O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaMelhorando a/c e arrefecimento de forma caseira c/ vídeos.
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

31 mensagens
  • 1
  • 2
Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Melhorando a/c e arrefecimento de forma caseira c/ vídeos.

por Adriano cruz » 09 Jan 2016, 17:11

Insatisfeito com o arrefecimento e a/c após uma viajem com mais de 3.000 km resolvi tentar melhorar um pouco com um upgrade.
Essa é a primeira parte: https://www.youtube.com/watch?v=Do5ZvOoW60c
Editado pela última vez por Adriano cruz em 10 Jan 2016, 10:27, em um total de 1 vez.

Jonas S Silva
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 09 Jan 2016, 18:31
Nome Completo: Jonas Silva da Silva
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Melhorando a/c e arrefecimento de forma caseira c/ vídeo

por Jonas S Silva » 09 Jan 2016, 20:27

Então Adriano. Deu resultado? Abraço

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Melhorando a/c e arrefecimento de forma caseira c/ vídeo

por Almeidão » 09 Jan 2016, 22:14

Não ouvi nada porque na minha casa está sem som, mas isto ai não influencia nada no ar condicionado, mas influencia muito na temperatura do carro. Troquei o meu recente e ele estava côncavo e atrapalhava a refrigeração do motor, pra mim os maiores problemas do ar do vectra nem é nada relacionado a temperatura e sim ao esticador que troquei um há menos de 3 meses e já está fazendo um ronco terrível e comprei na GM. Outro problema é o termostático da pressão do gás, que ao estragar, tive que mudar o sistema porque não existe original e as que comprei só me deram dor de cabeça.

Para quem quer um bom conforto com o ar condicionado, não tem muito segredo, é exigir as 900G de gás que entra no Vectra e que muitos não colocam, para isto o sistema deve está perfeito, bem vedado e com válvula de alta em perfeita condição de funcionamento.

Sds
Imagem

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Melhorando a/c e arrefecimento de forma caseira c/ vídeo

por Adriano cruz » 10 Jan 2016, 05:57

Jonas S Silva escreveu:Então Adriano. Deu resultado? Abraço

Deu resultado sim, mas primeiro vou colocar as outras partes no youtube pra depois agente comentar melhor sobre essa experiência caseira que eu fiz. Demora um pouco os uploads dos vídeos mas estou colocando. :88:

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Melhorando a/c e arrefecimento de forma caseira c/ vídeo

por Adriano cruz » 10 Jan 2016, 06:12

Almeidão escreveu:Não ouvi nada porque na minha casa está sem som, mas isto ai não influencia nada no ar condicionado, mas influencia muito na temperatura do carro. Troquei o meu recente e ele estava côncavo e atrapalhava a refrigeração do motor, pra mim os maiores problemas do ar do vectra nem é nada relacionado a temperatura e sim ao esticador que troquei um há menos de 3 meses e já está fazendo um ronco terrível e comprei na GM. Outro problema é o termostático da pressão do gás, que ao estragar, tive que mudar o sistema porque não existe original e as que comprei só me deram dor de cabeça.

Para quem quer um bom conforto com o ar condicionado, não tem muito segredo, é exigir as 900G de gás que entra no Vectra e que muitos não colocam, para isto o sistema deve está perfeito, bem vedado e com válvula de alta em perfeita condição de funcionamento.

Sds

Hum bom saber. E sim influencia sim.Minha válvula de pressão original funciona perfeitamente, é só acelerar que já arma a 2a velocidade. À que esticador você se refere ? :47: .
Seria bom você estar com áudio porque ao longo dos vídeos eu vou dando explicações(ou pelo menos tento explicar) essas gambiarrazinhas de fundo de quintal que faço de vez enquando aqui em casa :6: . Na verdade com a opinião de outras pessoas aqui meu a/c gela muito bem, até do técnico que deu manutenção(que inlusive ele já trabalhou na GM por uns 6~8 anos se não me engano) disse que tá normal, mas eu sou calorento e tenho termômetro, já testei em outros 2 carros aqui em casa e concerteza nos outro 2 o ar sai mais frio no difusor, por isso minha insatisfação. A sensação térmica dentro do meu carro é boa mas eu não me iludo com sensação térmica, pra mim o que importa é a temperatura real que sai no difusor.Sobre seu condensador côncavo, o meu também ficou assim mas quando levei pra fazer uma geral no meu a/c esse técnico que falei pegou meu condensador colocou em cima de um banquinho e desempenou com as mãos, na hora eu pensei:" Esse cara é doido, vai quebrar meu condensador" :13:, mas que nada, ele sabia o que tava fazendo e tá funcionando até hoje. :88:
Editado pela última vez por Adriano cruz em 10 Jan 2016, 09:48, em um total de 2 vezes.

