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Manutenção, Mecânica & ElétricaDuvida TBI
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eduardopessatto
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Duvida TBI

por eduardopessatto » 20 Nov 2016, 16:23

amaury mendes escreveu:Fuente del Mensaje Meus amigos to com um problema semelhante me Vectra é 97 2.016v gostaria c auguem tiver um deste de uma olhada onde
Q vai uma mangueira fininha q sai do lado direito do tbi ou corpo borboleta .. eu fui trocar a sonda lambida e sem querer desconecte uma mangueira preta Ben fininha q sai do tbi mas nao achei d onde ela sail vai 2 uma é ligada no regulador preçao na flauta e a outra passa por trás do motor até o amortecedor do capô lado esquerdo mas não ten nenhum lugar pra conectada devolta lá então c auguem poder me ajudar agradeço me mande uma foto ou vidio seguindo a mangueira pra mim ver onde vai obrigado meu watsapp 41 997237401



sou novo no clube mas vendo no meu VCD como vc falou uma vai na flauta e a outra vai no ar do carro, pra ser mais especifico se vc tirar equela protecao que tem ali onde vai o filtro do ar condicionado do lado do carona tem uma peca onde entra duas manguieras nao estou conseguindo enviar as fotos mas se vc quiser envio no seu whats blz
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Almeidão
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Duvida TBI

por Almeidão » 20 Nov 2016, 16:51

Não é amortecedor do capô lado direito? Bem, no lado direito embaixo da proteção tem uma mangueira que vai para o reservatório do vácuo para o ar quente e para o circulador do ar condicionado. Sem este reservatório ao acelerar o ar quente ou o circulador de ar quando acionado ficará abrindo e fechando, ou seja fecha ao soltar o acelerador e abre ao acelerar.
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eduardopessatto
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Duvida TBI

por eduardopessatto » 21 Nov 2016, 20:41

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Não é amortecedor do capô lado direito? Bem, no lado direito embaixo da proteção tem uma mangueira que vai para o reservatório do vácuo para o ar quente e para o circulador do ar condicionado. Sem este reservatório ao acelerar o ar quente ou o circulador de ar quando acionado ficará abrindo e fechando, ou seja fecha ao soltar o acelerador e abre ao acelerar.


nao sei o nome daquela peca mas olhando de frente para o carro e do lado esquerdo, e de dentro do carro que eh o certo eh do lado direito ate onde eu sei kkkkk mas no meu e ali que esta, agora fiquei na duvida, será que esta no lugar errado no meu VCD?
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Duvida TBI

por Almeidão » 22 Nov 2016, 20:39

Amigo, o lado do carro não muda mesmo olhando do lado errado. Lado direito é o lado do carona, lado esquerdo é o lado do motorista, e ali no lado direto embaixo da proteção tem um reservatório de vácuo onde entra esta mangueirinha e uma outra sai para o outro lado, só destampar ali que você verá.
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por Sérgio 72 » 03 Dez 2016, 17:44

Boa noite pessoal estou montando um motor do Vectra 2.2 pois o virabrequim foi substituído e não estou conseguindo achar a junta de lata do compessador de massa alguém pode me ajudar

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por danrmp » 01 Abr 2019, 15:33

O aquecimento de TBI, de acordo com as pesquisas que fiz, tem duas funções:

- Evitar que o ar admitido fique extremamente frio dificultando a vaporização do combustível;
- Evitar a formação de gelo, devido ao efeito venturi, impedindo da borboleta fechar completamente.

Obviamente a chance disto acontecer é maior em climas frios e úmidos.

SirChico
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por SirChico » 04 Jan 2021, 12:01

Olá pessoal,

desenterrando mais um tópico. Mas esse até que a cova não está tão funda com o post do danrpm hehe

Sobre o aquecimento da TBI... resolvi fazer um teste com a retirada das mangueiras.
O teste não foi super ciêntífico já que não controlei/medi algumas variáveis.
Mas não notei muita diferença. Apenas uma pequena queda de 2 a 3 graus na temperatura do ar admitido.

Fiz o teste numa viagem de mais ou menos 160km. Ida com as mangueiras conectadas (80km) e volta "desconectadas" (outros 80km).
Como não tenho sensor de temperatura externa, não consegui medir de fato o delta entre ela e a admitida.
Ou seja, o resultado não é confiável hehe

Acabei deixando elas "desconectadas", um bypass na verdade. Super simples.
Também não notei nenhum tipo de condensação na TBI. Por enquanto vai ficar assim.
Mas estou pensando em colocar o sensor externo pra conseguir medir melhor.

Alguém aqui já fez algum teste parecido?
Curioso pra saber se realmente faz alguma diferença...

