O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaIsso é problema de batente ou amortecedor?
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

5 mensagens   •   Página 1 de 1
luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Isso é problema de batente ou amortecedor?

por luizhbh » 18 Abr 2017, 11:30

Compadres, esses dias eu notei que esse coxim, batente ou sei lá o nome do meu carro tava "levantado" conforme a foto abaixo.

O carro tava no cimento liso e nivelado, com as rodas dianteiras sem esterçamento.

A torre da suspensao ESQUERDA tá normal, só a esquerda que tá assim. As molas são RECENTES, originais, trocadas junto com os amortecedores Cofap Turbogás em algum ponto entre o final de 2013 e inicio de 2014. Nao peguei pancadas fortes ou coisas que causassem algum dano.

Isso é problema com:
- Amortecedor arriado?
- Coxim ou batente estourado?

Ou poderia ser o que mais suspeito, que foi o mecânico ter montado o conjunto do amortecedor e caiu no velho golpe de montar aquele copinho com o localizador fora de alinhamento ?

As fotos estao de cabeça pra baixo, não sei por qual motivo, já que no meu computador estão normais, e testei inclusive mandando uma delas invertida, mas mesmo assim nao adiantou! :15: :15:

Imagem

Imagem
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Isso é problema de batente ou amortecedor?

por Almeidão » 19 Abr 2017, 11:20

Fique tranquilo, eu aqui virei o Notebook de cabeça pra baixo e vi as fotos legal kakkakak

Isto é problema do coxim e não pense que ele ficará sempre assim, aliás o seu está bom, esta arruela grande com borracha só serve como marca, se afastar muito é pra trocar o coxim porque ele estourou de vez, se afastar um pouco mostrará que o coxim está indo embora. O correto é sempre trocar amortecedor e coxim, e com certeza antes do amortecedor estragar o coxim já vai ter uma folguinha ali e mesmo se voce montar com amortecedor ruim, ainda assim o coxim se for novo ficará no lugar certo e se montar um velho e mesmo o amortecedor for novo ele ficará com folga, então nada de acusar o mecanico por isto. O meu tem mais folga que o seu, preciso trocar o meu e não estou animado estes dias apesar que aqui é feriado 21 e 24.
Não tem uns ruidos que as vezes reclamam aqui de um blug, blug na frente do carro em pisos irregulares? É isto ai o causador, mas o seu ainda acho que não causa este ruido. Só lembrando, mesmo o coxim novo esta arruela não fica apertada na carroceria, ela só encosta esta borracha.
Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Isso é problema de batente ou amortecedor?

por Arquiteto » 19 Abr 2017, 17:08

Imagem

Imagem

luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Isso é problema de batente ou amortecedor?

por luizhbh » 19 Abr 2017, 22:44

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Fique tranquilo, eu aqui virei o Notebook de cabeça pra baixo e vi as fotos legal kakkakak

Isto é problema do coxim e não pense que ele ficará sempre assim, aliás o seu está bom, esta arruela grande com borracha só serve como marca, se afastar muito é pra trocar o coxim porque ele estourou de vez, se afastar um pouco mostrará que o coxim está indo embora. O correto é sempre trocar amortecedor e coxim, e com certeza antes do amortecedor estragar o coxim já vai ter uma folguinha ali e mesmo se voce montar com amortecedor ruim, ainda assim o coxim se for novo ficará no lugar certo e se montar um velho e mesmo o amortecedor for novo ele ficará com folga, então nada de acusar o mecanico por isto. O meu tem mais folga que o seu, preciso trocar o meu e não estou animado estes dias apesar que aqui é feriado 21 e 24.
Não tem uns ruidos que as vezes reclamam aqui de um blug, blug na frente do carro em pisos irregulares? É isto ai o causador, mas o seu ainda acho que não causa este ruido. Só lembrando, mesmo o coxim novo esta arruela não fica apertada na carroceria, ela só encosta esta borracha.



Então.. o unico ruido mais pronunciado que ele ta fazendo é um estalo quando entro na minha garagem. Vou explicar como é: minha rua é uma subida com razoavel inclinação, considere o relevo de Belo Horizonte... meu predio é num morro.. hehehe!
E minha garagem é no subsolo em relação à rua, e tem uma rampa de descida na entrada. ENtao eu subo a rua, e esterço quase tudo à direita pra entrar na garagem que fica numa rampa de descida.

A suspensao abre e fecha quase toda nesse movimento. Quando o carro alinha na rampa de descida ele faz um TOC apenas do lado direito e mais nada. Essa foto eu tirei no dia em que troquei o silencioso. Mas já reparei de outra vez na minha garagem que esse espaço estava maior.

Seria isso efeito da má pratica do mecanico que instalou o localizador erroneamente? Eu lembro que ele comentou algo comigo sobre o alinhamento do copinho e tal.. e logo depois vi um post com um video seu aqui falando da posição certa do conjunto...
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Isso é problema de batente ou amortecedor?

por Almeidão » 20 Abr 2017, 09:48

Se ele foi colocado errado, este ruído pode aparecer quando você gira o máximo e mantem girado para entrar em um local parecido ao seu. Mas se ele colocou errado, não será difícil de ver, basta você olhar embaixo com uma lanterna ou em local bem claro que você vai ver se o copinho ou plástico protetor da haste está numa posição reta na qual onde o carro sobe ou desce e ele não toca em nada. Eu prefiro a posição correta onde ele não toca em nada e nem força o amortecedor pra qualquer lado, assim ele estará na posição correta e os amortecedores trabalharão certo dando uma melhor estabilidade e melhor ainda, durarão bem mais por subir e descer sem ser forçado dos lados.

Uma forma boa de conferir isto é: Levantar o carro, soltar os dois parafusos que prende amortecedor embaixo, deixar o conjunto cair, lógico com um macaco segurando e depois com o amortecedor solto verificar se ele está na posição de montagem sem ser forçado para os lados. vou tentar ainda explicar melhor, onde você solta os dois parafusos e ao soltar o amortecedor que estará somente preso em cima, ele terá que ficar na posição de voltar a peça a ser parafusado sem que tenha que arrastar ele para os lados, frente ou trás. Estando ele com o coxim no local certo, ele estará na posição certa para colocar os dois parafusos que prende ele.

Assim eu faço, e mesmo colocando o coxim superior na posição, ainda confiro antes de montar.

Mas o problema que voce nos passa, pode ser também pivor inferior, homocinetica, pivor de direção, bieleta ou até mesmo as buchas do estabilizador.
Imagem

5 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 443 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.