O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaAr digital depende do sistema de ar quente com valvula?
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

10 mensagens   •   Página 1 de 1
Chevylover
Member
Member
Mensagens: 41
Registrado em: 25 Abr 2013, 01:11
Nome Completo: Chevrolet Driver
Cidade: Porto Ferreira
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Ar digital depende do sistema de ar quente com valvula?

por Chevylover » 06 Jan 2017, 11:56

Boa tarde a todos.

Gente, eu estou planejando por ar digital no meu carro e li inteiro o tutorial de como fazer isso no Vectra, mas não encontrei uma informação que eu dependo meio que urgente por eu estar fazendo manutenção no carro.

a questão é que o meu Vectra usa o sistema de ar quente do primeiro modelo onde ele possui somente as duas mangueiras onde a agua circula constantemente pelo radiador do ar quente sem nenhuma valvula regulando o fluxo como nos Vectra mais novos.

como eu vou trocar o tubo de plastico de tras do motor, eu precisaria saber se teria que ser o tubo apropriado para a valvula do ar quente ou se eu posso usar o igual ao do meu carro com duas saidas paralelas e 2 mangueiras do ar quente

peço aos moderadores para ainda não fundir este topico com o do tutorial pois aquele tem muitas respostas e seria menos visualizado de imediato.

obrigado.

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Ar digital depende do sistema de ar quente com valvula?

por Arquiteto » 06 Jan 2017, 12:48

eu posso estar enganado mas o fato de vc isolar o AR quente não vai atraplhar em nada

digo isto porque vejo muita gente com o ar quente isolado e o AC digital gelando normal

Chevylover
Member
Member
Mensagens: 41
Registrado em: 25 Abr 2013, 01:11
Nome Completo: Chevrolet Driver
Cidade: Porto Ferreira
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Ar digital depende do sistema de ar quente com valvula?

por Chevylover » 06 Jan 2017, 13:07

Arquiteto escreveu:Fuente del Mensaje eu posso estar enganado mas o fato de vc isolar o AR quente não vai atraplhar em nada

digo isto porque vejo muita gente com o ar quente isolado e o AC digital gelando normal



boa tarde, eu não vou isolar o ar quente, o que pretendo é continuar usando o sistema de duas mangueiras sem valvula, e usar o sistema de ar digital.

de fato faz sentido mesmo o ar digital funcionar sem o ar quente, pois imagino que o que ele faz é apenas regular a passagem de ar pela parte quente e pela parte fria, independente de como a parte quente funciona, se é por sistema de circulação de agua constante, ou com valvula.

só que nas pesquisas no clube andei lendo algumas coisas que me deixaram em duvida como, ao acionar o ar quente, o ar digital envia um sinal para uma solenoide liberar vacuo para a valvula de ar quente abrir e começar a circular agua quente no sistema. sendo assim me deixando a duvida do que aconteceria no sistema sem valvula.

e um fato que deixou duvida tambem é que os primeiros Vectra não tinham ar digital, e possuiam o sistema de mangueiras diretas, enquanto que quando começaram a sair os com ar digital, o sistema mudou para o com valvula.

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Ar digital depende do sistema de ar quente com valvula?

por Arquiteto » 06 Jan 2017, 13:41

vou destacar o que vc escreveu ...

"o ar digital envia um sinal para uma solenoide liberar vacuo para a valvula de ar quente abrir e começar a circular agua quente no sistema"

veja se seu carro tem o ... solenoide esta perto do filtro do AC ...

se não tiver o controle do ar quente era feito de outra maneira certo ,,,

Chevylover
Member
Member
Mensagens: 41
Registrado em: 25 Abr 2013, 01:11
Nome Completo: Chevrolet Driver
Cidade: Porto Ferreira
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Ar digital depende do sistema de ar quente com valvula?

por Chevylover » 06 Jan 2017, 13:58

o meu carro possui esta peça com uma mangueirinha preta que é ligada na tbi. seria isso?

