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Manutenção, Mecânica & ElétricaBloco de motor após Falha Catastrófica
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flocarvalho
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Bloco de motor após Falha Catastrófica

por flocarvalho » 17 Out 2017, 13:28

Saudações senhores,

Recentemente adquiri um Astra 2.0 16 2001/02 a gasolina q possuía GNV. Tinha uma KM alta, cerca de 215.000. Vinha fazendo a manutenção dele por conta própria e logrando êxito em tudo. Esse Astra possui câmbio F23, não tem ABS mas tem freio a disco nas 4 rodas e rodas com 5 furos aro 15. Tb possuo um Vectra GTX com câmbio F17WR q é o "carro da família". Esse Astra seria pra aprender um pouco de mecânica, coisa q aprendi a amar, e tb pra algumas maldades pq ninguém é de ferro.

Troquei correias, retentores (menos o do volante do motor), bomba dágua, aquele cano dágua maldito q passa lá por trás, troquei os 4 amortecedores, 1 pivô de suspa, pastilhas de freio, fluido de freio q já tava quase preto e alguns outros detalhes, como bucha do trambulador. Um dia dando uma esticadinha com ele, próximo de casa pois ainda não confiava 100% nessa mecânica, a 100 km/h +- senti q ele não ganhava aceleração com o mesmo vigor de uns 2 km antes. Mantive a velocidade constante quando após um forte estrondo metálico q gela a espinha de qq gearhead, ele morreu e tive q parar. Vi q a água vazava do radiador mas não havia luz indicando aquecimento e nem queda de pressão de óleo. Tentei virar na chave, pegou por uns instantes com péssimo funcionamento e morreu de vez. Carro guinchado pro meu primo mecânico (concluí q era algo na parte de baixo e não dispunha de elevador ou macaco jacaré profissa pra mexer nisso, preferi deixar com ele).

Tiramos o cabeçote e vimos q o segundo pistão tinha "rodado" dentro do cilindro, o q indicava q o mesmo "desbielou", atropelando válvula de admissão empenando a mesma q permaneceu inteira ainda q torta. Ele empurrou o pistão pra baixo e esse desceu prontamente. Meu primo pergunta rindo: -Será q quebrou? kkkkkkkkkkkkkkkkk.

Bom... ele desmontou o bloco e constatamos o filme de terror: uma biela desintegrou em pedaços, soltando do vira; uma quebrou, desceu e quando subiu abriu um rombo na lateral do bloco e uma mega rachadura do outro lado; quebra daquela grelha q tem no carter (onde costuma ter o eixo balanceador nas versões 2.2 e 2.4 16v) e o defletor do óleo meio entortado.

Conclusão: perda total do bloco!!!!! Pensando em adquirir um motor parcial original GM.

Ufa! Depois desse relato todo, pergunto aos senhores: à parte os pistões (q tem cavas nos 16v), os blocos 8 e 16v são iguais? Existe alguma incompatibilidade nas galerias de água e óleo deles de forma a não permitir o intercâmbio do cabeçote?

Aguardo alguma luz dos amigos de forma a tornar menos dolorosa a missão de ressuscitar esse veículo. Abraços!

Almeidão
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Bloco de motor após Falha Catastrófica

por Almeidão » 18 Out 2017, 09:23

O bloco Vectra e astra 2.0 é único e serve para para 16 e 8 Válvulas muda só os componentes dele.
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flocarvalho
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Bloco de motor após Falha Catastrófica

por flocarvalho » 19 Out 2017, 09:31

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O bloco Vectra e astra 2.0 é único e serve para para 16 e 8 Válvulas muda só os componentes dele.



Saudações,

Obrigado pela resposta!

Tenho achado o bloco parcial 0km pros 2.0 8v e nenhum pro 16v, sabe se dá pra montar com os pistões do 8v nos 16v ou a cava das vávulas dos pistões 16v fazem a diferença?

E me refiro aos 8v gasolina pq nos flex o pistão realmente passa do bloco. Na pior das hipóteses, compraria um parcial de 8v gasolina e colocaria os pistões com cava dos 16v, mas se der pra montar sem trocá-los o bolso ficaria muito agradecido.

Abraços!!!

Almeidão
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Bloco de motor após Falha Catastrófica

por Almeidão » 19 Out 2017, 21:52

De jeito nenhum dará ceto, as cavas são proteções anti atropelamento. Só lembrando, nunca negocia o motor a base de troca, você pode precisar de peças do motor antigo e não esqueça que se for em desmanches, pegue o numero do bloco e leve no Detran pra ver se é um motor baixado e limpo e nunca negocie sem nota fiscal.
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Bloco de motor após Falha Catastrófica

por flocarvalho » 20 Out 2017, 08:10

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje De jeito nenhum dará ceto, as cavas são proteções anti atropelamento. Só lembrando, nunca negocia o motor a base de troca, você pode precisar de peças do motor antigo e não esqueça que se for em desmanches, pegue o numero do bloco e leve no Detran pra ver se é um motor baixado e limpo e nunca negocie sem nota fiscal.


