O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaDetonação gasolina com motor frio Vectra GT
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

30 mensagens
  • 1
  • 2
diegotwim
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 05 Abr 2014, 14:02
Nome Completo: Diego
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Detonação gasolina com motor frio Vectra GT

por diegotwim » 09 Mai 2016, 12:28

há alguns dias eu percebia que quando o carro estava frio ele fazia um barulho no motor quando eu usava mais carga e ele ainda estava frio, logo após a primeira partida do dia. Em um primeiro momento achei que fossem os tuchos, pelo fato do oleo ainda estar frio, pois quando o motor estava quente o barulho sumia.
Pois bem, hoje eu percebi uma coisa, desde quando o alcool subiu por aqui, eu estava usando apenas gasolina, ontem fui abastecer e percebi que o alcool estava valendo mais a pena, então abasteci com alcool e o barulho sumiu. Percebi que o barulho era detonação da gasolina, mas com o motor frio.

Alguem ja passou por isso? Sabem me dizer se é algum erro da central? Usando o leitor OBD2 pelo celular a sonda não esta com problemas, varia normalmente, e os sensores de temperatura parecem estar trabalhando normalmente.

PS¹: A bateria foi trocada recentemente devido ao desgaste da antiga. O carro apresentou alguns erros eletricos devido a baixa voltagem da antiga na partida do carro. Os sensores estavam marcando normalmente.
-Vectra GT 2.0 Manual: Rodas 19" e som.
-Parati GLS 1.8 1994: restauração exterior: OK|preparação: 80%

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Detonação gasolina com motor frio Vectra GT

por Almeidão » 09 Mai 2016, 14:53

Amigo, este para mim é o maior problema do motor flex, ele não é comprimido o bastante para ser totalmente a álcool e é comprimido demais para ser gasolina. Acho até que ai é que está o problema do povão aumentar o álcool desordenadamente, sabendo que o pessoal quase que tem que usar álcool. Desordenado como é na minha cidade onde tem posto que não é nem 8% mais barato que a gasolina enquanto tinha que ser e a proposta foi esta de ser 30% menos. Sim, tem tudo a ver o uso da gasolina fazer ele detonar, apesar que ele dever ter um sensor que atrasa o ponto dele para evitar isto. Bem, ele tem este sensor de detonação e possa ser que o mesmo esteja com problema. Normalmente este sensor fica do lado de trás do motor bem embaixo da TBI, mas eu não tenho exatamente certeza se é ele o problema, mas com certeza, esta detonação que você ouviu é proveniente de uso da gasolina.
Imagem

Avatar do usuário
paulomello2006
GL Member
GL Member
Mensagens: 66
Registrado em: 25 Jul 2013, 11:55
Nome Completo: Paulo Roberto De Mello
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Detonação gasolina com motor frio Vectra GT

por paulomello2006 » 13 Mai 2016, 13:50

diegotwim escreveu:Fuente del Mensaje há alguns dias eu percebia que quando o carro estava frio ele fazia um barulho no motor quando eu usava mais carga e ele ainda estava frio, logo após a primeira partida do dia. Em um primeiro momento achei que fossem os tuchos, pelo fato do oleo ainda estar frio, pois quando o motor estava quente o barulho sumia.
Pois bem, hoje eu percebi uma coisa, desde quando o alcool subiu por aqui, eu estava usando apenas gasolina, ontem fui abastecer e percebi que o alcool estava valendo mais a pena, então abasteci com alcool e o barulho sumiu. Percebi que o barulho era detonação da gasolina, mas com o motor frio.

Alguem ja passou por isso? Sabem me dizer se é algum erro da central? Usando o leitor OBD2 pelo celular a sonda não esta com problemas, varia normalmente, e os sensores de temperatura parecem estar trabalhando normalmente.

PS¹: A bateria foi trocada recentemente devido ao desgaste da antiga. O carro apresentou alguns erros eletricos devido a baixa voltagem da antiga na partida do carro. Os sensores estavam marcando normalmente.


