O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaBARULHO "TEC TEC" VINDO DO MOTOR FRIO E LUZ DA INJEÇÃO ACESSA [VECTRA B]
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

13 mensagens   •   Página 1 de 1
Pedro Carvalho
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 06 Out 2016, 17:01
Nome Completo: Pedro Henrique Gonçalves de Carvalho
Cidade: Cambé
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

BARULHO "TEC TEC" VINDO DO MOTOR FRIO E LUZ DA INJEÇÃO ACESSA [VECTRA B]

por Pedro Carvalho » 07 Dez 2016, 17:45

PESSOAL,

Eu fiz uma básica procura pelos fóruns e tópicos e não consegui achar alguém falando ou com o problema que estou..
Se já tiver em algum lugar , peço que me encaminhem até o tópico e encerrem esse...

Seguinte.. O Meu VCD ano 2001 2.2 16v esta me deixando muito preocupado com uma situação...
A pouco tempo, coisa de uma semana.. Eu percebi ao dar partida nele de manha quando esta frio, um barulho vindo do motor, um "tec Tec" e junto disso a luz da injeção eletrônica acendendo...
Tem manhãs que isso não acontece, e tem manhãs que acontece por poucos segundos e logo para, e tem manhãs que tenho que andar um pouco, e logo o barulho para e também a luz da injeção não acende mais...

Estou ficando muito preocupado com essa situação, peço ajuda dos irmãos do clube!

Obrigado

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

BARULHO "TEC TEC" VINDO DO MOTOR FRIO E LUZ DA INJEÇÃO ACESSA [VECTRA B]

por Almeidão » 07 Dez 2016, 22:16

Está batendo tucho ou tuchos, falha na lubrificação ou usando óleo fino demais o qual faz os tuchos descarregar com facilidade e dificulta pressão da bomba. Pode ser pescador sujo também, ou seja é uma infinidade de coisas que pode fazer os tuchos baterem.
Imagem

Pedro Carvalho
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 06 Out 2016, 17:01
Nome Completo: Pedro Henrique Gonçalves de Carvalho
Cidade: Cambé
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

BARULHO "TEC TEC" VINDO DO MOTOR FRIO E LUZ DA INJEÇÃO ACESSA [VECTRA B]

por Pedro Carvalho » 08 Dez 2016, 00:18

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Está batendo tucho ou tuchos, falha na lubrificação ou usando óleo fino demais o qual faz os tuchos descarregar com facilidade e dificulta pressão da bomba. Pode ser pescador sujo também, ou seja é uma infinidade de coisas que pode fazer os tuchos baterem.


Almeidão meu amigo, muito obrigado pelas informações...

Tenho medo de isso ser um grande problema ($$$)..
Agora que você falou em oleo... O carro falta 100km para chegar a hora de trocar o oleo.. porém ja ia providenciar a troca até o final de semana, porque eu tenho uma viagem programada para daqui duas semanas...

Vc acha q Isso é um grande problema Almeidão?, é melhor investigar o que realmente pode ser o motivo de estar batendo tucho... e você acha que é melhor eu não usar o carro nessa viagem?

Avatar do usuário
mvmsodre
Organizador
Organizador
Mensagens: 440
Registrado em: 24 Abr 2014, 16:53
Nome Completo: Marcos Vinicio M. Sodré
Cidade: Leiria
Estado: Exterior
País: Portugal
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2004/2004

BARULHO "TEC TEC" VINDO DO MOTOR FRIO E LUZ DA INJEÇÃO ACESSA [VECTRA B]

por mvmsodre » 08 Dez 2016, 07:08

Pedro Carvalho escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Está batendo tucho ou tuchos, falha na lubrificação ou usando óleo fino demais o qual faz os tuchos descarregar com facilidade e dificulta pressão da bomba. Pode ser pescador sujo também, ou seja é uma infinidade de coisas que pode fazer os tuchos baterem.


Almeidão meu amigo, muito obrigado pelas informações...

Tenho medo de isso ser um grande problema ($$$)..
Agora que você falou em oleo... O carro falta 100km para chegar a hora de trocar o oleo.. porém ja ia providenciar a troca até o final de semana, porque eu tenho uma viagem programada para daqui duas semanas...

Vc acha q Isso é um grande problema Almeidão?, é melhor investigar o que realmente pode ser o motivo de estar batendo tucho... e você acha que é melhor eu não usar o carro nessa viagem?


Amigo já que está na quase na hora de trocar o óleo, pesquise qual viscosidade será melhor para a km do seu carro. Algo que estão indicando bastante é adicionar Militec junto ao óleo.
Eu não vou saber falar muito sobre o Militec, mas no fórum há bastante conteúdo explicando os benefícios.
O que me disseram por alto é que ele segura um pouco do óleo nas partes superiores não deixando o carro dar uma partida sem lubrificação.

