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Manutenção, Mecânica & Elétricamotor 16v
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alemão
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motor 16v

por alemão » 08 Ago 2013, 14:41

olá amigos. dizem por ai que motor 16v é fria ( talvez por estar em veiculo com motor 1.0) isso é realmente verdade ou é só mito das pessoas menos intendidas?????????
cambio automático da mais problemas que o manual????????

quem puder me ajudar, meus agradecimentos.

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Diego Perroni
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Re: motor 16v

por Diego Perroni » 08 Ago 2013, 15:08

Boa tarde Alemão,

Na Pesquisa encontrei algumas informações sobre o motor 16V, dá uma conferida: http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=17&t=1540&p=19245&hilit=cambio+automatico#p19245
Algumas dúvidas já foram discutidas no fórum, então sempre vale a pena usar a pesquisa.

Eu tenho um 2.2 16V Automatico. O conjunto é muito bom. Confortável, robusto e muito economico. A manutenção é um pouco mais cara sim (mas nem tanto). Se optar por esse motor, tem que ter procedencia. Comprar algo de um dono relaxado vai te trazer sérias dores de cabeça. O cambio automatico não dá problemas desde que as trocas de óleo sejam feitas conforme manda o manual. O que voce gastaria na troca de platô e disco, voce vai gastar com troca de óleo do cambio.

Abraço!
Diego Perroni
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alemão
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Re: motor 16v

por alemão » 08 Ago 2013, 15:16

valeu amigo, muito obrigado. vou dar uma olhada nas demais discusões já realizadas. já me ajudou muito.

att.

Almeidão
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Re: motor 16v

por Almeidão » 08 Ago 2013, 15:23

Motor 16 válvulas é tipo Viviane Araújo, necessita mais cuidado porém é bem melhor que outras Viviane.

Motor de 8 Válvulas necessita os mesmos cuidados que um de 16, porem para aqueles que não gosta de cuidar, ele até funciona um pouco mais mesmo estando em condições de calamidade.

Cambio automático requer mais cuidado precisa de troca de óleo, radiador para o mesmo e o carro consome um pouco mais nas mãos de um bom motorista ao dirigir os dois tipos. Sim, porque o mau faz ele beber até na garage. Este consumo a mais é exatamente a comodidade que ele lhe dá.

Cambio manual, não precisa trocar o óleo e salvo se não estourar um retentor, você nem completa ele. Caso precisar são 1,8 litros e você precisará comprar 2 e sendo sintético original custa 100 cada litro. Tem seus problemas de desgastes e requer um cuidado especial em manutenção mecânica.

Resumindo, o 16 válvula e o cambio automático é bem melhor que o cambio manual e em contra partida, tem um custo mais elevado. Tomando os devidos cuidados que eles precisam ter, você nunca vai falar mal deles como alguns que não cuidarom falam até hoje e a razão disto é o custo maior e deixarom acabar.

Uma pergunta para ti: Você já ouviu alguém falar mal do Corola?
São 16V e são novos, assim que começar o povão comprar este carro la pelo 3º ou 4º dono, verão como vão falar mal dele e a culpa será as 16V. E mais, hoje a maioria que tem problemas vão na concessionária, então até os mexanicos aprenderem a mexer nele vai ser uma festa.

Sds
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Re: motor 16v

por QuackMastter » 08 Ago 2013, 15:36

esta historai ae de 16v é pra quem nao cuida, pra quem cuida é um carro pra vida toda.

Me responde a maioria dos motores linha honda,hyundai entre outros, nao sao 16v!!? rsrs.
abraços!

alemão
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Re: motor 16v

por alemão » 08 Ago 2013, 15:43

é isso ai amigo. tudo se resume em manutenção e cuidados com as trocas de óleo quando chegar no tempo de faze-las.
pra quem não quer gastar pra fazer trocas regulares( digo na quilometragem indicada pelo fabricante), certamente não poderá reclamar dos gastos futuros com mecânica. ador de cabeça do cara vai ser infernal.

