O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaVectra 2.0 ano 2009 com consumo de 14km/l no etanol...
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

14 mensagens   •   Página 1 de 1
123456789
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 07 Abr 2017, 10:26
Nome Completo: Luiz Henrique Souza
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Vectra 2.0 ano 2009 com consumo de 14km/l no etanol...

por 123456789 » 10 Abr 2017, 08:44

Bom dia Pessoal..

Meu nome é Luiz e acabei de entrar para a família do Vectra, estou muito satisfeito com meu vectra, realmente um carrão...

Pessoal, uma coisa me chamou atenção a 3 anos atrás quando fiz uma viagem com meu padastro de Belo Horizonte até botucatu SP.

Foi completado o tanque do carro de etanol e fomos com carro cheio 4 pessoas mais malas e um total de 765 KM rodados até destino final, uns 20 minutos antes de chegar o carro acendeu a luz de reserva.

Na época não fiquei impressionado pois estava imaginando que um carro deste tinha um tanque de uns 80 litros de combustível...

Minha surpresa foi agora a pouco que comprei em janeiro deste ano um carro idêntico ao dele um vectra expression porem o meu é ano 2010/2010 e descobri que o tanque é por volta de 60 litros no máximo, então fazendo as contas simples são 765 dividido por uns 54 litros de etanol uma média de 14.1km/litros com carro cheio pesado e ar-condicionado ligado na maior parte do tempo.

O máximo que consegui fazer com meu vectra no etanol foi 10.2 litros com carro vazio .

Após varias pesquisas vi que essa autonomia é a correta para o vectra, sendo assim entrei em contato com ele para saber o pq o carro dele fazia essa média.

Ele me contou que conheceu um cara em Goiânia que fazia umas modificações no carro e prometia até 50% de economia, então pagou em 2011 4mil reais pelo serviço, o carro ficou super econômico. Porem teria que usar somente etanol como combustível ou gasolina pódium.

Mas logo ele contou que foi indicar este cara para modificar um vectra de um amigo dele e não encontrou mais esse cara, e procurando ele descobriu que o cara foi morto em um assalto .

Hoje ele não é mais casado com minha mãe mas deixou eu olhar o carro e dirigir ele também, descobri algumas coisas, o carro é um pouco amarrado em ganho de giro, fizemos os testes de arrancada de segunda marcha para terceira e meu carro carro ficou bem na frente uns 15 metros, outra coisa que percebi é o torque parece maior abaixo de 2000RPM em certas subidas com o pé em baixo o carro dele mantem a velocidade constante e o meu vai caindo devagar.

Agora modificações no motor que percebi é que tem uma caixinha parecendo uma central que está ligado nela a sonda lambda e o sensor de temperatura da admissão com o sensor MAP, estes dois sensores sai do carro vão para essa central e depois sai e vão para a central do carro, a central parece estar blindada por uma resina preta, não tem como abrir Essa caixinha preta também recebe sinal que vem do RPM e ignição.

Pessoal alguém conhece alguma coisa o pode me ajudar a entender o que foi feito nesse carro? Eu sozinho ainda não consegui descobri, mas acho que se conseguirmos será uma coisa do agrado de todos nós da família do vectra.

Muito obrigado pessoal, me desculpem se não me espressei bem de alguma forma.
Grande abraço

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vectra 2.0 ano 2009 com consumo de 14km/l no etanol...

por Almeidão » 10 Abr 2017, 19:35

É amigo, acho um investimento muito alto para fazer um carrão como o Vectra se tornar um carro mil. Não quero nem tentar descobrir o que foi feito, só de você comprovar que o carro não é o mesmo, já me deixa naquela certeza que nada vem de graça, ou seja te dá algo com uma mão e te toma com a outra.
Não existe magia, e o Vectra apesar de antigo, no caso do meu, ele tem uma tecnologia muito avançada, ele não desperdiça combustível, usa o que precisa e se eu precisar dele ele aceita.

Só acrescentando alguma coisa sobre economia, eu não gosto do GNV e já expus aqui várias vezes e esta semana aconteceu um acidente horrível e acredito que muitos viram isto. Será mesmo que vale apenas economizar tanto e transportar esta bomba dentro do carro?

Sds
Imagem

123456789
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 07 Abr 2017, 10:26
Nome Completo: Luiz Henrique Souza
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Vectra 2.0 ano 2009 com consumo de 14km/l no etanol...

por 123456789 » 12 Abr 2017, 13:20

Muito obrigado pela resposta Almeidão.