Nem esquenta com isso, o meu também se eu usar gasolina algumas vezes seguidas começa pre-detonar, como sempre uso etanol e não dá problemas, de repente começo usar gasolina e se eu abastecer umas 3 vezes seguidas com gasolina começam as pre-detonacoes geralmente qdo vc está numa subida e sai com o carro...na verdade eu ouço vários carros fazendo isso, hoje mesmo vi um HB20 grilar alto numa rotatoria aqui perto de casa, carro novo...o problema é o combustivel que não presta, a unica gasolina que nao da pre detonação no meu carro é a Podium, mas quem pode ficar pagando mais de 4 reais o litro ???? Portanto use um Etanol de boa qualidade (digo sem misturas com outras porcarias) e para tanto basta que ele nao seja muito barato em relação ao preço normal, se vc encontrar Etanol ai de 2 reais o litro até 2,30 em São Paulo pode desconfiar...tenho abastecido num posto BR aqui perto de casa, Etanol a 2,44 e ta tdo certo...andei abastecendo no passado em um posto Ipiranga dentro do Carrefour, o Etanol la sempre foi cerca de 20 a 30 centavos mais em conta, porem um belo dia o carro não pegava, demorou muito pra pegar, qdo pegou falhava e nao subia aceleração....deu trabalho...depois dessa nunca mais abasteci por lá, passei a usar o posto BR e pagar um pouco mais pelo Etanol, mas ao menos nem noto que é etanol, e vale também de vez em qdo por um aditivo da STP chamado Flex Treatment no tanque, isso ajuda a diminuir o efeito oxidante do Etanol que causa ferrugem, e também as vezes se vc sentir que o carro anda meio ruim de marcha lenta e da uma engasgadas, pode usar o STP Fuel injection Cleaner, use uns 2 seguidos com cerca 25 litros de combustivel no tanque e ao colocar no tanque pegue uma estrada ou via onde vc possa esticar mais a rotação...isso da uma limpada superficial nos injetores, claro que se for sujeira ou borra persistente ai tem que fazer limpeza na maquina mesmo...

Nosso combustivel é uma porcaria, essa é a verdade!!!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Detonação gasolina com motor frio Vectra GT

por Almeidão » 13 Mai 2016, 14:52

Amigo, esta história de sujar bico não existe, não da forma que dizem e agem. Um bico sujo o carro não funciona, se ele foi andando normalmente para a oficina não há motivo de limpar e pelos furos onde mal passa um fio de cabelo, não tem como entupir metade e com a pressão onde passa em jatos tipo pulverização (nuvem) não tem como agarrar borras . Um jogo de bico só vai sujar se ficar fora do carro sem proteção, isto porque ele vai adquirir zinabre ou uma segunda hipótese a peneira do filtro dele estourar e isto é
quase impossível. O Filtro do combustível colocado invertido pode passar sujeira e entupir a peneira do bico, mas não o bico, mas já será prejudicial. A terceira hipótese dele estragar é eletricamente, afinal é uma peça em movimento e ele pode agarrar também já que ele se movimenta, porém ai o carro falha geral. Podem passar duzentos mil videos aí na net, nenhum me convence que eu tenho que limpar os bicos sem que algo dos quais eu informei aconteça. O meu é 97, todos os santos dia eu ando com ele 60 KM minimo e limpei uma vez só por precaução e sinto falta dos R$ 100,00 que paguei, porque o carro não mudou nada desde que tenho ele já uns 12 anos.

Bem, eu fico com inveja danada quando você comenta que não dá para pagar mais de 4 na pódium, aqui se tivesse seria uns 6. O álcool aqui é 3,47 e não importa o posto é tudo igual e sempre todos arriscados. As veze um pouquinho mais caro e as vezes mais barato uns 2 centavos. Gasolina comum 3,80 e tem até 3,98.