Almeidão
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por Almeidão » 04 Jan 2021, 13:00

Alguma diferença deve fazer sim, mas seria no consumo e com o carro frio, não acredito que altere o funcionamento principalmente no Brasil onde dificilmente a temperatura alcança baixa o suficiente para alterar algo. Lembro que os 8V não tem este aquecimento, talvez por ter um coletor maior e o ar já fica pre aquecido por isto. Eu tive um Monza carburado álcool que tinha este pré aquecimento mudei ele pra gasolina e desliguei isto e ele continuou igual e aqui por ser muito quente, não houve alteração nem no consumo e feito teste com um litro nas mãos porque carro carburado é fácil fazer isto.
Lá na Argentina com o Chirola, acho que pode influenciar bem pela temperatura que lá tem, aliás foi lá que senti o meu primeiro zero grau e olha que não me deixou nada feliz kakakakakakakak
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por chirola » 04 Jan 2021, 16:14

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Lá na Argentina com o Chirola, acho que pode influenciar bem pela temperatura que lá tem, aliás foi lá que senti o meu primeiro zero grau e olha que não me deixou nada feliz kakakakakakakak

akakkakakakaka aqui en buenos aires a temperatura no inverno ronda entre 4 graus na madrugada e 8\10 de dia e sim a termostatica tem que estar em dia junto com aquecimento da tbi o motor frio se sente , em carros mais antigos e comum colocar papelao entre o radiador e a grade para aquecer mais rapido o motor , no inverno meu carro em um trajeto de 10km 3cidade 7km free way a agulha da temperatura nao sai da marcacao azul roda frio acaba contaminando o oleo obrigando trocar ele antes do tempo , o consumo altera pouca coisa ja que o tempo de injecao na fase de aquecimento do motor demora mais , hoje 30 graus de temperatura a lenta demoro menos de mais de meio kilometro em estavilizar , no inverno e normal rodar mais de um kilometro e a lenta continua no modo de aquecimento , lenta perto dos 900 ,950 rpm , lembro de motores como o monza ou os velhos ap que tinham na entrada do filtro uma mangueira ligada no protetor do coletor de escape para ajudar a aquecer com uma portinhola que abria e fechava , uns bmw tinham dentro do box do filtro

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por Almeidão » 04 Jan 2021, 17:23

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Lá na Argentina com o Chirola, acho que pode influenciar bem pela temperatura que lá tem, aliás foi lá que senti o meu primeiro zero grau e olha que não me deixou nada feliz kakakakakakakak

akakkakakakaka aqui en buenos aires a temperatura no inverno ronda entre 4 graus na madrugada e 8\10 de dia e sim a termostatica tem que estar em dia junto com aquecimento da tbi o motor frio se sente , em carros mais antigos e comum colocar papelao entre o radiador e a grade para aquecer mais rapido o motor , no inverno meu carro em um trajeto de 10km 3cidade 7km free way a agulha da temperatura nao sai da marcacao azul roda frio acaba contaminando o oleo obrigando trocar ele antes do tempo , o consumo altera pouca coisa ja que o tempo de injecao na fase de aquecimento do motor demora mais , hoje 30 graus de temperatura a lenta demoro menos de mais de meio kilometro em estavilizar , no inverno e normal rodar mais de um kilometro e a lenta continua no modo de aquecimento , lenta perto dos 900 ,950 rpm , lembro de motores como o monza ou os velhos ap que tinham na entrada do filtro uma mangueira ligada no protetor do coletor de escape para ajudar a aquecer com uma portinhola que abria e fechava , uns bmw tinham dentro do box do filtro


Sobre este aquecedor do Monza na entrada de ar o meu tinha porque era álcool, mas ao trocar o motor pra gasolina eliminei isto porque ali tem uma bomba de vácuo que estraga muito e aqui é quente o suficiente pra não ter que usar isto pelo menos na gasolina, aliás mesmo sendo gasolina os últimos carros carburado ou injeção simples tinha esta entrada de ar quente.
Pior que tenho que ir a Buenos Aires e Rosário, mas não posso hoje pela pandemia, caso abrir as viagens no meio do ano com mais segurança, terei que ir no Frio e pra mim que vivo em um inverno de 24 a 28 graus, será um martírio.
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por chirola » 04 Jan 2021, 20:27

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Pior que tenho que ir a Buenos Aires e Rosário, mas não posso hoje pela pandemia, caso abrir as viagens no meio do ano com mais segurança, terei que ir no Frio e pra mim que vivo em um inverno de 24 a 28 graus, será um martírio.

caramba , hoje meio dia deu 31graus agora final da tarde esta un25, e cuase um inverno da sua cidade kakakakakak

falando do asunto sim o monza tinha uma bomba de vacuo que abria e fechaba a pasagem de ar quente, na teoria ao esquentar o coletor e tbi a evaporacao da gasolina e melhor , e o que diz a teoria na pratica na maior parte do brasil nao vai sentir muita diferenca a menos que seja frio como curitiva ou a cerra gaucha , um problema que aconteceu no meu carro foi justamente no inverno ao circular a maior parte do tempo com o carro frio e demorando o tempo de preaquecimento no cual o motor aumenta a injecao de gasolina teve problema na sonda lambda que acabo contaminada pelo exesso de gasolina por longos periodos .
o aditivo do radiador ajuda na refrigeracao e conservacao mais tem lugares que colocam porque tambem atua como anticongelante para nao congelar a agua dentro do radiador ,
nao tem que esquecer que a gasolina no brasil tem 30% de alchool entao e ate bom ajudar a aquecer o coletor .

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