O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaBomba hidráulica
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

13 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
RicardoGLS
Organizador
Organizador
Mensagens: 506
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:09
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Bomba hidráulica

por RicardoGLS » 27 Jun 2013, 06:24

Pessoal, quase tive um acidente hoje quando conduzia o vecão para o trabalho. Ao fazer uma manobra em uma rua, a direção endureceu muito, quase o meu carro passou para a outra mão, e quando acelerei a direção voltou ao normal. Outra coisa nem pensar de tirar de marcha e colocar em ponto morto fica dura muito dura, só volta ao normal quando acelero. Tô achando que é a bomba hidráulica, o que mais poderia ser? O óleo hidráulico? Só lembrando que em umas das coifas existe ali um vazamento, mais está no nível.
Vectra Elegance 2011 8V 140Cv 2.0 Prata Polaris
Freios ABS e a disco nas 4 rodas.
Air Bag duplo, sensor de chuva ar digital

Ex Voyage 1992 GLS 1.8 4 portas
Ex Vectra 2000 GLS 2.2 8V
Vectra atual: Elegance 2011

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Bomba hidráulica

por rgapski » 27 Jun 2013, 07:43

RicardoGLS escreveu:Pessoal, quase tive um acidente hoje quando conduzia o vecão para o trabalho. Ao fazer uma manobra em uma rua, a direção endureceu muito, quase o meu carro passou para a outra mão, e quando acelerei a direção voltou ao normal. Outra coisa nem pensar de tirar de marcha e colocar em ponto morto fica dura muito dura, só volta ao normal quando acelero. Tô achando que é a bomba hidráulica, o que mais poderia ser? O óleo hidráulico? Só lembrando que em umas das coifas existe ali um vazamento, mais está no nível.


Ricardo,

Verifique a correia.
Se ela estiver patinando, a bomba não gira bem.
Pode estar frouxa, pois não é difícil aquele esticador dar problema.

As vezes esta contaminada com óleo.
Verifique isto antes de partir para a bomba.

Abs
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
RicardoGLS
Organizador
Organizador
Mensagens: 506
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:09
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Bomba hidráulica

por RicardoGLS » 27 Jun 2013, 08:51

rgapski escreveu:
RicardoGLS escreveu:Pessoal, quase tive um acidente hoje quando conduzia o vecão para o trabalho. Ao fazer uma manobra em uma rua, a direção endureceu muito, quase o meu carro passou para a outra mão, e quando acelerei a direção voltou ao normal. Outra coisa nem pensar de tirar de marcha e colocar em ponto morto fica dura muito dura, só volta ao normal quando acelero. Tô achando que é a bomba hidráulica, o que mais poderia ser? O óleo hidráulico? Só lembrando que em umas das coifas existe ali um vazamento, mais está no nível.


Ricardo,

Verifique a correia.
Se ela estiver patinando, a bomba não gira bem.
Pode estar frouxa, pois não é difícil aquele esticador dar problema.

As vezes esta contaminada com óleo.
Verifique isto antes de partir para a bomba.

Cara talvez vc tenha acertado na mosca. O meu motor foi todo limpo e foi aplicado vaselina, e também coloquei grafite em pó na correia dentada, pois ela estava fazendo barulho. Agora a correia q vc fala é a do ar-condicionador?
Abs
Vectra Elegance 2011 8V 140Cv 2.0 Prata Polaris
Freios ABS e a disco nas 4 rodas.
Air Bag duplo, sensor de chuva ar digital

Ex Voyage 1992 GLS 1.8 4 portas
Ex Vectra 2000 GLS 2.2 8V
Vectra atual: Elegance 2011

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Bomba hidráulica

por rgapski » 27 Jun 2013, 09:25

RicardoGLS escreveu:
Cara talvez vc tenha acertado na mosca. O meu motor foi todo limpo e foi aplicado vaselina, e também coloquei grafite em pó na correia dentada, pois ela estava fazendo barulho. Agora a correia q vc fala é a do ar-condicionador?
Abs
[/quote]

Ricardo,

Exato! A correia do ar condicionado (chamada correia de serviço) empurra, além deste, o alternador e bomba da direção hidráulica.

Foi péssima a ideia de aplicar lubrificante (tanto liquido, quanto sólido) nas correias.
As correias, quando fazem barulho, devem ser substituídas, nunca lubrificadas.
Agora que elas estão contaminadas, sugiro que você as substitua o quanto antes, pois corre-se o risco delas ressecarem e partirem, causando prejuízos ainda maiores.

Lavar o motor é bom, e eu defendo essa prática, embora ainda não tenha feito meu carro por pura falta de tempo.
Essa prática isenta o motor de agentes abrasivos, como areia, terra, óleos contaminantes, etc, fora que deixa com um aspecto bonito, confirmando o cuidado do dono.

Eu faço da seguinte forma:

1) Protejo os equipamentos elétricos que possam empoçar água, como alternador, caixa de fusíveis e etc com filme plastico. Uso aquele de rolo que vende em supermercados (magipak), que serve para embalar carne.

