O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaASTRA - Barulho suspensao dianteira - AUDIO link
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

9 mensagens   •   Página 1 de 1
Pacote-san
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 29 Fev 2016, 21:35
Nome Completo: Alexandre Tabarin
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2003/2003

ASTRA - Barulho suspensao dianteira - AUDIO link

por Pacote-san » 29 Fev 2016, 21:38

Postei no ASTRAclub mas resolvi que nao teria mal postar aqui (a menos que seja contra as regras)

Pois foi aqui que eu encontrei alguem com um problema parecido:

viewtopic.php?f=45&t=8155

Devo levar essa semana em alguma oficina de suspensao mas foda... eu tenho um mecanico, um unico mecanico que confio a mais de 10 anos... faco tudo com ele mas ele nao manja muito de troubleshooting de suspensao entao acabou que vou ter que apelar pra outro....

Troquei kit de suspensao (dianteiro e traseiro) tem mais ou menos 8 meses

Tudo ok... so nao troquei bandejas, pivo, molas.


So que a uns 2 meses atras comecou a aparecer o barulho do link abaixo.... mas com um porem....

O barulho so se manifesta CASO EU LIGUE O AR CONDICIONADO por pelo menos 10 a 20 minutos....

Se eu andar com ele por 1 , 2 horas sem o ar, suspensao lisa, sem um barulhinho....

Basta eu ligar o ar e pronto... se eu estacionar o carro e empurrar a parte dianteira pra baixo, ja ouco o rangido... mas dirigindo cada trepizacao e aparece o rangido chato.

Eu cheguei na epoca a trocar as buchas da barra estabilizadora pois achei que fosse, mas acabou que nao era

Meu mecanico acha que pode ser algo na mola....

Mas alguem ja viu algo parecido? Porque so quando liga o ar?

Minha primeira teoria é que estaria caindo agua em algum lugar com borracha e resecando, mas olhei bem e parecia cair apenas no meio , como sempre

Segunda teoria seria que com o ar ligado a parte debaixo do carro esquenta mais, expandindo algum metal (mola talvez) e o barulho aparece.....



Segue o audio (eu estacionado na garagem apenas pressionando a parte dianteira pra baixo.... parte traseira esta sem nenhum pio mesmo apos ligar o ar)

http://vocaroo.com/i/s0Wi86aa5VW1


E se eu deixar o carro esfriar, posso repetir o passo acima, e nem um pio.... tudo perfeito

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

ASTRA - Barulho suspensao dianteira - AUDIO link

por Almeidão » 02 Mar 2016, 07:45

Este ruido parece ser de mola, não consegui ouvir algo diferente. Voce precisa checar se o coxim superior está bem colocado, caso contrário poderá ter este ruido que pode vir de outro local e as molas amplificar o barulho. Existe aqui no forum um local onde tem a colocação correta deste coxim superior, se colocar errado ele não só faz ruido como diminui a vida do amortecedor pela metade e diminui a estabilidade do carro também.

Você pode conferir isto tirando o amortecedor fora e colocando ele em pé na posição de colocação e observar para que lado está inclinado o coxim, sendo o correto ligeiramente inclinado para fora, afinal a torre onde ele entra é inclinado para dentro e assim elas se encaixam.

Muita gente ainda debate sobre isto, uns não entendendo e outros não aceitando, mas é uma lógica simples a haste do amortecedor sobe e desce livre e não pode forçar para os lados e como ela não é 100% reta para cima, o tanto que ela fica inclinada lateralmente é compensado na colocação do coxim que se for colocado corretamente manterá ela subindo e descendo sem esforços laterais.

Outra forma de saber se ele está bem colocado, é soltar a parte de baixo e deixar em cima preso e com ele livre embaixo observar se ele precisa ser puxado para encaixar na roda, ou seja se tiver bem colocado em cima ele já ficará na direção do local de encaixe embaixo, se tiver fora é porque o coxim superior está também fora.

NÃO DESCARTO a possibilidade de ser esticador da correia e nem as borrachas do parafuso do alternador ou ele mesmo frouxo.

Sds
Imagem

Pacote-san
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 29 Fev 2016, 21:35
Nome Completo: Alexandre Tabarin
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2003/2003

ASTRA - Barulho suspensao dianteira - AUDIO link

por Pacote-san » 07 Mar 2016, 17:31

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Este ruido parece ser de mola, não consegui ouvir algo diferente. Voce precisa checar se o coxim superior está bem colocado, caso contrário poderá ter este ruido que pode vir de outro local e as molas amplificar o barulho. Existe aqui no forum um local onde tem a colocação correta deste coxim superior, se colocar errado ele não só faz ruido como diminui a vida do amortecedor pela metade e diminui a estabilidade do carro também.

