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Correia do alternador

por celusbr » 08 Jul 2013, 16:29

galera preciso de uma ajuda com a minha correia, tenho um Vectra 97 e preciso trocar ela, já desmontei tudo, mas não estou conseguindo tirar ela oque eu faco coloquei umas foto ai para que deem uma olhada e porfavor me digam oque devo fazer pra tirar ela
http://imagem.clubedovectra.com.br/os
http://imagem.clubedovectra.com.br/ou
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Luiz Antunes
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Re: Correia do alternador

por Luiz Antunes » 08 Jul 2013, 20:29

Tem que soltar o calço !!! Dá trabalho !!!! :62:

Almeidão
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Re: Correia do alternador

por Almeidão » 09 Jul 2013, 07:46

Eu prefiro trocar 10 sincronizada que é depois dela a trocar uma desta. Mas fazer o que eu troco ela a cada dois anos hehhehe. Eu levanto o carro, coloco uma preguiça e solto o calço embaixo, coloco o macaco no motor e levanto ele um pouco, neste caso o parafuso do calço que é molengo ainda não saiu todo pra fora e nem sai, eu coloco uma alavanca e puxo ele meio de lado e vou colocando a correia. Muito difícil mesmo, ela não é fácil.
Detalhe, a que está lá eu nem sofro, corto ela já que será trocada.

Inventei recente uma ferramenta para levantar este parafuso do calço para passar a correia por baixo, mas ainda não coloquei em prática. Simples, é uma lâmina de aço fina tipo um pé de cabra quase reto que depois de solto, levanta o parafuso e a correia poderá passar por baixo, certamente bem prensada mas passará.

Sds
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Re: Correia do alternador

por celusbr » 09 Jul 2013, 13:42

Almeidão escreveu:Eu prefiro trocar 10 sincronizada que é depois dela a trocar uma desta. Mas fazer o que eu troco ela a cada dois anos hehhehe. Eu levanto o carro, coloco uma preguiça e solto o calço embaixo, coloco o macaco no motor e levanto ele um pouco, neste caso o parafuso do calço que é molengo ainda não saiu todo pra fora e nem sai, eu coloco uma alavanca e puxo ele meio de lado e vou colocando a correia. Muito difícil mesmo, ela não é fácil.
Detalhe, a que está lá eu nem sofro, corto ela já que será trocada.

Inventei recente uma ferramenta para levantar este parafuso do calço para passar a correia por baixo, mas ainda não coloquei em prática. Simples, é uma lâmina de aço fina tipo um pé de cabra quase reto que depois de solto, levanta o parafuso e a correia poderá passar por baixo, certamente bem prensada mas passará.

Sds

brigada almeidao você sempre ta tirando as minhas duvidas hehehehe. agora fiquei com duvida na sua resposta onde eu calco o macaco pra levantar o motor ? tem algum lugar especifico ou da pra levantar onde fica o reservatório de óleo

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Re: Correia do alternador

por celusbr » 09 Jul 2013, 16:22

almeidao me da um help urgente por favor, consegui colocar a correia nova mas não estou conseguindo, tirar a porcaria do esticador, e com isso a correia nova não passa por ele, oque eu faco, como tiro esse cara ?

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Re: Correia do alternador

por celusbr » 09 Jul 2013, 16:24

luiz antunes escreveu:Tem que soltar o calço !!! Dá trabalho !!!! :62:

almeidao me deu uma ajuda mas agora não estou conseguindo passar a correia nova pelo esticador, oque eu faco ? tem como tirar ele ? como ?

Luiz Antunes
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Re: Correia do alternador

por Luiz Antunes » 09 Jul 2013, 20:23

celusbr escreveu:
luiz antunes escreveu:Tem que soltar o calço !!! Dá trabalho !!!! :62:

almeidao me deu uma ajuda mas agora não estou conseguindo passar a correia nova pelo esticador, oque eu faco ? tem como tirar ele ? como ?


O esticador tem um buraco sextavado , onde vc insere uma chave Allen , e usa ela como alavanca para afastar o esticador . Essa parte não costuma dar poblemas .

Almeidão
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Re: Correia do alternador

por Almeidão » 10 Jul 2013, 08:17

O esticador se move com uma chave, no caso do Vectra B é uma chave 15 estria, no seu caso pode ser uma alen como foi informado e deve ser usado esta chave tanto para tirar como para colocar a correia. Não comentei sobre isto porque você já mostrou a correia solta, então entendi você sabia disto. Óbvio que se a sua for alen, você deverá usar ela e um cabo de força para mover ali e passar a correia entre o esticador e a polia dele. se for a 15 de estria já se pode fazer direto sem cabo de força para auxiliar. O cabo de força para uma alen, pode ser um cano ferro comum de meia.
Eu sempre que aciono o esticador com uma chave, eu travo ele aberto para mexer ali e soltar quando for preciso e existe uma ferramenta especial para travar ele, algo que pode ser feito em casa.

Sds
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