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Re: motor 16v

por rmthiago » 08 Ago 2013, 16:12

Tenho um 16V e nao me arrependo de nada, tinha um Omega 4.1 dava alguma manutenção, estou na Nuvem com o 16V.

Economico e ótimo carro.

Qualquer carro da manutenção, deixa um carro novo, so andar e nao fazer as manutenções que tambem irar incomodar, carro é o dono e não o motor.
Vectra CD 2.2 16V + Teto Solar
EX:. Omega 95/95 CD 4.1 6cc COMPLETO

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Re: motor 16v

por QuackMastter » 08 Ago 2013, 16:16

depende economico pra quem né rmthiago rsrs...
se pegar aquele que tem 1.0 celta/uno etc...
vai pegar o vectra e falar:
NOOOOOOsa que gastador.

agora pra nos que ja estamos acostumados a fazer dentro da cidade uns 7.8/8 e estrada 11.5/12
é economico pra caramba.
um carro com este tamanho,peso,motor fazendo isso.

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Re: motor 16v

por rmthiago » 08 Ago 2013, 16:20

QuackMastter é oque eu falo.

A gente paga para andar com conforto e segurança.

Queis economia pegar um popular 1.0, econômico e manutenção básica.
Conforto e segurança,"luxo" .etc.... ai se paga o preço.


Prefiro um carro mais velho com conforto e completo, do que um Zero Pelado sem nem tapete kkk

Mais claro vai de cada um.
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Re: motor 16v

por Ricardo Crispim » 08 Ago 2013, 19:22

Almeidão escreveu:Motor 16 válvulas é tipo Viviane Araújo, necessita mais cuidado porém é bem melhor que outras Viviane.
Sds



:38: :38: :38: :38: :38:
Essa foi a maior....
Vou usar!!

Forte abraço!!!!

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Re: motor 16v

por GeorgesNjr » 09 Ago 2013, 08:45

Eu digo depende.

se você quer manutenção mais barata e cuida do motor o 8v dura muito.
o 16V mesmo cuidando requer mais cuidados

se você quer mais torque final e mais velocidade final o 16V deixa o 8v no chinelo.

8v sai na frente na arrancada mas o 16V pega logo em seguida.

16v é mais moderno , carros europeus quase não se ve 8v.
porem o 8v mesmo mais antigo é feito para durar , se cuidado dura muito , muito.

eu acho o torque de baixa do 8v melhor que o torque de baixa do 16v
enquanto o 8v fica esperto logo nas primeiras rotações , exemplo no vectra GT acorda nos primeiros milésimos.
o 16V demora um pouco mais.

8v esgoela mais nas rotações altas , o 16v sequer se incomoda.

Exemplo no Sonic e Cruze que é 16v você trabalha em giros super altos.
o automático do cruze e do sonic para quem está desacostumado com motores de alto giro acha que vai explodir.
em um 8v como meu não preciso subir os giros para ter todo o torque. saio em baixo giros e vou gradualmente subindo.
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Re: motor 16v

por leonardocosta1 » 09 Ago 2013, 20:43

concordo plenamente GeorgesNjr. domingo passado fiz uma viagem de 350 km no meu vectra elgance 2008 manual 8 valvulas, e na br encontrei um vectra elite 2.4 16v automatico. e o carro anda muitooo :11:
o elite sempre na frente e eu colado.

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Re: motor 16v

por luizleoneza » 09 Ago 2013, 22:12

Oi Parceiro Alemão!

Acredito que a galera já comentou bastante sobre a diferença dos motores 8 e 16V.

Eu já tive muitos carros 8 válvulas e alguns 16V (Civic, Palio 1.3, Vectra GSI por 10 anos, Vectra CD e agora um Vectra Elite 2.4) e nenhum deles foi comprado zero KM.

Minha experiência com os 16V sempre foram muito boas e não tive nenhum dos problemas que muitas pessoas comentam. Algumas vezes colegas ou mecânicos ressaltavam o medo de se ter um carro 16V.