Você pode conferir isto tirando o amortecedor fora e colocando ele em pé na posição de colocação e observar para que lado está inclinado o coxim, sendo o correto ligeiramente inclinado para fora, afinal a torre onde ele entra é inclinado para dentro e assim elas se encaixam.

Muita gente ainda debate sobre isto, uns não entendendo e outros não aceitando, mas é uma lógica simples a haste do amortecedor sobe e desce livre e não pode forçar para os lados e como ela não é 100% reta para cima, o tanto que ela fica inclinada lateralmente é compensado na colocação do coxim que se for colocado corretamente manterá ela subindo e descendo sem esforços laterais.

Outra forma de saber se ele está bem colocado, é soltar a parte de baixo e deixar em cima preso e com ele livre embaixo observar se ele precisa ser puxado para encaixar na roda, ou seja se tiver bem colocado em cima ele já ficará na direção do local de encaixe embaixo, se tiver fora é porque o coxim superior está também fora.

NÃO DESCARTO a possibilidade de ser esticador da correia e nem as borrachas do parafuso do alternador ou ele mesmo frouxo.

Sds


Obrigado pelo excelente post.

Mas no caso de esticador da correia ou borrachas do alternador, o problema ocorreria mesmo so com o carro quente?

EM um dia de chuva a 20 graus nao fez barulho nenhum apos horas dirigindo

Ja hoje 28 graus, bastou 20 min e ja estava o nhec nhec na frente

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

ASTRA - Barulho suspensao dianteira - AUDIO link

por Almeidão » 08 Mar 2016, 14:26

Pacote-san escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Este ruido parece ser de mola, não consegui ouvir algo diferente. Voce precisa checar se o coxim superior está bem colocado, caso contrário poderá ter este ruido que pode vir de outro local e as molas amplificar o barulho. Existe aqui no forum um local onde tem a colocação correta deste coxim superior, se colocar errado ele não só faz ruido como diminui a vida do amortecedor pela metade e diminui a estabilidade do carro também.

Você pode conferir isto tirando o amortecedor fora e colocando ele em pé na posição de colocação e observar para que lado está inclinado o coxim, sendo o correto ligeiramente inclinado para fora, afinal a torre onde ele entra é inclinado para dentro e assim elas se encaixam.

Muita gente ainda debate sobre isto, uns não entendendo e outros não aceitando, mas é uma lógica simples a haste do amortecedor sobe e desce livre e não pode forçar para os lados e como ela não é 100% reta para cima, o tanto que ela fica inclinada lateralmente é compensado na colocação do coxim que se for colocado corretamente manterá ela subindo e descendo sem esforços laterais.

Outra forma de saber se ele está bem colocado, é soltar a parte de baixo e deixar em cima preso e com ele livre embaixo observar se ele precisa ser puxado para encaixar na roda, ou seja se tiver bem colocado em cima ele já ficará na direção do local de encaixe embaixo, se tiver fora é porque o coxim superior está também fora.

NÃO DESCARTO a possibilidade de ser esticador da correia e nem as borrachas do parafuso do alternador ou ele mesmo frouxo.

Sds


Obrigado pelo excelente post.

Mas no caso de esticador da correia ou borrachas do alternador, o problema ocorreria mesmo so com o carro quente?

EM um dia de chuva a 20 graus nao fez barulho nenhum apos horas dirigindo

Ja hoje 28 graus, bastou 20 min e ja estava o nhec nhec na frente


Eu não disse ser o esticador, disse ser algo a ser averiguado, mas também não sabia que era nhec nhec porque eu não ouvi este som. Sem, sobre aparecer em temperaturas mais altas, as vezes não sabemos explicar, um rolamento do alternador faz um ruido como estivesse assoprando algo de dentro do motor e sempre com ele frio. `Pode ser também as buchas do estabilizador dianteiro, ou até mesmo bieleta. Bem, pra dizer a verdade estou dando umas ideias, mas veja alguns exemplos, quando estraga o rolamento dianteiro, muitos trocam o traseiro por ouvir na parte de trás o ruido, outros tantos trocam o compressor do ar porque ronca e na verdade o que ronca é o esticador e só ronca quando liga o ar. Porta estalando, basta regular baixando o batente um milimetro e o barulho não é no batente.
Eu concordo contigo que você deva ter muitas dúvidas, eu só dei a ideia onde podes começar e eu começaria conferindo a posição correta dos coxins
Imagem

Pacote-san
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 29 Fev 2016, 21:35
Nome Completo: Alexandre Tabarin
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2003/2003

ASTRA - Barulho suspensao dianteira - AUDIO link

por Pacote-san » 09 Mar 2016, 08:41

Entendi, obrigado novamente.