2) Retiro todos os conectores que puder, aplico limpa contatos da whurt e passo um pano para retirar o grosso, depois uma escova de aço do tamanho de uma escova de dentes para limpar dentro do conector.
Após a limpeza, aplico WD-40, que é repelente de água/umidade e protege de oxidação.

3) Depois de preparado, aplico um desengraxante que não ataca as borrachas. E junto com um borrifador de água, vou esfregando com escova (uso uma daquelas de lavar roupa e uma de cabo que serve pra privada).
Não usar isso na lataria, só no motor. Não deixar o produto secar.
Depois de tudo esfregado direitinho, retiro o produto com maquina de pressão, mas com jato em leque.
Para não deixar resquícios do desengraxante (que deixa as borrachas e plásticos bem esbranquiçados), aplico shampoo automotivo da mesma forma (escovando) e jogo água novamente com a maquina.

4) Para deixar os plásticos com aspecto bonito, chamado de "condicionar", aplico WD-40 em lugares específicos que ficam um pouco esbranquiçados, pois esse produto não ataca as borrachas e plásticos. Quanto menos WD, melhor.
Jamais use vaselina ou qualquer tipo de óleo.

Eu não confio em lava-rapido para fazer isso, pois os caras vivem disso, e quanto mais rápido terminarem, melhor ($).
Assim, eles jogam detergentes ácidos/alcalinos no motor e deixar "ferver".
Depois disso, jogam água em tudo, sem qualquer cuidado.
Se o carro não pega, tiram algumas peças, jateiam ar e pronto.
Feito tudo isso, pro motor ficar "bonitão", jogam vaselina liquida por tudo que se pode ver.

O resultado disso é um motor imundo em menos de 2 meses, pois o óleo borrifado vai reter poeira.
Fora as borrachas ressecadas e conectores oxidados...

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
RicardoGLS
Organizador
Organizador
Mensagens: 506
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:09
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Bomba hidráulica

por RicardoGLS » 27 Jun 2013, 10:48

rgapski Tudo q vc postou é exatamente o que eu faço, tenho todo material q vc mensionou. O meu motor eu tenho muito cuidado com ele. Agora eu não apliquei lubrificante líquido na correia dentada não, o q apliquei foi Grafite em pó. Quanto a correia do ar, ela contaminou devido o vazamento de óleo hidráulico e/ou a vaselina que pode ter caído lá. Qdo eu sair do trampo, vou procurar um mecânico para verificar.
Vectra Elegance 2011 8V 140Cv 2.0 Prata Polaris
Freios ABS e a disco nas 4 rodas.
Air Bag duplo, sensor de chuva ar digital

Ex Voyage 1992 GLS 1.8 4 portas
Ex Vectra 2000 GLS 2.2 8V
Vectra atual: Elegance 2011

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Bomba hidráulica

por rgapski » 27 Jun 2013, 12:31

RicardoGLS escreveu:rgapski Tudo q vc postou é exatamente o que eu faço, tenho todo material q vc mensionou. O meu motor eu tenho muito cuidado com ele. Agora eu não apliquei lubrificante líquido na correia dentada não, o q apliquei foi Grafite em pó. Quanto a correia do ar, ela contaminou devido o vazamento de óleo hidráulico e/ou a vaselina que pode ter caído lá. Qdo eu sair do trampo, vou procurar um mecânico para verificar.


Ricardo,

O grafite em pó não deixa de ser um lubrificante, só que sólido.
Se sua correia esta cantando, alguma coisa tem de errado.

Jamais aplicaria qualquer coisa ali.
Meu irmão tinha um G3 1.0 16v (eca!) e a correia começou a "cantar".
Ele aplicou grafite e milagrosamente parou o barulho.
Acontece que o grafite maquiou um defeito em um dos rolamentos de apoio que estava começando a travar (fazendo a correia cantar), logo quando ele travou de vez, ela deslizou pra fora e a história todo mundo já conhece: retífica.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Bomba hidráulica

por Almeidão » 27 Jun 2013, 13:44

Primeiro de tudo, confirmar se tem óleo no reservatório. Caso tenha e a correia estiver perfeita, você deve tirar da bomba a mangueira de cima e depois tirar a porca onde ela entra, sairá um pistão com uma mola e na ponta uma peneira de aço. Basta limpar ali e estará tudo bem se o problema for a bomba.