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Melhorando a/c e arrefecimento de forma caseira c/ vídeo

por Adriano cruz » 10 Jan 2016, 06:15


miguelandre
GL Member
GL Member
Mensagens: 83
Registrado em: 09 Out 2015, 23:33
Nome Completo: Miguel Andre
Cidade: tres lagoas
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Melhorando a/c e arrefecimento de forma caseira c/ vídeo

por miguelandre » 10 Jan 2016, 15:02

Almeidão escreveu:Não ouvi nada porque na minha casa está sem som, mas isto ai não influencia nada no ar condicionado, mas influencia muito na temperatura do carro. Troquei o meu recente e ele estava côncavo e atrapalhava a refrigeração do motor, pra mim os maiores problemas do ar do vectra nem é nada relacionado a temperatura e sim ao esticador que troquei um há menos de 3 meses e já está fazendo um ronco terrível e comprei na GM. Outro problema é o termostático da pressão do gás, que ao estragar, tive que mudar o sistema porque não existe original e as que comprei só me deram dor de cabeça.

Para quem quer um bom conforto com o ar condicionado, não tem muito segredo, é exigir as 900G de gás que entra no Vectra e que muitos não colocam, para isto o sistema deve está perfeito, bem vedado e com válvula de alta em perfeita condição de funcionamento.

Sds


Almeidão meu ar está meio fraco jaz um tempão, creio que não é vazamento visto que,se por ventura fosse algum vazamento o mesmo já teria esvaziado, sendo assim gostaria de verificar a quantia de gaz que está no meu sistema para ver se, o mesmo está com as 900g como você disse acima. Obrigado!!!!
:47:

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Melhorando a/c e arrefecimento de forma caseira c/ vídeo

por Adriano cruz » 10 Jan 2016, 15:43


Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Melhorando a/c e arrefecimento de forma caseira c/ vídeo

por Adriano cruz » 11 Jan 2016, 05:59


Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Melhorando a/c e arrefecimento de forma caseira c/ vídeo

por Ju_Bueno » 11 Jan 2016, 08:04

Acompanhando! To pensando em fazer o mesmo...
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Melhorando a/c e arrefecimento de forma caseira c/ vídeo

por Almeidão » 11 Jan 2016, 08:06

Adriano cruz escreveu:
Almeidão escreveu:Não ouvi nada porque na minha casa está sem som, mas isto ai não influencia nada no ar condicionado, mas influencia muito na temperatura do carro. Troquei o meu recente e ele estava côncavo e atrapalhava a refrigeração do motor, pra mim os maiores problemas do ar do vectra nem é nada relacionado a temperatura e sim ao esticador que troquei um há menos de 3 meses e já está fazendo um ronco terrível e comprei na GM. Outro problema é o termostático da pressão do gás, que ao estragar, tive que mudar o sistema porque não existe original e as que comprei só me deram dor de cabeça.

Para quem quer um bom conforto com o ar condicionado, não tem muito segredo, é exigir as 900G de gás que entra no Vectra e que muitos não colocam, para isto o sistema deve está perfeito, bem vedado e com válvula de alta em perfeita condição de funcionamento.

Sds

Hum bom saber. E sim influencia sim.Minha válvula de pressão original funciona perfeitamente, é só acelerar que já arma a 2a velocidade. À que esticador você se refere ? :47: .
Seria bom você estar com áudio porque ao longo dos vídeos eu vou dando explicações(ou pelo menos tento explicar) essas gambiarrazinhas de fundo de quintal que faço de vez enquando aqui em casa :6: . Na verdade com a opinião de outras pessoas aqui meu a/c gela muito bem, até do técnico que deu manutenção(que inlusive ele já trabalhou na GM por uns 6~8 anos se não me engano) disse que tá normal, mas eu sou calorento e tenho termômetro, já testei em outros 2 carros aqui em casa e concerteza nos outro 2 o ar sai mais frio no difusor, por isso minha insatisfação. A sensação térmica dentro do meu carro é boa mas eu não me iludo com sensação térmica, pra mim o que importa é a temperatura real que sai no difusor.Sobre seu condensador côncavo, o meu também ficou assim mas quando levei pra fazer uma geral no meu a/c esse técnico que falei pegou meu condensador colocou em cima de um banquinho e desempenou com as mãos, na hora eu pensei:" Esse cara é doido, vai quebrar meu condensador" :13:, mas que nada, ele sabia o que tava fazendo e tá funcionando até hoje. :88:


Amigo, limpeza sempre é bem vinda e pra mim o cara que desempenou para você é doido mesmo kakakkakakka. Qualquer toque em um caninho destes e já vai pro saco, isto depois de velho ok. O em cima no meio dele, encostava no radiador de agua de tão concavo estava, como eu resolvi dar uma geral no ano passado trocando valvulas, filtros, compressor, então troquei ele também e ficou tudo novo porque o evaporador e válvula de expansão já eram novos. Quando digo troquei, é isto mesmo eu troquei.

O esticador que digo é este da correia multi V, esta mesma que toca o compressor que com o tempo faz um ronco enjoado, porem eu comprei um há 10 meses, vi isto na GM hoje pela manhã e ele não só faz ronco como está batendo parecendo uma escola de samba. La se vão mais 240 dilma para eles porque encomendei outro e trocarei a amanhã.