Buchas e bieletas foram trocadas e estão novas (originais claro)

Da parte da suspensao o que ainda não foi trocado foram as bandejas.

Vou levar quinta em uma mecanica perto do trabalho que pediu para eu trazer quando o barulho começar para colocarem o carro no elevador e averiguar melhor.

Ele quando ouviu o barulho falo que poderia ser algo na mola ou mancal da barra estabilizadora

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

ASTRA - Barulho suspensao dianteira - AUDIO link

por Almeidão » 09 Mar 2016, 13:17

Pacote-san escreveu:Fuente del Mensaje Entendi, obrigado novamente.


Buchas e bieletas foram trocadas e estão novas (originais claro)

Da parte da suspensao o que ainda não foi trocado foram as bandejas.

Vou levar quinta em uma mecanica perto do trabalho que pediu para eu trazer quando o barulho começar para colocarem o carro no elevador e averiguar melhor.

Ele quando ouviu o barulho falo que poderia ser algo na mola ou mancal da barra estabilizadora


Eu ainda acho ser molas, bem quando digo molas pode ser o coxin mal colocado em cima deixando o amortecedor enforcado, ou seja reto e como ele trabalha inclinado se colocar o coxin errado ele fica reto e loco arrastam ele na parte debaixo para fora para colocar na roda ficando assim enforcado.

Sobre as buchas da barra estabilizadora, é exatamente esta que comentei e que o mecânico diz ser o mancal do estabilizador. Bem, é possível que seja, mas eu iria primeiro nos amortecedores.

Outra coisa possível seria algo no agregado frouxo, muitas vezes mexem em suspensão e deixam uns parafusos ali frouxos , principalmente em oficinas abertas quando passa mulher na calçada. Estes parafusos são grandes e é debaixo para cima, ou até mesmo uma outra coisa frouxa a qual só procurando mesmo para encontrar.

Sds
Imagem

Pacote-san
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 29 Fev 2016, 21:35
Nome Completo: Alexandre Tabarin
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2003/2003

ASTRA - Barulho suspensao dianteira - AUDIO link

por Pacote-san » 14 Mar 2016, 07:03

As buchas que troquei foram essas:

http://mlb-s2-p.mlstatic.com/bucha-barr ... 2013-F.jpg

Quando ele diz mancal da barra, ele quer dizer isso ou outra borracha que vai na barra que eu nao conheco?


Sobre as molas, pode ter sido mal instalada pelo mecanico que trocou a suspensao, visto que apos a troca o barulho comecou (uns meses depois no entanto)


Nao consegui levar semana passada pelo fato de ter feito frio e a oficina estar lotada, tentarei nessa semana

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

ASTRA - Barulho suspensao dianteira - AUDIO link

por Almeidão » 14 Mar 2016, 11:10

Pacote-san escreveu:Fuente del Mensaje As buchas que troquei foram essas:

http://mlb-s2-p.mlstatic.com/bucha-barr ... 2013-F.jpg

Quando ele diz mancal da barra, ele quer dizer isso ou outra borracha que vai na barra que eu nao conheco?


Sobre as molas, pode ter sido mal instalada pelo mecanico que trocou a suspensao, visto que apos a troca o barulho comecou (uns meses depois no entanto)


Nao consegui levar semana passada pelo fato de ter feito frio e a oficina estar lotada, tentarei nessa semana


Sim, são estas buchas mesmo.
Imagem

dadovl
Member
Member
Mensagens: 13
Registrado em: 21 Mar 2015, 04:10
Nome Completo: André Roberto de Oliveira
Cidade: Araraquara
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

ASTRA - Barulho suspensao dianteira - AUDIO link

por dadovl » 24 Abr 2016, 23:13

Ola!!

Amigos tenho um [VECTRA B] Ano 97 e estava com os batentes da suspensão dianteira estourados, então como entusiasta e curioso que sou, resolvi fazer um vídeo mostrando o passo a passo para a troca dos mesmos....
Desculpem as falhas mais seguindo o vídeo corretamente vcs também poderão fazer essa substituição, o link do vídeo segue abaixo.

Abraços e Boa Sorte


https://www.youtube.com/watch?v=6_vJbIV ... e=youtu.be

9 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 186 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.