O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & Elétrica[VECTRA B] Molas esportivas + amortecedores preparados X durabilidade / Vectra GLS 98
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

12 mensagens   •   Página 1 de 1
Fernando Almeida 81
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 12 Ago 2017, 20:27
Nome Completo: Fernando Cesar Fernandes de Almeida
Cidade: São José do Rio Preto
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

[VECTRA B] Molas esportivas + amortecedores preparados X durabilidade / Vectra GLS 98

por Fernando Almeida 81 » 02 Set 2017, 23:35

Bom dia, boa tarde, boa noite, pessoal!

Estou com uma dúvida referente à suspensão.

Meu Vectra já está com os amortecedores traseiros chegando ao fim da vida, e creio que os dianteiros logo terão o mesmo fim.

Sempre tive vontade de colocar um jogo de molas esportivas, apenas para reduzir um pouco o espaço entre pneu e para-lama.

Como vou ter que mexer na suspensão, pensei em aproveitar e colocar um kit de molas e amortecedores preparados, pois sempre imaginei ser essa a melhor opção.

Contudo, uma coisa me deixou completamente em dúvida: a DURABILIDADE desse tipo de amortecedor. Uns dizem que, com a utilização das molas esportivas, os preparados irão duram mais que os originais, por conta da mudança no dimensionamento, fim de curso, etc. Outros dizem que esses amortecedores tem a mesma vida útil de um recondicionado, e que mesmo com as molas esportivas, o melhor é utilizar amortecedores originais.

Já que cada um diz uma coisa, o melhor é perguntar sobre alguma experiência prática.

Gostaria de saber daqueles que usam ou já usaram o kit molas + amortecedores esportivos: a durabilidade desse conjunto é minimamente satisfatória? Não gostaria de investir nesse tipo de amortecedor e ter que trocar daqui a 06 meses.

Avatar do usuário
Lucky Tiger
GL Member
GL Member
Mensagens: 110
Registrado em: 21 Jul 2015, 14:13
Nome Completo: Anderson C.
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[VECTRA B] Molas esportivas + amortecedores preparados X durabilidade / Vectra GLS 98

por Lucky Tiger » 03 Set 2017, 06:41

Olá Fernando Almeida 81, não utilizei porém já tive bastante contato com veículos de colegas e familiares, o que posso dizer é que a durabilidade vai depender do fabricante, caso seja feito um retrabalho sobre os armotecedores originais realmente ocorre perca de durabilidade, já amortecedores de marcas reconhecidas possuem uma durabilidade bem próxima ao original.As molas desde que sejam específicas possuem uma durabilidade boa, porém todo conjunto tem durabilidade variável de acordo com o pavimento onde o carro trafega (condições de uso), tanto original como customizado.Abraço!
Chevrolet Vectra GLS 2.0 8v 1995 - Bloco FGP + Cabeçote LFVT

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

[VECTRA B] Molas esportivas + amortecedores preparados X durabilidade / Vectra GLS 98

por leoborgesl » 03 Set 2017, 11:44

Usei Redcoil com amortecedores preparados, não gostei do resultado. Voltei tudo para o original.
Logo quero investir nas Eibach para usar com os amortecedores originais.

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Fernando Almeida 81
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 12 Ago 2017, 20:27
Nome Completo: Fernando Cesar Fernandes de Almeida
Cidade: São José do Rio Preto
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

[VECTRA B] Molas esportivas + amortecedores preparados X durabilidade / Vectra GLS 98

por Fernando Almeida 81 » 06 Set 2017, 14:55

Lucky Tiger escreveu:Fuente del Mensaje Olá Fernando Almeida 81, não utilizei porém já tive bastante contato com veículos de colegas e familiares, o que posso dizer é que a durabilidade vai depender do fabricante, caso seja feito um retrabalho sobre os armotecedores originais realmente ocorre perca de durabilidade, já amortecedores de marcas reconhecidas possuem uma durabilidade bem próxima ao original.As molas desde que sejam específicas possuem uma durabilidade boa, porém todo conjunto tem durabilidade variável de acordo com o pavimento onde o carro trafega (condições de uso), tanto original como customizado.Abraço!


