Manutenção, Mecânica & ElétricaTrambulador a cabo para F18
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Mateus Luiz
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Trambulador a cabo para F18

por Mateus Luiz » 17 Set 2017, 23:14

Pessoal;
Tenho um Vectra GLS 99 com o famoso F18 CR (close ratio) e gostaria de trocar o trambulador original por um mais moderno, por cabos.
Acho os engates do original à varão um pouco imprecisos.
Pesquisei bastante e cheguei a informação que os Vectras B mais novos com caixa manual (F17 com a ré "para frente" ao lado da primeira) saíram com trambulador a cabo, e que, por causa da posição da ré, o trambulador e cabo poderiam ser usados praticamente sem nenhuma adaptação nos F18.
Essa informação procede? Alguém aqui já fez tal modificação e poderia dizer se o resultado ficou bom e vale a pena o custo?
Abraços!
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Almeidão
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Trambulador a cabo para F18

por Almeidão » 18 Set 2017, 13:10

Eu fiz no meu, mas nçao foi nada barato porque eu ainda sou mais chato que a GM, e as outras juntas, então mudei também o sistema deles que tem falhas e vem com molas muito fortes,estragam buchas, sem lubrificação em cima do trambulador etc.
Detalhe, eu não conhecia este que você comenta e ainda não vi um, então usei o do Astra 2001, tive que fazer sim algumas mudanças, os cabos colocando a gaiola no local do meu, ficaria alavanca muito pra frente pois os cabos precisariam uns 3 a 4 cm mais. tive que mudar algo ali para trazer a alavanca pra trás. Mas mudanças que fiz é nas pontas dos cabos, sendo um com um rolamento em cada ponta porque as buchas de borrachas folgam muitos e o o outro um conector de pressão já usado em alguns carros e na GM não.

Independente das mudanças que eu fiz, ele fica assim 200% melhor que o varão e minhas mudanças elevou a 500% melhor.

Aliás este sistema de trambulador com varão no Vectra mais a alavanca que mais parece de ônibus pelo tamanho, foi uma das questões as quais me arrependi profundamente de ter comprado, de cara cortei a alavanca e depois foi a luta no varão onde cheguei usar até um inventado com cruzeta etc. Por sorte vi os novos com cabos e logo dei um jeito e realmente hoje tenho prazer de trocar as marchas.

Sds
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Mateus Luiz
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Trambulador a cabo para F18

por Mateus Luiz » 18 Set 2017, 14:28

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu fiz no meu, mas nçao foi nada barato porque eu ainda sou mais chato que a GM, e as outras juntas, então mudei também o sistema deles que tem falhas e vem com molas muito fortes,estragam buchas, sem lubrificação em cima do trambulador etc.
Detalhe, eu não conhecia este que você comenta e ainda não vi um, então usei o do Astra 2001, tive que fazer sim algumas mudanças, os cabos colocando a gaiola no local do meu, ficaria alavanca muito pra frente pois os cabos precisariam uns 3 a 4 cm mais. tive que mudar algo ali para trazer a alavanca pra trás. Mas mudanças que fiz é nas pontas dos cabos, sendo um com um rolamento em cada ponta porque as buchas de borrachas folgam muitos e o o outro um conector de pressão já usado em alguns carros e na GM não.

Independente das mudanças que eu fiz, ele fica assim 200% melhor que o varão e minhas mudanças elevou a 500% melhor.

Aliás este sistema de trambulador com varão no Vectra mais a alavanca que mais parece de ônibus pelo tamanho, foi uma das questões as quais me arrependi profundamente de ter comprado, de cara cortei a alavanca e depois foi a luta no varão onde cheguei usar até um inventado com cruzeta etc. Por sorte vi os novos com cabos e logo dei um jeito e realmente hoje tenho prazer de trocar as marchas.