Se eu conseguir desvendar o sistema vou colocar a opção de desativar como se fosse modo esportivo e modo econômico.

E sei la, pelo menos para mim aqui na capital dentro da cidade acho que nunca cheguei a precisar mais de 100cv..rss acho que nunca cheguei nos 4000 giros na cidade tbm. Mas confesso que gostaria de dirigir um carrão como o vectra na hora de abastecer ter sempre 50% de desconto ou o mesmo que pagar 1 real e 20 centavos no etanol...

Estou pensando a logo prazo tbm veja só uma conta de açougueiro;

Ele já rodou 155 mil km depois de instalado, se um carro original fizer uma média geral de 9km/l nesse 155 mil km rodados então foi consumido 155000/9 = 17.222 litros de combustíveis consumidos se tiver abastecido somente com gasolina a um preço médio geral de 3,49 temos um gasto de combustível final de 3,4*17.222 = R$ 60.104,78

Com esse sistema "suponho" que ele teria rodado 155 mil km no etanol a um preço médio geral de 2,29 e vamos imaginar que o carro com o sistema econômico apresentou uma média geral de 10km/l... então seriam 155000/10 = 15.500 litros de etanol comprado por um preço geral de 2.29 o litro, então são 2.29*15500 = R$35.495,00..

Nada mais é 24 mil e 600 rais ganhos até o momento só de economia "me desculpem se fui muito grosseiro nas contas"...


Essa simples economia em outros olhos fez pagar todas as despesas com manutenções desgastes e a famosa desvalorização do veículo.

Dez de já agradeço...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vectra 2.0 ano 2009 com consumo de 14km/l no etanol...

por Almeidão » 12 Abr 2017, 16:12

Amigo, isto é loucura kakkakakka, claro que a economia nos enche os olhos, afinal é o que sempre procuramos, mas até acho que voce poderá conseguir já que não se importa com a perca de potencia dele etc. Até concordo que andar na rua não precisaria tanta potencia, tanto que tem alguns carros 8 cilindros que automaticamente desligam 4 ao andar mais suáve e lógico a economia aparece neste veículo que quando precisa basta pisar fundo que vira um avião, tanto na celocidade como no consumo.
Eu uma das poucas vezes que dirigi um carro GNV, era um santana, era inclusive um carrão e foi colocado gás nele na posição mais econômica que poderia colocar, confesso que nçao entendo disto, mas era aquele que ao pisar mal injtava o gás. Dei uma volta na rua e nõ gostei mesmo, até no transito de rua ele me fez raiva.
Comento agora de outro sistema econômico, eu em uma desta viagens minha aluguei um prius e achei o sistema fantástico e comprovei que na rua ele pela ajuda da bateria fez comigo uma média de 35 km litro, e na estrada onde eu exigi mais dele, ele fez uma media de 24. Isto é comum, na estrada usamos mais gasolina, na rua usamos mais a bateria. A unica coisa que vi diferente nele é ter a sensação de ter ele desligado sempre ao parar, não dá outra, parou e o motor está apagado mesmo, mas isto não atrapalha em nada. Estava em porto Rico e quem conhece sabe que San Juan é impossivel de andar, uma é pelo trafico e outra pela lentidão as quais respeitam as leis americana, nas Rodovias de lá, andei uns 500 KM e é uma super rodovia. Até acho que aqui ele iria beber um pouco mais, mas ainda seria muito economico.

O motivo de eu lhe contar esta história, é simples. Tentaram importar esta tecnologia, e ainda estão mas o governo Brasileiro que luta tanto para economizar, taxou este carro com um imposto nada convincente. Minha dica é, se voce achar esta economia que buscas, não conte pra ninguem, é perigoso tirar possibilidades de vendas da poderosa nossa aqui.

Sorte ai.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Vectra 2.0 ano 2009 com consumo de 14km/l no etanol...

por Ju_Bueno » 12 Abr 2017, 16:48

Sábias palavras Almeidão! Pro governo não é nada interessante que o "povo" tenha acesso a veículos ultraeconômicos. Pra ele, quanto mais o povo gasta, mais arrecadação, mais empregos gerados (supostamente) e a Petrobrás rendendo pra meterem a mão.

