O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & Elétrica[VECTRA C] Cheiro de "enxofre" saindo do escapamento
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

4 mensagens   •   Página 1 de 1
gmoraes
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 18 Fev 2017, 14:59
Nome Completo: Gian Cleber de Moraes
Cidade: Bragança Paulista
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

[VECTRA C] Cheiro de "enxofre" saindo do escapamento

por gmoraes » 18 Fev 2017, 15:14

Boa tarde Vectra lovers, tudo bom?

Sou novo aqui no fórum, mas gostaria de saber se algum de vocês já passou pelo problema mencionado no assunto.

Alguns meses pra cá, meu Vectra Elegance 2.0 8v Aut. (que já tem 117 mil kms) começou a emitir um cheiro forte pelo escapamento depois de um tempo usando. Aí eu ia percebendo esse cheiro quando parava em um semáforo (e as janelas abertas, o cheiro entrava no carro), quando estacionava e principalmente quando dava ré (ou seja, saindo do escapamento e na ré ele entrava dentro do carro). Até então, estava abastecendo com álcool, mudei para gasolina, mudei de posto pois algumas pessoas dizem que pode ser gasolina ruim, mas nada disso adiantou.

Aí resolvi levar na Chevrolet (Luchini), e ao passar o raster foi detectado um problema no sensor de oxigênio (acredito que seja mesma coisa que "sonda lambda"). Peça + serviço R$700,00.
Mandei fazer, pois estava me incomodando muito o problema.

Porém, o que acontece é que mesmo depois da troca, o cheiro permanece, um pouco mais fraco mas ainda existe. Voltei lá, ele passou o raster novamente e não detectou nada, só que nesse dia em específico não estava saindo o cheiro (não é todo dia que acontece). Ai ele me disse para levar de volta quando acontecesse. Porém ainda não tive tempo para tal, pois parece que ele sempre vem nas horas inoportunas quando eu não posso levar. Ou pior, é eu chegar lá e o cheiro parar, haha.

Ouvi dizer que poderia ser problema no catalisador, mas se fosse, o raster deles não deveria ter acusado? Nem mesmo o próprio mecânico soube pensar o que poderia ser... quem sabe algum de vcs passou por uma situação parecida e tem alguma luz sobre o assunto!

Obrigado!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[VECTRA C] Cheiro de "enxofre" saindo do escapamento

por Almeidão » 18 Fev 2017, 18:58

Eu acho que este cheiro é comum, é o catalizador trabalhando e parece corretamente, bem isto eu acho e piora mais quando fura o escapamento onde o cheiro espalha por baixo ao invés de sair lá atrás ou até mesmo quando estoura o escapamento deixando ele mais livre. Sobre a sonda, 117 mil já era para ser a segunda troca, então fizeste o correto trocando a.
Imagem

gmoraes
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 18 Fev 2017, 14:59
Nome Completo: Gian Cleber de Moraes
Cidade: Bragança Paulista
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

[VECTRA C] Cheiro de "enxofre" saindo do escapamento

por gmoraes » 20 Fev 2017, 07:30

Olá Almeidão.

A coisa é que é um cheiro que nunca existiu tão forte. Imagino que o correto seja esse cheiro se dissipar antes de sair pelo escapamento, pois não costumo sentir um cheiro forte assim em outros veículos.

Realmente pode ser algo no escapamento, será que existe algum filtro ali? Engraçado que o próprio mecânico da Chevrolet nem olhou isso, ou olhou mas não me falou nada então...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[VECTRA C] Cheiro de "enxofre" saindo do escapamento

por Almeidão » 21 Fev 2017, 20:20

O filtro é o catalizador e é ele que transforma o cheiro de combustível em este cheiro diferente e se tiver um furo ou vazamento no decorrer da descarga e normalmente é depois do catalizador, ele vai realmente se dissipar.

Sobre o mecânico da Chevrolet, infelizmente ele vão pela leitura do computador, o problema é que ele nem são tão mecânicos assim como parecem ser e nem são tão bons em leituras de informática. Não quero dizer que com isto este em específico não esteja certo, mas a tendência é que em 5 deles 4 erram. Um exemplo, quando se coloca no computador e o mesmo lhe dá que ele tem mistura rica, cabe ao mecânico ter uma ideia no que seja, o computador não diz qual é a peça estragada, aí seria fácil demais.

Um carro acusando problema na sonda lâmbda numero 2, isto porque ele tem duas. Sabe qual era o defeito? um bico injetor com o conector mal encaixado e que as vezes funcionava e as vezes não.

Sds
Imagem

4 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Rkioto e 128 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.