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Manutenção, Mecânica & ElétricaAlongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível
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Benchimol
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Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por Benchimol » 22 Jul 2019, 07:49

E ai Alex, troco o cambio?

EduMelo
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Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por EduMelo » 10 Jul 2020, 02:10

Revivendo um post antigo por aqui. Eu também gostaria de alongar o câmbio do meu Vectra, já que é muito incômodo rodar a 100km/h com o mtor girando alto a praticamente 3000rpm. Porém, no meu caso, se trata de um F23. Existe alguma maneira para alongar a quinta desse câmbio (sem ser extremamente caro ou depender de peças gringas)?

Matheus336
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Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por Matheus336 » 18 Set 2020, 17:48

Boa tarde pessoal, minha dúvida é a mesma do amigo acima... Gostaria de saber se tem como alongar o câmbio F23.
Estou trocando meu F18cr, pelo F23, já comprei o câmbio, os suportes e a alavanca com os cabos, é só tirar um e colocar o outro.
Mas antes gostaria de alongar ele, visto que além da resistência do cambio, um dos motivos que estou trocando é pra aproveitar e colocar um câmbio mais longo, já pesquisei a coroa e pinha do F23 longo, o mais moderno, pra ir de 4.17 de diferencial, para 3.94...
Minha pergunta é, tem alguma engrenagem da quinta marcha mais longa que a 0.81?

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chirola
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Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por chirola » 19 Set 2020, 11:13

Matheus336 escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde pessoal, minha dúvida é a mesma do amigo acima... Gostaria de saber se tem como alongar o câmbio F23.
Estou trocando meu F18cr, pelo F23, já comprei o câmbio, os suportes e a alavanca com os cabos, é só tirar um e colocar o outro.
Mas antes gostaria de alongar ele, visto que além da resistência do cambio, um dos motivos que estou trocando é pra aproveitar e colocar um câmbio mais longo, já pesquisei a coroa e pinha do F23 longo, o mais moderno, pra ir de 4.17 de diferencial, para 3.94...
Minha pergunta é, tem alguma engrenagem da quinta marcha mais longa que a 0.81?


cara o que falo o amigo a cima nao tem muta logica cualquer carro a 100kmh esta beirando os 3mil giros e a 120 fica la perto dos 3500 giros , e tem uma logica bem simples , a faixa de torque e potença dos vectra esta em media entre 2800 e 3200 giros dependendo do motor e é o momento que o motor entrega a maior parte da sua força pelo cual faz menos esforço para manter a velocidade .
é simples menos esforço menos consumo a caixa do 2.0 16v e ridiculamente longa (f18 se nao me engano re pra frente) no meu carro a 120kmj nao chega a 300rpm mais se ficar muito longe da faixa de torque acabara gastando mais ja que para retomadas arrancadas e ultrapasagens teria que acelerar alem do normal .
no manual tem as relaçoes de marcha e diferencial , tem o manual do vectra B na seçao de download

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Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por Almeidão » 20 Set 2020, 16:07

Para fim de economia só existe uma forma, dirigir com moderação. Cambio muito longo ele bebe muito nas ruas e economiza na velocidade final, já ele curto economiza nas ruas e bebe mais na final, isto muda quando se sabe usar o carro aproveitando o máximo dele seja curto ou longo ele terá a melhor economia nas mãos de quem sabe. Mas fica diferente e muito diferente para os mais longos para quem não sabe usar, no meu carro mudei um pouco isto usando pneus menores, assim tenho um bom cambio longo, e não bebe tanto nas ruas, sendo nas rodovias um pouco mais que 11 km por litro na faixa de 100 a 120 km/h.
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Matheus336
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Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por Matheus336 » 02 Out 2020, 18:24

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Para fim de economia só existe uma forma, dirigir com moderação. Cambio muito longo ele bebe muito nas ruas e economiza na velocidade final, já ele curto economiza nas ruas e bebe mais na final, isto muda quando se sabe usar o carro aproveitando o máximo dele seja curto ou longo ele terá a melhor economia nas mãos de quem sabe. Mas fica diferente e muito diferente para os mais longos para quem não sabe usar, no meu carro mudei um pouco isto usando pneus menores, assim tenho um bom cambio longo, e não bebe tanto nas ruas, sendo nas rodovias um pouco mais que 11 km por litro na faixa de 100 a 120 km/h.



