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leo_sbc
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Duvida TBI

por leo_sbc » 19 Jun 2013, 16:40

Em primeiro lugar vou me apresentar eu comprei um vectra challenge 2001 estou muito contente com ele, tenho lido bastante e me indicaram esse aqui e quero parabenizar vcs pelo empenho em ajudar os outros.
Minha duvida é o seguinte na minha tbi tem 2 mangueiras desconectadas eu gostaria de saber o que seria

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Bem sujo por sinal

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a peça seria essa
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Re: Duvida TBI

por Arquiteto » 19 Jun 2013, 16:59

estas mangueiras são responsaveis pelo aquecimento da TBI

e a peça e a valvula de pre aquecimento ...

MarceloOliveira

Re: Duvida TBI

por MarceloOliveira » 19 Jun 2013, 17:12

Leo, bem vindo ao clube.

:88:

Luiz Antunes
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Re: Duvida TBI

por Luiz Antunes » 19 Jun 2013, 17:16

Bem vindo ao clube Leo ! :88:

Não esta dando para ver legal a foto , pode ser aquecimento , mas na foto a coneção esta alta demais pode ser entrada de Kit Gás !

rgapski
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Re: Duvida TBI

por rgapski » 19 Jun 2013, 17:20

Arquiteto escreveu:estas mangueiras são responsaveis pelo aquecimento da TBI

e a peça e a valvula de pre aquecimento ...


Arquiteto,

No carro do Leo, notei que as mangueiras estão desligadas.
No meu carro elas estão conectadas e recebem água do radiador.

Você sabe me dizer qual a finalidade dessa peça (além de aquecer o tbi)? Quais seriam as vantagens "práticas"?

Sei que nos carros com injeção do tipo "mono-ponto" era necessário ter aquecimento no coletor, pois caso o combustível caísse em um coletor gelado, ele iria liquefazer, prejudicando (as vezes até impossibilitando) a queima.

O 2.2 16v do vectra é multiponto, logo não vejo a necessidade de aquecimento no coletor, visto que o injetor vaporiza a gasolina em cima das valvulas de admissão, dispensando, de certa forma, tal ação (que nesse caso só aquece o ar).

Abs!
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Re: Duvida TBI

por Arquiteto » 19 Jun 2013, 17:44

rgapski,

sabe que não sou o consutor tecnico ... minha area e mais detalhe rsrsr

mas como bom curioso e pesquisador incansavel :38:

acredito que esta relacionada diretamente a economia de combustivel ... :88:

leo_sbc
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Re: Duvida TBI

por leo_sbc » 19 Jun 2013, 18:00

opa economia gostei alguem tem o esquema das ligação?
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Re: Duvida TBI

por Marco Oliveira » 20 Jun 2013, 07:22

é ligada em um "T" nas mangueiras que desce para o ar quente....recentemente tive que trocar essa mangueira pois estava dando vazamento no encaixe do T ( abraçadeira )
O T já é uma adaptação......pois a mangueira é um conjunto completo custa um absurdo e não tem mais para vender.

abraços.... qual bairro de sbc?

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Re: Duvida TBI

por Almeidão » 20 Jun 2013, 07:48

Sobre o aquecedor da TBI no 16V e não no 8V por exemplo, é que o ar no 16V a admissão é maior e por este motivo necessita um pré aquecimento. E mais entra quase direto enquanto o 8V que admite menos tem ainda uma reserva de espaço para aquecer um pouco. A principal causa é que ele admite mais ar e necessita aquecedor para um melhor funcionamento principalmente em dias frios e viagens onde a temperatura ali seria bem mais baixa que quando em um transito em cidades.

Sobre as mangueiras, eu realmente não sei sobre as do 16V, mas a inteira do 8V e era meu caso, e mudei sistema todo e coloquei mangueiras em separado. Pra isto, troquei o tubo plástico atrás do motor o resto fui comprando até montar tudo, e só um pequeno retorno que o meu tem da bomba para o aquecedor que eu não achei original e coloquei do paralelo.
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Re: Duvida TBI

por leo_sbc » 20 Jun 2013, 07:55

Marco Oliveira escreveu:é ligada em um "T" nas mangueiras que desce para o ar quente....recentemente tive que trocar essa mangueira pois estava dando vazamento no encaixe do T ( abraçadeira )
O T já é uma adaptação......pois a mangueira é um conjunto completo custa um absurdo e não tem mais para vender.

abraços.... qual bairro de sbc?


Rudge Ramos
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MarceloOliveira

Re: Duvida TBI

por MarceloOliveira » 20 Jun 2013, 09:17

Marco, bem vindo ao clube.

:88:

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Re: Duvida TBI

por Marco Oliveira » 20 Jun 2013, 10:59

Obrigado Marcelo Oliveira....minha 1 mensagem na cv....antes vc...
abraços !

