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Manutenção, Mecânica & Elétrica[AJUDA] Problema no motor pode ser cabeçote?
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Arker
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[AJUDA] Problema no motor pode ser cabeçote?

por Arker » 04 Jul 2013, 09:45

Olá amigos, tenho um vectra 2.0 8v GLS 1997, apresenta uma irregularidade no funcionamento o mecânico até disse parece estar "quadrado" e disse que está cuspindo pela TBI e a mesma quando acelera dá uns pipocos (estouro), ele disse parecer comando errado, alguem pode me dizer qual o comando original desse meu vectra? chequei e tem uma letra que da a entender H porem tem um furo bem nas perninhas do H e ficou um 4 mas ainda dá a entender que é um H, sonda lambda, sensor map, bobina, velas e cabos, tbi e bicos limpos, ponto e compressão só o 2º cilindro deu +/- 100 os outros 150+/- segundo o mecanico está ok. E agora o mecânico disse que fica R$400, para abertura do cabeçote pra ver o que acontece, alguém pode dar uma luz ou algo parecido que passou ? ficar na mão do mecânico é complicado. agradeço a todos vlw

rgapski
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Re: [AJUDA] Problema no motor pode ser cabeçote?

por rgapski » 04 Jul 2013, 10:17

Arker escreveu:Olá amigos, tenho um vectra 2.0 8v GLS 1997, apresenta uma irregularidade no funcionamento o mecânico até disse parece estar "quadrado" e disse que está cuspindo pela TBI e a mesma quando acelera dá uns pipocos (estouro), ele disse parecer comando errado, alguem pode me dizer qual o comando original desse meu vectra? chequei e tem uma letra que da a entender H porem tem um furo bem nas perninhas do H e ficou um 4 mas ainda dá a entender que é um H, sonda lambda, sensor map, bobina, velas e cabos, tbi e bicos limpos, ponto e compressão só o 2º cilindro deu +/- 100 os outros 150+/- segundo o mecanico está ok. E agora o mecânico disse que fica R$400, para abertura do cabeçote pra ver o que acontece, alguém pode dar uma luz ou algo parecido que passou ? ficar na mão do mecânico é complicado. agradeço a todos vlw


Arker,

De fato quem comanda o comportamento do motor é o cabeçote.
Só pelo fato de ter um cilindro com compressão menor, já tirar o cabeçote e verificar o que acontece.

Sobre os "pipocos", se forem constantes, pode ser explosão saindo pelo coletor de admissão, quando na verdade deveria sair pelo coletor de escapamento. Isso pode ser ocasionado por válvulas que não vedam 100%.

Se for só em aceleração, com carga, pode ser falta de combustível (bomba fraca, etc).

De qualquer maneira, acho prudente retirar o cabeçote para aferir as suas medidas, inclusive do comando de valvulas.
Não é raro pegar motor gm com comando gasto (ocorre mais pelo uso de óleo ruim/fora da especificação).

Pelo seu relato, fica difícil apontar o defeito à distância.
Mas seu mecânico fez bem em sugerir a retirada do cabeçote.

Abs
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Arker
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Re: [AJUDA] Problema no motor pode ser cabeçote?

por Arker » 04 Jul 2013, 10:50

Opa, ja é um alivio alguem para dar essas dicas... ele dá os pipocos na admissão mesmo quando acelero brusco até alta rotação agora acelerando lentamente até 3mil +/- giros não faz muito, andando no trafego nem se percebe, de manhã na primeira partida ele pega de primeira, porém sai muita fumaça branca, até seria normal estar frio e pelo alcool na nossa gasolina, porém sai muita fumaça mesmo, antes sai um leve cheiro de oleo queimando no escape, depois para e fica a fumaçeira branca se acelerar.

Será vedação das válvulas? Então é tirar o cabeçote para verificar mesmo né .. esse preço você acha que está bom na média ou não ?

rgapski
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Re: [AJUDA] Problema no motor pode ser cabeçote?

por rgapski » 04 Jul 2013, 10:52

Arker escreveu:Opa, ja é um alivio alguem para dar essas dicas... ele dá os pipocos quando acelero brusco até alta rotação agora acelerando lentamente e até 3mil giros não faz, andando no trafego nem se percebe, de manhã na primeira partida ele pega de primeira, porém sai muita fumaça branca, até seria normal estar frio e pelo alcool na nossa gasolina, porém sai muita fumaça mesmo, antes sai um leve cheiro de oleo queimando no escape, depois para e fica a fumaçeira branca se acelerar.