Bem, sobre a detonação, pode sim ser a gasolina ruim, bem no caso ai é gasolina mesmo, se é ruim ou não não importa porque já comentei sobre o Flex, mas pode ser o sensor de detonação ou até mesmo a Sonda Lambda que deve durar uns 60 mil km e o pessoal somente a troca quando o carro não funciona mais.
Imagem

diegotwim
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 05 Abr 2014, 14:02
Nome Completo: Diego
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Detonação gasolina com motor frio Vectra GT

por diegotwim » 20 Mai 2016, 15:04

A questão é que so fazia com o motor frio, com o motor quente parava e era pra ser o contrario. Por isso que acredito ser algum sensor ou ate mesmo erro da central com relação a ponto/mistura com o motor frio. Mas por hr, apenas no álcool, ta tranquilo hehe valeu.
-Vectra GT 2.0 Manual: Rodas 19" e som.
-Parati GLS 1.8 1994: restauração exterior: OK|preparação: 80%

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Detonação gasolina com motor frio Vectra GT

por Tiagomos1 » 20 Mai 2016, 18:06

diegotwim escreveu:A questão é que so fazia com o motor frio, com o motor quente parava e era pra ser o contrario. Por isso que acredito ser algum sensor ou ate mesmo erro da central com relação a ponto/mistura com o motor frio. Mas por hr, apenas no álcool, ta tranquilo hehe valeu.

Bom, esse problema de pré detonação com gasolina é típico do motor 140cv (motor que saiu nos vectras 2009 para cima) na época saiu em revistas relatos de donos com esse problema. Além da pré detonação, muitos entravam em modo segurança e o motor não passava dos 5mil rpm. A primeira medida da gm foi trocar cabeçote, mais depois percebeu que uma simples reconfiguração da injeção resolveria.

Esta configuração saiu no início de 2010, os modelos acima de 2010 saíram com a atualização e não apresentam a pré detonação. Mas ainda ficou um problema onde a central ficava perdida e não reconhecia o combustível, fazendo o veículo voltar para o modo segurança e não passar dos 5mil rpm.
Outra atualização da injeção saiu e o carro ficou sem problemas.

Resumindo, leve o carro em uma css e olhei a versão de sua injeção. Só para olhar eles não cobram.

Se estiver desatualizada, peça para atualizar. Em Minas custa por volta de 120 reais. Eu atualizei a minha numa revisão que fiz na css, aí não né cobraram pela atualização.

Segue matéria do estado de Minas sobre o problema nos motores 140cv na época de seu lançamento.

http://estadodeminas.vrum.com.br/app/no ... coce.shtml



Enviado de meu C6943 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

diegotwim
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 05 Abr 2014, 14:02
Nome Completo: Diego
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Detonação gasolina com motor frio Vectra GT

por diegotwim » 20 Mai 2016, 18:53

O meu é 2009, mas modelo 128cv, os primeiros 2009. Mas valeu pela dica, vou levar na css pra ver mesmo. Abraços.
-Vectra GT 2.0 Manual: Rodas 19" e som.
-Parati GLS 1.8 1994: restauração exterior: OK|preparação: 80%

Avatar do usuário
stefanscapin
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 11 Mar 2015, 19:56
Nome Completo: Stefan Scapin Sponchiado
Cidade: Caiçara
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Detonação gasolina com motor frio Vectra GT

por stefanscapin » 20 Mai 2016, 22:17

Opa.. Blz gnt boa?

To com um problema no meu GT, até abri um tópico sobre isso:

viewtopic.php?f=39&t=13352

Lendo esse tópico, imagino que o o que está causando o "defeito" que relatei no meu tópico, é essa detonação na gasolina.
Quando ele da o problema, não passa dos 5000 RPM, ou seja, entra em modo de segurança. O barulho já notei tbm. A impressão é que é perto do coletor de admissão.

O meu GT é ano e modelo 2011. Pelo que li, não deveria acontecer nesse ano e modelo.

Numa das vezes que estava apresentando o problema, passei o scanner e acusaou defeito na 2ª onda. O mecânico apagou o erro e o carro voltou ao normal.

Mas as vezes o problema retorna.

Vou acompanha o tópico..

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Detonação gasolina com motor frio Vectra GT

por Tiagomos1 » 20 Mai 2016, 23:28

stefanscapin escreveu:Opa.. Blz gnt boa?

