O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaResol-temp. logo que liga o carro fica muito alta - vectra A
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

12 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
marciobridi
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 16 Set 2015, 10:06
Nome Completo: Marcio Elizeu Bridi
Cidade: cerro grande do sul
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Resol-temp. logo que liga o carro fica muito alta - vectra A

por marciobridi » 16 Set 2015, 16:11

boa tarde, sou novo aqui e ainda estou meio perdido, mas vamos lá,tenho um vectra 97 ,troquei a bomba d'agua e juntas do motor,e ele começou a primeira vez que liga,quando ainda frio, a temperatura sobe até o vermelho e fica por a pouco tempo, então normaliza em 80 e poucos graus,levei no mecanico e ele disse que a valvula termostatica tava demorando a abrir,trocou valvula e sensores, mas o carro continua fazendo o mesmo defeito, algum amigo tem uma dica sobre este problema.
Editado pela última vez por marciobridi em 22 Set 2015, 08:02, em um total de 1 vez.

israel canterle
Member
Member
Mensagens: 13
Registrado em: 01 Mar 2015, 12:57
Nome Completo: israel canterle dos santos pires
Cidade: santa cruz do sul
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: temperatura logo que liga o carro fica muito alta - vect

por israel canterle » 16 Set 2015, 19:57

pode ser sensor temperatura painel,antes medir a temperatura com scanner pra ver a temperatura real e a do painel.

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: temperatura logo que liga o carro fica muito alta - vect

por Thiago Menezes » 17 Set 2015, 07:10

Da uma olhada no tópico abaixo, pode te ajudar:

viewtopic.php?f=39&t=10615
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: temperatura logo que liga o carro fica muito alta - vect

por Almeidão » 17 Set 2015, 08:57

eu respondi por MP, primeiro de tudo seu Vectra não é A. 97 é B. Parece ser termostáticas, tire ela fora e ande com o carro sem ela, caso funcionar perfeito sem ela, basta você colocar uma correta que é somente o refil MTE 211-82. Faça isto e depois volte por favor, assim poderemos lhe ajudar melhor, mas parece ser este o problema.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Renato_RJ
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 155
Registrado em: 17 Abr 2014, 19:03
Nome Completo: Renato da Silva Santos Gonçalves
Cidade: Italva
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/1999

Re: temperatura logo que liga o carro fica muito alta - vect

por Renato_RJ » 18 Set 2015, 15:56

Almeida, lembra do meu caso, que o meu carro quase bateu 100ºC esses dias ai? Pedi ajuda aqui mais apagaram meu fórum... Bom brother, praminha surpresa meu carro estava sem a termostática... Coloquei a mesma, e agora vejo a queda de temperatura quando ela abre... Antes, só subia... Vi uma explicação e achei interessante o ponto de vista: "Quando o carro esta sem a termostatica, o radiador não tem tempo para resfriar o liquido que logo volta para o interior do motor sem ter feito a troca de calor, com a valvula, a temperatura cai, a abertura da mesma diminui, dando tempo para o radiador diminuir a temperatura da agua, quando ela abrir completamente, terá o liquido menos quente para entrar no motor..."


Agora, só uma duvida, será que meu consumo irá melhorar com a válvula no lugar?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: temperatura logo que liga o carro fica muito alta - vect

por Almeidão » 18 Set 2015, 18:15

Renato_RJ escreveu:Almeida, lembra do meu caso, que o meu carro quase bateu 100ºC esses dias ai? Pedi ajuda aqui mais apagaram meu fórum... Bom brother, praminha surpresa meu carro estava sem a termostática... Coloquei a mesma, e agora vejo a queda de temperatura quando ela abre... Antes, só subia... Vi uma explicação e achei interessante o ponto de vista: "Quando o carro esta sem a termostatica, o radiador não tem tempo para resfriar o liquido que logo volta para o interior do motor sem ter feito a troca de calor, com a valvula, a temperatura cai, a abertura da mesma diminui, dando tempo para o radiador diminuir a temperatura da agua, quando ela abrir completamente, terá o liquido menos quente para entrar no motor..."


Agora, só uma duvida, será que meu consumo irá melhorar com a válvula no lugar?