Será vedação das válvulas? Então é tirar o cabeçote para verificar mesmo né .. esse preço você acha que está bom na média ou não ?


Seu carro baixa água/óleo?
Pela fumaça e barulho, suspeito que a junta do seu cabeçote tenha queimado.
Mas para diagnosticar, só com o cabeçote removido.

Abs
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Re: [AJUDA] Problema no motor pode ser cabeçote?

por Arker » 04 Jul 2013, 11:02

liquido do arrefecimento não baixa, ele tem aditivo o sistema todo foi limpado, trocado valvula termostática também quanto a arrefecimento tá zero bala, agora o óleo dele não cheguei a aferir, bom o carro está no mecanico vou ver a posição dele, ele também suspeito junta queimada, uma coisa que noto que ele esquenta muito rápido e sempre tá quente a ponto de só passar pano umido no capô e já evaporar como aconteceu ontem, fica um bafo muito quente dificil de ficar lá com o rosto no motor coisa que eu acredito ser incomum, não conheço esse carro é meu primeiro 2.0 completo eu estranho, ele sempre tá ligando a ventoinha, no painel fica acima do risco entre 100 e 80 (acredito ser 90º), não chega a 100 porém não abaixa dos 90 curiosidade quando ligo o ar quente.. engraçado que ele não esquenta tanto quanto o motor, não tem vazamento de agua nem óleo.

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Re: [AJUDA] Problema no motor pode ser cabeçote?

por Almeidão » 04 Jul 2013, 12:30

Sem dúvida, a temperatura dele está muito alta e isto pode ser outro problema que vai pipocar não demora muito. Bem, primeiro de tudo tirar o cabeçote, levar na retífica e acertar o que estiver errado, não acredito que possa ser comando, apesar que pode ser ele. Acredito que possa ser algumas válvulas ou uma válvula queimada e precisa de ser trocada e isto só a retifica saberá lhe dizer, além do serviço de retifica e as válvulas a serem substituídas é óbvio que você deverá dar uma geral no que for necessário trocar, como polia do esticador e/ou esticador correia sincronizada e as correias. Verifique a bomba d'água e se estiver com rolamento ruim trocar também. Tudo isto estará amostra ao desmontar o cabeçote. É importantíssimo que uma retífica faça o serviço, mecânico não tem ferramentas para acertar um cabeçote e o mesmo não se acerta simplesmente trocando peças.

Não se esqueça de informar depois de pronto o serviço, porque se ele permanecer nesta temperatura, certamente voltará a ter problemas. Acredito que esteja ele com radiador ruim também.

Preço para desmontar e montar o cabeçote mais as trocas das peças que comentei estará bom por R$ 400,00. Normalmente varia entre 300 a 400. Deve ser incluído a limpeza da TBI para valer bem os 400

Sds
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Re: [AJUDA] Problema no motor pode ser cabeçote?

por Arker » 04 Jul 2013, 13:10

O tucho travou e comeu o comando, no primeiro cilindro. agora o preju... trocar o kit comando, tuchos, balancins e afins... e agora sim retirar o cabeçote e ver o tamanho do prejuizo.. e a parte de baixo também, agora que já tá pra fu*** vai de vez, e eu vou encostar o carro e vou atras das peças aos poucos e ai quando tiver faço no mecanico de vez.. talvez não compense muito ou eu venda se bem que o carro tá muito conservado no resto, nada a fazer até eu mostrar o coletor pipocando rs

Almeidão
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Re: [AJUDA] Problema no motor pode ser cabeçote?

por Almeidão » 04 Jul 2013, 16:20

Eu compraria outro motor em um desmanche legalizado. Muitos são contra isto, mas foi o que fiz quando o meu deu problemas e consegui um de Astra 2.0 com 600 Km rodados e com a traseira destruída por fogo, peguei nota fiscal e se eu quiser colocar no documento que troquei o motor coloco a hora que quiser, é tão legal que tenho seguro total. Fica mais em conta e com um motor sem ter sido aberto, recente um amigo meu colocou no dele um 2011 e pagou menos de 3 Dilmão. Eu jamais faria um motor 2.0 Chevrolet, o gasto é alto e nem sempre é resolvido os problemas.

Detalhe, se você levar esta ideia pra frente, você não pode desfazer do seu porque precisarás de peças dela para colocar no novo, exemplo o carter, volante do motor e alguma coisas mais. Tudo externo.

Sds
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Re: [AJUDA] Problema no motor pode ser cabeçote?

por Arker » 04 Jul 2013, 20:25

Moderador, pode apagar o tópico já tirei minhas duvidas com os amigos obrigado

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