To com um problema no meu GT, até abri um tópico sobre isso:

viewtopic.php?f=39&t=13352

Lendo esse tópico, imagino que o o que está causando o "defeito" que relatei no meu tópico, é essa detonação na gasolina.
Quando ele da o problema, não passa dos 5000 RPM, ou seja, entra em modo de segurança. O barulho já notei tbm. A impressão é que é perto do coletor de admissão.

O meu GT é ano e modelo 2011. Pelo que li, não deveria acontecer nesse ano e modelo.

Numa das vezes que estava apresentando o problema, passei o scanner e acusaou defeito na 2ª onda. O mecânico apagou o erro e o carro voltou ao normal.

Mas as vezes o problema retorna.

Vou acompanha o tópico..

Confere atualização, sei que é o último ano do carro...mais não custa nada. Pois é exatamente o que o meu dava. Levei na css duas vezes e foi esse erro que apresentava, apagava o erro e o carro ficava normal. Depois de um tempo voltava.
Caso esteja atualizado, troque a sonda. Ela pode estar com defeito intermitente, afinal é peça eletrônica (não mecânica). Eletrônico da defeito intermitente

Enviado de meu C6943 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Detonação gasolina com motor frio Vectra GT

por Tiagomos1 » 20 Mai 2016, 23:44

diegotwim escreveu:O meu é 2009, mas modelo 128cv, os primeiros 2009. Mas valeu pela dica, vou levar na css pra ver mesmo. Abraços.

A última atualização saiu em 2011(se n me engano), pode ser que o seu carro não tenha (o reconhecimento de combustível vale tanto pro motor 140 quanto para o seu). Ela foi para sanar o problema de identificação do combustível (não reconhece a gasolina direito e fica como etanol) e provoca a pré detonação também. Pois o ponto fica para etanol e tá gasolina. Depois que o carro esquenta , o mistura de combustível + ar muda (tem diferença para carro frio e quente, por isso não tem afogador em carro com injeção).

Isso explicaria o fato de estar sumindo o barulho depois que o motor esquenta.

Enviado de meu C6943 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

Avatar do usuário
stefanscapin
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 11 Mar 2015, 19:56
Nome Completo: Stefan Scapin Sponchiado
Cidade: Caiçara
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Detonação gasolina com motor frio Vectra GT

por stefanscapin » 21 Mai 2016, 08:30

Tiagomos1 escreveu:Fuente del Mensaje
stefanscapin escreveu:Opa.. Blz gnt boa?

To com um problema no meu GT, até abri um tópico sobre isso:

viewtopic.php?f=39&t=13352

Lendo esse tópico, imagino que o o que está causando o "defeito" que relatei no meu tópico, é essa detonação na gasolina.
Quando ele da o problema, não passa dos 5000 RPM, ou seja, entra em modo de segurança. O barulho já notei tbm. A impressão é que é perto do coletor de admissão.

O meu GT é ano e modelo 2011. Pelo que li, não deveria acontecer nesse ano e modelo.

Numa das vezes que estava apresentando o problema, passei o scanner e acusaou defeito na 2ª onda. O mecânico apagou o erro e o carro voltou ao normal.

Mas as vezes o problema retorna.

Vou acompanha o tópico..

Confere atualização, sei que é o último ano do carro...mais não custa nada. Pois é exatamente o que o meu dava. Levei na css duas vezes e foi esse erro que apresentava, apagava o erro e o carro ficava normal. Depois de um tempo voltava.
Caso esteja atualizado, troque a sonda. Ela pode estar com defeito intermitente, afinal é peça eletrônica (não mecânica). Eletrônico da defeito intermitente

Enviado de meu C6943 usando Tapatalk


Psé cara, vou tentar ver isso. O problema é a má vontade da CSS que te aqui perto. Os cara não tão nem aí. Só querem vender carro novo lá.
Mas vou tentar ver.