Qdo o Luiz Henrique comentou que o tal mecânico foi morto num assalto, passou pela minha ingênua mente que apagaram o cara a mando de um magnata do petróleo - ou da cana... :-?
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vectra 2.0 ano 2009 com consumo de 14km/l no etanol...

por Almeidão » 12 Abr 2017, 21:48

Eu não quis comentar isto, mas se buscar na história Americana onde as leis são mais severas, houve vários assassinatos por isto e uns sumiram sem deixar vestígio etc. E lá, em várias companhia, não é um monopólio igual aqui e no restante da América. Se bem que aqui e no Uruguay é uma vergonha o preço, sendo aqui mais vergonhoso pela mistura do Álcool que passa a custar uma fortuna ao misturar. É o que pagamos por ter um povo sem cultura e que amam esta gente que ferra o país, e agora dão um aumento de 40 contos para o salário mínio e todos ficam feliz. Sorte nossa que tínhamos um que só tem 9 dedos, 10 é mais doloroso.
Aqui um coitado todo feliz mostrou no Fantástico um carro movido a água, nunca mais ele foi visto kakakkakakkak

A melhor ideia para o nosso amigo ai, é colocar mais dois cilindros no Vectra dele, é mais seguro, eu já estou até pensando em colocar um bico extra, assim seria 5 injetores, quatro para o carro e um somente para poder me manter vivo por mais tempo kakakkakkakak.

https://alopresidentabr.wordpress.com/2 ... qui-sumiu/
Imagem

josuelavorcosta
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 08 Set 2015, 07:04
Nome Completo: Josué Lavor Costa
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Vectra 2.0 ano 2009 com consumo de 14km/l no etanol...

por josuelavorcosta » 15 Mai 2017, 07:29

Sad, but true.

tem também a história do argentino que também arrumou um esquema de economia com moto a AR. desapareceu do mapa também.

tecnologia de consumo deve existir de montão aí, mesmo com próprio combustível fóssil, mas entrar no mercado é a verdadeira luta que muitos não estão dispostos a comprar.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vectra 2.0 ano 2009 com consumo de 14km/l no etanol...

por Almeidão » 15 Mai 2017, 15:40

O ar comprimido é uma realidade e na França estão desenvolvendo e já existe motor assim, aqui na nossa região todas as máquinas de polimento e lixadeiras são por ar comprimido, a maquina de tirar parafusos é a ar comprimido e tem uma potencia terrivel. Embora eu tenho muito medo de reservatório de ar ou gás, sem duvida que o funcionamento é perfeito. Não podemos esquecer que logo quando começou os carros GNV, era super barato, hoje só é mais barato e mais nada. Se deixarem o motor funcionar por ar, com certeza nós vamos pagar uma taxa para respirar kakkakakakkakakkaka.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Vectra 2.0 ano 2009 com consumo de 14km/l no etanol...

por Ju_Bueno » 15 Mai 2017, 15:44

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Se deixarem o motor funcionar por ar, com certeza nós vamos pagar uma taxa para respirar kakkakakakkakakkaka.

Bem por aí...
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

123456789
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 07 Abr 2017, 10:26
Nome Completo: Luiz Henrique Souza
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Vectra 2.0 ano 2009 com consumo de 14km/l no etanol...

por 123456789 » 20 Mai 2017, 16:30

Então galera, é o seguinte, realmente carro fica mais econômico, mexendo nos sensores, o resumo da história toda é empobrecer a mistura, isso pode ser feito por meio de modificações nas leituras dos sensores das duas sondas labdas em conjunto com sensor de pressão, ou uma central fulltec criando um novo mapeamento, fiz teste utilizando até 65% menos combustível que normalmente os bicos injetariam para um determinado volume de ar dentro do cilindro, o resultado foi incrível, sabe o que acontece?

Bom como a potência cai muito, vc tende a andar com o pé praticamente afundado, isso resulta no corpo de borboletas todo aberto na maioria do tempo, e o mais incrível que quando entra nessa condição, o barulho do motor do carro muda, passa a ter o mesmo barulho de motor a diesel, legal mesmo, até pessoal que chegou a andar do meu lado no trânsito e paro no sinal me perguntam se meu carro está com motor a diesel ou se exite motor a diesel para modelo do meu carro, economia é grande...

No entanto conversei com um engenheiro de testes dos motores Fiat, ele disse que o motivo do barulho igual ao de motor a diesel, é que um grande excesso de oxigênio no cilindro faz com que a expansão dos gases no momento da centelha da vela ocorra com o dobro da velocidade do que no modo de operação em estequiometria.