Boa noite,
É que eu não fui muito claro na pergunta, no meu caso não é pela econômica, eu tava pesquisando neste tópico, e acabei perguntando aqui mesmo, mas no caso, estou colocando o F23, pela resistência, o Vectra vai ganhar um caracol nos próximos meses, já ta com escapamento completo em 2,5, motor zero km dos 2011, e a relação original do F23, é realmente muito curta, a 3.000 rpm ele fica na faixa de 108 kmh, e olha que eu uso rodas 17, que já alongam um pouco o câmbio, eu queria saber se alguma outra versão do cambio F23 teria um conjunto mais longo da 5 marcha, mas realmente, pesquisei muito e parece que não tem mesmo, somente coroa e pinhão do mais modernos, que alonga o diferencial para 3.94, já comprei o diferencial, e como não tem original, comprei as engrenagens mais longas pro F23 na sapinho cambios, relação 0.70, em 2600 rpm o motor do Vectra já ta praticamente com torque máximo, anda de boa... 3.000 rpm 108 km/h realmente não dá pra viajar.

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Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por chirola » 03 Out 2020, 01:30

Boa noite,
É que eu não fui muito claro na pergunta, no meu caso não é pela econômica, eu tava pesquisando neste tópico, e acabei perguntando aqui mesmo, mas no caso, estou colocando o F23, pela resistência, o Vectra vai ganhar um caracol nos próximos meses, já ta com escapamento completo em 2,5, motor zero km dos 2011, e a relação original do F23, é realmente muito curta, a 3.000 rpm ele fica na faixa de 108 kmh, e olha que eu uso rodas 17, que já alongam um pouco o câmbio, eu queria saber se alguma outra versão do cambio F23 teria um conjunto mais longo da 5 marcha, mas realmente, pesquisei muito e parece que não tem mesmo, somente coroa e pinhão do mais modernos, que alonga o diferencial para 3.94, já comprei o diferencial, e como não tem original, comprei as engrenagens mais longas pro F23 na sapinho cambios, relação 0.70, em 2600 rpm o motor do Vectra já ta praticamente com torque máximo, anda de boa... 3.000 rpm 108 km/h realmente não dá pra viajar.[/quote]

entendeu , o f23 , dizem ser mais fortinho , e agora que entendi acredito que esta certo o que vc esta querendo facer .
continuaria com uma caixa boa para a cidade, e teria uma quinta boa na estrada , teria que funcionar.
geralmente o f23 e procurado para carros mexidos por causa de ser curtinho e fama de ser forte e igual ao cambio pv daos AP
os cambios e engranagens da sapinho son bem conhecidos pela cualidade , e uma vela opcao .

dependendo da potenca tem que ver a embreagem amigao , e nao sei que tipode volante tem os 8v mais seria bom dar uma pesquizada no 16v o volante do motor e bimasa , e dependendo da pancada ele vai criando folga mais rapido do que deveria.
cara cria uma garagem para poder acompanhar o projeto eu acho muito legal .
e poderia compartir com nois info do tipo , tamanho do caracol , bicos , injecao original repro ou programavel ,
vlw

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Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por Matheus336 » 06 Out 2020, 00:18

Ah sim, a embreagem ja vai ser uma de 980lbs por em quanto, vou aproveitar a troca do câmbio e já instalar, de começo vai ser um kit básico, turbina 42/63, pouca pressão, pois coloquei o motor flex dos 2011 e é muito taxado, corre risco de quebra se abusar, 0,6 bar... Vou manter a injeção original tbm por enquanto ela vai dar conta... Mas futuramente pretendo forjar o motor, uma ft400 e por aí vai...

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Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por chirola » 06 Out 2020, 11:21

Matheus336 escreveu:Fuente del Mensaje Ah sim, a embreagem ja vai ser uma de 980lbs por em quanto, vou aproveitar a troca do câmbio e já instalar, de começo vai ser um kit básico, turbina 42/63, pouca pressão, pois coloquei o motor flex dos 2011 e é muito taxado, corre risco de quebra se abusar, 0,6 bar... Vou manter a injeção original tbm por enquanto ela vai dar conta... Mas futuramente pretendo forjar o motor, uma ft400 e por aí vai...


amigao pergunta e se informa dereitinho para ver se o atuador de embreagem segura a barra de mais de 900lb se nao aguantar tem como adaptar embreagem mecanica do corsa na caixa do vectra ou arrumar um atuador mais forte ,
0,6 bar de preçao deixa o carro agradavel para o dia a dia