Imagem

ela fica um pouco atras do alojamento do modulo de injeção

Gabriel Abrahão
GLS member
GLS member
Mensagens: 685
Registrado em: 07 Abr 2013, 16:37
Nome Completo: Gabriel
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Ar digital depende do sistema de ar quente com valvula?

por Gabriel Abrahão » 06 Jan 2017, 14:28

Acho quem um membro, conseguiu fazer a adaptação do ar analógico para o ar digital, mas lembro que deu um trampo do caramba para fazer. Lembro que no meu Vectra CD, tinha uma conexão que encaixava 3 tubos, perto da parede corta fogo e tinha um diafragma que regulava a passagem da água.

Provavelmente esse tópico possa te ajudar.
Atual: Honda Civic LX 2003/2004 - Fotos

Ex: Ford Fiesta 2016/2017 - Fotos

Ex-Vectra CD 2003/2003 - Fotos

Chevylover
Member
Member
Mensagens: 41
Registrado em: 25 Abr 2013, 01:11
Nome Completo: Chevrolet Driver
Cidade: Porto Ferreira
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Ar digital depende do sistema de ar quente com valvula?

por Chevylover » 06 Jan 2017, 14:36

esse topico é o que eu ja li inteiro, e la não achei nada que me tirasse essas duvidas. estou ciente de que vai dar bastante trabalho, mas gosto de me distrair com essas coisas.

o seu é do sistema com valvula do ar quente, ja o meu não possui essa valvula, ele ja veio de fabrica com circulação de agua direta no radiador de ar quente atraves de duas mangueiras sem valvula. o que busco saber é se o ar digital da certo no meu sistema.

Chevylover
Member
Member
Mensagens: 41
Registrado em: 25 Abr 2013, 01:11
Nome Completo: Chevrolet Driver
Cidade: Porto Ferreira
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Ar digital depende do sistema de ar quente com valvula?

por Chevylover » 07 Jan 2017, 01:28

depois de algumas pesquisas no forum, consegui mais informações. essa peça da foto que postei é o reservatorio de vacuo. no Vectra com ar digital existe uma solenoide eletronica controlado pelo modulo do ar, que ao ligar o ar quente ela faz esse reservatorio de vacuo atuar sobre a valvula do ar quente (abrindo a passagem de agua ou fechando)

pelo que vi no meu, ele só possui o reservatorio de vacuo, não consegui ver a solenoide. mas se caso eu colocasse mesmo o ar digital não seria possivel ligar uma solenoide só pra enganar o sistema e não ficar acusando erro, e usando o sistema de mangueiras diretas?

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Ar digital depende do sistema de ar quente com valvula?

por Arquiteto » 07 Jan 2017, 09:49

demorei pra ver sua indagação sobre a peça ... reservatorio de vacuo

quando ele ja esta ruim ...não segura o vacuo vc ouve uns assovios com o AC ligado

ja vi relatos aqui de alguns vectras que mesmo não tendo ar digital tem o chicote e conector da solenoide

parado ao lado do filtro do AC que fica debaixo da churrasqueira ... a primeiura coisa e olhar isto

se não me engano este tubo de vacuo sae la da tbi passa pela solenoide e vão para o reservatorio de vacuo

e tem outro que vai para a valvula de ar quente ...

pelo cep chev vc identifica estas ligaçoes

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Ar digital depende do sistema de ar quente com valvula?

por leoborgesl » 07 Jan 2017, 14:18

Arquiteto escreveu:eu posso estar enganado mas o fato de vc isolar o AR quente não vai atraplhar em nada

digo isto porque vejo muita gente com o ar quente isolado e o AC digital gelando normal


Confirmando a resposta do Arquiteto...

O AC funciona normal, independete do ar quente. O meu tá assim.

E falo que gela até mais!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

10 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 146 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.