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Manutenção, Mecânica & Elétrica[VECTRA B] Funcionamento leitura de temperatura
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joão-guilherme.rossanese-matos
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[VECTRA B] Funcionamento leitura de temperatura

por joão-guilherme.rossanese-matos » 07 Dez 2016, 14:19

Pessoal, gostaria de esclarecer um duvida, se estou com meu carro parado e ligado, automaticamente a temperatura vai aumentando, digamos que chega na temperatura ideal, quando pego a estrada, no painel a temperatura despenca, se entro na cidade ou diminuo bem a velocidade temperatura aumenta novamente, esse seria um problema com a válvula termostática travada(aberta)? Estou suspeitando que está gastando mais que o normal.

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[VECTRA B] Funcionamento leitura de temperatura

por Arthur2010 » 07 Dez 2016, 15:56

É assim mesmo, na estrada a temperatura varia. Eu achava que minha termostática estava aberta também mas estava boa.
Troquei assim mesmo por teimosia e continuou variando.
Tem um vídeo no Youtube que mostra essa variação que é normal no Vectra. Não é difícil de encontrar.
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[VECTRA B] Funcionamento leitura de temperatura

por JoãodoValle » 07 Dez 2016, 16:09

Totalmente normal, mas entenda como normal a seguinte forma:

- Anda e para da cidade entre 88 e 91º (máximo)
- Velocidade constante na estrada de leve 80 a 85º, forçando até 90º

Com ar ligado em algumas situações pode ficar em 90º direto independente da forma e local de condução.

Dá uma boa navegada no fórum e verá muitos relatos dessas situações.

Almeidão
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[VECTRA B] Funcionamento leitura de temperatura

por Almeidão » 07 Dez 2016, 22:22

seria anormal se não despencasse nas rodovias onde o vento é constante e bomba girando em alta. Nas ruas ela deve ir ná máxima que é 90, arma os ventiladores e desarmam com 82 ou 84º. Ao desarmar os ventiladores ela começa a subir outra vez por falta de vento frontal e assim ficará o dia inteiro se tiver normal. Muda tudo estando na estrada onde ela deve ficar como o JoãodoValle informa.
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[VECTRA B] Funcionamento leitura de temperatura

por joão-guilherme.rossanese-matos » 08 Dez 2016, 15:42

Pessoal muito obrigado pelas respostas, realmente tirou essa dúvida, queria aproveitar o tópico e perguntar outra coisa, alguém já teve problema com a luz de leitura? quando aperto o botão para ligar a luz, tanto do motorista quanto do passageiro, só dá uma piscada.

carlosgunner
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[RESOLVIDO] Temperatura no painel X scanner X real [Vectra B]

por carlosgunner » 29 Mar 2017, 18:22

Olá pessoal,
Tô com um problema chato no meu VCD.
De uns tempos pra cá, ele vem mostrando a temperatura mt alta no painel, inclusive a ventoinha vinha sendo acionada acima dos 95°.
Troquei a bomba d'água (já estava com vazamento) mas não melhorou.
Troquei o cebolão MTE 797 pelo MTE 760, tbm não resolveu.
Peguei uma rodovia p testar e a temperatura não saía dos 90°.
Como eu tava suspeitando do sensor do painel, troquei ele (MTE 3029) mas não mudou nd.
Tirei a termostática e continuou a mesma coisa.
Hj, sem a termostática, peguei novamente a rodovia e pedi p minha esposa acompanhar pelo opcom a temperatura da injeção. Resultado: no scanner variava entre 74~78° e no painel entre 85~90°. Outra coisa q notei é q qndo paro o carro na garagem o painel sempre marca 95°, mas se desligo e ligo somente o contato de novo ele fica mais ou menos em 86°.
Onde marca mais alta a temperatura: no painel ou na injeção?
Antes de acontecer esse problema, um mecânico mexeu no conector do sensor do painel pq ele se desconectava fácil. Será q tem alguma coisa errada com o conector ou com a fiação?
Alguém sabe como faço p testar isso?
Valeu!
Editado pela última vez por carlosgunner em 07 Abr 2017, 21:14, em um total de 2 vezes.
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Temperatura no painel X scanner X real [Vectra B]

por carlosgunner » 30 Mar 2017, 11:11

Mais uma informação:
P descartar problemas com o marcador do painel, fiz o teste dele com o opcom.
Resultado: marcou exatamente as temperaturas q eu inseri no programa. Então o painel está ok.
Se alguém tiver uma ideia de algo q eu possa fazer, essa ideia será mt bem vinda :)
Antonio Carlos
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Temperatura no painel X scanner X real [Vectra B]

por Vek22 » 30 Mar 2017, 11:49

Tem um amigo aqui que disse em um tópico, que o aterramento do carro estava causando resistência ohmica e influenciando no sensor de temperatura.
Vectra C o l l e c t i o n 2.0 M.P.F.I