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Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por ClaitonVectra » 05 Abr 2021, 15:10

Renato_RJ escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia brother! Então cara, se sua caixa de cambio for a F18CR, da certo sim, só tem que tomar cuidado pq tem 2 modelos de 5º marcha para os F18WR (16V) uma mais curta, com relação de 0.74 e uma mais longa com relação de 0.71, a que eu utilizei foi a mais curta, de 0.74, a outra acho que ficaria muito longo...
A quinta original tem relação de 0.89 com 33 dentes na engrenagem.
No final do anuncio do ml que passei tem lá: Mais anuncios desse vendedor, entra em um desses e pergunta por ele se ele tem mais algum kit da quinta marcha do f18wr até 97 (de 32 dentes)
A peça ficou em +/- 220 e a mão de obra ficou em 150, apesar de parecer um serviço simples, deu trabalho para tirar as engrenagens antiga, estavam agarradas...


Olá, você sabe se tem um kit intermediário do do vectra 98 2.2 com cambio F18 entre o kit original de 37x33 dentes CR e o longo 41x29 dentes WR?
O meu eu coloquei a mais longa 41x29 WR, mas o meu carro é no GNV então eu queria experimentar uma intermediária. Já ouvi falar numa. Obrigado

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Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por ClaitonVectra » 09 Abr 2021, 15:24

[quote="Renato_RJ"]Fuente del Mensaje Galera, finalmente peguei o carro e fui a cidade vizinha com o serviço já pronto, oque poderia dizer sobre o alongamento?

Olá, eu estou usando a relação 41 x 29 que é a do F18WR. Quantos dentes tem as suas engrenagens?

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Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por ClaitonVectra » 12 Abr 2021, 14:02

2º A rotação bateu com o previsto, sendo que a calculadora a cima, calcula a velocidade real, nela, a 3000 rpm, aponta para 125km/h e no painel fica bem próximo aos 130km/h.

Bom galera, é isso ae, eu fiquei satisfeito com o serviço, o kit da quinta foi a dos cambios f18wr utilizado nos vectras até 97 e em alguns monzas e kadetts tb, ela contém 32 dentes. a do F18CR contem 33 dentes.

Olá amigo , por favor me confirme se as engrenagens que você usou são as de 32 x 43. Obrigado

Renan Perez
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Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por Renan Perez » 01 Nov 2021, 18:57

Pessoal desculpa se já tem isso no fórum mas não achei. Só a titulo de curiosidade qual a relação de marchas do cambio F18WR e do cambio AW5040 que vai nos vectras de 96 a 99 automatico?

Tony Fera
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Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por Tony Fera » 02 Nov 2021, 07:24

Realmente....nunca tinha dirigido vectra e comprei a pouco um GLS 2.0 8V e dei umas "esticadas" de 2ª incriveis
Tenho monza 1.8 alcool que anda bem, ja tive um outro monza,mas assustei com o vectra
Fiquei pensando se era por causa de ser injeção ou a carroceria menor,mais baixa
Gostei da economia de combustivel tambem,da forma que ando estou fazendo, 11.50 kml na cidade ,nada comprovado ,(apenas base em valor abastecido e km rodado)
Me arrependo de não ter comprado vectra antes rss

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Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por Ju_Bueno » 02 Nov 2021, 12:38

Renan Perez escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal desculpa se já tem isso no fórum mas não achei. Só a titulo de curiosidade qual a relação de marchas do cambio F18WR e do cambio AW5040 que vai nos vectras de 96 a 99 automatico?

Achei esses comentários em outros tópicos:

No Fear escreveu:Fuente del Mensaje DESCODIFICANDO O CÂMBIO DO VCD 2.0 16V:

Existem várias versões, dados confusos e muita especulação em torno do câmbio da linha GM, incluindo do Vectra.
A fim de elucidar a questão com dados completos e verídicos, venho usufruir dos dados do meu câmbio como exemplo e tornar público como descodificar o câmbio do seu Vectra e desvendar este mistério.

Bom, por se tratar de GM, facilita e muito, pois ela codifica seus câmbios com alguns caracteres (alfanuméricos) e que dizem simplesmente TUDO do câmbio.

Sigam abaixo a explicação Ilustrada e Bom Divertimento.