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Re: Duvida TBI

por oliveiramao » 24 Jun 2013, 15:09

Opa, xará, seja bem vindo Marco Oliveira, mais um Oliveira na família... :88:
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DarkStein

Re: Duvida TBI

por DarkStein » 28 Mai 2014, 16:19

Almeidão escreveu:Sobre o aquecedor da TBI no 16V e não no 8V por exemplo, é que o ar no 16V a admissão é maior e por este motivo necessita um pré aquecimento.


Desta eu não conhecia! Aquecedor de TBI... mas se o 16v admite mais ar, este não deveria ser mais frio? Visto que o ar frio é menos denso que o quente? Um intercooler não é usado para o mesmo propósito? resfriar para maior admissão?
:2:

EDIT: Bom, como apenas desmotei a TBI da minha Marea Turbo, e o mesmo esta tampado pelo uso de intercooler, então creio que o ar quente deve ser para melhorar o torque em baixo giro.

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Re: Duvida TBI

por Alcir Andreoni » 28 Mai 2014, 16:39

DarkStein escreveu:
Almeidão escreveu:Sobre o aquecedor da TBI no 16V e não no 8V por exemplo, é que o ar no 16V a admissão é maior e por este motivo necessita um pré aquecimento.


Desta eu não conhecia! Aquecedor de TBI... mas se o 16v admite mais ar, este não deveria ser mais frio? Visto que o ar frio é menos denso que o quente? Um intercooler não é usado para o mesmo propósito? resfriar para maior admissão?
:2:

Um cara bom para responder sua pergunta é o Gusporti, ele fez isso e publicou no site antigo!
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DarkStein

Re: Duvida TBI

por DarkStein » 28 Mai 2014, 16:50

Alcir Andreoni escreveu:Um cara bom para responder sua pergunta é o Gusporti, ele fez isso e publicou no site antigo!


Ou pode ser para o ar não condensar no coletor, por isto que aquece a tbi. Diferente de carro com intercooler que o ar condensa no próprio intercooler?

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Re: Duvida TBI

por Alcir Andreoni » 28 Mai 2014, 16:53

DarkStein escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Um cara bom para responder sua pergunta é o Gusporti, ele fez isso e publicou no site antigo!


Ou pode ser para o ar não condensar no coletor, por isto que aquece a tbi. Diferente de carro com intercooler que o ar condensa no próprio intercooler?

Na minha humilde opinião o ar do intercooler está numa pressão muito maior do que o ar da TBI do Vectra, então são cenários diferentes. :47:
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Re: Duvida TBI

por Almeidão » 29 Mai 2014, 07:38

Em resposta sobre o intercooler que realmente é para refrigerar o ar não podemos esquecer que o ar de um carro turbinado é super quente porque passa pela turbina super aquecida também e precisa sim ser refrigerado. Pro outro lado o que não tem turbina já precisa esquentar porque ele é frio.

Resumindo tudo: O que não tem turbina e usa o sistema de agua quente para esquentar, ele quando aquecido ainda é mais frio que um com turbina usando intercooler para resfriar.

Quando falamos em resfriar o ar para um melhor rendimento, não quer dizer que ele tenha que ser gelado, muito pelo contrário ele sendo gelado o o rendimento seria bem pior. Então quando comentamos em resfriar ou esquentar um motor é diferente da temperatura que nós estamos habituado. 100º em temperatura real para um motor é normal, para nós 45º já estamos morrendo.

Sds
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Duvida TBI

por amaury mendes » 19 Nov 2016, 22:16

Meus amigos to com um problema semelhante me Vectra é 97 2.016v gostaria c auguem tiver um deste de uma olhada onde
Q vai uma mangueira fininha q sai do lado direito do tbi ou corpo borboleta .. eu fui trocar a sonda lambida e sem querer desconecte uma mangueira preta Ben fininha q sai do tbi mas nao achei d onde ela sail vai 2 uma é ligada no regulador preçao na flauta e a outra passa por trás do motor até o amortecedor do capô lado esquerdo mas não ten nenhum lugar pra conectada devolta lá então c auguem poder me ajudar agradeço me mande uma foto ou vidio seguindo a mangueira pra mim ver onde vai obrigado meu watsapp 41 997237401

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por amaury mendes » 19 Nov 2016, 22:17

Meus amigos to com um problema semelhante me Vectra é 97 2.016v gostaria c auguem tiver um deste de uma olhada onde
Q vai uma mangueira fininha q sai do lado direito do tbi ou corpo borboleta .. eu fui trocar a sonda lambida e sem querer desconecte uma mangueira preta Ben fininha q sai do tbi mas nao achei d onde ela sail vai 2 uma é ligada no regulador preçao na flauta e a outra passa por trás do motor até o amortecedor do capô lado esquerdo mas não ten nenhum lugar pra conectada devolta lá então c auguem poder me ajudar agradeço me mande uma foto ou vidio seguindo a mangueira pra mim ver onde vai obrigado meu watsapp 41 997237401

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