Posso dizer que se fizer a manutenção dentro dos padrões definidos, não tem nenhum problema. O meu GSI, comprei em 1998 e fiquei com ele por 10 anos. Dependendo de como pedalava o bruto (150 CV) era muito econômico e nunca deu nenhum problema. Por um bom tempo quem dirigiu ele foi minha esposa já que eu tinha um Honda Civic 99 16V AT. Vendi para um colega de Jundiaí, do outro clube, com 160.000 Km. Sempre me deu muito prazer e satisfação pelo que o carro me proporcionava.

Mais pra que você tenha informações mais precisas e em especial sobre a diferença de tecnologia e os porquês dos motores 16 não terem emplacados no Brasil, leia o artigo no site abaixo, que parece ser bem completo e esclarecedor.
http://www.motorpasion.com.br/tecnologi ... -seu-carro

Quanto aos Câmbios Automáticos, estes precisam de uma maior atenção do que os Manuais, mais o conforto compensa, afinal não tem nem embreagem para apertar a toda hora e nem precisa se preocupar em trocar platô, disco e atuador, além de não precisar trocar de marcha a toda hora, neste transito infernal que hoje estamos vivendo.

Já tive um Civic EX-AT por alguns anos e 2 vectras AT e nenhum deles precisou de nada mais do que olhar e/ou trocar o óleo da Caixa. Diferentemente da fobia dos motores 16V, os brasileiros, função do transito louco que estamos vivendo, já abraçou os carros AT, fazendo com que algumas montadoras iniciassem a automatização de caixas manuais, para atender a demanda. Veja mais no site: http://quatrorodas.abril.com.br/carros/ ... 8310.shtml

Espero possa ter ajudado a reduzir as suas preocupações quanto aos 16V e os At.

Abração
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Re: motor 16v

por GeorgesNjr » 10 Ago 2013, 00:12

se a pessoa cuida , 16v bem cuidado não da problemas.

se desse problemas a gm não estaria fazendo a linha inteira nova dela em cima do 16 válvulas.
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Re: motor 16v

por fernando sensulini » 13 Ago 2013, 11:57

Bom...

Essa mitologia criada acerca dos motores 16 válvulas tem razão, nome e protagonista.

A ideia de motores MULTIVALVULAS foi concebida com o intuito de se obter maior potência motor sem alterar o tamanho do bloco do mesmo. Teoricamente é simples.
Enquanto motores convencionais 8 válvulas tem, por pistão, uma válvula de admissão e uma de exaustão (escape), os multivalvulas tem pelo menos, no caso dos 16V, 2 para cada função. Isso faz com que o fluxo aumente, otimizando o aproveitamento dos gazes e do rendimento.
Via de regra, os motores 16V mostram sua "cara" de verdade em altas rotações, onde o fluxo de gazes e troca de calor são mais rápidas e intensas.

O drama das pessoas com os 16V começou lá traz, com o Tempra, que foi pioneiro na tecnologia multivalvulas aqui no Brasil. Os motivos eram simples: a manutenção era absurdamente cara e a maioria das pessoas não tinham instrução ou "boa vontade" suficiente para dar ao 16V os cuidados que ele necessita.
Outro motivo era que, por ser uma tecnologia "nova", os motores 16V apresentavam sim uma série de problemas crônicos que, ao decorrer do tempo, foram corrigidos. Problemas estes tais como: desgaste prematuro no cólo dos comandos de válvula; quebra repentina de correia dentada, perda prematura de vedação pelas válvulas, entre outros...

Nessa saga inicial dos 16V, existiu um "inimigo" oculto... os "mexanicos". Existiam profissionais que não tinham condições de oferecer bons serviços nos motores 16V, simplesmente pela falta de conhecimento. O que acontecia muito, mas muito mesmo, era na ocasião da troca da correia dentada, o "mexanico" monta-la fora de posição. Os resultados eram: motor sem potência, quebra da correia com poucos quilômetros rodados, dificuldade na partida do motor (isso quando pegava...).

