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Manutenção, Mecânica & ElétricaComo retirar caixa de reles e fusíveis debaixo do painel?
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Anderson GM
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Como retirar caixa de reles e fusíveis debaixo do painel?

por Anderson GM » 17 Jul 2017, 08:36

Vectra Gls 99 8v
Boa tarde estava com um problema no comutador... horas bate carro acionava o arranque ,horas não. Era apenas um desgaste nas plaquinhas.
Porém achei um defeito maior ao mexer, os fios que saem da "tomada" do comutador, um deles está provavelmente aquecendo e com muito zinabre o que está fazendo um caos naquele chicote.
Minhas duvidas são:

O que faz cada fio destes que saem da ''tomada'' do comutador?

E como retiro a caixa de reles e fusíveis debaixo do painel sem causar nenhum estrago? (achei 3 parafusos e o encaixe do outro lado, mas tem alguma coisa que ainda impede sua saída...)

Obrigado
Att,
Anderson G.

isaaccastanha
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Como retirar caixa de reles e fusíveis debaixo do painel?

por isaaccastanha » 17 Jul 2017, 10:03

Olá amigo, esses dias precisei abaixar a caixa de relê pra verificar uma situação. Tem dois parafusos na parte superior da caixa de relê, precisa se abaixar para ver. Só remover e fazer a festa. Quanto aos fios do comutador infelizmente vou ficar te devendo...

Abraços

Att

Almeidão
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Como retirar caixa de reles e fusíveis debaixo do painel?

por Almeidão » 17 Jul 2017, 10:39

Soltar os 3 parafusos de cima, soltar o gatilho embaixo e puxar para baixo que ela solta.

Sobre o zinabre do fio, pode ser um mal contato e não saberia dizer ao certo o que todos os fios fazem a não ser se eu for mexer, mas isto não farei porque já mexi muito ali.

Uma coisa é certa, você eliminará um milhão de problemas se você colocar um relê para ligar o carro, sem contar que o comutador vai durar bem mais e eliminará mais um monte de problemas se você colocar um relê para acender os freio ao pisar no mesmo, ai sim seu comutador irá estragar de velho e não por usar demais. Aliás, ao pisar no freio o comutador sobre e ficar muito tempo pisado tipo em transito, ele derrete e nçao tem como parar no transito sem pé no freio para avisar quem vem atrás que você está parado.

Dica para relê ao ligar o carro. um dos fios que chega no comutador, é energia, ele é grosso e vermelho o outro vermelho vai para o arranque direto. Relê de 50 amperes 4 terminais, pegar o fio vermelho que vai para o arranque, corta ele e exatamente a parte que vai para o arranque, coloque 87, depois no fio vermelho chegando no comutador, você solda outro fio, pode ser de 4 mm, este você irá ligar no terminal 30 do relê, aquele fio do comutador que você cortou e que está solto você liga no 85, e no 86 você liga um negativo, tire de onde você quiser, fazer um negativo ali é fácil. Não faça gambiarra, se você não achar um alojamento para relê, solde os fios nos terminais e isole tudo, não faça emenda sem fazer solda e não use soldador de 40 amperes porque os fios são grossos e não aguenta a soldar. Use um de 70, cabo verde, este aguenta.

Agora quando você ligar o carro, vai passar pelo comutador apenas uma energia de baixa tensão e armar o relê que vai transportar a energia alta para o arranque e assim nçao forçar o relê.

O freio já é mais complexo, mas já faz tempo que eu ao pisar no freio, o sensor dele que estragava um em cada 3 meses, hoje manda baixa tensão para um relê e este relê transporta a energia alta para as lampadas.

Faça do comutador e depois veremos o resto.
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Anderson GM
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Como retirar caixa de reles e fusíveis debaixo do painel?

por Anderson GM » 18 Jul 2017, 03:19

Opa, obrigado aos dois, em questão é este fio vermelho de bitola menor que está causando o caos, então é o do arranque mesmo.

Almeidão
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Como retirar caixa de reles e fusíveis debaixo do painel?

por Almeidão » 20 Jul 2017, 08:43

Lá no arranque, você aperta confere o aperto, é uma chave 13 mm e não pode encostar ali com a bateria ligada. Confere e não aperta muito porque o parafuso pé de cobre, não pode está frouxo, mas cuido ao apertar e pode ser feito por cima mesmo.
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