O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaDicas na hora de reformar uma roda
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

5 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Dicas na hora de reformar uma roda

por Tiagomos1 » 18 Mar 2016, 22:29

Bom pessoal, outro dia estávamos conversando sobre recuperar ou não uma roda no grupo do whatsapp da regional de minas.

Comentei sobre soldas e trincas e o pessoal me pediu para colocar no fórum, pois pode ser útil para quem está na dúvida se recupera ou não. Vamos lá!

Muitas vezes a solda é vista como uma forma barata e eficaz de se recuperar uma roda, mas existem detalhes sobre a solda que o pessoal que recupera rodas muitas vezes nem sabe também.

A roda é feita de uma liga de alumínio, o alumínio é conhecido por sua dificuldade de solda (solda técnica, soldar com micro trincas qualquer um solda).

Então, se adicionam elementos ao alumínio e temos a liga que forma a roda. Essa liga permite uma soldabilidade mais fácil, mais mesmo assim ela não é igual soldar aço.

Então, se for realizar uma solda:

Não faça se a trinca for nos raios ou próximo dos parafusos.

Só realize solda se a trinca for pequena e nas bordas das rodas (a trinca não pode ir de um lado ao outro do metal, visual de como se tivesse quebrado)

Leve em locais que realmente tenham experiência em soldar rodas, pois a solda sempre fragiliza o material.

Um material sem soldas ou trincas é mais resistente que um soldado.

Porque isso?

A solda é vista na engenharia como o ponto fraco de qualquer estrutura. Se for falhar vai ser na solda.

Porque, ela possui material diferente do resto da estrutura, analisando no microscópio vc vê que ela possui estrutura grosseira. Sobre a solda afetar o alumínio, está correto a área ao redor da solda chama zona termicamente afetada.
Esta área perde características mecânicas e é justamente nela que ocorre as falhas. Se começar a corroer vai ser ali, também vai ser nesta área que vai surgir trincas. Quanto menos solda existir em um projeto, mais seguro ele vai ser. Claro, isso vale para locais que tem muita solicitação mecânica e que vivem sobre vibração.
Foi falado da liga perder a têmpera e ficar fraca, pode ocorrer sim e vc ficar com uma roda mais "mole" na região da solda, só que o mais provável é o contrário (no caso da liga de alumínio), aí ela fica tão dura que surgem várias micro trincas. Essas micro trincas com o tempo crescer e a roda volta ao que estava antes.

Sobre a têmpera, é feita em qualquer metal ou cerâmico (exemplo é o vidro do carro, vidro temperado), só é mais utilizada em aço.

Falaram na discussão sobre tubulação de petróleo e que é soldada e que passa petróleo sob pressão e não dá problema. Neste caso o metal passar por um processo todo melindroso. O metal é aquecido até certa temperatura, o soldador tem que ter certificação para aquele tipo de solda, os eletrodos são pré aquecidos e desumidificados, a potência da máquina de solda é calculada para efetuar uma solda com menos estrutura grosseira para aquele metal específico do tubo de petróleo...

Resumindo, todas essas precauções não serão tomadas na solda da roda. E depois o tubo passa por vários testes, para ser aprovada a solda. Tudo isso, mais uma vez, não é feito por nenhum soldador de roda. Ainda tem o fato de que a soldagem dos tubos não é a melhor opção, e sim a única que existe. Não dá pra fazer um tubo de quilômetros de comprimento.

Fica a minha opinião, se for solda de dar ponto...ok
Se for cordão de solda... Não faça!