Renato, desculpa ai, mas não é assim o sistema. Quando está sem termostática, a agua circula direto mesmo quando frio e quando tem a termostática ela circula somente quando quente e ao atigir a temperatura para as ventoinhas elas entram baixando e se tiver em estradas elas nem entram porque a pressão do vento faz o serviço, isto estando com a termostática ou sem ela desde que seja a termostática correta. Se usar a termostática errada, digamos a de 92º que é um absurdo para carros a gasolina, ela irá abrir somente com a temperatura bem alta e vai ter aquele choque recebendo agua fria do radiador e misturando com a quente, neste caso ela é muito forte, ou seja mola muito forte e assim o carro vai funcionar com ela meia aberta tendo a impressão de radiador entupido e assim esquentar bem o carro. Então ao andar sem ela e mesmo assim a temperatura for alta, com certeza o radiador estará entupido, lembre se o radiador já passa pouquíssima agua para pode refrigerar bem, se este pouco que passa entupir duas galerias já terão a temperatura comprometida. Ainda sobre a circulação de agua, é bem simples, a bomba puxa de um lado e empurra do outro e ao puxar vem do radiador e ao empurrar,ela dá a volta no bloco e cabeçote antes de ir para o radiador a ser resfriada, isto é sempre com a termostática aberta e com ela fechada ela não puxa e nem empurra, fica praticamente parada dentro do bloco e cabeçote esquentando mais rápido até abrir a termostática. Ou seja com ela aberto ou sem ela a agua circula pelo o mesmo local. Se sua tese fosse certa, a termostática tinha que ser igual uma sanfona, fechava e abria, só que ela não e´assim, ao abrir fica aberta até desligar o carro e por muito tempo esfriando até fechar, desde que ela não seja elétrica e é o nosso caso.

O nosso amigo já escreveu para mim em MP que estava sem termostática e o mecanico colocou uma e assim que colocou o carro começou a esquentar, está mais que óbvio que foi colocado a termostática errada. Já comentei com ele que deve colocar urgente a MTE211-82 ou tirar fora, Não é viável andar sem ela, mas tendo ela errada seria a solução momentania.
Imagem

Avatar do usuário
Renato_RJ
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 155
Registrado em: 17 Abr 2014, 19:03
Nome Completo: Renato da Silva Santos Gonçalves
Cidade: Italva
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/1999

Re: temperatura logo que liga o carro fica muito alta - vect

por Renato_RJ » 20 Set 2015, 07:44

Então Almeidão, quando soube que o meu estava sem, falei na hr: PQP, agora fud... tudo, se sem tava esquentando, agora com ela deve esquentar mais ainda... Oque notei depois de instalar ela brother, foi o seguinte, na cidade o carro ta mais frio q na estrada... Ontem aqui deveria está a uns 42ºC... Na cidade, o carro ficava oscilando entre 85ºC~89ºC, quando peguei estrada, foi aos 93ºC~94ºC e só abaixou pros 89~90 quando cheguei na cidade vizinha... Que zica é essa??
Sem a termostatica, quando o meu chegava aos 91, na cidade, ficava ali, nem subia nem abaixava... E na estrada bateu quase 100 uma vez...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: temperatura logo que liga o carro fica muito alta - vect

por Almeidão » 20 Set 2015, 12:17

Renato_RJ escreveu:Então Almeidão, quando soube que o meu estava sem, falei na hr: PQP, agora fud... tudo, se sem tava esquentando, agora com ela deve esquentar mais ainda... Oque notei depois de instalar ela brother, foi o seguinte, na cidade o carro ta mais frio q na estrada... Ontem aqui deveria está a uns 42ºC... Na cidade, o carro ficava oscilando entre 85ºC~89ºC, quando peguei estrada, foi aos 93ºC~94ºC e só abaixou pros 89~90 quando cheguei na cidade vizinha... Que zica é essa??
Sem a termostatica, quando o meu chegava aos 91, na cidade, ficava ali, nem subia nem abaixava... E na estrada bateu quase 100 uma vez...


Primeiro de tudo, eu trocaria o sensor de temperatura da central, este que fica ali em cima da termostática, isto se o seu funciona sem cebolão e eu acho que sim e não colocaria outro, colocaria o MTE 4051. Segundo, saber que termostática se carro tem, Pode ser que seja uma mais alta, se for mais alta, melhor usar a MTE 211-82, só o refil dela, o resto seria o seu mesmo. Se de tudo ainda tiver ruim, ai amigo, só abrindo todo o sistema e checar, mas normalmente o problema pode ser radiador. Na estrada livre, sem subida porque subindo ela sobe mesmo, o meu ou muitos que estão normal não passa de 82, aqui também é 42º a tarde e quase sempre.

Óbvio que em estes casos nunca voce perde se trocar o sensor de temperatura da Central e do painel. O do painel é muito difícil dar problemas, mas como nada resolve não custa trocar também, não é caro, apesar eu eu nunca acho ser ele o problema, mas pelo preço é melhor começar por eles.