Sds

Tudo bem, Almeidão?
Muito legal seu relato!
O cabo que falei é esse aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... source=gps
Saiu nos Vectra B de 2004 e 2005 equipados com a caixa F17. Talvez resolveria esse problema do comprimento dos cabos, que você citou.
Mas teria como explicar com mais detalhes as modificações que você fez nas pontas dos cabos? Teria foto também da alavanca encurtada?
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Trambulador a cabo para F18

por Mateus Luiz » 23 Set 2017, 17:05

Ah, Almeidão, você usou os cabos do Astra que usa a caixa F17? Porque, se for, acho que confirma a possibilidade de usar já direto os cabos do Vectra.
Abraços!
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Trambulador a cabo para F18

por Almeidão » 25 Set 2017, 10:19

Sinceramente não sei que caixa era, na época não pensava muito em que caixa estava, é possível que seja F17, aliás estava em um Astra 2004. Sei que o meu é F18 e estes cabos que está no link são idênticos aos meus e observe que nas fotos tem desenhos da alavanca e várias peças plasticas que se consegue comprar para repôr. Aliás troquei estas peças quase todas no início do ano, tipo um geral para durar 5 anos sem folga.
Sim, tenho fotos no meu computador e não sei onde está, mas aqui no fórum tem algumas fotos também da mudança. Ali nas pontas dos cabos, mudei as duas pontas do cabo branco que é o menor, sendo um rolamento 608 na ponta que fica em cima do trambulador e outro bem pequeno na outra ponta, assim meu carro não tem estas buchas de borrachas que folgam muito e na época não tinha pra vender, fiz uma peça de alumínio onde entra um rolamento e é preso por trava elásticas e fiz rosca do lado esférico do parafuso onde encaixava no cabo que agora é parafusado. A peça de alumínio tem um parafuso nela que agora é parafusado no cabo com possibilidade de ajusteno. No cabo maior, coloquei um encaixe para conector esférico, tipo cachimbo parecido a estes das pontas, porém fiz de alumínio e ficou realmente muito bom. Para isto, tive que adaptar um tubinho na ponta para enroscar o alojamento do rolamento. Digamos que adaptei uma porca longa onde entra um parafuso que pode ser regulado. Mexi na alavanca para colocar uma esfera para encaixar o cabo e deu um trabalhão acertar tudo.
Para entrar o trabulador na caixa foi quase plug and play, tive apenas que tirar uma chapinha que tem o cambio antigo, muito fácil de fazer e dar uma leve lixada no rabo da peça porque ele encosta na parte de baixo. Até a haste antiga eu dificuldade de encontrar e hoje eu uso no mesmo trabulador a do modelo mais novo.

Um detalhe, estes cabos é para o cambio Ré lado da primeira, não serve para o outro com ré lado da quinta. Ou seja acho que não serve para o que tem ré no lado da quinta.
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por Mateus Luiz » 26 Set 2017, 12:57

Almeidão escreveu:Sinceramente não sei que caixa era, na época não pensava muito em que caixa estava, é possível que seja F17, aliás estava em um Astra 2004. Sei que o meu é F18 e estes cabos que está no link são idênticos aos meus e observe que nas fotos tem desenhos da alavanca e várias peças plasticas que se consegue comprar para repôr. Aliás troquei estas peças quase todas no início do ano, tipo um geral para durar 5 anos sem folga.
Sim, tenho fotos no meu computador e não sei onde está, mas aqui no fórum tem algumas fotos também da mudança. Ali nas pontas dos cabos, mudei as duas pontas do cabo branco que é o menor, sendo um rolamento 608 na ponta que fica em cima do trambulador e outro bem pequeno na outra ponta, assim meu carro não tem estas buchas de borrachas que folgam muito e na época não tinha pra vender, fiz uma peça de alumínio onde entra um rolamento e é preso por trava elásticas e fiz rosca do lado esférico do parafuso onde encaixava no cabo que agora é parafusado. A peça de alumínio tem um parafuso nela que agora é parafusado no cabo com possibilidade de ajusteno. No cabo maior, coloquei um encaixe para conector esférico, tipo cachimbo parecido a estes das pontas, porém fiz de alumínio e ficou realmente muito bom. Para isto, tive que adaptar um tubinho na ponta para enroscar o alojamento do rolamento. Digamos que adaptei uma porca longa onde entra um parafuso que pode ser regulado. Mexi na alavanca para colocar uma esfera para encaixar o cabo e deu um trabalhão acertar tudo.
Para entrar o trabulador na caixa foi quase plug and play, tive apenas que tirar uma chapinha que tem o cambio antigo, muito fácil de fazer e dar uma leve lixada no rabo da peça porque ele encosta na parte de baixo. Até a haste antiga eu dificuldade de encontrar e hoje eu uso no mesmo trabulador a do modelo mais novo.