Fica esteticamente boa, mais ela pode quebrar ao pegar um buraco ou até mesmo enquanto o carro está em movimento (caso do sertanejo que morreu pouco tempo atrás)


Enviado de meu C6943 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Dicas na hora de reformar uma roda

por Andersonss » 19 Mar 2016, 16:02

Bem dito, e bem lembrado com a história do sertanejo da land rover com roda soldada, fico admirado como andam com rodas com muita solda.. e pneus com bolhas.. aqui na cidade vejo bastante.. :56:
Mas enfim bem explicado :88:

Avatar do usuário
Janderson
Ouvidoria
Mensagens: 1175
Registrado em: 07 Abr 2013, 00:06
Nome Completo: Janderson von Neumann
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Dicas na hora de reformar uma roda

por Janderson » 22 Mar 2016, 00:49

Boa dica Tiagomos, mas eu particularmente sou mais radical em relação a roda, pois como vc. mesmo colocou no post, e acho que todos aqui se lembram do caso da Land Rover do sertanejo com rodas soldadas já que foi um assunto de nível nacional, pois bem, as rodas assim como os pneus, são o único contato do carro com o chão, e pra quem acha que não as rodas são sim o mais importante item de segurança do carro, é para elas que todo o primeiro impacto de um buraco é mandado primeiro, é elas que sofrem a pancada mais grossa num primeiro instante, depois essa pancada vai ser absorvida pela suspensão, e com o estado deplorável de nossas ruas e estradas eu não
aconselho nem mesmo consertar, por isso digo, sou radical extremista islâmico , kkkk...eu troco a roda, sim, coloco nova, 0 km, eu não me arrisco nem mesmo mandar pintar se tá ralada, com segurança não se brinca, é a vida do cara que está em jogo...e antes de alguém falar, ah, mas minhas rodas estão legal, é só um consertinho , etc..., mas quem me garante que eu deixe minhas rodas numa loja apenas com um ralado na pintura e lá não tenha um outro jogo igual todo detonado também esperando reforma e depois na entrega eles se enganem e te entreguem as bichadas reformadas pra ti ??? :47: afinal, vai estar tudo reformada né :2:

Bom, só sei que já me incomei muito com rodas, numa vez foi com Kadett que eu tive, comprei ele usado e as rodas estavam feinhas, mandei pintar, ficaram boas, mas passou uns 3 meses e começou a descascar o verniz, ficou pior que estavam, foi muita briga na loja pois o pessoal não admitia a má pintura deles, falaram que eu mandei lavar com jato de pressão, etc..., noutra vez com um Monza achei estranho, mandei pintar as rodas também e depois que peguei da reforma (muito boa por sinal) elas não davam mais balanceamento, e isso que entreguei elas perfeitas, era apenas para pintar, a partir daí é assim, se a roda estiver ruim ou eu compro uma 0km ou então fica do jeito que tá.

Abraços
Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)

Imagem

ibraim1987
Member
Member
Mensagens: 18
Registrado em: 15 Abr 2016, 12:05
Nome Completo: Paulo Ibraim Alves Tuma Junior
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Dicas na hora de reformar uma roda

por ibraim1987 » 08 Mar 2019, 18:57

Esse POST me ajudou muito. É a segunda vez que a mesma roda original do meu Vectra quebra, mas dessa vez não estou me sentindo seguro em mandar soldar e consertar. Estou pensando em vender as 3 boas com as calotas e por tudo de ferro ( já estou usando 2), ruim que carro vai perder originalidade e comprar outro roda (não existe nova e original) é canseira achar e quando achar, é cara, algo de $400 ou mais. Resumindo, infelizmente vou colocar 4 de ferro pois a buraqueira e dificuldade achar uma roda original igual e confiável está complicado.

Avatar do usuário
lucasdemelo
GL Member
GL Member
Mensagens: 85
Registrado em: 25 Dez 2017, 01:52
Nome Completo: LUCAS DE MELO MARTINS
Cidade: SÃO SEB. DO PARAÍSO
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2002/2002
Idade: 28

Dicas na hora de reformar uma roda

por lucasdemelo » 12 Ago 2019, 12:04

Boa tarde. Recentemente mandei reformar as 4 rodas do meu carro e elas foram diamantadas. Acontece que recentemente precisei fazer um reparo em um dos pneus e acho que o rapaz deixou a roda deitada com a face no cimento, ocasionando alguns riscos e uma pequena "fosqueada" em alguns pontos dela. Gostaria de saber se, por elas serem diamantadas, esses riscos mais superficiais saem apenas com polimento ou se é preciso diamantar ela novamente.

5 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 181 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.