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Temperatura no painel X scanner X real [Vectra B]

por Vek22 » 30 Mar 2017, 11:57

Vectra C o l l e c t i o n 2.0 M.P.F.I

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Temperatura no painel X scanner X real [Vectra B]

por Almeidão » 30 Mar 2017, 13:53

Neste caso está sendo nem evidente que o problema é elétrico/eletronico, só de desligar a chave e ligar outra vez e ela ser mais baixa já diz isto, teria que ser ao contrário. Pode sr sim alfo como aterramento, mas mode ser no painel também, afinal ali é um otorzinho que pode ter mal contato e isto só se consegue tirarndo ele fora, limpar os contatos, passar um produto tipo vazelina antes de montar pra ver se é a tomada ou se é dentro do painel.

A temperatura de painel andando em transito pesado marca menos que o correto. Nas rodovias quando o painel baixa ali em 82, ela é quase empatada. Mas não confunda a temperatura onde o sensor marca por receber agua com a temperatura total interna do motor que é super alta.

Sds
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Temperatura no painel X scanner X real [Vectra B]

por carlosgunner » 30 Mar 2017, 14:20

Vek22 escreveu:Fuente del Mensaje Tem um amigo aqui que disse em um tópico, que o aterramento do carro estava causando resistência ohmica e influenciando no sensor de temperatura.

Acabei de ler o tópico q vc indicou e acho provável q meu problema seja o mesmo.
Vou conferir como está o aterramento dele, tomara q isso resolva o problema.
Obrigado pela dica!
Antonio Carlos
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Temperatura no painel X scanner X real [Vectra B]

por carlosgunner » 30 Mar 2017, 14:33

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Neste caso está sendo nem evidente que o problema é elétrico/eletronico, só de desligar a chave e ligar outra vez e ela ser mais baixa já diz isto, teria que ser ao contrário. Pode sr sim alfo como aterramento, mas mode ser no painel também, afinal ali é um otorzinho que pode ter mal contato e isto só se consegue tirarndo ele fora, limpar os contatos, passar um produto tipo vazelina antes de montar pra ver se é a tomada ou se é dentro do painel.

A temperatura de painel andando em transito pesado marca menos que o correto. Nas rodovias quando o painel baixa ali em 82, ela é quase empatada. Mas não confunda a temperatura onde o sensor marca por receber agua com a temperatura total interna do motor que é super alta.

Sds

Como meu painel tá com os parafusos travados, vou seguir a dica do nosso amigo e conferir o aterramento primeiro, até por ser mais fácil. Caso não resolva, parto p o painel.
Almeidão, por favor, me tira uma dúvida:
Sempre vejo vc falar q a termostática correta é a MTE 211.82. A q está no meu carro é a original da GM (Wahler) e tá marcado 82/97° C, ela é a mesma coisa da MTE?
Valeu!
Antonio Carlos
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Temperatura no painel X scanner X real [Vectra B]

por Almeidão » 30 Mar 2017, 15:39

carlosgunner escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Neste caso está sendo nem evidente que o problema é elétrico/eletronico, só de desligar a chave e ligar outra vez e ela ser mais baixa já diz isto, teria que ser ao contrário. Pode sr sim alfo como aterramento, mas mode ser no painel também, afinal ali é um otorzinho que pode ter mal contato e isto só se consegue tirarndo ele fora, limpar os contatos, passar um produto tipo vazelina antes de montar pra ver se é a tomada ou se é dentro do painel.

A temperatura de painel andando em transito pesado marca menos que o correto. Nas rodovias quando o painel baixa ali em 82, ela é quase empatada. Mas não confunda a temperatura onde o sensor marca por receber agua com a temperatura total interna do motor que é super alta.

