O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaLimpeza TBI
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

129 mensagens
figueiro
GL Member
GL Member
Mensagens: 109
Registrado em: 11 Ago 2013, 10:37
Nome Completo: Deivid Antoni Figueiro
Cidade: Fazenda Rio Grande
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Re: Limpeza TBI 2.0 8v

por figueiro » 10 Mai 2014, 08:21

Alguem sabe me dizer, se este procedimento de reset do modulo serve para o vectra B. :47: :47: :47:

black_shadow
Member
Member
Mensagens: 43
Registrado em: 10 Mai 2014, 00:27
Nome Completo: Darvin Alexander Oss Emer
Cidade: Santo Ângelo
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Limpeza TBI 2.0 8v

por black_shadow » 17 Mai 2014, 02:12

Bom dia amigos,

O meu Vectra GT está oscilando na marcha lenta, ele fica normalmente como deve de ser (no manual) com 800 a 1000 rpm.
Parece que ele engasga no sair como se fosse carburador, será que pode ser efetuado a limpeza de TBI e será que é isso?
Fui no mecânico hoje que mexe somente com carro aspirado e nitrado, ele me disse que todos os carros com aceleradores eletrônicos tem este defeito de fábrica (não sei se é verdade), disse que precisa fazer um mapeamento da central eletrônica do carro.
Lembrando que faz um ano e três meses que tenho esta Nave. Se tiver que fazer esta limpeza posso fazer como explica o vídeo? Ou tenho que passar o carro na máquina para dar um RESET depois de fazer?
E se precisar desmontar tem algum mistério?

Aguardo Respostas, um grande abraço para o pessoal deste tópico, muito interessante.
:47:

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Limpeza TBI 2.0 8v

por Alcir Andreoni » 21 Mai 2014, 16:23

black_shadow escreveu:Bom dia amigos,

O meu Vectra GT está oscilando na marcha lenta, ele fica normalmente como deve de ser (no manual) com 800 a 1000 rpm.
Parece que ele engasga no sair como se fosse carburador, será que pode ser efetuado a limpeza de TBI e será que é isso?
Fui no mecânico hoje que mexe somente com carro aspirado e nitrado, ele me disse que todos os carros com aceleradores eletrônicos tem este defeito de fábrica (não sei se é verdade), disse que precisa fazer um mapeamento da central eletrônica do carro.
Lembrando que faz um ano e três meses que tenho esta Nave. Se tiver que fazer esta limpeza posso fazer como explica o vídeo? Ou tenho que passar o carro na máquina para dar um RESET depois de fazer?
E se precisar desmontar tem algum mistério?

Aguardo Respostas, um grande abraço para o pessoal deste tópico, muito interessante.
:47:

Então, sobre o remapeamento da central, você tem de fazer a atualização do software da ECU em uma concessionária. Se já foi feito, la eles dirão.

Quando ao engasgo, não acredito que seja o "lag" do acelerador eletrônico. Você verificou velas, cabos, filtro de combustível, filtro de ar?

Óbvio que a limpeza da TBI ajuda. E não precisa desmontar nada, somente a "mangueira" que vai da caixa do filtro de ar até a TBI.

Se você tiver um scanner é melhor para apagar os "erros" da ECU, mas dá para fazer sem precisar passar no scanner.
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

black_shadow
Member
Member
Mensagens: 43
Registrado em: 10 Mai 2014, 00:27
Nome Completo: Darvin Alexander Oss Emer
Cidade: Santo Ângelo
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Limpeza TBI 2.0 8v

por black_shadow » 22 Mai 2014, 23:40

Olá amigo, boa noite.
Então, quanto a este engasgo é somente antes de andar e ficar o carro quente, logo depois disso dá uma melhorada mas mesmo assim está com este "lag".
Velas, filtro de combustível, filtro de ar foi trocado recentemente em uma revisão periódica que fiz.
Quanto a TBI, corpo da borboleta fiz uma checagem eu mesmo em casa, notei que está um pouco carbonizada, mas logo logo vou comprar aquele W80 para começar a fazer a limpeza.
Acho que isto se deve aos cabos de velas que não troquei junto com as velas, meu mecânico disse que poderia ser isso.
Não tenho scanner em casa, mas quero colocar ele na máquina para reparar se tiver algum erro na central eletrônica.
Obrigado pela ajuda, vou limpar a TBI com W80 e trocar os cabos de velas e semana que vem posto os resultados da máquina como ficou.