Abraços.
Vectra CD 1997 Top Full
Imagem
Conheça minha Garagem: http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=14255

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

BARULHO "TEC TEC" VINDO DO MOTOR FRIO E LUZ DA INJEÇÃO ACESSA [VECTRA B]

por Almeidão » 08 Dez 2016, 22:04

É isto mesmo, veja a viscosidade correta do seu carro e use a mesma que está no manual, pode acabar o problema. Não posso garanti que seja isto, mas é um indício de falta de óleo ao deixar ele muito tempo desligado, neste caso os tuchos estão esvaziando e pode ser na válvula da boma, esfera que fica onde está o filtro. Óbvio, trocar o filtro também.
Imagem

Pedro Carvalho
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 06 Out 2016, 17:01
Nome Completo: Pedro Henrique Gonçalves de Carvalho
Cidade: Cambé
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

BARULHO "TEC TEC" VINDO DO MOTOR FRIO E LUZ DA INJEÇÃO ACESSA [VECTRA B]

por Pedro Carvalho » 08 Dez 2016, 23:06

AMIGOS, MUITO OBRIGADO PELAS DICAS,

DEIXEI O CARRO NO MECÂNICO HOJE, VAI SER REALIZADA A TROCA DA EMBREAGEM, RELATEI O PROBLEMA PARA O MECANICO... ELE ME DISSE QUE AMANHA DE MANHA VAI DAR A PARTIDA COM O RASTER LIGADO (NAO SEI COMO ISSO SE CHAMA DA REGIÃO DE VOCES KKKK) PARA SE CASO FIZER O BARULHO E A LUZ DA INJEÇÃO ACENDER, PODER VER O QUE ACUSA NO SISTEMA... ELE TAMBÉM VAI FAZER A TROCA DO ÓLEO, COLOCANDO O ESPECIFICADO CORRETAMENTE E TAMBÉM IRA COLOCAR O FAMOSO MILITEC... AMANHA VOU LIGAR PARA ELE , PARA SABER OS DETALHES E VOU COMUNICANDO OS AMIGOS AQUI DO FÓRUM!

MUITO OBRIGADO GENTE

miguelandre
GL Member
GL Member
Mensagens: 83
Registrado em: 09 Out 2015, 23:33
Nome Completo: Miguel Andre
Cidade: tres lagoas
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

BARULHO "TEC TEC" VINDO DO MOTOR FRIO E LUZ DA INJEÇÃO ACESSA [VECTRA B]

por miguelandre » 16 Dez 2016, 18:03

Olá eu também percebi o mesmo problema que voce relatou (tec-tec) motor frio, no meu caso é por que eu deixo o carro muito parado e so ligava o mesmo 1, ou 2 vezes na semana em marcha lenta, dai comecei a ligar o mesmo acada 3 dias no maximo , eu deixo ele esquentar e depois d um tempo com o motor ja quente eu acelero atá 3.000 rpm para carregar melhor os tuchos
sei lá parece que o barulho sumiu.

Pedro Carvalho
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 06 Out 2016, 17:01
Nome Completo: Pedro Henrique Gonçalves de Carvalho
Cidade: Cambé
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

BARULHO "TEC TEC" VINDO DO MOTOR FRIO E LUZ DA INJEÇÃO ACESSA [VECTRA B]

por Pedro Carvalho » 12 Jan 2017, 00:01

Galera, esqueci de comunicar aqui o desfecho ... mas pra nao deixar sem resposta , to aqui...

Após levar no mecanizo para a ultima revisao antes da viagem, efetuamos a troca da embreagem e alguns componentes como buchas e batentes da suspensão para o carro ficar mais gostoso e eliminar alguns barulhos...
RESUMIIIINDO... Foi feita a troca do óleo, colocado o especificado de acordo com o manual e adicionamos o famoso MILITEC!!!
RESULTADO.. na primeira partida do dia seguinte fez o barulho de novo, e após isso NUNCA MAIS, até hoje nunca mais escutei o barulho, a luz da injeção não acendeu mais, e o carro esta muito gostoso!!! RECOMENDO todos a colocarem o MILITEC, estava lendo os benefícios dele e comecei a me perguntar porque nunca usei... e agora nunca mais vou parar de usar!
Mas é isso galera, valeu por todas as dicas e conselhos que me deram

RafaelGRolim
GL Member
GL Member
Mensagens: 100
Registrado em: 29 Jul 2015, 08:58
Nome Completo: Rafael Gomes de Sousa Rolim
Cidade: Campina Grande
Estado: Paraiba
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

BARULHO "TEC TEC" VINDO DO MOTOR FRIO E LUZ DA INJEÇÃO ACESSA [VECTRA B]

por RafaelGRolim » 12 Jan 2017, 10:59

O meu 8v batia tucho quando eu tinha o cabeçote original, depois disso comprei um cabeçote roletado e continuou a bater tucho quando , dai eu começo a achar que talvez nao seja problemas nos tuchos em si, mas talvez seja algo no pescador ou bomba de óleo estou certo?

