O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & Elétrica[VECTRA B] Rotação cai quando pisa na embreagem
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

11 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
earaldi
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 215
Registrado em: 22 Mar 2014, 08:53
Nome Completo: Endrigo Araldi
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[VECTRA B] Rotação cai quando pisa na embreagem

por earaldi » 18 Out 2016, 19:41

Fala pessoal!

Não sei quem acompanha minha garagem e tenho um problema no meu carro desde comprei, se tem uma coisa que irrita é isso.
Então peço orientações aos colegas para que junto do mecânico eu ache o problema.

Toda vez que eu faço alguma redução de marcha ou até mesmo uma manobra na garagem, pisa um pouco, solta a rotação cai lá pra 500 rpm. E isso independe do freio, como já li alguns relatos em outros fóruns. Andando rápido e pisando na embreagem ele cai a rotação, com ar ligado fica ainda mais tenso, já chegou a apagar duas vezes comigo.

Então galera o que pode ser? Atuador da marcha lenta? Sei lá. O TBI foi limpo na última revisão, e no dia que peguei continuava o problema.

Quem puder me ajudar, comenta aí.

Abs,

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Endrigo Araldi
Vectra CD 97/98 Top Full
Conheça minha garagem: http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=14326

Avatar do usuário
Janderson
Ouvidoria
Mensagens: 1175
Registrado em: 07 Abr 2013, 00:06
Nome Completo: Janderson von Neumann
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

[VECTRA B] Rotação cai quando pisa na embreagem

por Janderson » 19 Out 2016, 15:47

Muito provável atuador da marcha lenta, claro que não se descarta outras pequenas possibilidades, como entrada de ar falso em alguma mangueira, até mesmo a mangueira do filtro de ar, mangueiras que vão para a TBI (podem ter feito a limpeza e não ter encaixado alguma direito ou torcido e quebrado alguma) , etc...a própria TBI tem que ver se está bem limpa mesmo, sem estar travando ali a borboleta, enfim, são várias as possibilidades, no meu Vectra 99 certa vez começou essa frescura, mas foi a TBI, mandei limpar em concessionária, voltou igual, voltei lá dei uma bronca e saí de lá com o carro lisinho, podia fazer o que quisesse que não baixava a rotação nunca.

Abraços
Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)

Imagem

Avatar do usuário
earaldi
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 215
Registrado em: 22 Mar 2014, 08:53
Nome Completo: Endrigo Araldi
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[VECTRA B] Rotação cai quando pisa na embreagem

por earaldi » 15 Nov 2016, 11:38

Então Janderson, isso tem me deixado louco, e com o ar ligado esse mês já apagou 2 vezes!
Pelo menos já tenho o que falar pro mecânico. Descobri que a mangueira que liga na TBI está com um buraco, ressecou, já comprada uma nova, mas não descartei um nova revisão por ali.

Abraço,

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Endrigo Araldi
Vectra CD 97/98 Top Full
Conheça minha garagem: http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=14326

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[VECTRA B] Rotação cai quando pisa na embreagem

por JoãodoValle » 15 Nov 2016, 12:04

Endrigo, já trocou o filtro de combustível? Se sim poderia conferir se está instalado do lado correto do fluxo? Pode parecer besteira, mas o meu tava parecido com o seu só não apagava, caia a rotação até tremer tudo e voltava, esse fds troquei oleo e filtros, e ao trocar o filtro de gasolina o problema parou.

Avatar do usuário
Adalberto.jr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 156
Registrado em: 28 Ago 2014, 11:32
Nome Completo: jose adalberto rodrigues junior
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[VECTRA B] Rotação cai quando pisa na embreagem

por Adalberto.jr » 16 Nov 2016, 09:05

Meu carro apresenta esse comportamento mas não apaga, principalmente com o ar ligado e a segunda velocidade da ventoinha acionada. Já limpei tbi, atuador de marcha lenta, revisei o vaf, passei limpa contato nos conectores dos sensores, conferi todas mangueiras da tbi, conferi compressão do motor e nada...
Vou trocar o chicote do aterramento pra ver se melhora! Pois quando a segunda velocidade da ventoinha é acionada, a rotação cai e o carro treme.

Enviado de meu SM-G7102T usando Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8377
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[VECTRA B] Rotação cai quando pisa na embreagem

por Almeidão » 16 Nov 2016, 15:03

Pode ser o atuador da marcha lenta sujo. Muitos dizem ter limpado e nem sempre limpam, pouco desmontam a TBI para lavar como deveria e limpar atuador é bem fácil, basta tirar e usar oleo de freio com um pincel, balançar ele etc e pode ser o posicionador da borboleta e pode ser o regulador de pressão (aposto muito nele e tem como testar em casa). Mas sem ter certeza que realmente esteja tudo limpo e o carro no ponto, nada adianta trocar peças
Imagem

Avatar do usuário
earaldi
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 215
Registrado em: 22 Mar 2014, 08:53
Nome Completo: Endrigo Araldi
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[VECTRA B] Rotação cai quando pisa na embreagem

por earaldi » 16 Nov 2016, 23:59

JoãodoValle escreveu:Endrigo, já trocou o filtro de combustível? Se sim poderia conferir se está instalado do lado correto do fluxo? Pode parecer besteira, mas o meu tava parecido com o seu só não apagava, caia a rotação até tremer tudo e voltava, esse fds troquei oleo e filtros, e ao trocar o filtro de gasolina o problema parou.