Um grande abraço.
:38:

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Limpeza TBI 2.0 8v

por Alcir Andreoni » 23 Mai 2014, 07:38

black_shadow escreveu:Olá amigo, boa noite.
Então, quanto a este engasgo é somente antes de andar e ficar o carro quente, logo depois disso dá uma melhorada mas mesmo assim está com este "lag".
Velas, filtro de combustível, filtro de ar foi trocado recentemente em uma revisão periódica que fiz.
Quanto a TBI, corpo da borboleta fiz uma checagem eu mesmo em casa, notei que está um pouco carbonizada, mas logo logo vou comprar aquele W80 para começar a fazer a limpeza.
Acho que isto se deve aos cabos de velas que não troquei junto com as velas, meu mecânico disse que poderia ser isso.
Não tenho scanner em casa, mas quero colocar ele na máquina para reparar se tiver algum erro na central eletrônica.
Obrigado pela ajuda, vou limpar a TBI com W80 e trocar os cabos de velas e semana que vem posto os resultados da máquina como ficou.

Um grande abraço.
:38:

Só uma pequena correção: É Car80... :88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

black_shadow
Member
Member
Mensagens: 43
Registrado em: 10 Mai 2014, 00:27
Nome Completo: Darvin Alexander Oss Emer
Cidade: Santo Ângelo
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Limpeza TBI 2.0 8v

por black_shadow » 23 Mai 2014, 10:04

Ok, obrigado pela atenção Alcir, desculpa minha falta de conhecimento. Tenha uma boa tarde de sexta feira e excelente final de semana.

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Limpeza TBI 2.0 8v

por Alcir Andreoni » 23 Mai 2014, 10:06

black_shadow escreveu:Ok, obrigado pela atenção Alcir, desculpa minha falta de conhecimento. Tenha uma boa tarde de sexta feira e excelente final de semana.

:88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Limpeza TBI 2.0 8v

por Almeidão » 23 Mai 2014, 16:14

Sem duvida nehuma que a TBI tem que estar limpa para um melhor rendimento em baixa incluo a lenta, mas o seu problema não é a TBI, com certeza são os cabos de velas ou algo relacionado a ele.
Imagem

black_shadow
Member
Member
Mensagens: 43
Registrado em: 10 Mai 2014, 00:27
Nome Completo: Darvin Alexander Oss Emer
Cidade: Santo Ângelo
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Limpeza TBI 2.0 8v

por black_shadow » 26 Mai 2014, 16:49

Fiz a limpeza de TBI e não adiantou muita coisa não, até porque minha TBI não estava suja.
Acho que realmente é os cabos de velas, vou trocar e ai sim faço uma comparação e novamente respondo o post.
Obrigado pela ajuda Almeidão.

Anderson_Duarte
Member
Member
Mensagens: 28
Registrado em: 26 Nov 2013, 23:09
Nome Completo: Anderson Custódio Duarte
Cidade: Itajaí
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Limpeza TBI 2.0 8v

por Anderson_Duarte » 26 Mai 2014, 18:36

esse esquema de resetar serve pro vectra b tambem?

Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Limpeza de TBI

por Andersonss » 01 Ago 2014, 16:37

Alcir Andreoni escreveu:
Papik escreveu:Beleza! obrigado!

Tem um procedimento que é legal fazer também depois do reset.

Ande por aproximadamente 1,5 km em primeira marcha, sem deixar o giro passar de 2.000RPM, depois ande por mais 1,5 Km em primeira e segunda, sem deixar o giro passar de 2.000RPM. A seguir ande 1,5 km em primeira, sengunda e terceira marchas, sem deixar o giro passar de 2.000RPM.

Após feito isso, de preferência se estiver em uma rodovia, comece a afundar o pé de primeira a quarta marcha, mas descendo a lenha.

Depois pode voltar para a garagem, na manha, para deixar o motor resfriar...


Estou querendo fazer isso mas tenho uma duvida, faço essa sequencia apos o carro funcionar por 3 vezes e armar a ventoinha.. (conforme pesquisei) ou ligo a bateria e ja saio fazendo isso? Obrigado

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Limpeza de TBI

por Alcir Andreoni » 01 Ago 2014, 16:48

Andersonss escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:
Papik escreveu:Beleza! obrigado!

Tem um procedimento que é legal fazer também depois do reset.

Ande por aproximadamente 1,5 km em primeira marcha, sem deixar o giro passar de 2.000RPM, depois ande por mais 1,5 Km em primeira e segunda, sem deixar o giro passar de 2.000RPM. A seguir ande 1,5 km em primeira, sengunda e terceira marchas, sem deixar o giro passar de 2.000RPM.

Após feito isso, de preferência se estiver em uma rodovia, comece a afundar o pé de primeira a quarta marcha, mas descendo a lenha.