Obrigado mais uma vez,

Mas deixa eu tirar uma dúvida: acredito q só haja atropelamento se houver falha de sincronismo da correia, certo? Pq pela lógica mesmo quando o pistão estiver próximo do pms a válvula estará fechada, ou não?

Abraços.

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por flocarvalho » 20 Out 2017, 08:25

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje De jeito nenhum dará ceto, as cavas são proteções anti atropelamento. Só lembrando, nunca negocia o motor a base de troca, você pode precisar de peças do motor antigo e não esqueça que se for em desmanches, pegue o numero do bloco e leve no Detran pra ver se é um motor baixado e limpo e nunca negocie sem nota fiscal.



Sei não, mas acho q "à base de troca" não vai rolar... só acho kkkkkkkkkkk

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Almeidão
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Bloco de motor após Falha Catastrófica

por Almeidão » 20 Out 2017, 09:26

Sim, o atropelamento pode ocorrer numa quebra da correia dentada, caso contrario não, mas se você usar o pistão sem cava ele será atropelado mesmo estando no ponto, devido a posição das válvulas que são diferentes de um 8V.
Parece que no bloco tem um ou dois tampões bons ainda. Uma coisa eu percebi que você não perdeu, foi o aditivo porque este motor não tinha kakakakak
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por flocarvalho » 20 Out 2017, 09:59

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sim, o atropelamento pode ocorrer numa quebra da correia dentada, caso contrario não, mas se você usar o pistão sem cava ele será atropelado mesmo estando no ponto, devido a posição das válvulas que são diferentes de um 8V.
Parece que no bloco tem um ou dois tampões bons ainda. Uma coisa eu percebi que você não perdeu, foi o aditivo porque este motor não tinha kakakakak


Na verdade eu tinha pego esse carro há pouco tempo, usadinho e beeeeem barato. Já tinha trocado umas paradas dele, o aditivo era o próximo passo. Troquei a correia dentada, óleo e filtro, esticadores e tals, fluido de freio. Por último ia trocar á água (já tava até estocando água desmineralizada do ar condicionado pra isso) e colocar aditivo... infelizmente ele não resistiu.

Meu problema tem sido achar bloco parcial novo do 16v. Eu poderia pegar um do 8v e trocar o jogo de pistão, mas aí eu vou ficar com um kit de pistões do gasolina e teria desmontar, montar e retorquear tudo.

Almeidão
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por Almeidão » 23 Out 2017, 08:08

flocarvalho escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sim, o atropelamento pode ocorrer numa quebra da correia dentada, caso contrario não, mas se você usar o pistão sem cava ele será atropelado mesmo estando no ponto, devido a posição das válvulas que são diferentes de um 8V.
Parece que no bloco tem um ou dois tampões bons ainda. Uma coisa eu percebi que você não perdeu, foi o aditivo porque este motor não tinha kakakakak


Na verdade eu tinha pego esse carro há pouco tempo, usadinho e beeeeem barato. Já tinha trocado umas paradas dele, o aditivo era o próximo passo. Troquei a correia dentada, óleo e filtro, esticadores e tals, fluido de freio. Por último ia trocar á água (já tava até estocando água desmineralizada do ar condicionado pra isso) e colocar aditivo... infelizmente ele não resistiu.

Meu problema tem sido achar bloco parcial novo do 16v. Eu poderia pegar um do 8v e trocar o jogo de pistão, mas aí eu vou ficar com um kit de pistões do gasolina e teria desmontar, montar e retorquear tudo.


Se o aditivo for bom, pode ser água da torneira, perca de tempo usar outra água. Uso Havoline long life e água da torneira com cloro etc, a temperatura dele não muda há 15 anos, a vazão de água não muda há 15 anos. A água no reservatório permanece com a cor laranja há 15 anos. Eu troco ele com 2 ou 3 anos, nunca menos de 2 e nunca mais de 3 e com certeza ele mantem o sistema perfeito por 5 anos.

Sobre o motor, eu metia um de 8 válvula nele, não vejo muita vantagem em ter ele de 16 V. Não que eu seja contra este motor, mas é um motor bem caro nas manutenções e bem difícil depois que mexe, enquanto 8 válvula é fácil de encontrar peças. Sem contar que vedar um cabeçote de 16 válvula além de ser é muito caro, nem sempre se consegue.
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