Sobre o ruido, fica difícil filmar porque se ouve algo ao vivo e no filme sai bem menos.

Sobre a valvula que arma o segundo estágio pelo ar, eu eliminei ela porque todas que comprei ficavam ligada direto e e o segundo estágio ligado direto não aguenta porque derrete onde fica o relê e logo ficamos desprotegido e se vai o motor pro saco, o meu só não foi porque coloquei sensores que me avisa que tem algo errado. O que fiz é algo de fazer inveja a muitos engenheiros e esta semana fez um ano que fiz e continua funcionando perfeito. A temperatura não passa dos 90 nem com o ar ligado.

Sds
Imagem

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Melhorando a/c e arrefecimento de forma caseira c/ vídeo

por Adriano cruz » 11 Jan 2016, 11:18

Ju_Bueno escreveu:Acompanhando! To pensando em fazer o mesmo...

:88:

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Melhorando a/c e arrefecimento de forma caseira c/ vídeo

por Adriano cruz » 11 Jan 2016, 11:20


Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Melhorando a/c e arrefecimento de forma caseira c/ vídeo

por Andersonss » 11 Jan 2016, 16:03

Rapaiz esse cara que desempenou teu condensador é louco mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkkk o meu ta empenado e vai seguir assim mas é pouca coisa, estou olhando os videos aqui :38:

Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Melhorando a/c e arrefecimento de forma caseira c/ vídeo

por Andersonss » 11 Jan 2016, 16:52

Rapaiz essa ventoinha não irei colocar pois no meu caso não acho necessário pra meu carro já que o Ar gela beem desde que comprei o carro.... maaaas com certeza vou criar coragem de tirar o para choque e fazer uma limpeza...
Agora.. me corrijam por favor se estou errado mas o carro não tem que funcionar em estrada ''BR'' na média dos 82ºC até mesmo para economia de combustível?

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Melhorando a/c e arrefecimento de forma caseira c/ vídeo

por Adriano cruz » 11 Jan 2016, 18:19

Talvez sim, mas como o Almeidão disse que se estiver fora da faixa azul, já é a temperatura ideal. Eu estou testando ainda.

Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Melhorando a/c e arrefecimento de forma caseira c/ vídeo

por Andersonss » 11 Jan 2016, 22:22

Adriano cruz escreveu:Talvez sim, mas como o Almeidão disse que se estiver fora da faixa azul, já é a temperatura ideal. Eu estou testando ainda.


Poste pra nós depois sobre o consumo em BR.. com o carro estando abaixo desses 80-82 ºC :88:

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Melhorando a/c e arrefecimento de forma caseira c/ vídeo

por Adriano cruz » 12 Jan 2016, 12:53

Andersonss escreveu:
Adriano cruz escreveu:Talvez sim, mas como o Almeidão disse que se estiver fora da faixa azul, já é a temperatura ideal. Eu estou testando ainda.


Poste pra nós depois sobre o consumo em BR.. com o carro estando abaixo desses 80-82 ºC :88:

Beleza mas acho que no meu caso não vai mudar muita coisa porque antes de colocar essa ventoinha rodando a noite em estrada com a/c ligado o ponteiro já ficava de 80 pra baixo mas quando eu andava mais rápido aí sim subia pra 82 depois de um tempo. De dia já ficava em 82, a única diferença que acho que vai ter é ficar 80 pra baixo de dia.

Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Melhorando a/c e arrefecimento de forma caseira c/ vídeo

por Andersonss » 12 Jan 2016, 13:42

Adriano cruz escreveu:
Andersonss escreveu:
Adriano cruz escreveu:Talvez sim, mas como o Almeidão disse que se estiver fora da faixa azul, já é a temperatura ideal. Eu estou testando ainda.


Poste pra nós depois sobre o consumo em BR.. com o carro estando abaixo desses 80-82 ºC :88:

Beleza mas acho que no meu caso não vai mudar muita coisa porque antes de colocar essa ventoinha rodando a noite em estrada com a/c ligado o ponteiro já ficava de 80 pra baixo mas quando eu andava mais rápido aí sim subia pra 82 depois de um tempo. De dia já ficava em 82, a única diferença que acho que vai ter é ficar 80 pra baixo de dia.


huum, pois é o meu as vezes fica um pouco abaixo de 82ºc em BR aqui no RS quando faz frio é frio mesmo e mais vento frio da estrada já viu né... agora no verão sim ele trabalha nos 82ºc ... :88:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Melhorando a/c e arrefecimento de forma caseira c/ vídeo

por Almeidão » 12 Jan 2016, 16:01

para está abaixo de 80 é em dias frio há que ser igual temperatura no Sul, aqui eu tenho fotos, dias 23.10.2015, 03:57AM indo para o Aeroporto com 25,5º, está no meu Cel. Em outras partes do pais é mais difícil e mesmo estando o calor que faz aqui o meu estava em cima dos 80 por ser noite. Só não poemos esquecer que este 80 não é uma temperatura real, afinal onde explode a gasolina, explode com quase 1000º.

Tenho fotos no meu celular

Sds
Imagem

31 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 105 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.