Outra coisa que altera muito a temperatura, é o radiador do ar condicionado muito côncavo. Percebi isto com a colocação de um novo, o velho quase encostava o centro no meio do outro.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Renato_RJ
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 155
Registrado em: 17 Abr 2014, 19:03
Nome Completo: Renato da Silva Santos Gonçalves
Cidade: Italva
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/1999

Re: temperatura logo que liga o carro fica muito alta - vect

por Renato_RJ » 20 Set 2015, 17:37

Almeidão escreveu:
Renato_RJ escreveu:Então Almeidão, quando soube que o meu estava sem, falei na hr: PQP, agora fud... tudo, se sem tava esquentando, agora com ela deve esquentar mais ainda... Oque notei depois de instalar ela brother, foi o seguinte, na cidade o carro ta mais frio q na estrada... Ontem aqui deveria está a uns 42ºC... Na cidade, o carro ficava oscilando entre 85ºC~89ºC, quando peguei estrada, foi aos 93ºC~94ºC e só abaixou pros 89~90 quando cheguei na cidade vizinha... Que zica é essa??
Sem a termostatica, quando o meu chegava aos 91, na cidade, ficava ali, nem subia nem abaixava... E na estrada bateu quase 100 uma vez...


Primeiro de tudo, eu trocaria o sensor de temperatura da central, este que fica ali em cima da termostática, isto se o seu funciona sem cebolão e eu acho que sim e não colocaria outro, colocaria o MTE 4051. Segundo, saber que termostática se carro tem, Pode ser que seja uma mais alta, se for mais alta, melhor usar a MTE 211-82, só o refil dela, o resto seria o seu mesmo. Se de tudo ainda tiver ruim, ai amigo, só abrindo todo o sistema e checar, mas normalmente o problema pode ser radiador. Na estrada livre, sem subida porque subindo ela sobe mesmo, o meu ou muitos que estão normal não passa de 82, aqui também é 42º a tarde e quase sempre.

Óbvio que em estes casos nunca voce perde se trocar o sensor de temperatura da Central e do painel. O do painel é muito difícil dar problemas, mas como nada resolve não custa trocar também, não é caro, apesar eu eu nunca acho ser ele o problema, mas pelo preço é melhor começar por eles.

Outra coisa que altera muito a temperatura, é o radiador do ar condicionado muito côncavo. Percebi isto com a colocação de um novo, o velho quase encostava o centro no meio do outro.

Sds


Então Almeidão, o sensor foi trocado esses dias, a termostatica não tinha o refil na minha cidade, encomendei pela internet, chegou, pedi meu tio pra colocar no lugar... Foi quando descobri que meu carro estava sem a termostatica...
Sensor instalado: MTE4051. Refil termstatica: 211-82...
Meu primeiro estagio esta armando por volta dos 88º no painel e o segundo, por volta dos 92 a 93...
Acho que vou esperar meus salários atrasados sairem e vou pedir meu tio pra dar um chekcup geral no sistema... Percebi que esta vazando um pouco de agua, só não achei aonde... Desconfio que seja uma conexão que fica em baixo do alternador...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: temperatura logo que liga o carro fica muito alta - vect

por Almeidão » 21 Set 2015, 07:56

Ok, ali embaixo do alternador tem umas mangueiras do ar quente e um pouco mais embaixo tem e para o lado tem o tubo plástico e uma mangueira bem pequena em forma de S, este S entra no tubo de metal e vai direto para a bomba. Se tiver vazamento na bomba ela perde a pressão em alta. Bem, para mim é muito estranho esta temperatura nas rodovias, na cidade está perfeito se tiver como voe informa. Lembro que segundo estágio não entra com ar desligado, ok? Se tiver entrando então o defeito é o radiador.
Imagem

Avatar do usuário
marciobridi
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 16 Set 2015, 10:06
Nome Completo: Marcio Elizeu Bridi
Cidade: cerro grande do sul
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: temperatura logo que liga o carro fica muito alta - vect

por marciobridi » 21 Set 2015, 18:30

boa tarde amigos, desculpe a demora pra responder, como o amigo Almeidão tinha dito, meu problema estavam mesmo na valvula, levei pro mecânico que colocou a valvula correta e funcionou perfeitamente,obrigado aos amigos que me ajudaram a resolver este problema.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: temperatura logo que liga o carro fica muito alta - vect

por Ju_Bueno » 22 Set 2015, 07:55

Que bom que foi resolvido Marcio! Agradecemos por ter nos dado o retorno!
Agora, pra ficar top, edita o título do tópico acrescentando no início [RESOLVIDO] e trocar Vectra A por B, que é o seu modelo. Abs!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

12 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 171 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.