Sds

Como meu painel tá com os parafusos travados, vou seguir a dica do nosso amigo e conferir o aterramento primeiro, até por ser mais fácil. Caso não resolva, parto p o painel.
Almeidão, por favor, me tira uma dúvida:
Sempre vejo vc falar q a termostática correta é a MTE 211.82. A q está no meu carro é a original da GM (Wahler) e tá marcado 82/97° C, ela é a mesma coisa da MTE?
Valeu!


Esta é a correspondete da MTE 211.82, mas eu prefiro a MTE, e o motivo é simples, a MTE começa abrir com 82º (representa no carro assim que sai da faixa azul) e estará toda aberta assim que tiver mais ou menos 82 no painel. Já a Wahler, começa abrir igual assim que sai da marca azul e estará toda aberta um pouco acima de 83 no painel. Ótima marca esta sua e este 97 dela que seria toda aberta nunca é certo, ela é bem parecida a MTE. Os cebolões desta marca também são bons, o problema de eu não indicar é não ter neles os graus de funcionamento, ou seja tem o numero do cebolão mas não pra que ele serve.

Você tirou a termostática, seu carro com certza demorou um pouco para subir a temperatura, depois que subiu, mesmo errado como está. Qual diferença você viu sem ela? Marque isto assim que voce acertar, não precisa colocar ela agora, ande sem ela mesmo depois de acertado, depois voce coloca e você saberá perfeitamente se ela está ruim ou não obtendo do painel o resultado.

Sds
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Temperatura no painel X scanner X real [Vectra B]

por carlosgunner » 30 Mar 2017, 16:21

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Esta é a correspondete da MTE 211.82, mas eu prefiro a MTE, e o motivo é simples, a MTE começa abrir com 82º (representa no carro assim que sai da faixa azul) e estará toda aberta assim que tiver mais ou menos 82 no painel. Já a Wahler, começa abrir igual assim que sai da marca azul e estará toda aberta um pouco acima de 83 no painel. Ótima marca esta sua e este 97 dela que seria toda aberta nunca é certo, ela é bem parecida a MTE. Os cebolões desta marca também são bons, o problema de eu não indicar é não ter neles os graus de funcionamento, ou seja tem o numero do cebolão mas não pra que ele serve.

Você tirou a termostática, seu carro com certza demorou um pouco para subir a temperatura, depois que subiu, mesmo errado como está. Qual diferença você viu sem ela? Marque isto assim que voce acertar, não precisa colocar ela agora, ande sem ela mesmo depois de acertado, depois voce coloca e você saberá perfeitamente se ela está ruim ou não obtendo do painel o resultado.

Sds

Sem a termostática, a única diferença q notei é q demorou mais p subir a temperatura. A temperatura máxima no painel foi a mesma apresentada quando estava com ela.
Eu já ia montar, mas vou fazer o q vc sugeriu. Vou acertar antes a temperatura no painel e depois monto.
Só mais uma dúvida: tive q usar cola de silicone p fazer uma junta pq não encontrei a junta da carcaça dela aqui na cidade onde moro. Posso usar assim até montar a válvula ou pode dar algum problema?
Obrigado.
Antonio Carlos
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Temperatura no painel X scanner X real [Vectra B]

por Arquiteto » 30 Mar 2017, 17:32

ja fiz este monitoramento tambem no challenge ...

no scanner marca 96 enquanto no painel 92 isto momento que entra o 2º estagio a partir dai abaixa

Almeidão
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Temperatura no painel X scanner X real [Vectra B]

por Almeidão » 31 Mar 2017, 07:25

carlosgunner escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Esta é a correspondete da MTE 211.82, mas eu prefiro a MTE, e o motivo é simples, a MTE começa abrir com 82º (representa no carro assim que sai da faixa azul) e estará toda aberta assim que tiver mais ou menos 82 no painel. Já a Wahler, começa abrir igual assim que sai da marca azul e estará toda aberta um pouco acima de 83 no painel. Ótima marca esta sua e este 97 dela que seria toda aberta nunca é certo, ela é bem parecida a MTE. Os cebolões desta marca também são bons, o problema de eu não indicar é não ter neles os graus de funcionamento, ou seja tem o numero do cebolão mas não pra que ele serve.

Você tirou a termostática, seu carro com certza demorou um pouco para subir a temperatura, depois que subiu, mesmo errado como está. Qual diferença você viu sem ela? Marque isto assim que voce acertar, não precisa colocar ela agora, ande sem ela mesmo depois de acertado, depois voce coloca e você saberá perfeitamente se ela está ruim ou não obtendo do painel o resultado.

