O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaMais uma sobre sonda lambda
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

30 mensagens
  • 1
  • 2
zau
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 15 Set 2013, 15:33
Nome Completo: Diego Franco
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Mais uma sobre sonda lambda

por zau » 21 Abr 2014, 10:07

Sim, pode ser uma das causas, como ela que auxilia a central na decisao de quanto ar X combustível acaba que se ea não consegue determinar qual a mistura correta pode estar ficando combustível sem ser queimado e com isso o escape fica molhado.

[]'s
Zau

Avatar do usuário
Renato_RJ
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 155
Registrado em: 17 Abr 2014, 19:03
Nome Completo: Renato da Silva Santos Gonçalves
Cidade: Italva
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/1999

Re: Mais uma sobre sonda lambda

por Renato_RJ » 21 Abr 2014, 10:30

Zau, hj medi novamente a sonda, pelo jeito ontem tinha feito mer.., hj na medição, ela variava constantemente, entre 12 e 870mv, as oscilações mais constantes eram entre 117 e 763mv, com esses valores acredito que esteja boa, correto?
Foi trocado recentemente no carro, filtro de gasolina, velas, cabos de vela, a correia sem ser a dentada, esqueci o nome, kkk, e foi feita a limpeza de bicos. TBI pra mim ta limpo, ja o coletor de admissão parece estar sujo...
tem noção do que pode ser esse "consumo excessivo"?

zau
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 15 Set 2013, 15:33
Nome Completo: Diego Franco
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Mais uma sobre sonda lambda

por zau » 22 Abr 2014, 12:18

Bem, não sei dizer quais são os parametros da sonda mas o importante dela é ocilar, sondas qdo estragam em sua enorme maioria ficam travadas.
Qto ao consumo o diagnostico é mais complicado contudo se o comportamento mudou depois da manuteção citada acima é mais simples, volte no itens trocados, eu começaria desmontando as velas para ver se tem alguma "suada" pois pode ser que depois de mexer nos bicos algum tenha sido danificado, tenha ficado gotejando ou algo do tipo, desmontando as velas vc vai poder ver se alguma delas está mais limpa ai já guia seu esforço.
Achando o cilindro defeituoso é checar cabo, vela e bico.
Sobre o nome da correia, ela é chamado de correia de acessórios ou correia poly-v.


[]`s
ZAU

Avatar do usuário
Renato_RJ
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 155
Registrado em: 17 Abr 2014, 19:03
Nome Completo: Renato da Silva Santos Gonçalves
Cidade: Italva
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/1999

por Renato_RJ » 23 Abr 2014, 15:24

Zau, no caso, quem trocou essas peças foi meu tio, ele é mecânico,eu n... então ñ tem como eu voltar as peças até pq ficaram na oficina... E não sei bem iformar se foi depois do serviço pq ele foi feito logo assim que peguei o carro...
Ele tava dando uns trancos, o motor parecia "pular" nos suportes... eu tinha pedido pra aproveitar e trocar o filtro de gasola e a correia foi trocada pq quando ligava o ar, começava um barulho infernal...

THIAGO96/97
Member
Member
Mensagens: 44
Registrado em: 09 Jul 2013, 21:19
Nome Completo: thiago anschau pauli
Cidade: niteroi
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Mais uma sobre sonda lambda

por THIAGO96/97 » 30 Abr 2014, 22:31

Galera estou com uma dúvida/problema....

A marcha lenta do meu carro está oscilando... Reparei que ela oscila mais quando a temperatura do motor vai esquentando mais...
Em março troquei velas (NGK), cabos de velas (BOSCH PREMIUM), fiz a limpeza dos bicos, verifiquei que a pressão da bomba está boa (segundo o mecânico) e troquei também uma peneirinha ou filtro que fica junto com a bomba de combustível...

Já limpei a borboleta, e atuador da marcha lenta, inclusive o atuador tem menos de 6 meses de uso e é bosch....

Fiz o auto diagnostico com o curto circuito dos conectores 5 e 6 e acusou o código
12,
13 - Revisar circuito de sonda lambda;
45 - Sensor de oxigênio indica mistura rica; (a minha marcha lenta está oscilando);
135 - Baixa tensão no circuito da lampada de verificação.
(Esses códigos eu obtive a partir de uma gravação de 1:39 min que eu fiz com o celular, tipo não sei se não tem mais problemas e eu não gravei...)

As perguntas são...
Meu carro usa GNV, vectra 97, 2.0 8v...
1) Devido ao código 45, será que tenho que substituir a sonda lambda ou tem alguma limpeza ou algo do tipo???
2) Devido ao uso do GNV será que esse código 45 pode ser de algum problema no emulador de sonda (o meu é da marca vertpro)?
3) E esse código 135 é o que?????

Já percebi água, ou um liquido saindo do escapamento, gotejando, mas agora não lembro se usando o gnv ou a gasola...

Aguardo comentários!!!!!

THIAGO96/97
Member
Member
Mensagens: 44
Registrado em: 09 Jul 2013, 21:19
Nome Completo: thiago anschau pauli
Cidade: niteroi
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Mais uma sobre sonda lambda

por THIAGO96/97 » 01 Mai 2014, 10:28

up..

THIAGO96/97
Member
Member
Mensagens: 44
Registrado em: 09 Jul 2013, 21:19
Nome Completo: thiago anschau pauli
Cidade: niteroi
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Mais uma sobre sonda lambda

por THIAGO96/97 » 01 Mai 2014, 17:38

Ninguém???????

THIAGO96/97
Member
Member
Mensagens: 44
Registrado em: 09 Jul 2013, 21:19
Nome Completo: thiago anschau pauli
Cidade: niteroi
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Mais uma sobre sonda lambda

por THIAGO96/97 » 04 Mai 2014, 01:47

UP!!!!!!!!!!!

helius
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 16 Jan 2016, 19:09
Nome Completo: helius vigna
Cidade: belford roxo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Mais uma sobre sonda lambda

por helius » 04 Fev 2016, 19:16

boa noite dúvida no ar , quando peguei meu vectra b estava com o fio amarrado no "terminal" da sonda , cuja qual me parece ser de um fio só , haja vista que só tem um terminal , , porém eu de curioso e no intuito de soldar o fio ao inves de deixar só amarrado descasquei o fio do chicote e percebi que existem dois ( um encapado de borracha com dois dentro , separados por capas de borracha , dai a dúvida , liga-se só um na sonda , ?? qual deles ?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Mais uma sobre sonda lambda

por Almeidão » 05 Fev 2016, 14:14

helius escreveu:boa noite dúvida no ar , quando peguei meu vectra b estava com o fio amarrado no "terminal" da sonda , cuja qual me parece ser de um fio só , haja vista que só tem um terminal , , porém eu de curioso e no intuito de soldar o fio ao inves de deixar só amarrado descasquei o fio do chicote e percebi que existem dois ( um encapado de borracha com dois dentro , separados por capas de borracha , dai a dúvida , liga-se só um na sonda , ?? qual deles ?


O 98 usa um fio somente, o correto é tirar ele fora e ver o que fizeram aí, pode ser uma adaptação e concordo com você não deve amarrar, deve soldar mesmo. Eu até acho que este cabo foi colocado ai e é possível que um deles esteja suspenso ou os dois conectados no mesmo local.
Imagem

30 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 343 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.