O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaLimpeza TBI
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

129 mensagens
Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Limpeza TBI 2.0 8v

por Alcir Andreoni » 07 Set 2013, 12:28

Fiz a limpeza do meu hoje, com Car80 e ela fixa no lugar.

Como não estava muito suja, nem usei muito o produto. Não demorou mais que 10 minutos.
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Roberto jr
GL Member
GL Member
Mensagens: 69
Registrado em: 14 Abr 2013, 20:31
Nome Completo: Roberto S. C. Jr
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Limpeza TBI 2.0 8v

por Roberto jr » 09 Set 2013, 19:17

Alcir Andreoni escreveu:Fiz a limpeza do meu hoje, com Car80 e ela fixa no lugar.

Como não estava muito suja, nem usei muito o produto. Não demorou mais que 10 minutos.

notou alguma mudança na maquina ?
Imagem / AR DIGITAL /BANCOS DE COURO/AROS 17"

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Limpeza TBI 2.0 8v

por Alcir Andreoni » 10 Set 2013, 06:52

Roberto jr escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Fiz a limpeza do meu hoje, com Car80 e ela fixa no lugar.

Como não estava muito suja, nem usei muito o produto. Não demorou mais que 10 minutos.

notou alguma mudança na maquina ?

Sem dúvidas.

Está melhor na aceleração, não sei se tem a ver, não fica variando a rotação, antes estava variando um pouquinho e está melhor de retomada. Também não sei se tem a ver.

Mas no geral está melhor...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Roberto jr
GL Member
GL Member
Mensagens: 69
Registrado em: 14 Abr 2013, 20:31
Nome Completo: Roberto S. C. Jr
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Limpeza TBI 2.0 8v

por Roberto jr » 11 Set 2013, 18:49

assim que sobrar um tempinho vou fazer no meu tbm , espero que seja antes do encontro em sao lourenço... ja comprei o car 80 . o coraçao da maquina esta com km 29 mil rodados, sera que fará diferença ? sabe dizer se tem alguma km especifica ? abraçao ...
Imagem / AR DIGITAL /BANCOS DE COURO/AROS 17"

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Limpeza TBI 2.0 8v

por Alcir Andreoni » 11 Set 2013, 21:04

Roberto jr escreveu:assim que sobrar um tempinho vou fazer no meu tbm , espero que seja antes do encontro em sao lourenço... ja comprei o car 80 . o coraçao da maquina esta com km 29 mil rodados, sera que fará diferença ? sabe dizer se tem alguma km especifica ? abraçao ...

Eu fiz no meu com 46.000KM e não tava muito sujo não. Com 29.000KM acho que nem precisa, mas dá uma conferida.
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 02 Ago 2013, 23:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Limpeza TBI 2.0 8v

por Bruno Cesário » 16 Out 2013, 16:07

Upando o tópico.
Seguinte, tava olhando a TBI ali agora e ela não está muito suja, pelo contrário, acho que até limpa...pois tá bem parecida com a do Rafael depois da limpeza. rsrs
Eu tenho um Car80 guardado em casa, e estou pensando em espirrar ele na TBI, a dúvida é...o motor é o 2.2 16v manual, será que posso acelerar o carro e ir espirrando o Car80 dentro da TBI ? Queria mesmo desmanchar tudo ali, mas o tempo em Minas não tá bom, aí não dá pra mecher tanto.
:52:

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Limpeza TBI 2.0 8v

por Alcir Andreoni » 16 Out 2013, 16:12

Bruno Cesário escreveu:Upando o tópico.
Seguinte, tava olhando a TBI ali agora e ela não está muito suja, pelo contrário, acho que até limpa...pois tá bem parecida com a do Rafael depois da limpeza. rsrs
Eu tenho um Car80 guardado em casa, e estou pensando em espirrar ele na TBI, a dúvida é...o motor é o 2.2 16v manual, será que posso acelerar o carro e ir espirrando o Car80 dentro da TBI ? Queria mesmo desmanchar tudo ali, mas o tempo em Minas não tá bom, aí não dá pra mecher tanto.

