O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaNível de óleo do motor
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

17 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
Rafael Gouveia
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 687
Registrado em: 22 Abr 2013, 01:37
Nome Completo: Rafael Gouveia
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Nível de óleo do motor

por Rafael Gouveia » 06 Jul 2013, 19:27

Ótima dica para quem tem dúvidas sobre a verificação do nível de óleo do motor...

Essa dica é boa para vc que pede para o frentista verificar o óleo :23:

http://www.youtube.com/watch?v=vkeU19agT_8
Imagem
Hyundai Tiburon Coupe 2.7 V6
Nissan Sentra SV 2018 Grafite Metálico
Triumph Street Triple 675cc
Vectra GTX AT 140cv 2010 Fotos
Vectra B Elite AT 2005 Fotos
Vectra CD MT 2003 Fotos
Vectra B Opel Ecotec 1.6 16v AT 97 Fotos

tiano
Organizador
Organizador
Mensagens: 59
Registrado em: 06 Jun 2013, 21:01
Nome Completo: Cristiano Gomes Miranda
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Nível de óleo do motor

por tiano » 06 Jul 2013, 21:02

Muito boa a dica em Rafael, valeuuu...
Cristiano Miranda

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Nível de óleo do motor

por Almeidão » 08 Jul 2013, 08:42

Na verdade, nem existe a mania de pedir o frentista para olhar o óleo. Existe ao contrário o frentista perguntar. - E na frente tudo bem? kakkakak. Ainda bem que meu motor é na frente. E pior que isto, aceitar que ele olhe sem ter o conhecimento necessário.
Sobre excesso, sempre comentei que é pior andar com 200ML a mais do que um litro a menos isto no caso do Vectra que usa 4,5 com o Filtro. Eu só uso 4.

Sds
Imagem

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Nível de óleo do motor

por Ricardo Crispim » 08 Jul 2013, 09:42

Se a grande maioria dos mecânicos não sabem sobre lubrificação, imagina frentista que não são preparados nem para atendimento..
Eu conheço frentista lubrificador aqui na cidade que possui uma clientela a perder de vista, fazem fila para trocar óleo com ele no posto onde ele trabalha, afinal ele tem mais de 30 anos de "experiência" e o dito cujo ainda olha óleo pela cor e cheira a vareta para ver se o óleo precisa ser trocado...

Forte abraço!!!!!!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Nível de óleo do motor

por Almeidão » 08 Jul 2013, 12:31

Ricardo Crispim escreveu:Se a grande maioria dos mecânicos não sabem sobre lubrificação, imagina frentista que não são preparados nem para atendimento..
Eu conheço frentista lubrificador aqui na cidade que possui uma clientela a perder de vista, fazem fila para trocar óleo com ele no posto onde ele trabalha, afinal ele tem mais de 30 anos de "experiência" e o dito cujo ainda olha óleo pela cor e cheira a vareta para ver se o óleo precisa ser trocado...

Forte abraço!!!!!!


Eu não escrevi isto porque ficaria grande demais kakkakkakakkaka. Mas é pura verdade, tem uns que coloca o dedo no óleo, esfrega pra lá e pra cá e diz. Já era, além de escuro está sem viscosidade nenhuma kakkakakkakkakakka

Grande sua informação Crispim, sensacional hehheheh.
Imagem

Avatar do usuário
Rafael Gouveia
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 687
Registrado em: 22 Abr 2013, 01:37
Nome Completo: Rafael Gouveia
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Nível de óleo do motor

por Rafael Gouveia » 08 Jul 2013, 12:44

Isso parece piada, mas é verdade rsrsrs...
Imagem
Hyundai Tiburon Coupe 2.7 V6
Nissan Sentra SV 2018 Grafite Metálico
Triumph Street Triple 675cc
Vectra GTX AT 140cv 2010 Fotos
Vectra B Elite AT 2005 Fotos
Vectra CD MT 2003 Fotos
Vectra B Opel Ecotec 1.6 16v AT 97 Fotos

Avatar do usuário
Fransman
GL Member
GL Member
Mensagens: 135
Registrado em: 27 Mai 2013, 17:18
Nome Completo: Fernando Fransman
Cidade: Paranavaí
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Nível de óleo do motor

por Fransman » 08 Jul 2013, 14:08

Boa dica pra amadores como eu rs :p

josue correia
GL Member
GL Member
Mensagens: 139
Registrado em: 10 Fev 2014, 04:40
Nome Completo: josue correia da silva junior
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Re: Nível de óleo do motor

por josue correia » 05 Mar 2014, 09:07

estou com uma duvida no meu vectra 02 q peguei a 1 mes e pouco...qual daquelas 2 partes na extremidade na vareta tem que marcar?estava reparando na tbi fica melecado de óleo 2 um mecanico diz q isso eh normal mas creio que não
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Nível de óleo do motor

por Almeidão » 05 Mar 2014, 11:43

josue correia escreveu:estou com uma duvida no meu vectra 02 q peguei a 1 mes e pouco...qual daquelas 2 partes na extremidade na vareta tem que marcar?estava reparando na tbi fica melecado de óleo 2 um mecanico diz q isso eh normal mas creio que não


