O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaMotor sujo de óleo.
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

15 mensagens   •   Página 1 de 1
DiogoMello
GL Member
GL Member
Mensagens: 77
Registrado em: 31 Jan 2015, 13:37
Nome Completo: Diogo Eugenio de Mello
Cidade: São João de Meriti
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Motor sujo de óleo.

por DiogoMello » 29 Ago 2015, 17:15

Pessoal, meu Vectra nunca deu problema, graças a deus, 6 meses já com ele. Porem ultimamente ao abrir o capô tenho notado, o motor sujo de óleo, aquele bloco inteiro abaixo d parte plástica do óleo, de um lado ao outro, já limpei um vez e hj vi tava sujo de novo, como se escorresse. O que isso indica? e grave?

dnis0123
GL Member
GL Member
Mensagens: 143
Registrado em: 04 Ago 2015, 12:11
Nome Completo: Dênis Pimentel
Cidade: Ouro Preto
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Motor sujo de óleo.

por dnis0123 » 29 Ago 2015, 17:24

É provável que seja a junta da tampa de válvulas!

:88:

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Motor sujo de óleo.

por Ives » 29 Ago 2015, 17:29

Infelizmente isso eh "normal".... O bloco trabalha como barra de anti torção, e a tampa plástica acaba deixando vazar vapores de óleo, sujando todo o cabeçote.....eu aprendi a conviver c isso, pois td mundo fala dessa situação, e mesmo trocando junta, logo deve retornar a fazer isso.....caso o carro não esteja baixando óleo anormal, não há c o que se preocupar.....
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Motor sujo de óleo.

por Almeidão » 29 Ago 2015, 17:40

O problema será sanado trocando a tampa com a junta, esta tampa ao ser retirada pelos mecanicos ou mexanicos irá sair umas 3 ou 4 vezes no máximo e voltará inteira, depois disto ela empena ou amassa os anéis de metal onde entram os parafusos. Ao trocar la, o local onde vai ajunta de deve está totalmente seca e livre de impureza e aproveita e limpa ou troca a mangueira onde sai o suspiro e onde é sugado por vácuo. Aumenta ainda um pouco o trabalho e limpa o tubo metal do suspiro do motor, este tubo é meio chato limpar, mas com paciencia e um vergalhão com estopa molhada de gasolina na ponta fará uma ótima limpeza. Óbvio que voce precisa tirar ele fora para isto.

Deve ter uns 4 anos que troquei a minha, não tem sinal de óleo, mas é eu mesmo quem troco e sei que ali não precisa apertar muito, aliás são os excesso de apertos que estraga o anel de metal.
Imagem

Avatar do usuário
mecatronico
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 182
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:29
Nome Completo: Plínio Vieira
Cidade: Astorga
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Motor sujo de óleo.

por mecatronico » 29 Ago 2015, 18:11

Almeidao...

Vc disse para deixar bem limpo e seco onde vai a junta mas pq em algumas literaturas de mecânica se recomenda passar um dedo de óleo na junta? Isso não acabaria facilitando para um novo vazamento der óleo?

Abraço!
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Motor sujo de óleo.

por Almeidão » 29 Ago 2015, 20:56

mecatronico escreveu:Almeidao...

Vc disse para deixar bem limpo e seco onde vai a junta mas pq em algumas literaturas de mecânica se recomenda passar um dedo de óleo na junta? Isso não acabaria facilitando para um novo vazamento der óleo?

Abraço!


Colocar uma camada de óleo já é deixar espaço para vazar principalmente ali onde quase não há pressão sobre a junta. Se observar bem, a tampa tem um anel de metal em cada local de parafuso e isto não deixa apertar muito mas exige que fique por igual e o motivo de vazar são apertos irregulares em alguns deles não na tampa nova, mas nas sequencias de mexidas. Outro erro comum dos mecânicos e proprietário que faz questão de 10 reais é reutiliza a junta, digo de cadeira se você colocar uma tampa nova pela manhã e a tarde precisar tirar dois parafusos fora e não colocar uma junta nova ele vai vazar óleo. Bem diferente de um anel de termostática que você pode colocar ele hoje e daqui 3 meses tirar e montar que ele vedará, bastando está ainda flexível, isto porque é espaço pequeno e a vedação é melhor.

Voltando ainda no óleo para montar a junta, o óleo tem um poder terrível de deixar uma película isolando uma peça da outra este poder só é terrível neste caso porque é exatamente para isto que ele foi fabricado e com certeza vai vazar no outro dia se fizerem isto.