Depois pode voltar para a garagem, na manha, para deixar o motor resfriar...


Estou querendo fazer isso mas tenho uma duvida, faço essa sequencia apos o carro funcionar por 3 vezes e armar a ventoinha.. (conforme pesquisei) ou ligo a bateria e ja saio fazendo isso? Obrigado

Essa da ventoinha eu nunca ouvi falar.

Faça o procedimento assim que o motor estiver funcionando e o carro em temperatura de operação. :88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Limpeza de TBI

por Arquiteto » 01 Ago 2014, 17:16

estes procedimentos devem ser bons pra gastar uma boa gasosa rsrsr

Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Limpeza de TBI

por Andersonss » 01 Ago 2014, 17:38

Alcir Andreoni

Reiniciei hoje a ECU e deixei ele funcionar uma vez até armar a ventoinha e desliguei, devido ao motivo que estava no trabalho e sem tempo, vou fazer esse procedimento que vc falou pra ver o que dá posto resultado se for bom :88: Valeeeu Abraço

Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Limpeza de TBI

por Andersonss » 01 Ago 2014, 17:41

Arquiteto escreveu:estes procedimentos devem ser bons pra gastar uma boa gasosa rsrsr


Neem me fala meu amigo acho que ja gastei 1 tanque só com esses testes e o bichinho não se ajeita, tem consumido mais devido a se afogar as vezes, acabei de limpar o corpo de borboleta dele tava muito sujo, vamos ver no que dá :52:

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Limpeza de TBI

por Alcir Andreoni » 01 Ago 2014, 17:46

Andersonss escreveu:Alcir Andreoni

Reiniciei hoje a ECU e deixei ele funcionar uma vez até armar a ventoinha e desliguei, devido ao motivo que estava no trabalho e sem tempo, vou fazer esse procedimento que vc falou pra ver o que dá posto resultado se for bom :88: Valeeeu Abraço

Nem faça!

O seu carro já fez o aprendizado da injeção, então você teria que fazer o reset de novo, e isso é um saco!!! :61:

Veja como ele se comporta... :88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Limpeza de TBI

por Andersonss » 01 Ago 2014, 17:54

Vou ver amanhã como ele se comporta na pista vou até o Chui que fica a 22 km aqui da minha cidade e é um retão, até ontem ele tava se afogando, a primeira andada que dei nele hoje foi boa mas vamos ver amanha :2: Se não se acertar vou reiniciar de novo e vou fazer esse teste que vc disse de encostar os cabos um no outro, vamos ver como ele se porta amanhã acho que é minha ultima esperança depois disso só oficina nele :13: hehe

Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Limpeza de TBI

por Andersonss » 02 Ago 2014, 10:56

Acordei liguei o carro e o carro seguiu a mesma porcaria mesmo com o corpo de borboleta limpo ( melhorou um pouco) mas seguiu ruim de pegar pela manha pega e se desliga e demoraa muito a firmar a lenta e mesmo assim não fica 100% intacta, tudo por causa da maldita tirada da bateria ( eu acho) :62: :62: Pois bem tirei a bateria novamente, encostei um polo no outro após tira-los da bateria, liguei novamente e sai com o carro e fiz o procedimento de andar até 2.000 RPM em primeira por 1,5 km depois em primeira e segunda e depois em primeira segunda e terceira marcha até 2.000 RPM depois afundei o pé na BR ja que fechou bem certinho no trevo essa 4,5 km ao todo pois bem nunca pensei que um vectra andava tanto até quarta marcha hahahahahaha estiquei mesmo a criança deu umas falhadinhas mas coisas minimas e fiz o retorno e fiz o mesmo novamente ficou bom de andar :103: vamos ver depois que esfria o motor se ele da partida certinho e se não vai ficar falhando novamente :52: se seguir semana que vem é oficina nele na certa :13: posto os resultados depois

Odlanier Jorge
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 08 Ago 2014, 19:17
Nome Completo: Odlanier Belém Jorge
Cidade: Goiania
Estado: Goiás
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: Limpeza de TBI

por Odlanier Jorge » 08 Ago 2014, 20:03

Estamos no aguardo da sua resposta se resolveu o problema ou nao maio,obg :47:

Avatar do usuário
Papik
GL Member
GL Member
Mensagens: 76
Registrado em: 08 Nov 2013, 10:27
Nome Completo: Alexandre Papik
Cidade: Itatiba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Limpeza de TBI

por Papik » 11 Ago 2014, 08:55

novidades??? e o consumo?
1999 2.2 8v Branco
Kyalami 17 - Yokohama A-Drive R1 205/40
DownWorks
2º dono

129 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 166 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.