Você não pode ir despejando todo o conteúdo do frasco de uma vez, pode causar uma explosão...

Você dá umas acelaradas para abrir a borboleta e espirra um pouco de car80. Faça isso seguidas vezes até achar que está bom. Deixe funcionar um pouco e desligue o motor.

Não esqueça de dar reset no módulo...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 02 Ago 2013, 23:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Limpeza TBI 2.0 8v

por Bruno Cesário » 16 Out 2013, 16:24

Alcir Andreoni escreveu:Você não pode ir despejando todo o conteúdo do frasco de uma vez, pode causar uma explosão...

Você dá umas acelaradas para abrir a borboleta e espirra um pouco de car80. Faça isso seguidas vezes até achar que está bom. Deixe funcionar um pouco e desligue o motor.

Não esqueça de dar reset no módulo...

Fiquei até com medo agora :11:
Como eu reseto o módulo ?
:52:

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Limpeza TBI 2.0 8v

por Pedro Josino » 16 Out 2013, 17:00

Eu acho que não precisa resetar o módulo.

Confira se ao girar a chave na ignição ao ponto de acender as luzes do painel, sem dar partida no motor, o corpo de borboleta não inicia a sua própria aprendizagem. Vi um Astra 2006 que já era assim. O meu Vectra 2009 também é assim.

Se o acelerador ainda for a cabo, isso não acontece e não há a necessidade do aprendizado. O aprendizado deve ser executado somente nos modelos com acelerador eletrônico.

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Limpeza TBI 2.0 8v

por Alcir Andreoni » 16 Out 2013, 18:16

Pedro Josino escreveu:Eu acho que não precisa resetar o módulo.

Confira se ao girar a chave na ignição ao ponto de acender as luzes do painel, sem dar partida no motor, o corpo de borboleta não inicia a sua própria aprendizagem. Vi um Astra 2006 que já era assim. O meu Vectra 2009 também é assim.

Se o acelerador ainda for a cabo, isso não acontece e não há a necessidade do aprendizado. O aprendizado deve ser executado somente nos modelos com acelerador eletrônico.

Mas é sempre legal dar o reset no módulo após a limpeza.
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Limpeza TBI 2.0 8v

por Alcir Andreoni » 16 Out 2013, 18:20

Bruno Cesário escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Você não pode ir despejando todo o conteúdo do frasco de uma vez, pode causar uma explosão...

Você dá umas acelaradas para abrir a borboleta e espirra um pouco de car80. Faça isso seguidas vezes até achar que está bom. Deixe funcionar um pouco e desligue o motor.

Não esqueça de dar reset no módulo...

Fiquei até com medo agora :11:
Como eu reseto o módulo ?

Moleza... :38:

Desligue os cabos da bateria e com os dois fora junte os terminais. Imagine que você está fechando um curto, mas não tem esse perigo.

Depois você religa os cabos, coloque a chave na ignição e gire a chave ate acender as luzes de ignição, mas não dê partida.

Faça isso nove vezes e na décima de a partida.

Pronto...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 02 Ago 2013, 23:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Limpeza TBI 2.0 8v

por Bruno Cesário » 16 Out 2013, 21:06

Alcir Andreoni escreveu:Moleza... :38:

Desligue os cabos da bateria e com os dois fora junte os terminais. Imagine que você está fechando um curto, mas não tem esse perigo.

Depois você religa os cabos, coloque a chave na ignição e gire a chave ate acender as luzes de ignição, mas não dê partida.

Faça isso nove vezes e na décima de a partida.

Pronto...

Vou fazer isso com luvas de borracha, chinelo 3 dedos de borracha...kkkk
Qual a finalidade de resetar o módulo ?
Vou fazer no fim de semana, pq hoje já caiu muita agua e amanha com certeza tem mais.
:52:

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Limpeza TBI 2.0 8v

por Pedro Josino » 17 Out 2013, 01:29

Um dia eu ainda compro um scanner.. Nada como apenas clicar no botão: resetar parâmetros adaptativos.