Tenho pesquisado algumas marcas que fabricam os kits completos, dentre elas acho que as mais conhecidas são MACAULAY, TEBÃO e CASTOR (premium).

Quanto ao uso do carro, mesmo com suspensão original eu sempre procuro zelar bastante na condução. Esse negócio de andar rápido em ruas irregulares só porque não tem buraco, definitivamente não é comigo, pois sei o impacto que provocam no componentes da suspensão. Sem falar que o Vectra não anda, DESFILA!!!! Até por esse cuidado é que to pensando no Kit. Senão, ia de original mesmo, rs!

Fernando Almeida 81
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 12 Ago 2017, 20:27
Nome Completo: Fernando Cesar Fernandes de Almeida
Cidade: São José do Rio Preto
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

[VECTRA B] Molas esportivas + amortecedores preparados X durabilidade / Vectra GLS 98

por Fernando Almeida 81 » 06 Set 2017, 15:00

leoborgesl escreveu:Fuente del Mensaje Usei Redcoil com amortecedores preparados, não gostei do resultado. Voltei tudo para o original.
Logo quero investir nas Eibach para usar com os amortecedores originais.

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk


Também não tive boas referências da Red Coil, por isso nem estou cogitando.

As Eibach eu sei que são top, porém, o investimento Eibach + amortecedores originais ao mesmo tempo fica beeeeeem pesado, fora do meu orçamento. Sem falar que ainda fico com a dúvida do fim de curso por serem molas menores.

Você já teve essa experiência de Eibach + amortecedores originais????

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

[VECTRA B] Molas esportivas + amortecedores preparados X durabilidade / Vectra GLS 98

por leoborgesl » 08 Set 2017, 06:28

Fernando Almeida 81 escreveu:
leoborgesl escreveu:Fuente del Mensaje Usei Redcoil com amortecedores preparados, não gostei do resultado. Voltei tudo para o original.
Logo quero investir nas Eibach para usar com os amortecedores originais.

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk


Também não tive boas referências da Red Coil, por isso nem estou cogitando.

As Eibach eu sei que são top, porém, o investimento Eibach + amortecedores originais ao mesmo tempo fica beeeeeem pesado, fora do meu orçamento. Sem falar que ainda fico com a dúvida do fim de curso por serem molas menores.

Você já teve essa experiência de Eibach + amortecedores originais????
Sim, usei em um Corolla.
No caso da Eibach dificilmente (para não falar nunca) vc terá fim de curso. Elas são progressivas.

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Avatar do usuário
henrique.poncetti
GL Member
GL Member
Mensagens: 105
Registrado em: 29 Jan 2016, 08:15
Nome Completo: Henrique Poncetti Zegalo
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

[VECTRA B] Molas esportivas + amortecedores preparados X durabilidade / Vectra GLS 98

por henrique.poncetti » 08 Set 2017, 07:31

Uso eibach + amortecedores originais, faz 1 ano, nunca deu fim de curso, e não percebi nenhum desgaste prematuro, mês passado passei o carro em uma maquina de teste de amortecedor, os da frente(coloquei um par usado) deu como "regulares", e os traseiros(são originais ainda) deram como "bom". Vectra C Hatch 2011

Fernando Almeida 81
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 12 Ago 2017, 20:27
Nome Completo: Fernando Cesar Fernandes de Almeida
Cidade: São José do Rio Preto
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

[VECTRA B] Molas esportivas + amortecedores preparados X durabilidade / Vectra GLS 98

por Fernando Almeida 81 » 09 Set 2017, 15:29

Poxa... muito interessante essa questão da progressividade das Eibach. Também me chamou atenção a questão da durabilidade... é acima da média.

Encontrei um jogo das Eibach usado à venda, mas em muito bom estado. Porém, estava em um Vectra 2008.

Alguém sabe me dizer se é compatível com o 98????

Avatar do usuário
mvmsodre
Organizador
Organizador
Mensagens: 440
Registrado em: 24 Abr 2014, 16:53
Nome Completo: Marcos Vinicio M. Sodré
Cidade: Leiria
Estado: Exterior
País: Portugal
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2004/2004

[VECTRA B] Molas esportivas + amortecedores preparados X durabilidade / Vectra GLS 98

por mvmsodre » 09 Set 2017, 23:41

Gostei desse tópico!