E isso pode colocar o grande risco pois a detonação dentro do cilindro ocorre um pouco antes dele terminar de subir, para começar a expandir quando ele estiver já descendo, como a expansão dos gases está mais rápida pode estar forçando os o pistões enquanto eles ainda estão em subida. Isso explica dois fatores, eu obtive economia mas também obtive perda de potencia, ele disse que tenho que ajustar o angulo de ignição para nova razão de estequiometria, ai vou voltar a ter quase mesma potência mas sem perder a grande economia. Inclusive disse que tem um projeto de motor que está guardado e esse projeto o motor não te corpo de borboleta, mas possui bicos injetores e velas, motor vai trabalhar de forma parecida com motores diesel de caminhão, porem vai funcionar com alcol e gasolina e até com 30% de diesel misturado a gasolina. Será motores de 3.0 cilindradas com consumo de motores 1.4...

Então, não vou fazer tutorial nem ensinar como ter um carrão como vectra e gastar com combustivel igual quem tem uno 1.0 gasta pq como o cara lá morreu e outros que ja ouvi falar morreram eu tbm não quero entrar na lista.. mas fica ai a dica pra quem quiser tentar fazer por contra própria.

Grande abraço pessoal, muito obrigado pela ajuda que todos deram.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vectra 2.0 ano 2009 com consumo de 14km/l no etanol...

por Almeidão » 20 Mai 2017, 22:47

Amigo, sobre o diesel, ele é um combustível bem diferente da gasolina, o motor diesel não tem velas, a própria injeção ao injetar ele com o pistão comprimido já faz ele inflamar e é um motor bem robusto e de baixa rotação, totalmente diferente da gasolina e do álcool que injeta antes de comprimir e precisa uma centelha para inflamar e é um motor de alta rotação. O diesel é um produto menos inflamável com fogo e muito inflamável ao ser comprimido. A gasolina já é o contrário, muito inflamável com fogo e zero ao ser comprimida. Será bem difícil ter o Diesel misturado a gasolina tanto para os carros a diesel como para os carros a gasolina.
Sobre a mudança que você fez, o carro funcionando fora do ponto pela quantidade errada de combustível, você economiza gasolina e ferra o motor, já comentei sobre isto, você pensa que está ganhando e na verdade não, até o motor flex eu acho que não ganham usando álcool.
Também comentei que um motor gasolina usa uma parte de ar e uma parte de gasolina, isto é calculado de acordo com a cilindrada dele, logo se colocar mais ar, ele funciona muito broxa, se colocar gasolina demais ele afoga. A verdade é que você pode colocar um motor de Vectra em um Corsa, mas não dá para usar um de Corsa no Vectra.

Os aviões a Jatos médio para grande e mesmo os de motores , usam a querosene como combustível, muito parecido ao díesel que não inflama tão fácil como a gasolina.

Este teste é fácil de fazer, arruma um pouco de diesel, entorna em qualquer lugar ou recipiente, pegue um fósforo e tente incendia lo. Com a gasolina e o álcool não precisa nem tentar que já sabemos o que acontece.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Vectra 2.0 ano 2009 com consumo de 14km/l no etanol...

por Ju_Bueno » 21 Mai 2017, 19:12

Esse barulho parecido ao do motor à diesel não é a detonação, conhecida também como batida de pino ou motor grilando que tanto incomoda em alguns motores flex e em cabeçotes rebaixados além do limite?
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vectra 2.0 ano 2009 com consumo de 14km/l no etanol...

por Almeidão » 22 Mai 2017, 08:53

É isto mesmo, tendo compressão errada ele avança o ponto de ignição e como o pistão ainda não chegou em cima ele leva um bom regaço antes de descer e o por isto o barulho de batida de pino. Este ruído pode ser sentido também quando estraga uma sonda lambda e a qualquer marcha colocada errada ou qualquer momento que forçar para subir, ele irá bater.
Muitos anos atrás, os mecânicos comentava que estava batendo platinado, e acontecia muito com as Variantes e lógico por falta de cuidados. Ou seja desde sempre os mecânicos vem errando nos diagnósticos.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Vectra 2.0 ano 2009 com consumo de 14km/l no etanol...

por Ju_Bueno » 22 Mai 2017, 11:31

Puxa, difícil acreditar que alguém ache isso legal e, pior ainda, causar propositalmente... :13:

É aquela velha lógica: o motor foi projetado por engenheiros pra funcionar assim. Com alguma leve intervenção pode-se extrair alguma pequena melhora em consumo e ou desempenho sem trazer problemas. Qualquer promessa que seja mirabolante, ou só prejudicando o funcionamento adequado do motor e sua durabilidade ou mesmo só no efeito placebo :52:
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

14 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 472 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.