Mas me diga aí: se a sonda estiver com defeito mesmo, pode gerar essa "pre´detonação"?
Se sim, é isso que tá acontecendo. Pq inclusive acontece esse barulho de grilar e o carro não passa dos 5000 RPM.
Aí logo depois volta tud ao normal e fica dias sem fazer. Aí de repente faz novamente. Um mistério. kkkk

Abraço e vlw pelo feedback..

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Detonação gasolina com motor frio Vectra GT

por Tiagomos1 » 21 Mai 2016, 11:37

stefanscapin escreveu:
Tiagomos1 escreveu:Fuente del Mensaje
stefanscapin escreveu:Opa.. Blz gnt boa?

To com um problema no meu GT, até abri um tópico sobre isso:

viewtopic.php?f=39&t=13352

Lendo esse tópico, imagino que o o que está causando o "defeito" que relatei no meu tópico, é essa detonação na gasolina.
Quando ele da o problema, não passa dos 5000 RPM, ou seja, entra em modo de segurança. O barulho já notei tbm. A impressão é que é perto do coletor de admissão.

O meu GT é ano e modelo 2011. Pelo que li, não deveria acontecer nesse ano e modelo.

Numa das vezes que estava apresentando o problema, passei o scanner e acusaou defeito na 2ª onda. O mecânico apagou o erro e o carro voltou ao normal.

Mas as vezes o problema retorna.

Vou acompanha o tópico..

Confere atualização, sei que é o último ano do carro...mais não custa nada. Pois é exatamente o que o meu dava. Levei na css duas vezes e foi esse erro que apresentava, apagava o erro e o carro ficava normal. Depois de um tempo voltava.
Caso esteja atualizado, troque a sonda. Ela pode estar com defeito intermitente, afinal é peça eletrônica (não mecânica). Eletrônico da defeito intermitente

Enviado de meu C6943 usando Tapatalk


Psé cara, vou tentar ver isso. O problema é a má vontade da CSS que te aqui perto. Os cara não tão nem aí. Só querem vender carro novo lá.
Mas vou tentar ver.

Mas me diga aí: se a sonda estiver com defeito mesmo, pode gerar essa "pre´detonação"?
Se sim, é isso que tá acontecendo. Pq inclusive acontece esse barulho de grilar e o carro não passa dos 5000 RPM.
Aí logo depois volta tud ao normal e fica dias sem fazer. Aí de repente faz novamente. Um mistério. kkkk

Abraço e vlw pelo feedback..

Então, o meu estava assim. Motor do nada não passava dos 5mil rpm, motor grilava, passava scanner e dava sonda.

Fiz o procedimento de apagar os erros e tudo mais um monte de vez. Mais passava um tempo e o problema voltava.

Insisti com o mecânico da gm para atualizar a injeção (eles não gostam pois demora um pouco, pois tem que ligar na rede). Ele queria só apagar o erro mais uma vez, mais ele acabou fazendo a atualização.

Nunca mais deu esse problema.

ah eu pedi pra ele olhar qual combustível a injeção estava identificando e aparecia etanol (estava no terceiro tanque de gasolina), aí ele aceitou atualizar de vez kkkkkk

Enviado de meu C6943 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

Avatar do usuário
stefanscapin
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 11 Mar 2015, 19:56
Nome Completo: Stefan Scapin Sponchiado
Cidade: Caiçara
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Detonação gasolina com motor frio Vectra GT

por stefanscapin » 21 Mai 2016, 16:27

Tiagomos1 escreveu:Fuente del Mensaje
stefanscapin escreveu:
Tiagomos1 escreveu:Fuente del Mensaje
stefanscapin escreveu:Opa.. Blz gnt boa?

To com um problema no meu GT, até abri um tópico sobre isso:

viewtopic.php?f=39&t=13352

Lendo esse tópico, imagino que o o que está causando o "defeito" que relatei no meu tópico, é essa detonação na gasolina.
Quando ele da o problema, não passa dos 5000 RPM, ou seja, entra em modo de segurança. O barulho já notei tbm. A impressão é que é perto do coletor de admissão.