Obs " Uso oleo grosso 20w50 e militec"
VECTRA 2.2 8V 00/00
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

BARULHO "TEC TEC" VINDO DO MOTOR FRIO E LUZ DA INJEÇÃO ACESSA [VECTRA B]

por Almeidão » 16 Jan 2017, 08:17

RafaelGRolim escreveu:Fuente del Mensaje O meu 8v batia tucho quando eu tinha o cabeçote original, depois disso comprei um cabeçote roletado e continuou a bater tucho quando , dai eu começo a achar que talvez nao seja problemas nos tuchos em si, mas talvez seja algo no pescador ou bomba de óleo estou certo?

Obs " Uso oleo grosso 20w50 e militec"


Pode ser alguma coisa relacionada a bomba de óleo, é possível que seja problema no pescador, mas é possível ser a bomba também. Não é comum uma bomba de óleo estragar, principalmente porque ela trabalha dentro do óleo mas como qualquer desgaste nela com certeza diminuirá a pressão da mesma e os tuchos poderão vir a bater.
As vezes só acontece pela manhã porque há desgaste na válvula de retenção dela, esta válvula é uma esfera que fica ali onde é colocado o filtro, ou seja trocando a bomba a válvula vem nela.

Muito cuidado com as informações de motores já rodados que fazem ruídos com o ruído dos tuchos que é bem acentuados. Neste caso a bomba não resolverá, é que tem gente que ouve um ruido e já acha ser tuchos, sendo que em ponto morto, tudo gira, inclusive engrenagens da caixa e elas fazem ruídos também.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
micheloz
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 07 Out 2015, 14:06
Nome Completo: Michel Silva Souza
Cidade: osasco
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

BARULHO "TEC TEC" VINDO DO MOTOR FRIO E LUZ DA INJEÇÃO ACESSA [VECTRA B]

por micheloz » 03 Abr 2017, 15:33

Pedro Carvalho escreveu:Fuente del Mensaje Galera, esqueci de comunicar aqui o desfecho ... mas pra nao deixar sem resposta , to aqui...

Após levar no mecanizo para a ultima revisao antes da viagem, efetuamos a troca da embreagem e alguns componentes como buchas e batentes da suspensão para o carro ficar mais gostoso e eliminar alguns barulhos...
RESUMIIIINDO... Foi feita a troca do óleo, colocado o especificado de acordo com o manual e adicionamos o famoso MILITEC!!!
RESULTADO.. na primeira partida do dia seguinte fez o barulho de novo, e após isso NUNCA MAIS, até hoje nunca mais escutei o barulho, a luz da injeção não acendeu mais, e o carro esta muito gostoso!!! RECOMENDO todos a colocarem o MILITEC, estava lendo os benefícios dele e comecei a me perguntar porque nunca usei... e agora nunca mais vou parar de usar!
Mas é isso galera, valeu por todas as dicas e conselhos que me deram

RafaelGRolim escreveu:Fuente del Mensaje O meu 8v batia tucho quando eu tinha o cabeçote original, depois disso comprei um cabeçote roletado e continuou a bater tucho quando , dai eu começo a achar que talvez nao seja problemas nos tuchos em si, mas talvez seja algo no pescador ou bomba de óleo estou certo?

Obs " Uso oleo grosso 20w50 e militec"


Notou alguma "vantagem" diferença ao trocar pelo cabeçote roletado ?

Ele é plug and Play ou tem que fazer alguma alteração ?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

BARULHO "TEC TEC" VINDO DO MOTOR FRIO E LUZ DA INJEÇÃO ACESSA [VECTRA B]

por Almeidão » 03 Abr 2017, 16:29

Se ele ainda bate tuchos mesmo voce trocando tudo, Foram trocados os tuchos também? nestes caso o problema passa a ser a bomba de óleo mesmo ou algo ali na linha como a válvula de pressão do óleo no cabeçote, mas se foi trocado isto tudo que foi comentado, acredito que o mecanico deva ter visto esta válvula de alívio que tem nele. Fico mesmo com a bomba.

Cabeçote roletado, na verdade são os balancins que são roletados e não acredito que voce consiga sentir diferença por ser assim. Com certeza fica muito melhor porque estes balancins são comandados girando e assim o desgaste é bem pouco com relação aos balancins comuns. Com o passar do tempo, ai sim ele ainda manterá a mesma abertura das válvulas enquanto um comum já vai ter uma pequena perca e com isto consumindo mais. Bom demais estes balancins roletados

Sds
Imagem

Deivid maffezzolli piuco
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 15 Mar 2019, 08:04
Nome Completo: Deivid maffezzolli piuco
Cidade: Imbituba
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000
Idade: 42

BARULHO "TEC TEC" VINDO DO MOTOR FRIO E LUZ DA INJEÇÃO ACESSA [VECTRA B]

por Deivid maffezzolli piuco » 02 Abr 2019, 15:16

Olá boa tarde
Tenho um vectra 2.2 oh ano 2000 Ele tá andando de boa aí chega a 90 graus acendeu a luz da injeção eletrônica e apagou aí espero uns 20 minutos ele pega de boa esquenta acende a luz e apaga o que será obrigado se afluem souber me avisem por email Deividprecobom@hotmail.com :52:

13 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 269 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.