.
Em pouco mais de 2 meses o carro voltou a bater todo.
Logo depois ele teve que trocar boa parte das borrachas que ficaram totalmente molengas.

Abs!
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Re: Lavagem do Motor

por Alcir Andreoni » 04 Set 2015, 12:13

Por baixo do santanão eu lavo com o APC da Perol (aula do Rgapski) diluido em 5:1 com um escova de lavar caixa de rodas.

Fica perfeito...
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Isso deixa marcas profundas!

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Re: Lavagem do Motor

por RicardoGLS » 04 Set 2015, 12:24

Ok vivendo e aprendendo! :88:
Vectra Elegance 2011 8V 140Cv 2.0 Prata Polaris
Freios ABS e a disco nas 4 rodas.
Air Bag duplo, sensor de chuva ar digital

Ex Voyage 1992 GLS 1.8 4 portas
Ex Vectra 2000 GLS 2.2 8V
Vectra atual: Elegance 2011

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