O meu GT é ano e modelo 2011. Pelo que li, não deveria acontecer nesse ano e modelo.

Numa das vezes que estava apresentando o problema, passei o scanner e acusaou defeito na 2ª onda. O mecânico apagou o erro e o carro voltou ao normal.

Mas as vezes o problema retorna.

Vou acompanha o tópico..

Confere atualização, sei que é o último ano do carro...mais não custa nada. Pois é exatamente o que o meu dava. Levei na css duas vezes e foi esse erro que apresentava, apagava o erro e o carro ficava normal. Depois de um tempo voltava.
Caso esteja atualizado, troque a sonda. Ela pode estar com defeito intermitente, afinal é peça eletrônica (não mecânica). Eletrônico da defeito intermitente

Enviado de meu C6943 usando Tapatalk


Psé cara, vou tentar ver isso. O problema é a má vontade da CSS que te aqui perto. Os cara não tão nem aí. Só querem vender carro novo lá.
Mas vou tentar ver.

Mas me diga aí: se a sonda estiver com defeito mesmo, pode gerar essa "pre´detonação"?
Se sim, é isso que tá acontecendo. Pq inclusive acontece esse barulho de grilar e o carro não passa dos 5000 RPM.
Aí logo depois volta tud ao normal e fica dias sem fazer. Aí de repente faz novamente. Um mistério. kkkk

Abraço e vlw pelo feedback..

Então, o meu estava assim. Motor do nada não passava dos 5mil rpm, motor grilava, passava scanner e dava sonda.

Fiz o procedimento de apagar os erros e tudo mais um monte de vez. Mais passava um tempo e o problema voltava.

Insisti com o mecânico da gm para atualizar a injeção (eles não gostam pois demora um pouco, pois tem que ligar na rede). Ele queria só apagar o erro mais uma vez, mais ele acabou fazendo a atualização.

Nunca mais deu esse problema.

ah eu pedi pra ele olhar qual combustível a injeção estava identificando e aparecia etanol (estava no terceiro tanque de gasolina), aí ele aceitou atualizar de vez kkkkkk

Enviado de meu C6943 usando Tapatalk


Cara, agora vc me deu um "norte" para o meu problema. Mto provável que seja esse o problema dele. Estranho é que ele é 2011/2011. Já deveria estar com a última atualização da ECU. Mas vou tentar marcar numa CSS e checar.

Essa atualização é so com o TECH 2 ou com aquele OP COM tbmm dá certo? Estou querendo comprar um mesmo. Já aproveitava e faria eu mesmo.

Abração e muito obrigado mais vez.

Avatar do usuário
Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 2021
Registrado em: 16 Abr 2013, 14:18
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Detonação gasolina com motor frio Vectra GT

por Edcezar » 28 Mai 2016, 04:21

A atualização até onde sei é feita com tech2 ligada à rede com autorização da gm.

Peça pra reinstalar os mapas de álcool e gasolina também.

:88:

S5
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Detonação gasolina com motor frio Vectra GT

por Tiagomos1 » 28 Mai 2016, 09:02

Correto! A atualização da ecu só pode ser feita pela gm, pois a ecu pede uma chave de acesso para permitir a sua atualização.

O tech2 é conectado na rede da gm para baixar a atualização e instalar na ecu.

Enviado de meu C6943 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

Avatar do usuário
stefanscapin
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 11 Mar 2015, 19:56
Nome Completo: Stefan Scapin Sponchiado
Cidade: Caiçara
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Detonação gasolina com motor frio Vectra GT

por stefanscapin » 30 Mai 2016, 21:24

Opa.. Obrigado pelas dicas EDCEZAR e TIAGOMOS1, daqui uns dias entro em férias. Vou tentar ver isso.
O meu problema é a falta de recursos. Aqui perto só tem uma CSS e o atendimento é mto ruim.

OFF.: no final de semana instalei um Sprint Booster. Comprei de um user aqui do fórum. Achei bom o resultado, mas confesso que esperava mais.
Meu consolo é que comprei barato. Hehehe..

Abraço pessoal..

