O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaTroca do retentor do Virabrequim
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

7 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
flocarvalho
Member
Member
Mensagens: 10
Registrado em: 19 Jan 2014, 18:42
Nome Completo: Fabio Luiz Oliveira de Carvalho
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Troca do retentor do Virabrequim

por flocarvalho » 15 Ago 2017, 08:28

Saudações,

Possuo um Vectra C e agora há alguns meses peguei um Astra 2.0 16v caixa F23 pra treinar manutenção e fazer futuras preparações. Esbarrei num problema q acredito ser fácil pra alguns mas que pra mim tá sendo complicado: algum de vcs sabe como colocar o retentor do virabrequim desse motor 2.0 16v? Eu consegui remover o retentor antigo (mega, ulltra ressecado), porém não consigo colocar o retentor novo.

Existe um anel q fica entre a posição de assento do retentor e a chaveta da engrenagem do vira, é justamente nesse anel q eu não consigo passar o retentor. Tentei até improvisar um cone de garrafa pet mas o retentor não passa!!
Tentei até, a título de teste de medida, passar o retentor ao contrário, mas mesmo assim ele não passa nesse bendito anel.

Existe alguma ferramenta pra isso? não vi forma alguma de remover esse anel (ele não passa pela chaveta do vira/polia)

Se alguém souber, por favor dê uma luz.

Desde já, obrigado

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Troca do retentor do Virabrequim

por Almeidão » 15 Ago 2017, 20:33

Amigo, você tirou o antigo ou o antigo continua ali? Não vejo segredo nenhum em passar este retentor ali e se você tirou o velho o novo tem que sair.
Não sei se estou falando besteira, mas a chaveta do vira tem que ser tirada do local, basta dar uma marteladinha com a chave de venda que ela sai caso esteja agarrada e não esqueça, depois de tudo pronto, este parafuso deve ser apertado com maquina pneumática, pode até ser montado no local com o aperto que você conseguir e ir andando até onde tenha uma para apertar. caso contrário há riscos da chaveta roçar e mudar o ponto.
Imagem

Avatar do usuário
flocarvalho
Member
Member
Mensagens: 10
Registrado em: 19 Jan 2014, 18:42
Nome Completo: Fabio Luiz Oliveira de Carvalho
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Troca do retentor do Virabrequim

por flocarvalho » 27 Ago 2017, 05:55

Obrigado Almeidão,

É, eu descobri através de um amigo mecânico q a chaveta podia ser retirada, me senti um idiota com algo tão simples! kkkkkkkkkkkk

De qq forma, já consegui remover a chaveta, o retentor antigo, bem como o anel metálico q existe ali.

Eu tive q dar uma parada na manutenção preventiva devido às obras aqui em casa, mas estou terminando e devo voltar a pegar no carro na semana q vem. O aperto eu pretendo executar com torquímetro. Possuo um pra torques mais altos e ainda quero adquirir um menor pra torques de valor mais baixo. Estou aguardando alguma promoção pra comprar.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Troca do retentor do Virabrequim

por Almeidão » 27 Ago 2017, 15:27

flocarvalho escreveu:Fuente del Mensaje Obrigado Almeidão,

É, eu descobri através de um amigo mecânico q a chaveta podia ser retirada, me senti um idiota com algo tão simples! kkkkkkkkkkkk

De qq forma, já consegui remover a chaveta, o retentor antigo, bem como o anel metálico q existe ali.

Eu tive q dar uma parada na manutenção preventiva devido às obras aqui em casa, mas estou terminando e devo voltar a pegar no carro na semana q vem. O aperto eu pretendo executar com torquímetro. Possuo um pra torques mais altos e ainda quero adquirir um menor pra torques de valor mais baixo. Estou aguardando alguma promoção pra comprar.


O problema do Torquímetro é: Como você vai travar o Virabrequim para apertar? Segurar pela correia não se consegue e não pode, uns dizem que tem um local que é para travar no volante do motor do outro lado, bem o meu só de tirar a caixa fora. Então, chave pneumática é a única solução e ela também tem tork. Mas assim que você apertar, escreva aqui como você travou, estou louco para aprender, aliás saber também como que você tirou esta porca.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
flocarvalho
Member
Member
Mensagens: 10
Registrado em: 19 Jan 2014, 18:42
Nome Completo: Fabio Luiz Oliveira de Carvalho
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Troca do retentor do Virabrequim

por flocarvalho » 27 Ago 2017, 20:50

Tirei com a ajuda disso aqui:

https://www.lojadomecanico.com.br/produ ... res-cr-123

Pneumática vc não controla muito bem o torque, com torquímetro de estalo a precisão é bem maior.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Troca do retentor do Virabrequim

por Almeidão » 28 Ago 2017, 07:34

Ok, eu só estava curioso em saber como você travou ele. Bem, eu acredito que com a pneumática não se alcança o tork máximo usado em um torquímetro e ao mesmo tempo fica bem superior ao aperto comum usado sem esta ferramenta. Bem, eu prefiro a pneumática alí, mas nada contra ao torquímetro tendo a ferramenta correta.
Imagem

Avatar do usuário
flocarvalho
Member
Member
Mensagens: 10
Registrado em: 19 Jan 2014, 18:42
Nome Completo: Fabio Luiz Oliveira de Carvalho
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Troca do retentor do Virabrequim

por flocarvalho » 28 Ago 2017, 20:11

O ideal seriam duas pessoas, uma firmando a ferramenta de travamento e a outra com a chave pra tirar ou o torquímetro pra apertar. Eu fiz sozinho pq a ferramenta apoia em um lugar (acho q é na balança) e vc consegue afrouxar o parafuso da engrenagem, mas tem q ter cuidado pra ela não escapar.

Abraços!

7 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 160 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.