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Limpeza TBI 2.0 8v

por Alcir Andreoni » 17 Out 2013, 10:39

Bruno Cesário escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Moleza... :38:

Desligue os cabos da bateria e com os dois fora junte os terminais. Imagine que você está fechando um curto, mas não tem esse perigo.

Depois você religa os cabos, coloque a chave na ignição e gire a chave ate acender as luzes de ignição, mas não dê partida.

Faça isso nove vezes e na décima de a partida.

Pronto...

Vou fazer isso com luvas de borracha, chinelo 3 dedos de borracha...kkkk
Qual a finalidade de resetar o módulo ?
Vou fazer no fim de semana, pq hoje já caiu muita agua e amanha com certeza tem mais.

Quando fazemos qualquer manutenção no veículo que altere o comportamento anterior do carro, como troca do filtro de combustível, bomba de combustível ou algum sensor é recomendável "zerar" os sinais (erros) do módulo.
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Limpeza TBI 2.0 8v

por Pedro Josino » 17 Out 2013, 13:29

Alcir Andreoni escreveu:Quando fazemos qualquer manutenção no veículo que altere o comportamento anterior do carro, como troca do filtro de combustível, bomba de combustível ou algum sensor é recomendável "zerar" os sinais (erros) do módulo.


Mas só vai haver erro, se houver um defeito, não?

Passei pouco mais de um ano lutando contra o consumo excessivo e a falta de força do meu Vectra e nunca registrou nenhum erro na injeção. No final das contas o problema era o disco de embreagem.

O ideal seria ativar um novo aprendizado, para o veículo se adaptar a uma nova condição, que nada tem haver com erros gerados por defeito.

Eu confesso não ser a favor desse liga e desliga bateria, tenho medo de numa dessas acontecer algum pico e mandar a central para o espaço. Prefiro pagar um rastreamento no scanner, conferir se todos os parâmetros estão dentro da tolerância e por último resetar o aprendizado. Mas sei que não é toda oficina que faz isso e que muitas vezes não temos tempo, ou algo do gênero.

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Limpeza TBI 2.0 8v

por Alcir Andreoni » 17 Out 2013, 13:36

Pedro Josino escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Quando fazemos qualquer manutenção no veículo que altere o comportamento anterior do carro, como troca do filtro de combustível, bomba de combustível ou algum sensor é recomendável "zerar" os sinais (erros) do módulo.


Mas só vai haver erro, se houver um defeito, não?

Passei pouco mais de um ano lutando contra o consumo excessivo e a falta de força do meu Vectra e nunca registrou nenhum erro na injeção. No final das contas o problema era o disco de embreagem.

O ideal seria ativar um novo aprendizado, para o veículo se adaptar a uma nova condição, que nada tem haver com erros gerados por defeito.

Eu confesso não ser a favor desse liga e desliga bateria, tenho medo de numa dessas acontecer algum pico e mandar a central para o espaço. Prefiro pagar um rastreamento no scanner, conferir se todos os parâmetros estão dentro da tolerância e por último resetar o aprendizado. Mas sei que não é toda oficina que faz isso e que muitas vezes não temos tempo, ou algo do gênero.

O certo é isso! Passar pelo scanner, mas nem todos tem scanner... :62:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Papik
GL Member
GL Member
Mensagens: 76
Registrado em: 08 Nov 2013, 10:27
Nome Completo: Alexandre Papik
Cidade: Itatiba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Limpeza de TBI

por Papik » 08 Nov 2013, 10:56

Bom dia Galera!

Fiz uma limpeza do corpo de borboletas usando CAR80, diretamente, com o motor ligado. Ok, perfeito, ficou limpinho, lenta perfeita.