Avatar do usuário
Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 2021
Registrado em: 16 Abr 2013, 14:18
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Detonação gasolina com motor frio Vectra GT

por Edcezar » 31 Mai 2016, 08:35

stefanscapin escreveu:Fuente del Mensaje Opa.. Obrigado pelas dicas EDCEZAR e TIAGOMOS1, daqui uns dias entro em férias. Vou tentar ver isso.
O meu problema é a falta de recursos. Aqui perto só tem uma CSS e o atendimento é mto ruim.

OFF.: no final de semana instalei um Sprint Booster. Comprei de um user aqui do fórum. Achei bom o resultado, mas confesso que esperava mais.
Meu consolo é que comprei barato. Hehehe..

Abraço pessoal..


Sei...

pensou que ia virar um camaro né ? kkkkkkkk

desculpe a brincadeira :88:
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

Avatar do usuário
stefanscapin
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 11 Mar 2015, 19:56
Nome Completo: Stefan Scapin Sponchiado
Cidade: Caiçara
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Detonação gasolina com motor frio Vectra GT

por stefanscapin » 31 Mai 2016, 17:42

Edcezar escreveu:Fuente del Mensaje
stefanscapin escreveu:Fuente del Mensaje Opa.. Obrigado pelas dicas EDCEZAR e TIAGOMOS1, daqui uns dias entro em férias. Vou tentar ver isso.
O meu problema é a falta de recursos. Aqui perto só tem uma CSS e o atendimento é mto ruim.

OFF.: no final de semana instalei um Sprint Booster. Comprei de um user aqui do fórum. Achei bom o resultado, mas confesso que esperava mais.
Meu consolo é que comprei barato. Hehehe..

Abraço pessoal..


Sei...

pensou que ia virar um camaro né ? kkkkkkkk

desculpe a brincadeira :88:


kkkkkk... Nem tanto neh.. Rsss
Mas achei q a melhora seria mais significativa. Mas que ele perde a "tolerância" a pequenos movimento no acelerador ele perde.
Eu achei melhor de dirigir. Não falei nada e mandei minha namorada (q ta aprendendo) dirigir. Ela dirige bem já, mas com o sprint no modo racing ela foi mto mal.
Era só acelerada brusca, provando que tira o "efeito esponjoso" do acelerador eletrônico..

Dantoim
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 31 Mai 2016, 22:41
Nome Completo: Eduardo Antônio Rodrigues Pereira Cardoso Pires
Cidade: Conselheiro Lafaiete
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Detonação gasolina com motor frio Vectra GT

por Dantoim » 31 Mai 2016, 23:08

Sempre usei gasolina comum no meu elegance 10/11. Na última revisão (250 k km) troquei polias de cabeçote e gira. O carro ficou grilando como descrito (batendo pino ou saia, como se costuma falar, pré detonando). Voltei lá e conferi o ponto da ignição, estava ligeiramente adiantado. Colocado no ponto certo parou de grilar. Detalhe: bicos originais de fábrica nunca limpos em ultra sons ou afins, nunca saiu da flauta, assim como todos os sensores e toda eletrônica. Tudo rodando desde 0km só com manutenção preventiva, e rodando bem. O carro hj esta com 258 k km. Fim de semana passado fui a Araxá ver os antigos, de dia com trânsito pesado rendeu 12,5 km/l, na volta a noite sem movimento rendeu 14,5 km/l.

wilian10
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 07 Jun 2016, 14:11
Nome Completo: Wilian Ribeiro Pereira
Cidade: franco da rocha
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Detonação gasolina com motor frio Vectra GT

por wilian10 » 07 Jun 2016, 14:32

Tenho um Vectra elegance 2010, e comigo acontece ao contrario. Quando o motor esta frio e abastecido com etanol, fica dando uns estouros, e depois de alguns minutos, para. Por que será? Fiz um teste, abasteci com Gasolina, e os estouros parou, porém agora toda vez que o motor esta frio, eu preciso pisar no acelerador para fazer pegar.Alguém tem uma ideia do que pode ser?

30 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 158 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.