Um detalhe, estes cabos é para o cambio Ré lado da primeira, não serve para o outro com ré lado da quinta. Ou seja acho que não serve para o que tem ré no lado da quinta.

Valeu pelo feedback! Vou tentar fazer isso no meu carro também final desse ano ou início do ano que vem e tento trazer detalhes e informações também.
Peguei esse anúncio em específico porque meu carro tem a ré do lado da primeira.
Abraços!
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Trambulador a cabo para F18

por Almeidão » 26 Set 2017, 16:14

Ok, se eu puder eu te ajudo, tenho fotos no computador de como fiz e como fiz para a alavanca voltar para posição já que os cabos são mais curtos e o que eu fiz com a coifa que veda o buraco para nçao entrar ar quente, afinal estas do cabo não dá por ser menor. Enfim, posso lhe passar de mãos beijadas o que fiz depois de 1 ano de gastos tentando fazer este varão funcionar quando justo. Explico melhor, quando estava folgado as marchas entravam, logo ao ajustar era uma luta, sem contar que quando a segunda entrava macia, a quinta era sacrificada. Eu já estava preparado, passei uma quinta muito fácil, já podia esperar que na hora de entrar a segunda era uma porcaria. Eu acho que um dos erros desta alavanca e isto serve para todos, até os com cabos, é o trilho que tem na gaiola para entrar a ré.

Este trilho não dá a chance da ré ser um pouquinho mais pra esquerda. Confesso que os testes que fiz, mesmo quando era varão, ao tirar este trilho, melhorou muito, isto porque sobrou espaço para uma folga na regulagem, assim facilitou uma melhora na quinta e uma difícil falha em passar a ré. Até hoje nçao entendi o motivo de ter o trilho e travar a ré em um só ponto. Eu arranquei o meu e ai já deu uma melhora imensa.

Tem coisas que não se explica tipo o trilho e outras que nos surpreende. Um exemplo o peso na haste do trambulador: Eu sai procurando melhorar e tirei o peso fora e ficou uma porcaria, recoloquei e coloquei mais peso, e depois mais peso e mais um pouquinho até piorar de tanto que tinha e tirar um para melhorar outra vez. Ai cheguei a uma conclusão que tem que ter o peso e o que vem original é pouco, então acrescentei algo de 300 a 400 gramas.
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TRAMBULADOR A CABO NO VECTRA A

por Fellipe » 23 Mai 2019, 01:18

Alguém aqui já fez uma adaptação dessas, colocar o trambulador a cabo dos GM mais novos, no vectra A?
To querendo me aventurar e fazer este upgrade, já estou na segunda haste que quebra, principalmente pela dificuldade de encontrá-las.
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Trambulador a cabo para F18

por Ju_Bueno » 23 Mai 2019, 12:48


Mensagem trazida para tópico apropriado.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

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Trambulador a cabo para F18

por Almeidão » 23 Mai 2019, 16:32

Eu conseguiria fazer, mas para não perder tempo, mede a distancia que tem imaginando a gaiola da alavanca já fixada no local até em cima do trambulador atual. Se precisar fazer uma emenda, eu daria um jeito, não sei outro se teria a mesma ideia ou disposição, se não precisar emendar, ai será mais fácil.
O que posso adiantar, é que na caixa que usa o varão, precisa ser retirado uma chapinha com uma molinha, bem fácil de ser retirada, sem isto o trambulador atual não funciona e confesso que amarrei ela com um barbante no dia que tirei da minha para não ter a surpresa de cair dentro da caixa.
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