O mecanico tem razão, embora eu também não concorde com isto. Esta parte suja um pouco com o suspiro que pode ser amenizado com uma limpeza periódoca, ou seja se estiver sempre limpo sujará menos. Eu fiquei surpreso dias destes em que fui informado que o suspiro deve ser limpo a cada 10 mil km. Eu sinceramente não faço isto, mas que eu o mantenho sempre limpo isto com certeza e isto envolve o tubo que sai do motor para a tampa da válvula, a própria tampa mais o tupo da TBI que trabalha aspirando o óleo para dentro dela e quando está sujo não suga o suficiente. TGem uma peça que uns adaptam ai na mangueira que vai para o filtro de ar, não a que vai na TBI e diz que funciona bem, eu nunca usei para confirmar.

Sobre a outra pergunta, o Óleo no nivel certo, fica entre as duas marcas da vareta, eu diria que é um ótimo nivel ele estando no meio das duas marcas e isto seria colocar algo de 4,3 litros de óleo ao invés de 4,5. E informo ainda que é muito importante tirar o que fica no fundo do carter que não sai por gravidade direta e lá fica algo de 300ML sendo a maior parte sujeiras. Óbvio que a cada troca de óleo, deve se trocar o filtro.

Se não tirarem os 300 ML do fundo e logo colocar 4,5 litros em uma troco, com certeza já estará o carro com excesso e desta forma sujará bem mais que o normal.
Imagem

Avatar do usuário
cruz.thiagolemes
Member
Member
Mensagens: 45
Registrado em: 19 Fev 2014, 13:29
Nome Completo: Thiago Lemes da Cruz
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Nível de óleo do motor

por cruz.thiagolemes » 05 Mar 2014, 12:19

Muito boa dica, aos que não conheciam.
Conferi o manual do vectra e diz que é normal o consumo de 0,8L de oleo a cada 1.000Km :55:
Vectra GT AT 2.0 8V 2011 140cv Vermelho
Ex: Corolla SEG AT 1.8 16V 09/10 136cv Preto
Punto Sporting Teto 1.8 8V 115cv Preto vesuvio
Palio 1.8R 2006 1.8 8V 115cv Vermelho modena

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Nível de óleo do motor

por Almeidão » 05 Mar 2014, 16:43

cruz.thiagolemes escreveu:Muito boa dica, aos que não conheciam.
Conferi o manual do vectra e diz que é normal o consumo de 0,8L de oleo a cada 1.000Km :55:


Amigo, esqueça isto. Esta informação está totalmente errada.
Um carro em perfeito estado e com seu funcionamento normal ele consome em cada 5000 km no máximo de 100 a 200 ML. Se chegar nos 500 já podemos pensar em vigiar se haverá aumento nos próximo 5 mil e se isto ocorrer somente trabalhando no cabeçote para voltar ao normal. Veja bem isto tudo em 5 mil Km e não em cada mil km.

Agora vamos ao que voce leu e vamos pôr em prática na forma que eu troco o óleo que é a cada 5000 km.
Façamos de conta que troquei ele hoje, coloquei 4,5 litros que é a quantidade que o meu Vectra suporta.

Meu carro está com 100 mil KM.
quando tiver 101 mil eu coloco 0,8L que é o normal de consumo segundo suas informações.
quando tiver 102 mil eu coloco 0,8L
quando tiver 103 mil eu coloco 0,8L
quando tiver 104 mil eu coloco 0,8L
quando tiver 105 mil eu coloco 0,8L

Somando isto tudo, eu nestes 5 mil km coloquei 4 litros e cabe no carter 4,5. Para que trocar o óleo então? Não tem sentido esta informação. Se isto fosse verdade não precisaria trocar o óleo nunca, basta ir completando.

Totalmente errada esta informação. Mais errado ainda é um mecanico seguir com esta idéia.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 02 Ago 2013, 23:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Nível de óleo do motor

por Bruno Cesário » 05 Mar 2014, 17:06

Uma vez na Grand Tour, segurei até os 15mil e poucos km...e todo santo dia quando chegou nessa kilometragem eu verificava o nível de óleo, e num fim de semana levei pra trocar tudo, quando foi tirar o óleo do carter, desceram 5 litros e pouquinho...isso pq ela bebia 6 litros, ou seja, o óleo tava praticamente todo no carter mesmo andando os 15mil km...no vectra eu tenho é raiva...pq o óleo tá todo no carter mas na vareta nem aparece, aí fico com medo e de vez enquando eu tirava ele do carter só pra ter certeza que tem óleo lá.
:52:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Nível de óleo do motor

por Almeidão » 05 Mar 2014, 18:07

Bruno Cesário escreveu:Uma vez na Grand Tour, segurei até os 15mil e poucos km...e todo santo dia quando chegou nessa kilometragem eu verificava o nível de óleo, e num fim de semana levei pra trocar tudo, quando foi tirar o óleo do carter, desceram 5 litros e pouquinho...isso pq ela bebia 6 litros, ou seja, o óleo tava praticamente todo no carter mesmo andando os 15mil km...no vectra eu tenho é raiva...pq o óleo tá todo no carter mas na vareta nem aparece, aí fico com medo e de vez enquando eu tirava ele do carter só pra ter certeza que tem óleo lá.