Porém, eu tinha visto um cara (Alexandre High Torque, caso alguem conheça) fazendo em um Astra Flex e após tal procedimento ele tinha q apagar, pelo Scanner de injeção, os novos aprendizados feitos pela sonda (combustão do CAR80).

Será que tenho q fazer isso também? O meu não é flex, será q a sonda faz essas adaptações, acho q não né?

Alguém sabe responder?

Att.
1999 2.2 8v Branco
Kyalami 17 - Yokohama A-Drive R1 205/40
DownWorks
2º dono

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8386
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Limpeza de TBI

por Almeidão » 08 Nov 2013, 11:10

Papik escreveu:Bom dia Galera!

Fiz uma limpeza do corpo de borboletas usando CAR80, diretamente, com o motor ligado. Ok, perfeito, ficou limpinho, lenta perfeita.

Porém, eu tinha visto um cara (Alexandre High Torque, caso alguem conheça) fazendo em um Astra Flex e após tal procedimento ele tinha q apagar, pelo Scanner de injeção, os novos aprendizados feitos pela sonda (combustão do CAR80).

Será que tenho q fazer isso também? O meu não é flex, será q a sonda faz essas adaptações, acho q não né?

Alguém sabe responder?

Att.



Eu nunca ouvi flar sobre isto. A Sonda se adápta ao que está indo naquele momento e pode demorar um pouco para simular um combustivel diferente, ms ela se ajeita.

Outra coisa, eu não acredito muito nestas limpezas, para mim só desmontando. Ok, voce fez e achou legal, beleza. Eu só faço demontando tudo, uso óleo de freio e gasolina.
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Limpeza de TBI

por Alcir Andreoni » 08 Nov 2013, 12:46

Almeidão escreveu:
Papik escreveu:Bom dia Galera!

Fiz uma limpeza do corpo de borboletas usando CAR80, diretamente, com o motor ligado. Ok, perfeito, ficou limpinho, lenta perfeita.

Porém, eu tinha visto um cara (Alexandre High Torque, caso alguem conheça) fazendo em um Astra Flex e após tal procedimento ele tinha q apagar, pelo Scanner de injeção, os novos aprendizados feitos pela sonda (combustão do CAR80).

Será que tenho q fazer isso também? O meu não é flex, será q a sonda faz essas adaptações, acho q não né?

Alguém sabe responder?

Att.



Eu nunca ouvi flar sobre isto. A Sonda se adápta ao que está indo naquele momento e pode demorar um pouco para simular um combustivel diferente, ms ela se ajeita.

Outra coisa, eu não acredito muito nestas limpezas, para mim só desmontando. Ok, voce fez e achou legal, beleza. Eu só faço demontando tudo, uso óleo de freio e gasolina.

Acredito que você não entendeu direito o que o ADG quis explicar.

Depois de feita a limpeza da TBI, troca de velas e cabos, troca do filtro de combustível, etc, você deve zerar os erros da ECU.

A aprendizagem da TBI é feita com o procedimento de desligar o carro depois de feita a limpeza da TBI. Liga-se a chave e deixa a TBI fazer a aprendizagem sozinha, por dois minutos.

Almeidão, eu fiz no meu e não retirei a TBI, se bem que ela não estava tão suja assim e acredito que ficou bom.
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Papik
GL Member
GL Member
Mensagens: 76
Registrado em: 08 Nov 2013, 10:27
Nome Completo: Alexandre Papik
Cidade: Itatiba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Limpeza de TBI

por Papik » 08 Nov 2013, 14:03

Exatamente galera!!

Obrigado pela atenção aí..

Fiz a troca de velas + cabo de velas, filtros e limpeza de tbi com car80... ficou bom, perceptivel o resultado. Mas acho q tenho q passar o scanner e apagar os erros mesmo, pois notei q o consumo não está normal.

Valeuuu
1999 2.2 8v Branco
Kyalami 17 - Yokohama A-Drive R1 205/40
DownWorks
2º dono

129 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Brates e 472 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.