O correto é tirar com o motor totalmente frio, coisa que mecânico não tem paciência, limpar a tampa com querosene, limpar a parte debaixo deixando totalmente seco e montar tudo, se mesmo assim vazar, pode comprar uma tampa nova e recolocar porque esta já era e foi assim que eu fiz no meu e para nem precisar mexer nos parafusos que prende a peça plástica por cima, coloquei parafuso com porca no meio para apertar a tampa e depois colocar a peça e mais uma porca, isto porque bastava eu soltar estes dois parafusos e no outro dia estava vazando. Tive até que dá uma mexida na tampa do óleo para usar este parafuso.

TEM SOLUÇÃO SIM, só que as vezes soluções custa um pouquinho e não podemos esquecer que temos um carro antigo e que esta tampa faz parte de peças de reposição. USAR COLA, SÓ UM LOUCO FÁ ISTO e tem lugar que esta cola de silicone custa a metade de uma tampa nova.
Imagem

charlessd
Member
Member
Mensagens: 10
Registrado em: 28 Fev 2015, 21:03
Nome Completo: charles de souza dozol
Cidade: laguna
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Re: Motor sujo de óleo.

por charlessd » 30 Ago 2015, 22:27

Troca a tampa de valvulas que de plastico por uma de aluminio

Enviado de meu SM-T111M usando Tapatalk

charlessd
Member
Member
Mensagens: 10
Registrado em: 28 Fev 2015, 21:03
Nome Completo: charles de souza dozol
Cidade: laguna
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Re: Motor sujo de óleo.

por charlessd » 30 Ago 2015, 22:32

E uma boa junta e uma cola de boa qualidade

Enviado de meu SM-T111M usando Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Motor sujo de óleo.

por Almeidão » 31 Ago 2015, 09:28

charlessd escreveu:Troca a tampa de valvulas que de plastico por uma de aluminio

Enviado de meu SM-T111M usando Tapatalk


Não use cola ali, neste local é não usar nada a não ser a junta nova e limpa se tiver duvida compre uma tampa nova, sendo 8V não é cara e vem com junta e tampa do óleo. Se usar cola ali a unica que dá jeito é o silicone negro, mas tem um porem a tampa só sairá depois na base do martelo e se der azar estraga até o cabeçote. Sem duvida que a tampa já será estragada ao tirar desta forma. Já peguei um carro assim e levei umas 4 horas martelando de baixo para cima para tirar ela por completo e defender o cabeçote.
Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Motor sujo de óleo.

por JoãodoValle » 31 Ago 2015, 10:48

Eu tive problemas com vazamentos ali a muito tempo, troquei juntas diversas, originais e sabó, e sempre vazava, comprei um tampa nova com junta e tampa de oleo zeradas mas continuou vazando, menos mais ainda vazava.

Na última manutenção comprei um junta sabó e um tubo de cola pra alta temperatura preta e coloquei, já faz uns 20 dias que tá lá sem indícios nenhum de vazamentos.

Mas tem um porém, a cola deve ser colocada na fissuras onde entra a junta na tampa, logo que ali deve estar totalmente isento de qualquer sujeira, e deve ser colocada muito pouca cola, pois quando colocar a junta na tampa ela vai calçar e pode transbordar cola, assim entrando em contato com a gaiola (ou capela), aí pode dar esse problema que o Mestre Almeidão disse, pois o correto é que entre a junta e a gaiola não haja nada.

Pelo menos no meu caso resolveu muito bem, e não vejo que terei dificuldades se precisar desmontar, até pq essa cola não impregna, pois depois de seca ela vira uma borracha, bastará na próxima manutenção trocar a junta de novo e limpar bem a tampa.

Limpei bem com car80:
Imagem

Junta com a cola por baixo:
Imagem

20 dias depois:
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Motor sujo de óleo.

por Almeidão » 31 Ago 2015, 12:37

João, pelo menos você fez um lado, tem gente que cola tudo. Amigão, esta cola cola pra valer e sou de dizer para ti que vai lhe dá um trabalho danado tirar esta junta aí, menos mal que é só na tampa e é realmente onde vaza quando não limpa direito ou se tiver empeno, o óleo dá a volta por cima dela, bem aquele que coloca sem limpa a capela, já vai vazar ali também.