F18
I 126 7 2
0689
W 394


1 = Qual a Fábrica que confeccionou o Câmbio: (I – Isuzu - uma das mais antigas montadoras de automóveis da cidade de Tóquio-Japão)
2 = Tipo de Transmissão: F18
3 = Número de dias por ano: 126 significa q em 1997 o Câmbio foi fabricado em 07 de Maio - Contabilize de 01/01/1997 a 07/05/1997 = 126 dias
4 = Dígito Final do Ano: 1997
5 = Turno de produção: 2 - Tarde (1 = Turno da Manhã, 2 = Turno da Tarde)
6 = Número de Série: 0689
7 = Tradução de Saída (Relação do Diferencial): 3,94:1
8 = Tipo (C = CR, W = WR) CR=Close-Ratio / WR=Wide-Ratio: WR

Relações das Marchas do meu Câmbio:

1º Marcha: 3,58:1
2º Marcha: 1,87:1
3º Marcha: 1,22:1
4º Marcha: 0,91:1
5º Marcha: 0,74:1
Obs: Segui a Tabela Acima da OPEL, Câmbio Modelo F18+ WR, porém a quinta do F18.

Conforme Tabela abaixo o Vectra B com Motor X20XEV possui o Câmbio F18 com Diferencial 3,94 Wide-Ratio (WR) Código Alpha GS.

Imagem

Abaixo, de posse de todos os dados em mãos, fiz a simulação de Velocidade Máxima de Cada Marcha e do Veículo em 5ª com as Rodas e Pneus Atuais. O resultado:

Imagem

O Velocímetro marca até 260, porém ele vai até 271,36 Km/h! Mais algums informações desvendadas.

Obs: Aqueles que possuem dúvidas, basta entrarem em contato que descodifico o seu câmbio sem problema algum.

Valeu! 8-)


Fonte: viewtopic.php?f=48&t=4974&p=158019&hilit=rela%C3%A7%C3%A3o+marchas#p158019

Modelo automático: AF-20
Automático de 4 velocidades à frente (3 programas: Econômico/Esportivo/
Antipatinação)
Relação de marchas:
Primeira: 3,67:1
Segunda: 2,10:1
Terceira: 1,39:1
Quarta: 1,00:1
Ré: 4,02:1
Diferencial: 2,86:1


Fonte: viewtopic.php?p=195318#p195318
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

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Câmbio F18 --- kit para alongar quinta marcha

por jm_vectrab » 06 Fev 2024, 00:09

Boa noite senhores,

Meu carro é um Vectra B 2.2 8v ano 99 todo original, rodas 14 pneus 185/70.

O cambio é o F18 curto, em rodovia a 100kmh fica aprox em 2900rpm... acho bem alto.

Encontrei esse video no youtube, e depois na propria descricao dele o anuncio das engrenagens, 700 reais o jogo.
https://www.youtube.com/watch?v=u2oT4hLWTyY

O video em si ja tem uns 5 anos, e pesquisando no mercado livre mais de 50 desses kits vendidos... porem nao encontrei muita muita informação disso aqui nos forums...

Gostaria de opniao de voces, alguem ja comprou e aplicou? e facil assim mesmo? as peças sao do cambio f18 longo gm ou algum outro cambio tambem possui essas engrenagems? 29 e 41 dentes pelo que entendi

Adoro o vectra e isso o deixaria perfeito, mas sei la fiquei com o pe atras da procedencia dessas peças... se é original mesmo o material e se são casadas juntas (digo retiradas do mesmo cambio se for de ferro velho) ate por isso saber de qual cambio elas sao retiradas...

Ja dei manutencao em bikes, pode nao ter nenhuma relacao, mas nas bikes o cassete e corrente desgastam juntos, nao e certo trocar so a corrente ou vice versa, imagina pegar uma engrenagem desgastada com outra de outro carro... acredito que nao bate perfeito depois e da ruim... enfim opnioes sao bem vindas pois queria muito aplciar isso no carro. obrigado.

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por Ju_Bueno » 06 Fev 2024, 09:14

JM, trouxe sua postagem para este tópico que fala do assunto. Nas páginas/postagens anteriores há algumas informações que creio ser de alguma ajuda.
JULIANO -
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11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
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por jm_vectrab » 06 Fev 2024, 11:38

Obrigado Juliano!

Muito boa as informações, decodificando meu cambio é mesmo o F18CR, quinta de relaçao 0.89 e diferencial 3.74.

