por fernando sensulini »
13 Ago 2013, 11:57
Bom...
Essa mitologia criada acerca dos motores 16 válvulas tem razão, nome e protagonista.
A ideia de motores MULTIVALVULAS foi concebida com o intuito de se obter maior potência motor sem alterar o tamanho do bloco do mesmo. Teoricamente é simples.
Enquanto motores convencionais 8 válvulas tem, por pistão, uma válvula de admissão e uma de exaustão (escape), os multivalvulas tem pelo menos, no caso dos 16V, 2 para cada função. Isso faz com que o fluxo aumente, otimizando o aproveitamento dos gazes e do rendimento.
Via de regra, os motores 16V mostram sua "cara" de verdade em altas rotações, onde o fluxo de gazes e troca de calor são mais rápidas e intensas.
O drama das pessoas com os 16V começou lá traz, com o Tempra, que foi pioneiro na tecnologia multivalvulas aqui no Brasil. Os motivos eram simples: a manutenção era absurdamente cara e a maioria das pessoas não tinham instrução ou "boa vontade" suficiente para dar ao 16V os cuidados que ele necessita.
Outro motivo era que, por ser uma tecnologia "nova", os motores 16V apresentavam sim uma série de problemas crônicos que, ao decorrer do tempo, foram corrigidos. Problemas estes tais como: desgaste prematuro no cólo dos comandos de válvula; quebra repentina de correia dentada, perda prematura de vedação pelas válvulas, entre outros...
Nessa saga inicial dos 16V, existiu um "inimigo" oculto... os "mexanicos". Existiam profissionais que não tinham condições de oferecer bons serviços nos motores 16V, simplesmente pela falta de conhecimento. O que acontecia muito, mas muito mesmo, era na ocasião da troca da correia dentada, o "mexanico" monta-la fora de posição. Os resultados eram: motor sem potência, quebra da correia com poucos quilômetros rodados, dificuldade na partida do motor (isso quando pegava...).
Bem, com o tempo, erros foram corrigidos, a tecnologia foi aprimorada, etc... Hoje temos, nos motores multivalvulas ,tecnologias como a VTEC, que consiste na variação automática dos comandos de válvulas, de acordo com a condição de trabalho do motor, e também, a novidade da FIAT lançada nas Fiat Idéia que é o gerenciamento das 16V por um único comando de válvulas (isso mesmo, um motor 16V com um comando só), com um sistema de "baçalin's" reformulado. Essa tecnologia foi na verdade desenvolvida pela BWM.
Motor 16V é ruim? NÃO! É um ótimo motor. Em altas rotações então, não existe comparações possíveis para com um 8V.
Ele é mais "carente" de cuidados? Em partes. Ele apenas é um motor que requer um pouquinho mais de rigorosidade na exatidão das manutenções preventivas como troca de óleo, troca de correias, etc... Diga-se de passagem que todo motor precisa de sua manutenção feita no tempo certo não é?!?!
Motores 16V, 20V, e por aí vai... a verdade é a seguinte: é um baita motor.
Abs.
Vectra Challenge
Ex VCD 97
Ex Ford Verona 96 1.8 Mi Pandoo EF-4