Um exemplo deste silicone preto, aliás pode ajudar muita gente. Nas duas portas de trás, tem uma borracha cada lado no meio da porta finalizando o acabamento, parece uma pá, ali com o tempo vai arregaçando e ficando solto. Pega este silicone e coloca ali atrás dela a noite, coloca uma fita isolante segurando e depois tenta soltar esta peça pra ver. No meu uso este silicone ali.

Mai uma? Forro de banco soltando o debrum as vezes solta e tentamos encaixar outra vez e mais um e ele continuará soltando. Passe ela ali e coloca o debrum no local e tenta tirar ele depois.

Outra? Lá nas portas dianteiras de tanto fechar e abrir vai roendo a borracha que vem do teto quase no final dela. Se deixar vai corroendo e ficando pior, o meu corroeu legal e nada colava ali, resolvi usar esta cola colando onde partiu e engrossando um pouco para aguentar, já tem uns 5 anos isto e está perfeito.

Este silicone é muito bom, mas tem coisa que devemos pensar que precisaremos tirar um dia. No seu caso não, o máximo que pode acontecer é estragar a tampa. Detalhe, a minha não vaza mas é original, não sei se a sua é, então quando digo que a minha é seca, saibam que comprei na GM.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Motor sujo de óleo.

por Alcir Andreoni » 31 Ago 2015, 13:06

charlessd escreveu:E uma boa junta e uma cola de boa qualidade

Enviado de meu SM-T111M usando Tapatalk

Não existe tampa de alumínio para os 8V... :47:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

charlessd
Member
Member
Mensagens: 10
Registrado em: 28 Fev 2015, 21:03
Nome Completo: charles de souza dozol
Cidade: laguna
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Re: Motor sujo de óleo.

por charlessd » 31 Ago 2015, 13:14

8 nao... so 16 v

Enviado de meu SM-T111M usando Tapatalk

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Motor sujo de óleo.

por Alcir Andreoni » 31 Ago 2015, 13:20

charlessd escreveu:8 nao... so 16 v

Enviado de meu SM-T111M usando Tapatalk

O caso aqui é o 8V... :88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Motor sujo de óleo.

por JoãodoValle » 31 Ago 2015, 13:31

Almeidão escreveu:João, pelo menos você fez um lado, tem gente que cola tudo. Amigão, esta cola cola pra valer e sou de dizer para ti que vai lhe dá um trabalho danado tirar esta junta aí, menos mal que é só na tampa e é realmente onde vaza quando não limpa direito ou se tiver empeno, o óleo dá a volta por cima dela, bem aquele que coloca sem limpa a capela, já vai vazar ali também.

Um exemplo deste silicone preto, aliás pode ajudar muita gente. Nas duas portas de trás, tem uma borracha cada lado no meio da porta finalizando o acabamento, parece uma pá, ali com o tempo vai arregaçando e ficando solto. Pega este silicone e coloca ali atrás dela a noite, coloca uma fita isolante segurando e depois tenta soltar esta peça pra ver. No meu uso este silicone ali.

Mai uma? Forro de banco soltando o debrum as vezes solta e tentamos encaixar outra vez e mais um e ele continuará soltando. Passe ela ali e coloca o debrum no local e tenta tirar ele depois.

Outra? Lá nas portas dianteiras de tanto fechar e abrir vai roendo a borracha que vem do teto quase no final dela. Se deixar vai corroendo e ficando pior, o meu corroeu legal e nada colava ali, resolvi usar esta cola colando onde partiu e engrossando um pouco para aguentar, já tem uns 5 anos isto e está perfeito.

Este silicone é muito bom, mas tem coisa que devemos pensar que precisaremos tirar um dia. No seu caso não, o máximo que pode acontecer é estragar a tampa. Detalhe, a minha não vaza mas é original, não sei se a sua é, então quando digo que a minha é seca, saibam que comprei na GM.

Sds

Heheh, perfeito mestre, vc falou eu acato! Vamos torcer pra eu não ter problemas com essa tampa quando precisar tirar, eu comprei a tampa original GM tbm amigo com tampa, junta e tudo 150,00, realmente o problema acho que sou eu mesmo porque a sua ficou direitinha.

A cola que achei aqui e usei foi essa aqui:
http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... rbi-110255

Logico que aqui na roça tiveram a pachorra de cobrar 20,00 por ela, mas como era fds e ja tava com tudo desmontado nao tive outra escolha.

Na verdade ficaram algumas rebarbas nas costas da capela, e tirei esse fds com muita facilidade elas viraram borracha e nao fundiram, por isso disse que nao terei problemas pra tirar depois

Mas tá tudo bem por hora.

15 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 457 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.