Bruno, aceredito que a vareta de óleo do seu carro esteja errada, ou não é do seu carro. No meu aconteceu o mesmo assim que eu comprei. Não tinha óleo na vareta e ao trocar o óleo continuou sem, ai eu vi que a vareta era de outro carro e que o dono anterior colocou pra tapar buraco.
Imagem

Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 02 Ago 2013, 23:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Nível de óleo do motor

por Bruno Cesário » 05 Mar 2014, 22:36

Almeidão escreveu:
Bruno Cesário escreveu:Uma vez na Grand Tour, segurei até os 15mil e poucos km...e todo santo dia quando chegou nessa kilometragem eu verificava o nível de óleo, e num fim de semana levei pra trocar tudo, quando foi tirar o óleo do carter, desceram 5 litros e pouquinho...isso pq ela bebia 6 litros, ou seja, o óleo tava praticamente todo no carter mesmo andando os 15mil km...no vectra eu tenho é raiva...pq o óleo tá todo no carter mas na vareta nem aparece, aí fico com medo e de vez enquando eu tirava ele do carter só pra ter certeza que tem óleo lá.


Bruno, aceredito que a vareta de óleo do seu carro esteja errada, ou não é do seu carro. No meu aconteceu o mesmo assim que eu comprei. Não tinha óleo na vareta e ao trocar o óleo continuou sem, ai eu vi que a vareta era de outro carro e que o dono anterior colocou pra tapar buraco.

Só pode ser isso. Olhando ela apenas, é igualzinha a dos Vectra que já vi, mas não medi. Fiquei de comprar uma mas acabou que fui fazer outra coisa e deixei a vareta de lado. Na primeira oportunidade vou comprar uma nova na GM aqui. Dá uma agonia danada no outro dia medir o nível do óleo e ver que está abaixo do mínimo, e quando tira o óleo do carter, tá lá os 4L do bendito.
:52:

caiotofano22
Member
Member
Mensagens: 16
Registrado em: 13 Jul 2016, 04:04
Nome Completo: Caio cesar tofano
Cidade: Miracema
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Nível de óleo do motor

por caiotofano22 » 21 Jan 2017, 18:34

Hj troquei o óleo do meu vectra. Lembrando que fiz o motor tem 7000 km. Apenas a parte de baixo. Como achei que tinha saído pouco óleo, resolvi medir. Tinham 2,5 litros com o filtro. Alguém sabe o que pode ser, uma vez que com a parte de baixo refeita ele não deve estar queimando óleo correto?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Nível de óleo do motor

por Almeidão » 22 Jan 2017, 08:17

caiotofano22 escreveu:Fuente del Mensaje Hj troquei o óleo do meu vectra. Lembrando que fiz o motor tem 7000 km. Apenas a parte de baixo. Como achei que tinha saído pouco óleo, resolvi medir. Tinham 2,5 litros com o filtro. Alguém sabe o que pode ser, uma vez que com a parte de baixo refeita ele não deve estar queimando óleo correto?


Amigo, não é só a parte debaixo que retem ou libera óleo. Você fez totalmente errado porque a de cima libera mais óleo que a debaixo isto porque a cada 80 a 100 mil km a parte de cima deve ser feita. Esta parte de cima para os leigos é o cabeçote que sofre com o tempo e movimentações quase que sem lubrificação das válvulas que por sinal queimam também e os retentores não são mágicos de durar mais que isto. Bem se o a temperatura do motor for comprometida estes retentores nem se quer chega nesta kilometragem.
As guias de válvulas é um produto especial que por si próprio é lubrificado (autolubrificante) que realmente funciona, mas não é igual a um eixo que recebe óleo para ser lubrificado e por isto não terá nunca uma vida útil tão elevada e qualquer movimento lateral por tempo de uso os retentores não vão reter mais principalmente quando frio por estarem ressecados.
Imagem

Samir42
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Mai 2022, 18:28
Nome Completo: Samir Rajab
Cidade: Bento Gonçalves
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Idade: 44

Nível de óleo do motor

por Samir42 » 08 Set 2023, 16:55

Eu tenho um Vectra 98 GLS 2.0 8v andei 5mil km e não baixou nada de óleo então não seria todos motores que vão baixar, eu troquei e botei 4.2 litros de óleo e ficou blz sempre troco e boto um b12

17 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 224 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.