Meu Vectra vem enfrentando problemas de fim de curso, antes de baixar ele pegava fim de curso no amortecedor dianteiro poucas vezes, mas agora depois de baixar 2 dedos pega muito.
O procedimento que fiz para baixar não é muito usual, mas preferi fazer do que cortar. Eu mandei esquentar as molas de forma igual para não haver excesso em nenhuma volta. Com isso atingi uma altura boa para andar na cidade e em estrada de chão (quando vou para algum sítio).
O problema é esse fim de curso, será que trocando as molas por essas Eibach eu não terei mais esse problema?
Ou o caso agora é trocar o amortecedor?
Vectra CD 1997 Top Full
Imagem
Conheça minha Garagem: http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=14255

Fernando Almeida 81
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 12 Ago 2017, 20:27
Nome Completo: Fernando Cesar Fernandes de Almeida
Cidade: São José do Rio Preto
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

[VECTRA B] Molas esportivas + amortecedores preparados X durabilidade / Vectra GLS 98

por Fernando Almeida 81 » 12 Set 2017, 13:48

mvmsodre escreveu:Fuente del Mensaje Gostei desse tópico!

Meu Vectra vem enfrentando problemas de fim de curso, antes de baixar ele pegava fim de curso no amortecedor dianteiro poucas vezes, mas agora depois de baixar 2 dedos pega muito.
O procedimento que fiz para baixar não é muito usual, mas preferi fazer do que cortar. Eu mandei esquentar as molas de forma igual para não haver excesso em nenhuma volta. Com isso atingi uma altura boa para andar na cidade e em estrada de chão (quando vou para algum sítio).
O problema é esse fim de curso, será que trocando as molas por essas Eibach eu não terei mais esse problema?
Ou o caso agora é trocar o amortecedor?


Então... não sei se esse é o seu caso, mas o que obtive de informação é que, quando esquentamos as molas, mesmo que sejam por inteiras, perdemos parte do temperamento delas, ou seja, quando ocorrem os impactos elas apresentam menos resistência à compressão e por isso, mesmo que reduzidas só um pouco, tendem a fazer com que os amortecedores deem fim de curso. Fiz isso em um Omega que eu tinha e aconteceu a mesma coisa na dianteira. Tanto é que depois de um mês eu percebi que o carro ficou ainda mais baixo.

A superioridade das Eibach parece passar exatamente por esse ponto: a sua progressividade. Por ser progressiva, mesmo usando amortecedores originais, dificilmente acontecerá o fim de curso.

mdemarquinho
GLS member
GLS member
Mensagens: 856
Registrado em: 07 Abr 2013, 12:59
Nome Completo: Marco Souza
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

[VECTRA B] Molas esportivas + amortecedores preparados X durabilidade / Vectra GLS 98

por mdemarquinho » 12 Set 2017, 15:41

Vendo esses relatos, logo verão um elite 2010 Pretão com Eibach com amortecedores originais.

Estava justamente com essa dúvida, se usava ou não amortecedores originais, até fui ver amortecedores da Concepti mas o próprio mecânico me disse, invista nas Eibach que não dará fim de curso, se achar que ainda está alto, ele disse que encurtando a aste baixa mais um pouco.

Quase decidido, final do ano meu Vectra estará mais baixo.

Fernando Almeida 81
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 12 Ago 2017, 20:27
Nome Completo: Fernando Cesar Fernandes de Almeida
Cidade: São José do Rio Preto
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

[VECTRA B] Molas esportivas + amortecedores preparados X durabilidade / Vectra GLS 98

por Fernando Almeida 81 » 14 Set 2017, 14:20

Também estou vendo que essa é uma das melhores escolhas.

Outro dia eu vi uma suspensão fixa com molas esportivas e amortecedores NAKATA. Disseram que é ótima também. Mas não lembro o site que eu a vi.

O preço era próximo dos R$1.800,00... puxado demais pra mim... por isso não procurei mais.

12 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 190 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.