Bem, com o tempo, erros foram corrigidos, a tecnologia foi aprimorada, etc... Hoje temos, nos motores multivalvulas ,tecnologias como a VTEC, que consiste na variação automática dos comandos de válvulas, de acordo com a condição de trabalho do motor, e também, a novidade da FIAT lançada nas Fiat Idéia que é o gerenciamento das 16V por um único comando de válvulas (isso mesmo, um motor 16V com um comando só), com um sistema de "baçalin's" reformulado. Essa tecnologia foi na verdade desenvolvida pela BWM.

Motor 16V é ruim? NÃO! É um ótimo motor. Em altas rotações então, não existe comparações possíveis para com um 8V.
Ele é mais "carente" de cuidados? Em partes. Ele apenas é um motor que requer um pouquinho mais de rigorosidade na exatidão das manutenções preventivas como troca de óleo, troca de correias, etc... Diga-se de passagem que todo motor precisa de sua manutenção feita no tempo certo não é?!?!

Motores 16V, 20V, e por aí vai... a verdade é a seguinte: é um baita motor.

Abs.
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Re: motor 16v

por fernando77cunha » 31 Ago 2013, 14:23

Vectra é vectra!!! Não importa se é 8v ou 16v o cuidado tem que ser o mesmo!!!!

Pedro Josino
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Re: motor 16v

por Pedro Josino » 01 Set 2013, 01:28

Acho que os dois posts anteriores ao meu fala muito bem sobre o assunto.

Não sou expert em mecânica e meu carro não é 16v, mas nunca deixaria de pegar um carro 16v por medo de dar problema.

Acho que hoje em dia todos os motores são iguais em termos de manutenção. Em meu carro, busco usar o melhor óleo disponível do mercado recomendado para ele. No Gol eu uso o Mobil 1 0W40 API-SN. No Vectra por desconhecimento, eu usava o ACDelco 5W30 mineral achando que era sintético. Na próxima troca irei colocar um sintético API-SN, talvez o ACDelco ou o Mobil 1. Substituo óleo sempre com o filtro de óleo e filtro de combustível a cada 5.000Km.

Como não rodo o suficiente, acabo fazendo a manutenção por tempo. Canso de ouvir dos meXânicos que não preciso trocar isso ou limpar aquilo ainda, pois só precisa com X quilometros, mas exijo que faça pelo tempo, dessa forma mantenho a saúde da nave em dia e evito as caríssimas manutenções corretivas.

O 16v se não estou enganado, requer ferramenta para substituição da correia, enquanto o 8v não. Isso não deve encarecer o serviço, mas não é todo mecânico que possui, fazendo com que aquela troca de correia acabe matando o desempenho do carro, deixando o motor fraco e consumo alto.

A falta de ferramentas por parte dos meXânicos atrapalha qualquer carro, seja um simples AP ou algo mais complexo como um Marea 20v. Não possui ferramenta pra ver pressão da bomba de combustível, pressão de óleo, vazão do sistema de exaustão, compressão dos cilindros, scanner para os carros modernos para verificar os parâmetros de injeção ou tempo de resposta da sonda lambda, o que faz os donos gastarem muito e não resolver o problema do carro.

Estou com consumo elevado e baixo desempenho em um 8v e já rodei diversas oficinas e ninguém resolve. A oficina mais bem equipada que achei na cidade foi da Porto Seguro, deixei o Vectra lá e autorizei todos os itens da relação e adicionei outros, vamos ver se dessa vez resolve.

O problema não é o carro e sim os meXânicos.

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Re: motor 16v

por rafaguedes » 01 Set 2013, 17:15

Bom

Eu tenho os dois Um CD 2.0 16v e um GLS 2.0 8v

Sem sombras de duvidas que o 16v é muito melhor! mais torque, melhor retomada, mais gostoso ao dirigir, e mais completo. mas vai tudo do estado do carro.
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Re: motor 16v

por dennis_suzano » 01 Set 2013, 17:21

tenho um 16v 2.2 automatico nunca me deu problema
estava baixando agua ai resolvi abrir e trocar junta retificar cabeçote é outro carro....

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