Sim João, trocada por novo na revisão e sim estava instalado do lado errado kkkkk mas foi colocado na posição certa.

Abraço,

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Endrigo Araldi
Vectra CD 97/98 Top Full
Conheça minha garagem: http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=14326

Avatar do usuário
earaldi
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 215
Registrado em: 22 Mar 2014, 08:53
Nome Completo: Endrigo Araldi
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[VECTRA B] Rotação cai quando pisa na embreagem

por earaldi » 17 Nov 2016, 00:00

Adalberto.jr escreveu:Meu carro apresenta esse comportamento mas não apaga, principalmente com o ar ligado e a segunda velocidade da ventoinha acionada. Já limpei tbi, atuador de marcha lenta, revisei o vaf, passei limpa contato nos conectores dos sensores, conferi todas mangueiras da tbi, conferi compressão do motor e nada...
Vou trocar o chicote do aterramento pra ver se melhora! Pois quando a segunda velocidade da ventoinha é acionada, a rotação cai e o carro treme.

Enviado de meu SM-G7102T usando Tapatalk

Com ar ligado, você sente mais a queda de rotação, mas no meu caso nunca vi o 2 estágio da ventoinha entrar.
Ainda vou verificar.

Abs,

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Endrigo Araldi
Vectra CD 97/98 Top Full
Conheça minha garagem: http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=14326

Avatar do usuário
earaldi
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 215
Registrado em: 22 Mar 2014, 08:53
Nome Completo: Endrigo Araldi
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[VECTRA B] Rotação cai quando pisa na embreagem

por earaldi » 17 Nov 2016, 00:05

Almeidão escreveu:Pode ser o atuador da marcha lenta sujo. Muitos dizem ter limpado e nem sempre limpam, pouco desmontam a TBI para lavar como deveria e limpar atuador é bem fácil, basta tirar e usar oleo de freio com um pincel, balançar ele etc e pode ser o posicionador da borboleta e pode ser o regulador de pressão (aposto muito nele e tem como testar em casa). Mas sem ter certeza que realmente esteja tudo limpo e o carro no ponto, nada adianta trocar peças

Opa Almeidão, não foi mexido ainda nessa parte aí, então estou reunindo máximo de informação pra levar no dia, revisão marcada pro fim do mês. Pelo que parece é regulação mesma. Vamos verificar tudo que você disse, rever o sistema de injeção. É muito ruim manobrar o carro, da aquelas caídas. Outra coisa que as vezes no ar ligado, cai a rotação e parece que ele tentar compensar jogado la p 2.500, até no ponto morto acontece isso.
Mas vamos solucionar, tudo anotado aqui.

Abraço,

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Endrigo Araldi
Vectra CD 97/98 Top Full
Conheça minha garagem: http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=14326

Avatar do usuário
Adalberto.jr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 156
Registrado em: 28 Ago 2014, 11:32
Nome Completo: jose adalberto rodrigues junior
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[VECTRA B] Rotação cai quando pisa na embreagem

por Adalberto.jr » 17 Nov 2016, 10:16

Almeidão escreveu:Pode ser o atuador da marcha lenta sujo. Muitos dizem ter limpado e nem sempre limpam, pouco desmontam a TBI para lavar como deveria e limpar atuador é bem fácil, basta tirar e usar oleo de freio com um pincel, balançar ele etc e pode ser o posicionador da borboleta e pode ser o regulador de pressão (aposto muito nele e tem como testar em casa). Mas sem ter certeza que realmente esteja tudo limpo e o carro no ponto, nada adianta trocar peças

Almeidão, tudo foi conferido e está ok. Meu carro apresenta avanço atrasado de -39 graus em marcha lenta e isso não consigo solucionar.
Pode ser a causa da queda de rotação quando se pisa na embreagem? Esse problema só ocorre com ar ligado e a segunda velocidade da ventoinha atuando.
Também suspeito do aterramento ineficiente, vou trocar todo chicote por fio de bitola maior.

Abs

Enviado de meu SM-G7102T usando Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8377
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[VECTRA B] Rotação cai quando pisa na embreagem

por Almeidão » 17 Nov 2016, 22:22

Se só apresenta com o ar ligado ou com a ventoinha no segundo estágio ligada que por sinal só liga quando o ar está ligado, pode ser o relê do ar condicionado. Este cinza que fica na frente da bateria.
Imagem

11 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 313 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.