Não é verdadeiro que óleo, grafite, vaselina ou qualquer outro produto faça a correia girar em volta da bomba estando ela em perfeita condição, quando digo perfeita é óleo uma vez ou outra cair ali. Eu uso sem problema um produto de limpeza de correia que é muito parecido a graxa liquida. No caso de estar girando em volta da bomba, então a correia está errada, ou seja maior ou o esticador quebrou. E mais não só rodaria por cima da bomba, rodaria por cima do compressor do ar e do alternador quando estaria recebendo cargas.
Imagem

Avatar do usuário
RicardoGLS
Organizador
Organizador
Mensagens: 506
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:09
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Bomba hidráulica

por RicardoGLS » 01 Jul 2013, 10:03

Pessoal! Do nada o hidráulico voltou ao norma :102: Liguei para a consessionária GM, e segundo o meu mecânico, me disse que poderia ser algum entupimento. Mas graças a Deus, voltou ao normal.
Vectra Elegance 2011 8V 140Cv 2.0 Prata Polaris
Freios ABS e a disco nas 4 rodas.
Air Bag duplo, sensor de chuva ar digital

Ex Voyage 1992 GLS 1.8 4 portas
Ex Vectra 2000 GLS 2.2 8V
Vectra atual: Elegance 2011

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Bomba hidráulica

por Almeidão » 01 Jul 2013, 12:08

então, faça uma limpeza no filtro dela que certamente deve estar com excesso de sujeira.
Imagem

Avatar do usuário
RicardoGLS
Organizador
Organizador
Mensagens: 506
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:09
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Bomba hidráulica

por RicardoGLS » 02 Jul 2013, 09:13

Almeidão escreveu:então, faça uma limpeza no filtro dela que certamente deve estar com excesso de sujeira.


É isso aê Almeidão! Agora essa limpeza é fácil de fazer? será que eu mesmo faço?
Vectra Elegance 2011 8V 140Cv 2.0 Prata Polaris
Freios ABS e a disco nas 4 rodas.
Air Bag duplo, sensor de chuva ar digital

Ex Voyage 1992 GLS 1.8 4 portas
Ex Vectra 2000 GLS 2.2 8V
Vectra atual: Elegance 2011

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Bomba hidráulica

por Almeidão » 02 Jul 2013, 16:34

Antes de responder, testei aqui em uma bomba que tenho se há possibilidade de limpar sem tirar ela do lugar. Tem jeito sim, e a ferramenta essencial é uma antena com um imã na ponta.
Primeiro de tudo, trocar todo o óleo dela e pra isto você vai gastar 1 litro de óleo para limpar e um litro para repor e depois limpar.
Para limpar, você tira o mangote de cima que é preso dentro de um outro parafuso que fica na bomba. Depois com cuidado tirar este parafuso que fica na bomba, o cuidado é quando ele sai que você deve ter atenção porque ali ao sair o parafuso ou porca sei lá como é o nome disto, sairá uma mola que pode pular se você não tiver atenção necessária. Tirou o parafuso e a mola, no fundo fica a válvula e na ponta da válvula uma peneira que é o filtro, basta limpar ela e remontar. Para tirar esta válvula no fundo que você precisará do imã para arrastar ela para cima ok?

Não me peça fotos porque sou ruim nisto, mas se quiser posso mandar por e.mail e se você quiser postar aqui, estará liberado.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
RicardoGLS
Organizador
Organizador
Mensagens: 506
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:09
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Bomba hidráulica

por RicardoGLS » 03 Jul 2013, 09:02

Almeidão escreveu:Antes de responder, testei aqui em uma bomba que tenho se há possibilidade de limpar sem tirar ela do lugar. Tem jeito sim, e a ferramenta essencial é uma antena com um imã na ponta.
Primeiro de tudo, trocar todo o óleo dela e pra isto você vai gastar 1 litro de óleo para limpar e um litro para repor e depois limpar.
Para limpar, você tira o mangote de cima que é preso dentro de um outro parafuso que fica na bomba. Depois com cuidado tirar este parafuso que fica na bomba, o cuidado é quando ele sai que você deve ter atenção porque ali ao sair o parafuso ou porca sei lá como é o nome disto, sairá uma mola que pode pular se você não tiver atenção necessária. Tirou o parafuso e a mola, no fundo fica a válvula e na ponta da válvula uma peneira que é o filtro, basta limpar ela e remontar. Para tirar esta válvula no fundo que você precisará do imã para arrastar ela para cima ok?

Não me peça fotos porque sou ruim nisto, mas se quiser posso mandar por e.mail e se você quiser postar aqui, estará liberado.

Sds


Sabe tudo :102: Massss....Confesso que eu não vou me arriscar não :110: Mas vou pegar essa dica pra mim foi interessante, acho que dá até para fazer um tutorial sobre isso Almeidão, achei legal! Um abraço!!!
Vectra Elegance 2011 8V 140Cv 2.0 Prata Polaris
Freios ABS e a disco nas 4 rodas.
Air Bag duplo, sensor de chuva ar digital

Ex Voyage 1992 GLS 1.8 4 portas
Ex Vectra 2000 GLS 2.2 8V
Vectra atual: Elegance 2011

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Bomba hidráulica

por Almeidão » 03 Jul 2013, 16:15

Amigo, é fácil demais fazer isto, aliás na mecânica em geral, eu nunca vi nada tão fácil como trocar reparo em bomba de direção hidráulica e sempre digo a maioria dos mecânicos correm disto. O dia que mexerem vão saber a besteira de não ter pego vários serviços de bomba. Bem, o que você fez trocando a polia é super difícil, mas este serviço é raro é um em 100 para trocar esta peça.

Sds
Imagem

13 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 188 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.