Com as rodas e pneus originais 14, a 100kmh ele fica em exatos 2900rpm

Usando a calculadora acima, tenho os seguintes resultados (notem estou baseando apenas a quinta atual no meu carro pra ver a diferença)
0.89 original F18CR - 2900rpm = 100kmh
0.74 - 2900rpm = 121kmh--------> 2400rpm = 100kmh
0.71 - 2900rpm = 127kmh--------> 2300rpm = 100kmh

Li o topico e parece que apenas um colega fez isso de trocar as engrenagens da quinta... outros optaram por trocar o cambio completo.

Acho que manter as relacoes curtas originais ate 4marcha é ideal pra manter torque e desempenho na cidade, ja a quitna longa beneficiaria MUITO em rodovia/consumo, que é exatamente o que quero, fora que o serviço de trocar as engrenagens da quinta da pra ser feito com o cambio no lugar e parece bem simples até tendo as ferramentas corretas.

Pelo numero de kits vendidos ainda me espanta nao ter mais comentarios disso aqui... mas estou quase ariscando comprar.

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Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por Almeidão » 06 Fev 2024, 12:45

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Obrigado Juliano!

Muito boa as informações, decodificando meu cambio é mesmo o F18CR, quinta de relaçao 0.89 e diferencial 3.74.

Com as rodas e pneus originais 14, a 100kmh ele fica em exatos 2900rpm

Usando a calculadora acima, tenho os seguintes resultados (notem estou baseando apenas a quinta atual no meu carro pra ver a diferença)
0.89 original F18CR - 2900rpm = 100kmh
0.74 - 2900rpm = 121kmh--------> 2400rpm = 100kmh
0.71 - 2900rpm = 127kmh--------> 2300rpm = 100kmh

Li o topico e parece que apenas um colega fez isso de trocar as engrenagens da quinta... outros optaram por trocar o cambio completo.

Acho que manter as relacoes curtas originais ate 4marcha é ideal pra manter torque e desempenho na cidade, ja a quitna longa beneficiaria MUITO em rodovia/consumo, que é exatamente o que quero, fora que o serviço de trocar as engrenagens da quinta da pra ser feito com o cambio no lugar e parece bem simples até tendo as ferramentas corretas.

Pelo numero de kits vendidos ainda me espanta nao ter mais comentarios disso aqui... mas estou quase ariscando comprar.


Sem dúvida nenhuma que assim que você começar e tendo as ferramentas corretas parece bem fácil mesmo, mas apesar que não pareça, mas são poucos que se metem em mecânica ou elétrica para resolver um problema no carro mesmo tendo em mãos algumas boas informações de conteúdos no Youtube. Isto porque tem umas que parecem piadas sem pé e sem cabeça, talvez isto possa assustar alguns a não fazer tal serviço e podemos dizer que muitos proprietários ainda nem conhece o Youtube. Realmente alí não é nada difícil, basta um pouco de atenção e concentração para não inverter ou nçao esquecer nada.
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Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por jm_vectrab » 06 Fev 2024, 14:34

Concordo, esse é um daqueles temas que parece bom/facil demais pra ser verdade, só testando na pratica mesmo.

Achei a relação dos cambios F18 CR vs WR, podem vir diferenciais 3.45, 3.57, 3.74 ou 3.94.
CR / WR
1a. 3,583 = 43/12 3,583 = 43/12
2a. 2,143 = 45/21 1,870 = 43/23
3a. 1,481 = 40/27 1,226 = 38/31
4a. 1,121 = 37/33 0,919 = 34/37
5a. 0,892 = 33/37 0,744 = 32/43

Em relação as marchas, pelo que entendi é so dividir o numero de dentes das duas engrenagens pra dar o ratio, curta .89 (33/37) longa .74 (32/43)

As que estao vendendo no ML sao mais longas ainda que o original do WR, seria 29/41 = ratio .707 ou aredondando .71

No meu ponto de vista nao teria problema, so fica 2 ressalvas;
Interessante ambas engrenagens vir do mesmo conjunto, quero dizer mesmo cambio onde teve a mesma rodagem de km e desgaste, as peças estao "casadas"
Ficaria um "buraco" entra a quarta e quinta, tendo que esticar mais a quarta... mas isso nao vejo como um real problema, so se adaptar ao novo modo de guiar

Acho que vou comprar o kit e fazer aqui, como disse creio que isso deixaria o vectra perfeito!

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