Sds

Sem a termostática, a única diferença q notei é q demorou mais p subir a temperatura. A temperatura máxima no painel foi a mesma apresentada quando estava com ela.
Eu já ia montar, mas vou fazer o q vc sugeriu. Vou acertar antes a temperatura no painel e depois monto.
Só mais uma dúvida: tive q usar cola de silicone p fazer uma junta pq não encontrei a junta da carcaça dela aqui na cidade onde moro. Posso usar assim até montar a válvula ou pode dar algum problema?
Obrigado.


Pode usar assim, o unico problema em usar silicone é fazer a limpeza depois kakkakak. Ajunta é um anel de borracha, as vezes simples demais em uma cidade e em outras não os encontram. aqui deve custar 1 real kakkaakka
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Temperatura no painel X scanner X real [Vectra B]

por carlosgunner » 31 Mar 2017, 08:03

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Pode usar assim, o unico problema em usar silicone é fazer a limpeza depois kakkakak. Ajunta é um anel de borracha, as vezes simples demais em uma cidade e em outras não os encontram. aqui deve custar 1 real kakkaakka

Então vou colocar silicone mesmo. Quando for mexer de novo dou um jeito de limpar...
Quando eu morava em São Paulo, paguei 5 reais nessa junta e foi fácil achar. Agora q mudei p o interior tá mais difícil algumas peças...
Vou ver se esse fds eu consigo resolver esse problema do marcador de temperatura e posto aqui o resultado.
Mais uma vez, mt obrigado!
Antonio Carlos
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Temperatura no painel X scanner X real [Vectra B]

por carlosgunner » 01 Abr 2017, 08:58

Ontem mandei um email p a MTE pedindo uma tabelinha da relação resistência X temperatura do sensor modelo 3029 e hj mesmo já recebi a resposta.
Caso alguém precise, segue abaixo:

20°C --- 1040ohms
60°C --- 245ohms
90°C --- 102,5ohms


Vou usar essa tabela p tentar descobrir se o problema está antes ou depois do sensor.
Antonio Carlos
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Temperatura no painel X scanner X real [Vectra B]

por carlosgunner » 02 Abr 2017, 18:35

Tentei usar a tabela, mas não deu certo...
Liguei o motor e esperei chegar a 60° no painel e na injeção/scanner.
Desliguei e fui conferir a resistência: 116ohms. Pela tabela, era para marcar 245ohms nessa temperatura. Será q me enviaram a tabela errada?
Tentei tbm medir a resistência no aterramento do motor. Com o carro desligado ficou entre 1 e 2ohms, agora com o carro ligado ficou um valor negativo: -31,6ohms.
Pelo q li, não poderia passar dos 70ohms, mas não vi nada falando de ficar negativo.
Essa semana vou comprar um limpa contato e vou limpar bem todos os aterramentos do motor desse carro p ver se pelo menos melhora.
Antonio Carlos
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[RESOLVIDO] Temperatura no painel X scanner X real [Vectra B]

por carlosgunner » 07 Abr 2017, 21:34

Problema resolvido!
O problema era mesmo o aterramento.
Desconectei todos os pontos de aterramento q encontrei no cofre, inclusive o cabo q sai do negativo da bateria e limpei bem com limpa contato.
Depois de montado, testei a resistência com o multímetro e caiu de 1,6 (antes da limpeza) para 0,9 (depois da limpeza).
Rodei um pouco com o carro na cidade e o ponteiro só chegava perto dos 90° e já caía um pouco. Peguei a rodovia agora há pouco e a temperatura ficou em 80°, chegando poucas vezes a 82° no painel (77~78° no scanner) rodando por quase meia hora a 110 km/h e a 2.500 rpm, com o consumo médio de 14,5 km/l.
Sobre o consumo, acho q ainda deve melhorar um pouco, pq vou partir agora p resolver o problema da mistura rica. Já mandei passar os bicos na máquina e melhorou um pouco, mas ainda continua saindo aquele cheiro horrível do escapamento e a sonda algumas vezes trava em mistura rica. Amanhã vou fazer o teste no regulador de pressão. Qualquer novidade posto aqui tbm.
Obrigado Vek22 e Almeidão pelas dicas!
Antonio Carlos
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